terça-feira, 30 de outubro de 2012

ENTREVISTA MUSICAL / DINÂMICA PARA DESCONTRAÇÃO E INTEGRAÇÃO NA SALA DE AULA / dinâmica para início do ano letivo








                     ENTREVISTA MUSICAL
ATENÇÃO PESSOAL. BASEIEM-SE NESTAS MÚSICAS PARA VER COMO SE FAZ ESSA DINÂMICA ... PORÉM FAÇA COM MUSICAS MAIS ATUAIS QUE A GALERA VAI SE AMARRAR...
Objetivo : integração  e descontração dos alunos
Como fazer: A professora fará as perguntas e os alunos responderão cantando.
Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção cante-as num tom baixo para não atrapalhar o outro grupo. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.
 Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo
1) Estamos começando mais um ano letivo, alguns já se conhecem, outros farão novas amizades, e teremos ao longo do ano a  oportunidade de conhecermos uns aos outros. Mas sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ?
“E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana)
2) É muito bom ter amigos, fazer novos amigos, ter alguém com quem pode-se contar a qualquer momento, essas pessoas especiais são muito importantes em nossa vida. Vocês sabem me dizer o que é um verdadeiro amigo ?
“Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção que na América ouvi ... /   Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não , mesmo esquecendo a canção, o que importa é ouvir a voz do coração... ( canção da América / Milton nascimento )
3) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Nossa, seria muito difícil levar a vida. Como seria  se você não tivesse um amigo ?
“Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você . Futebol sem bola, Piu-piu sem frajola ... Sou eu assim sem você.
Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta, carro sem estrada, queijo sem goiabada ... sou eu assim sem você. Eu não existo longe de você e a solidão é o meu pior castigo. ( Adriana Calcanhoto )
4) Assim, se você tivesse que dar um recado agora pára seus amigos, qual seria ?
Eu tenho tanto pra lhe falar, que com palavras não sei dizer como é grande o meu amor por você ( Roberto Carlos)
5) Pois os amigos são mesmo muito importante, por isso devemos saber respeitar o outro, aquele com quem convivemos, mas infelizmente sabemos que pode aparecer “aquele amigo-da-onça que até mesmo por falta de auto-estima ou amor próprio te enche de defeitos, te coloca para baixo ... poi então que tal dar um recado para essa pessoa ?
“Me abraça, me aceita, me aceita assim meu amor. Me abraça, me beija, me aceita assim como eu sou, me deixa ser o que for ... o que for  . ( bis )                           ( Me aceita / LS Jack)
6) Estamos falando de amizade, estamos falando de coisas boas, mas nem sempre tudo é só felicidade, as vezes pinta aquela tristeza, uma dor invade o coração e medo começa a tomar conta ... mas não deixe que isso aconteça , comece bem o ano, é hora de reagir, se isso acontecer com você, cante  bem alto :
“ Ei dor : eu não te escuto mais, você não me leva a nada /“Ei medo: eu não te escuto mais , você não me leva a nada . E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol é pra lá que eu vou  ( Bis)                 ( Jota Quest )
7) É, mas sozinhos não iremos a lugar algum, não venceremos dores ou medos, não conseguiremos realizar coisa alguma, por isso se você  esta sofrendo por algum motivo, seja qual for o seu problema preste atenção no que tenho a dizer-lhe :
“ seja qual for  o seu problema, fale com Deus, Ele vai ajudar você /  Após a dor vem a alegria. Pois Deus é amor /  Não te deixará sofrer   õ ô  /   Deus te trouxe aqui para aliviar os teus sofrimentos ô ô  /    È Ele o autor da fé do princípio ao fim  /   em todos teus tormentos
E ainda se vier noite traiçoeira / se a cruz pesada for  / Cristo estará contigo / e o mundo pode até fazer você chorar mas Deus te quer sorrindo ( bis) ( Noites traiçoeiras – Padre Marcelo)
8) Com deus devemos e podemos ter sempre um pensamento positivo, devemos encarar os problemas e esperar sempre algo melhor a cada dia ... dias melhores pra sempre. E então o que devemos esperar ?
“Vivemos esperando o dia em que seremos melhores, melhores, no amor, melhores na dor, melhores em tudo. Vivemos esperando o dia em que seremos para sempre . vivemos esperando  ... ô ô ô ô    Dias melhores para sempre .... dias melhores para sempre ... dias melhores para sempre.  ( Dias melhores/ Jota Quest)
9) Pois então, dias melhores ... me lembra alegria, felicidade e isso me lembra de festa, hoje é dia de festa para a grande maioria, e então vai ter alguma festa hoje ?
“Hoje é festa lá no meu apê ... pode aparecer “   “ E vai rolar a festa, vai rolar/ o povo da ............( pode ser o nome da escola) mandou avisar que vai rolar a festa ... vai rolar ( bis)     ( Latino/ Ivete sangalo)

