quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Água - CADA VEZ MAIS ELA VEM SE TORNANDO UM RECURSO ESTRATÉGICO PARA A HUMANIDADE./ O ALERTA DA ESCASSEZ: CINQUENTA ANOS / DADOS REVELAM OS PROBLEMAS JÁ EXISTENTES EM RELAÇÃO AO USO DA ÁGUA






22 de Março - Dia Mundial da Água

    Água, líquido incolor, insípido, puro e fator fundamental para a sobrevivência do planeta.
 Água, substância essencial à vida.
O composto químico estável, formado pela união de dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), apareceu no planeta há bilhões de anos atrás. Desde então, a água é fundamental para a manutenção da biodiversidade de todos os ciclos naturais, a produção de alimentos e a preservação da própria vida.
CADA VEZ MAIS ELA VEM SE TORNANDO UM RECURSO ESTRATÉGICO PARA A HUMANIDADE.
Todas as grandes civilizações do passado e do presente, assim como as do futuro, dependem e dependerão da água para sua sobrevivência econômica e biológica, e para o seu desenvolvimento econômico e cultural.
E, muito embora essa dependência seja evidente para a sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades, os homens poluem e degradam esse recurso natural. 
A ÁGUA OCUPA 70% DA SUPERFÍCIE DA TERRA. A MAIOR PARTE, 97%, É SALGADA. APENAS 3% DO TOTAL É ÁGUA DOCE E, DESSES, 0,01% VAI PARA OS RIOS, FICANDO DISPONÍVEL PARA USO. O RESTANTE ESTÁ EM GELEIRAS, ICEBERGS E EM SUBSOLOS MUITO PROFUNDOS.
OU SEJA, AS ÁGUAS QUE CONSTITUEM OS RIOS E LAGOS NOS CONTINENTES E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS SÃO RELATIVAMENTE ESCASSAS.
E É JUSTAMENTE ESSA ÁGUA DOCE A FONTE QUE PRODUZ ALIMENTOS E COLHEITAS, E MANTÉM A BIODIVERSIDADE, OS CICLOS DE NUTRIENTES E AS ATIVIDADES HUMANAS.

“Sem água de qualidade adequada, a vida fica comprometida”, alerta o o engenheiro Paulo Ferraz Nogueira, especialista no uso racional da água como uma das saídas para combater a escassez.

    AS FONTES DE ÁGUA DOCE TÊM SOFRIDO UM PROCESSO INTENSO DE DEGRADAÇÃO, ESPECIALMENTE NOS ÚLTIMOS CEM ANOS, EM RAZÃO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES HUMANAS SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO DE HIDROVIAS, URBANIZAÇÃO ACELERADA, USO INTENSIVO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS NA AGRICULTURA E NA INDÚSTRIA.

“A deposição de resíduos sólidos e líquidos em rios, lagos e represas, o desmatamento e ocupação de bacias hidrográficas têm produzido crises de abastecimento e crises na qualidade das águas”, aponta o engenheiro.
   
O ALERTA DA ESCASSEZ: CINQUENTA ANOS. Esse é o tempo estimado para que metade da população mundial conviva com a escassez crônica de água, caso nenhuma providência seja tomada para conter o consumo indiscriminado do recurso natural.

Os sucessivos ataques ao ciclo hidrológico levam os estudiosos a crer que a humanidade aguarda um futuro em que a água será mais do que um bem de consumo em extinção, mas um fator decisivo na explosão de conflitos armados pela disputa gota a gota. 

    Exatamente por isso, governo, organizações ambientais e empresários cada vez mais realizam campanhas e desenvolvem tecnologias para um uso consciente e racional da água.

CONFORME RELATÓRIO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), O BRASIL TEM 12% DAS RESERVAS MUNDIAIS
DE ÁGUA POTÁVEL.

Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aquífero Guarani. 

POLÍTICAS PÚBLICAS E UM MELHOR GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM TODOS OS PAÍSES TORNAM-SE HOJE ESSENCIAIS PARA A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS POVOS.

“Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros”, observa o engenheiro Paulo Ferraz.

VEJA OS NÚMEROS DO DESTINO DA ÁGUA NO BRASIL: 

Em cada residência, no Brasil, cerca de 200 litros diários são consumidos. 27% vão para consumo (cozinhar, beber água), 25% para higiene (banho, escovar os dentes), 12% para lavagem de roupa; 3% para outros fins (lavagem de carro) e, finalmente, 33% para descarga de banheiro.

Isso mostra que poderíamos ter tanto nas cidades como nas indústrias duas redes de água, reutilizando   as águas resultantes de lavagens e banho, para a descarga .  Através de uma solução como esta se poderia economizar 1/3 de toda água consumida.

 DADOS REVELAM OS PROBLEMAS JÁ EXISTENTES EM RELAÇÃO AO USO DA ÁGUA :

Os números são da ONU, que alerta para o futuro do planeta:

- 40% da população mundial já enfrentam escassez de água;
- 2,2 milhões de pessoas morrem a cada ano por beberem água contaminada;
- aproximadamente 21 países já sofrem com a escassez de água;
- a partir de 2025, segundo a ONU, teremos uma séria crise de abastecimento de água, atingindo 2,8 bilhões de pessoas;
- conflitos violentos pelo controle da água são registrados em 70 regiões do planeta;
- o consumo mundial de água dobra a cada 20 anos;
- a disponibilidade  de água per capita no planeta foi reduzida em 60% nos últimos 50 anos;
- 25% da população do planeta não têm acesso a água potável;
- no mundo, 50% da água que vão para as grandes cidades é desperdiçada;
- no Brasil este percentual chega a 40%;
- 99% da água existente no planeta não estão disponíveis para o uso humano;
- no mundo ocorrem 4 milhões de casos de diarreia por ano;
- 72% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes vítimas de doenças transmitidas pela água;
- 58% dos municípios brasileiros não têm água tratada.


Dicas de uso racional da água.
A ÁGUA DOCE É UM RECURSO FINITO DO PLANETA TERRA. E O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA É CRITERIOSO E CARO. POR ISSO, USE RACIONALMENTE E EVITE QUALQUER 
DESPERDÍCIO:
 
- Feche bem as torneiras após o uso. A torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
- Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
- Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxagüe. 
- Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas.
- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. E utilize regador em vez de mangueira.
- Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira.
- Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.
- Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d´água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.




DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 




CORREIOS LANÇA SELO COMEMORATIVO NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Os Correios lançam, nacionalmente, na próxima sexta-feira (22), o selo comemorativo em alusão ao Ano Internacional
de Cooperação pela Água.
O lançamento da peça filatélica marca a importância da reflexão acerca da necessidade de alternativas viáveis para garantir o acesso social aos recursos hídricos.
A série especial é composta por dois selos que representam o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos, além de sugerir o desenvolvimento humano, a integridade do meio ambiente e a erradicação da pobreza e da fome.
O selo comemorativo é uma emissão temática dos Correios que registra fatos, datas, eventos de destaque e homenageia personalidades e instituições, em âmbito local,
nacional e internacional.

Fonte: Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário