sexta-feira, 15 de março de 2013

OS JESUÍTAS - / COMPANHIA DE JESUS NO BRASIL ATUALMENTE - - HÁ ATITUDES, VALORES E PADRÕES DE CONDUTA QUE, EM SEU CONJUNTO, CONSTITUEM O QUE PODEMOS CHAMAR DE CARACTERÍSTICAS DA VOCAÇÃO À COMPANHIA DE JESUS. ESTAS NASCERAM DA VIDA DE INÁCIO E DOS PRIMEIROS JESUÍTAS E DAS NECESSIDADES APOSTÓLICAS ENCONTRADAS -







COMPANHIA DE
JESUS NO BRASIL

O QUE DÁ IDENTIDADE À MISSÃO DOS JESUÍTAS É A FORMA COMO A REALIZAM. ESSE MODO DE CONCRETIZAR A MISSÃO ESTÁ FUNDADO NA EXPERIÊNCIA DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS. OS JESUÍTAS DISTRIBUEM-SE EM MAIS DE CEM PAÍSES. MAIS DA METADE DOS JESUÍTAS EM FORMAÇÃO PERTENCEM AOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

Muitos jesuítas atuam no apostolado espiritual, orientando Exercícios Espirituais.
Outros atuam em paróquias confiadas à Companhia de Jesus e na formação de lideranças para uma missão mais comprometida com a sociedade no campo da política, da economia e da cultura, contribuindo, assim, para a transformação da realidade.
É bastante considerável o apostolado da Companhia de Jesus junto aos jovens das mais diversas realidades.

PODEMOS DIZER DE NOSSA MISSÃO ATUAL: A FÉ QUE BUSCA A JUSTIÇA É A MESMA FÉ QUE DIALOGA COM OUTRAS TRADIÇÕES E QUE EVANGELIZA A CULTURA.


CARACTERÍSTICAS DA VOCAÇÃO À COMPANHIA DE JESUS




TODA VOCAÇÃO CRISTÃ É, ANTES DE MAIS NADA, UMA VOCAÇÃO AO SEGUIMENTO DE JESUS. NO ENTANTO, HÁ DIVERSAS FORMAS DE SEGUI-LO E SERVI-LO, O QUE SE CHAMA CARISMA.
O carisma da Companhia de Jesus é o serviço da fé, do qual a promoção da justiça, o diálogo inter-religioso e o contato com a cultura moderna são partes integrantes

HÁ ATITUDES, VALORES E PADRÕES DE CONDUTA QUE, EM SEU CONJUNTO, CONSTITUEM O QUE PODEMOS CHAMAR DE CARACTERÍSTICAS DA VOCAÇÃO À COMPANHIA DE JESUS. ESTAS NASCERAM DA VIDA DE INÁCIO E DOS PRIMEIROS JESUÍTAS E DAS NECESSIDADES APOSTÓLICAS ENCONTRADAS. ESSAS CARACTERÍSTICAS HOJE SÃO AS SEGUINTES :


1. PROFUNDO AMOR PESSOAL A JESUS CRISTO. O jesuíta é alguém que, embora pecador, se sente chamado a ser companheiro de Jesus, ele dá de graça o que de graça recebeu: o dom do amor redentor de Cristo. Hoje, como sempre, é a profunda identificação pessoal com Jesus a principal característica da vocação à Companhia.
2. CONTEMPLATIVOS NA AÇÃO. O jesuíta se sente unido ao Deus que trabalha continuamente pela salvação de todos. Deus trabalha nos acontecimentos e nas pessoas aqui e agora e é por meio do discernimento que o jesuíta assume a responsabilidade de suas decisões apostólicas no mundo de hoje e participa da missão do Senhor.
3. UM CORPO APOSTÓLICO NA IGREJA. Em seu serviço, o jesuíta está ligado à Igreja e ao Papa, para que este os envie para onde houver maior necessidade. E os membros da Companhia de Jesus permanecem unidos uns ao outros, pois cultivam a "amizade no Senhor".
4. EM SOLIDARIEDADE COM OS MAIS NECESSITADOS. Os jesuítas fazem-se solidários com os pobres, os marginalizados e os sem voz, para que possam participar nos processos que modelam a sociedade em que todos vivem e trabalham. Os pobres, por sua vez, ensinam a viver o voto de pobreza como nenhum documento poderia fazê-lo.
5. PARCERIA COM OUTROS. Preparar nosso mundo complexo e dividido para a vinda do Reino requer uma pluralidade de dons, perspectivas e experiências, tanto internacionais como multiculturais. Por isso, os jesuítas desenvolvem uma ampla rede de parceria e colaboração com outros, cumprindo a oração sacerdotal de Cristo: "que todos sejam um" (Jo 17,20).
6. CHAMADOS A UM MINISTÉRIO INSTRUÍDO. O apostolado no mundo moderno requer toda erudição e inteligência, imaginação e perspicácia, estudos sólidos e análises rigorosas que os jesuítas possam acumular. É característica de sua vocação, superar ignorâncias e preconceitos mediante o estudo, o ensino e a reflexão teológica e fazer do Evangelho verdadeiramente uma "Boa Nova" num mundo desconcertante e inquieto.
7. HOMENS ENVIADOS, SEMPRE DISPONÍVEIS PARA NOVAS MISSÕES. O jesuíta é um homem para a missão, que a recebe, em última análise, de Jesus Cristo. Portanto, deve ser livre, aberto, pronto para adaptar-se e desejoso de ser enviado. Deve ser alguém consagrado à missão, livre de todo interesse mundano e livre para servir a todos os homens e mulheres.
8. SEMPRE EM BUSCA DO MAGIS. O jesuíta sente-se constantemente levado a descobrir onde está o maior serviço (magis). Para isso, é preciso que não se acomode com o já realizado e tenha uma audácia que o leve a novas fronteiras e a novos desafios. É a busca do magis que dá o dinamismo apostólico da Companhia de Jesus.

ACOMPANHAMENTO
VOCACIONAL
DA MESMA MANEIRA QUE JESUS CHAMOU PEDRO E OS APÓSTOLOS, HOJE ELE CONTINUA CHAMANDO AS PESSOAS DE BOA VONTADE PARA PROMOVEREM O REINO DE DEUS QUE ELE PREGOU COM ENTUSIASMO. Respeitando a peculiaridade de cada pessoa, o Senhor chama seus colaboradores segundo seus dons e capacidades.
ALGUNS SÃO CHAMADOS A SERVIR COMO LEIGOS NA IGREJA E NO MUNDO, OUTROS SÃO CHAMADOS A CONSAGRAREM-SE TOTALMENTE À IGREJA, SEJA PELO MINISTÉRIO PRESBITERAL, SEJA PELO INGRESSO EM ALGUMA ORDEM, CONGREGAÇÃO OU INSTITUTO RELIGIOSO. ESSE CHAMADO DO SENHOR NOMEIA-SE VOCAÇÃO.
 A COMPANHIA DE JESUS É UMA DESSAS VOCAÇÕES.
Para saber se o Senhor chama alguém para a Companhia, é necessário um processo de discernimento.
Isso é feito durante o acompanhamento vocacional.
O primeiro passo é procurar o nosso secretariado vocacional (secvoc@jesuitas.com.br), que encaminhará um jesuíta para ser o orientador vocacional. Esse jesuíta deve entrevistá-lo, orientá-lo espiritual e vocacionalmente.
O vocacionado poderá ser convidado a participar do Grupo de Aprofundamento Vocacional Inaciano (GAVI).
 NESSE GRUPO O JOVEM PERCORRERÁ UM CAMINHO QUE O AJUDARÁ A CONHECER A COMPANHIA DE JESUS E A QUESTIONAR SUAS MOTIVAÇÕES A PARTIR DA ESPIRITUALIDADE DE SANTO INÁCIO, DA CONVIVÊNCIA E DA PARTILHA DE VIDA.
 São reuniões que ocorrem uma vez ao mês e duram um dia inteiro. Durante o processo de acompanhamento, serão propostas algumas experiências: retiro inaciano, missões, convivências.
Não há um tempo específico para estar no grupo, porém, o vocacionado deverá ter participado o tempo suficiente para sentir clareza quanto ao passo seguinte, que será residir em nossa Comunidade Vocacional, que é a última etapa do acompanhamento vocacional e onde a vocação à Companhia poderá ser aprofundada e amadurecida.
SECRETARIADO VOCACIONAL DOS PADRES E IRMÃOS JESUÍTAS
Coordenador: Padre Alexandre Raimundo de Souza,sj
R. Apinagés, 2033 - Sumarezinho
01258-001 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3862-0342
secvoc@jesuitas.com.br
CAMPINAS (Interior de São Paulo)
Padre José Paulino Martins, sj
R. Ricardo Tim, 183 - Ponte Preta
13041-460 — Campinas - SP
Tel.: (19) 3234-7158
http://jesuitascv.blogspot.com.br/
comunidadevocacional@jesuitas.com.br
gavi.campinas@jesuitas.com.br
SÃO PAULO (Capital e Grande São Paulo)
Coordenador: Padre Alexandre Raimundo de Souza,sj
Padre Alexandre Raimundo de Souza, sj
R. Apinagés, 2033 - Sumarezinho
01258-001 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3862-0342
gavi.sp@jesuitas.com.br
RIO DE JANEIRO (Capital e Interior)
Irmão Davidson Braga Santos, sj
R. Bambina, 115 — Botafogo
22251-050 — Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2539-1622
gavi.rj@jesuitas.com.br
JUIZ DE FORA (Zona da Mata)
Padre Valdivino Teixeira de Carvalho, sj
Av. Independência, 1600 — Centro
36016-320 — Juiz de Fora - MG
Tel.: (32) 3211-5868
gavi.jf@jesuitas.com.br
BELO HORIZONTE (Capital e Interior)
Escolásticos Fernando Kotz, sj e Franclim Sobral, sj
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
31720-300 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3115-7000
gavi.bh@jesuitas.com.br
MONTES CLAROS (Norte de Minas)
Padre Itamar Carlos Gremon, sj
R. Vasco da Gama, 221 - Maracanã
39403-068 - Montes Claros - MG
Tel.: (38) 3216-2524
gavi.moc@jesuitas.com.br
GOIÂNIA (Capital e Interior)
Padre Jonas Carvalho de Moraes, sj
Caixa Postal 944
74001-970 — Goiânia - GO
Tel.: (62) 3218-7265
gavi.goiania@jesuitas.com.br
BRASÍLIA
Padre José Ramón F. de la Cigoña, sj
Caixa Postal 2373
70849-970 - Brasília - DF
Tel.: (61) 3426-0400
gavi.brasilia@jesuitas.com.br
http://padreramonsj.blogspot.com.br/

Novo papa FRANCISCO - Jorge Mario Bergoglio -É A PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS 600 ANOS QUE COEXISTEM UM PAPA EMÉRITO COM UM SUMO PONTÍFICE. É TAMBÉM O PRIMEIRO PAPA JESUÍTA A OCUPAR A CADEIRA DE SÃO PEDRO. É o primeiro Papa da América Latina, e o primeiro não-europeu dos tempos modernos - biografia atualizada - A BÊNÇÃO DO PAPA FRANCISCO


                   PAPA FRANCISCO




É A PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS 600 ANOS QUE COEXISTEM UM PAPA EMÉRITO COM UM SUMO PONTÍFICE.

É TAMBÉM O PRIMEIRO PAPA JESUÍTA A OCUPAR A CADEIRA DE SÃO PEDRO.
É o primeiro Papa da América Latina, e o primeiro não-europeu dos tempos modernos

APESAR DE TER SIDO O SEGUNDO MAIS VOTADO NA  ELEIÇÃO DE BENTO XVI, EM 2005, O NOME DO ARCEBISPO DE BUENOS AIRES NÃO CONSTAVA DOS FAVORITOS DESTE CONCLAVE.
O ARCEBISPO DE BUENOS AIRES NÃO ERA APONTADO COMO FAVORITO, MAS APENAS COMO ALGUÉM QUE TERIA UMA FORTE INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE OPINIÕES E NA
ORIENTAÇÃO DOS VOTOS.

"Os cardeais foram buscar-me ao fim do Mundo".... "Vamos começar uma jornada de fraternidade, amor e confiança entre nós"... "Oremos uns pelos outros, oremos por todo o Mundo, para que haja uma grande fraternidade".
"Quero que peçam ao Senhor que me abençoe, antes de vos abençoar a vós".



Novo papa nasceu em Buenos Aires
Primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936.     É um dos cinco filhos de um casamento italiano de classe média, formado por Mário Bergoglio, um trabalhador ferroviário, e Regina Sívori, uma dona de casa .

 O religioso jesuíta chegou a se formar como técnico químico, mas logo abraçou o sacerdócio e começou seus estudos religiosos no seminário de Villa Devoto, bairro da capital argentina.

Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.
Entre 1964 e 1965 foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio da Imaculada da Santa Fé, e em 1966 ditou iguais matérias no Colégio do Salvador de Buenos Aires
De 1967 a 1970 estudou teologia na Faculdade de Teologia do Colégio São José, de São Miguel, onde se formou.

Seu sacerdócio começou em 1969,
Foi ordenado pelos jesuítas a 13 de dezembro de 1969, durante os seus estudos teológicos na Faculdade Teológica de São Miguel.
 Foi mestre dos noviços em São Miguel, onde também ensinou teologia.
No mesmo ano em que foi para Espanha completar sua formação intelectual de jovem sacerdote na Universidade Alcalá de Henares, em Madri.
Em 1970-1971, completou a terceira aprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973 fez a profissão perpétua.

Foi professor de noviços na residência Villa Barilari, de San Miguel (anos 1972/73), professor na Faculdade de Teologia e Consultor da Província e reitor do Colégio Máximo. Em 31 de julho de 1973 foi eleito provincial da Argentina, cargo que exerceu durante seis anos (1973-1979) e reitor da Faculdade de Teologia e Filosofia de São Miguel (1980-1986).

Bergoglio retornou a Europa em 1986, na Alemanha, para concluir seu doutorado, mas acabou retornando ao seu país no mesmo ano para assumir o cargo de diretor espiritual e confessor da Companhia de Jesus, em Córdoba.
Seu retorno à cidade natal aconteceu em   20 de maio de 1992,
 quando foi nomeado por João Paulo II ,  bispo de Auca e auxiliar de Buenos Aires.
Foi promovido a arcebispo auxiliar de Buenos Aires em 3 de junho de 1998,  por sucessão à morte do Cardeal  Quarracino
 De tal sé arcebispal é titular desde em 28 de fevereiro de 1998, quando se converteu no primeiro jesuíta que chegou a ser primaz da Argentina.
Chegou ao posto de cardeal pelas mãos do mesmo papa em 21 de fevereiro de 2001 com o título de São Roberto Bellarmino, tornando-o o superior da Igreja Católica no país.

Foi relator geral adjunto da 10ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em outubro de 2001 e Presidente da Conferência de Bispos da Argentina de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011.

- Na Conferência Episcopal Argentina é vice-presidente;
- e como membro da Comissão Executiva é membro da Comissão Permanente representando à Província Eclesiástica de Buenos Aires.
- Integra as comissões episcopais de Educação Católica e da Universidade Católica Argentina, da que é Grande Chanceler.
-  Na Santa Sé, forma parte da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos, e da Congregação para o Clero.
- É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina que não podem contar com um Ordinário de seu rito
- Participou do conclave que elegeu o Papa Bento XVI em 2005. Supõe-se que na ocasião ele foi o segundo mais votado
- É autor de várias obras, entre as quais “Reflexões sobre a vida apostólica”, de 1986; “Meditações para Religiosos”, de 1982, e “Reflexões de Esperança”, de 1992.
- É apaixonado leitor de Dostoievski, Borges e autores clássicos.
O PAPA tem apenas um pulmão,  a situação real descrita em sua biografia, no livro El Jesuita, aponta que ele retirou uma parte do órgão do lado direito, por conta de uma pneumonia, quando tinha 21 anos, de acordo com informações do jornal El Clarín ( mas sua saúde vai bem).
- É reconhecido por seus dotes intelectuais e considerado dialogante e moderado, amante do tango e do time de futebol San Lorenzo.
- Bergoglio é considerado conservador e uma voz ativa na Argentina contra o aborto e a união homossexual
-  O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado
Bergoglio é conhecido também por sua humildade. Antes de se tornar papa, vivia em um pequeno apartamento e andava de transporte público. Quando foi nomeado cardeal, convenceu centenas de argentinos a não viajar até Roma para celebrar. Ele disse que o dinheiro que seria usado na viagem deveria ser doado aos pobres.

O NOVO PAPA 

Na  quarta-feira ,  dia 13 de março de 2013, quando saiu a fumaça  branca pela chaminé da Capela Sistina, onde os cardeais eleitores da Igreja Católica se reuniram em conclave, anunciaram ao mundo que Bento XVI tem um sucessor.

O conclave dos 115 cardeais reuniu-se desde terça-feira com a missão de escolher o sucessor de Bento XVI, que resignou ao papado no dia 28 de fevereiro.
Mal a fumaça escapou pela chaminé, os sinos da Basílica de São Pedro repicaram em anúncio da eleição do sucessor de Pedro.
O novo Papa , como ocorreu na eleição do seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, também foi eleito ao  segundo dia após quatro votações.

O sucessor de Bento XVI e que nos próximos anos vai calçar as "Sandálias do Pescador" foi eleito à quinta votação, segunda da parte da tarde de quarta-feira, dia 13 de março de 2013.

É A PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS 600 ANOS QUE COEXISTEM UM PAPA EMÉRITO COM UM SUMO PONTÍFICE.
É TAMBÉM O PRIMEIRO PAPA JESUÍTA A OCUPAR A CADEIRA DE SÃO PEDRO.

A cadeira de São Pedro teria  um novo ocupante. Ao final de uma tarde de emoções, milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e em todo o mundo, pela televisão e redes sociais, souberam da boa nova transmitida pelo cardeal Jean-Louis Tauran.

Em Latim, ficaram sabendo que o novo Papa eleito era o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de nacionalidade argentina, que adotou o nome de Francisco.

A identidade do escolhido e o nome apostólico que escolheu foram conhecidos quando o nome de Jorge Mario Bergoglio, o novo líder de mais de um bilhão de católicos que escolheu o nome de Francisco, foi anunciado na varanda da Basílica de São Pedro.
Em seguida, foi o próprio Francisco que surgiu perante a imensa multidão reunida na Praça de São Pedro para dar a sua bênção Urbi et Orbi, à cidade e ao mundo.

Francisco, o primeiro Sumo Pontífice jesuíta e da América Latina, apelou à "irmandade" entre católicos e disse a sorrir que os cardeais "tinham ido ao fim do mundo" para o elegerem. 



O argentino Jorge Mario Bergoglio, ao lado do cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, acena, da sacada do Vaticano, para a multidão reunida na Praça de São Pedro após ser eleito Papa Francisco Foto: AP

 ANTES DE CONCEDER A BENÇÃO, NOVO PAPA PEDE AOS FIÉIS QUE REZEM POR ELE.
Irmãos e irmãs, boa noite.
Vocês sabem que o dever do Conclave
é dar um bispo a Roma.
Parece que meus irmãos cardeais foram
buscá-lo no fim do mundo, mas estamos aqui. Agradeço a vocês pela acolhida na Comunidade Diocesana de Roma, como seu bispo.
Obrigado.
Em primeiro lugar, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito, Bento XVI.
Rezemos todos juntos por ele para que o
Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
(Recitou o Pai Nosso, Ave Maria e Glória)
E agora, comecemos esse caminho,
bispo e povo, esse caminho da Igreja de Roma,
 que é aquela que preside na caridade
com todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor e de confiança entre nós.
Rezemos sempre por nós, uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que seja uma grande fraternidade.
Vos desejo que este caminho de Igreja que hoje começamos – me ajudará o meu cardeal
vigário aqui presente – seja frutuoso para a evangelização dessa sempre bela cidade.
Agora eu gostaria de dar a benção,
mas antes vos peço um favor.
Antes que o bispo abençoe o povo, eu peço
 que vocês rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo pedindo a benção pelo seu bispo. Façamos em silêncio, esta oração de
vocês sobre mim
(o Papa inclinou-se para receber a oração).
Agora vou abençoar vocês e todo o mundo,
a todos os homens e mulheres de boa vontade
(o Papa prosseguiu dando a benção em latim e a indulgência plenária).
Irmãos e irmãs, vos deixo, obrigado pela acolhida. Rezem para que logo nos vejamos.
Amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora, para que proteja toda a Roma.
Boa noite e bom descanso”.


O Texto  publicado nesse blog foi elaborado por Marizete Cajaíba a partir  de outros textos da seguintes fontes de pesquisa :

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior
http://papa.cancaonova.com/perfil-do-papa-francisco/