10) Estou observando que na festa tem muita gente dançando no salão, mas tem uma menina que está arrasando. Quando ela dança todo mundo olha e você, vai ficar aì parado(a)?
“ Se ela dança, eu danço / se ela dança eu danço / se ela dança eu danço
Falei pro DJ  pra fazer diferente/ botar chapa quente pra gente dançar/ me diz quem é essa menina que dança e fascina / Se ela dança eu danço/ se ela dança eu danço/ se ela dança eu danço ( bis)    ( Mc Leozinho)

    dinâmica da entrevista musical –  por Marizete Cajaíba – /2007
                                           

REPENSANDO O ATO DE COLAR E PASSAR A COLA (TEXTO PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)






        REPENSANDO O ATO DE 
       COLAR E PASSAR A COLA
  REELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA

A ÉTICA E A COLA NA SALA DE AULA
No decorrer do ano letivo é comum o aluno passar por um assunto muitas vezes discutido: A ética. Indagações são feitas tais como: O que é ser ético? O que é ética? Dentre outros questionamentos e ideologias estudadas.
            A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando pergunta.” 
            Não se satisfazendo com essa definição, surge uma inquietude que se faz necessário verificar a história da palavra. Etimologicamente, ela é originada do grego ethos, que significa modo de ser ou o caráter. Em Filosofia, a ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade. É uma conduta humana que se qualifica como bem ou mal e muitas vezes é associada com a moral.
            Lançam-se mais duas perguntas, mas estas devem ser respondidas no fórum íntimo de cada um:
1.      Até que ponto comprometo a minha ética quando realizo a prática da cola, no processo de avaliação ?
2.      Deixo de agir com ética quando forneço a resposta da avaliação ao meu colega de classe?

     Antes de responder é preciso entender que a busca do conhecimento, por definição, envolve COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE. Para tanto, se o aluno pratica a cola, além de negar o seu compromisso com seu saber, se comporta de maneira irresponsável com o seu futuro profissional e consequentemente deixa de ter uma atitude e uma postura ética. É válido destacar que a ética, neste caso, está vinculada a outro valor positivo para a sociedade: A HONESTIDADE. Portanto é preciso reforçar a ideia de que a cola é uma atitude negativa e pode se tornar VICIOSA E PREJUDICIAL, na formação de valores e princípios éticos.
A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE  IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO.
      Há basicamente dois tipos de cola : a individual, onde envolve somente o aluno que se utiliza de métodos próprios ( papeizinhos escondidos, mensagem de celular, fone de ouvido,etc) e a cola de parceria , onde um aluno passa a informação para um ou mais colegas .
     Vários professores se queixam destas práticas fraudulentas dos alunos e contam com um grande
 problema : o formato de  salas de aula lotadas contribuem para a prática da cola .  O aluno se vale desta situação e usa e abusa dos descuidos dos professores para ampliar sua nota na avaliação.
     Estudos  mostram que muitos alunos que passam a cola , querem , na verdade demonstrar um ar de superioridade na sala de aula , uma vez que são sempre solicitados por seus colegas que muitas vezes se submetem para obter a cola…  PASSAR COLA É TÃO GRAVE QUANTO COLAR : ATRAPALHA O DESENVOLVIMENTO DO COLEGA COLANTE.

CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE COLAR E DE PASSAR A COLA :
        Pensar com autonomia é pensar sozinho. Contudo, quando as coisas são apresentadas de maneira finalizada ou concluída, isso leva o sujeito que não foi educado a questionar e a refletir criticamente ao CONFORMISMO. Com a atitude da cola acontece a mesma coisa, o aluno “COLANTE” se torna inseguro e viciado nas ideias dos outros, e não se permite pensar com autonomia, ESSA PRÁTICA LEVA À DEPENDÊNCIA.
      QUEM FORNECE A COLA impede ao colega a  oportunidade de aprender com criticidade, tarefa tão importante para sua formação acadêmica e profissional.
     O ALUNO viciado em COLA e conformado em receber um pensamento de outro (atores dos livros ou colegas) por meio da cola, deixa de desafiar a si mesmo e exercitar as operações de pensamento tais como: comprar, resumir, observar conceitos, classificar, organizar dados, interpretar, buscar suposições e formular hipóteses para se tornar um cárcere de si mesmo.
Vale destacar que nas relações de trabalho , indivíduo não é valorizado pelas notas que obteve na universidade, mas pelo merecimento intrínseco de competências nas suas relações. As empresas desejam pessoas equilibradas emocionalmente, com posturas éticas nos conflitos, que garantam não só a prosperidade, mas a própria integração e a solidariedade de seus colaboradores, além dos conhecimentos e habilidades adequados num curso de formação universitária. Ou seja, não adianta o aluno tentar burlar os estudos na escola, pois os verdadeiros testes e avaliações são realizados diariamente na sua vida cotidiana e quem estará lá para  passar a cola?!
         A ideia central deste texto é mostrar a urgente necessidade de novas posturas dos alunos em relação ao fenômeno da cola na sala de aula – o fato é que com a cola o aluno  finge que aprende, obtém  notas que não merece  e as recebe sem se importar com um fator importante : “a honestidade” , bem como não se importar com o valor da aprendizagem.
Dentro da nossa premissa, os alunos devem, desde já, refletir sobre a ética e a cola na sala de aula, conscientes como futuros profissionais  que precisam dar exemplos de conduta.
      O SUJEITO APRENDE PARA TER NOVAS ATITUDES E VALORES, POIS QUANDO O INDIVÍDUO APRENDE, ELE SE TRANSFORMA.  
      O papel do professor, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, não é ser um detetive ou investigador do “crime escolar”, pronto para descobrir as mais sofisticadas fórmulas de  cola. DE NADA ADIANTA O DOCENTE( professor)  CONFISCAR A AVALIAÇÃO DO ALUNO “QUE COLA” OU QUE PASSA A COLA E APENAS MOSTRAR AS PUNIÇÕES APLICÁVEIS PARA ESTE “DELITO” SE NÃO HOUVER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE É SER ÉTICO, COMO FOI INDAGADO NA INTRODUÇÃO DESTE TEXTO.

     Deve-se ter a clareza de que o papel do professor é o de educar, modificar o comportamento do aluno, levá-lo adiante, fazê-lo avançar não só em aspectos quantitativos (notas), mas também em aspectos qualitativos, isto é, desenvolver valores éticos positivos para a vida em sociedade e para o seu bem estar.


(TEXTO  PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)

ANÁLISE DO TEXTO:
1)            Leia o texto e reescreva as idéias principais.
2)            Qual a definição de cola?
3)            Por que colar é uma atitude negativa  para quem cola e para quem passa a cola?
4 a) Por que o aluno passa a cola?
4 b) Por que o aluno cola ? Quais as conseqüências dessa atitude?
5) Que atitude deve ter um professor ao pegar alunos envolvendo situação de cola?
6) A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE  IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista esta definição :
a) Cite um exemplo na vida social  ( no trabalho por exemplo ) de um adulto  que poderia ser comparado a uma situação de cola na sala de aula. Avalie esta situação.
b) Faça uma definição própria para o termo “COLA” praticado na sala de aula
c) Desta forma como você analisa a sua atitude na sala de aula ?
7) Crie um pequeno texto conclusivo sobre a atitude de colar e passar cola  e as conseqüências.

aceitar as falhas alheias : mensagem: "Torradas queimadas"...."naquela mesma noite, quando fui dar um beijo de boa noite no meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada e se ele realmente gostava de torrada queimada como ele havida dito para minha mãe. Ele me envolveu nos braços dele e disse..."





aceitar as falhas alheias







Quando eu era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche à noite, para substituir o jantar. 
Eu me lembro especialmente de uma daquelas noites, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de muito trabalho.

Naquela noite já distante do tempo, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, colocou tudo isso diante do meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, pra ver se alguém notava o fato das torradas estarem tão queimadas. 

Tudo o que meu pai fez, foi pegar uma daquelas torradas, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado pra ele lambuzando aquela torrada toda queimada com manteiga e geléia e comendo todo satisfeito.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, eu ouvi a minha mãe se desculpando com meu pai por ter queimado a torrada. E nunca me esquecerei que ele disse a ela assim:

- Meu amor, você sabe que eu adoro torrada queimada...

Mais tarde, naquela mesma noite, quando fui dar um beijo de boa noite no meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada e se ele realmente gostava de torrada queimada como ele havida dito para minha mãe. Ele me envolveu nos braços dele e disse:

- Meu amigo, sua mãe teve um dia muito pesado e estava realmente cansada no dia de hoje. Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém.

 A vida é assim, cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. 
Eu também não sou o melhor marido, também não sou o melhor empregado, nem tão pouco sou o melhor cozinheiro.
 O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, 
é uma das chaves mais importantes pra gente ter relacionamentos 
saudáveis e duradouros. 
Além do mais, uma torrada queimada não precisa ser um evento destruidor. 
                                           


                                               

mensagem PARA DIA DAS MÃES - AMOR DE MÃE NÃO TEM PREÇO -


AMOR DE MÃE NÃO TEM PREÇO
Uma tarde, um menino  aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito.
Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:

* Cortar a grama do jardim: R$3,00
* Por limpar meu quarto esta semana R$1,00
* Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00
* Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00
* Por tirar o lixo toda semana R$1,00
* Por ter um boletim com boas notas R$5,00
* Por limpar e varrer o quintal R$2,00


* TOTAL DA DÍVIDA R$16,00
A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
* Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA
* Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA
* Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA
* Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - NADA
* Por comidas, roupas e brinquedos - NADA
* Por limpar-te o nariz - NADA
* Custo total de meu amor - NADA
Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.
Olhou nos olhos da mãe e disse:

"Eu te amo, mamãe!!!"
Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:


totalmente pago"



DICAS PARA FAZER UMA BOA PROVA -Ler as questões com muita atenção e, se preciso, mais de uma vez / exclua as alternativas improváveis / Lembre-se de reservar um tempo para as questões que ainda tem dúvida ou não foram finalizadas.




     
  NA HORA DA PROVA ...

SAIBA O QUE DEVE SER 
FEITO NA  HORA DA PROVA PARA 
ACABAR  COM O NERVOSISMO , 
ANSIEDADE E COMETER  ERROS BANAIS 


 Marizete Cajaíba

1-    Na hora da prova é indispensável ler as questões com muita atenção e, se preciso, mais de uma vez, pois algumas delas podem conter as famosas pegadinhas a fim de confundí-lo.

2-     Não responda as questões antes de entender completamente o que está sendo pedido NO ENUNCIADO.
3-    Ler com atenção o enunciado já é meio caminho andado.
“ Analise bem a  questão : responda o que pede o enunciado  - nem mais nem menos . Escrever mais para mostrar que sabe pode induzi-lo ao erro.
4-    Nas questões objetivas ( apenas para assinalar ) , exclua as alternativas improváveis para as respostas. Detenha-se apenas àquelas dentro das possibilidades. Assim você não se confunde e nem perde tempo.

5-    A pressa será sua maior inimiga . A ansiedade gerada , por realmente saber responder a questão e querer responde-la rapidamente com o intuito de não esquecê-la – poderá fazer com que você  deixe de dar informações importantes, básicas para concretizar a resposta.
  Mantenha a calma, dessa forma você vai se sair bem.

6- Releia com calma cada questão , pois um descuido pode fazer com que você erre ou esqueça   alguma coisa essencial para a resposta.Caso haja dúvida, assinale a questão para revê-la depois.
7-    Concentre-se somente na sua prova , deixe de lado o que está acontecendo a sua volta.

8-    Todas as preocupações devem ser deixadas de lado ... ansiedade... nervosismo ... só vão atrapalhar o raciocínio correto.

9-    Utilize todo o tempo que você tem para a realização da prova – não vale a pena correr para terminar a prova em primeiro lugar. Lembre-se de reservar um tempo para as questões que ainda tem dúvida ou não foram finalizadas.

10- SE VOCÊ SE PREPAROU BEM , NÃO HÁ POR QUE DUVIDAR DE QUE TUDO VAI DAR CERTO!!!