sexta-feira, 30 de maio de 2014

O BICHO Manuel Bandeira - UM POEMA PARA VOCÊ REFLETIR SUAS ATITUDES DE CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS / Os modelos de consumo alimentar atuais são marcados pela desigualdade, e altamente influenciados por condições socioeconômicas, indo desde a insuficiência até o desperdício de alimentos.

UM POEMA PARA VOCÊ REFLETIR SUAS ATITUDES DE CONSUMO DE ALIMENTOS: 

O BICHO
Manuel Bandeira


Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,

Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem !



ESSE POEMA DE MANOEL BANDEIRA É MUITO ATUAL ... MAS NEM TODOS FICAM ESTARRECIDOS DIANTE DE DETERMINADAS CENAS “DITAS DO COTIDIANO HUMANO”. MUITAS PESSOAS ESTÃO ANESTESIADAS COM CENAS ANIMALESCAS DO BICHO HOMEM NO DIA A DIA:
CRIANÇAS CHEIRANDO CRAQUE, VENDENDO COISAS NOS SINAIS DE TRÂNSITO ... PESSOAS CAÍDAS NO CHÃO... NÃO SE SABE PORQUE E NEM QUEREMOS SABER, A PRESSA NOS IMPEDE DE INCOMODAR COM DETERMINADAS SITUAÇÕES OU TEMOS MEDO DE NOS ENVOLVER.
UMA PESSOA TOCA O INTERFONE E HUMILDEMENTE PERGUNTA SE VOCÊ PODE LHE DAR ALGO PARA COMER E COM UMA VOZ FIRME E MENTIROSA  VOCÊ LHE DIZ :
 “NÃO TEM NADA NÃO”. ISSO JÁ É INCONSCIENTE – VAI QUE É UM LADRÃO?! PENSA VOCÊ.
O QUE LEVARARIA ALGUÉM A APERTAR UM INTERFONE E PEDIR UM POUCO DE COMIDA?!
NÃO SERIA O FATO DE ACREDITAR AINDA NA BONDADE HUMANA? NÃO SERIA UMA ATITUDE DE DESESPERO?
O QUE LEVARIA UMA PESSOA A TAMANHA MISÉRIA?
E O QUE LEVARIA OUTRA PESSOA A TAMANHO EGOÍSMO EM NEGAR “MATAR A FOME DE UM PRÓXIMO?!”
ESSE POEMA “O BICHO” DO MANOEL BANDEIRA ME TOCA PROFUNDAMENTE ... AO MESMO TEMPO QUE ELE É ANTIGO ELE SE TORNA ATUAL DIANTE DA PRECARIEDADE DAS MISÉRIAS HUMANAS : A DA FOME , A DO EGOÍSMO, A DA INDIFERENÇA, A DO DESCASO COM O OUTRO, A DA IRRESPONSABILIDADE COM O OUTRO.
NESSA SEMANA DO MEIO AMBIENTE CUJO TEMA É CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, RESOLVI PUBLICÁ-LO PELOS SEGUINTES MOTIVOS :
1-   QUANDO O MANOEL BANDEIRA CHAMA O HOMEM DE BICHO – ELE ESTÁ ESTARRECIDO COM A SITUAÇÃO, POIS NÃO É DE SE IMAGINAR QUE UM SER HUMANO CHEGARIA A TAL PONTO  - TEORICAMENTE O SER HUMANO NÃO CATA COMIDA – ELE COME COM GARFO E FACA SENTADO À UMA MESA.
2-   O FATO É QUE O HOMEM É UM BICHO MESMO – E É O BICHO MAIS ESTRANHO DO PLANETA TERRA, É SÓ ANALISARMOS SUAS ATITUDES COM AS DOS ANIMAIS DITOS “IRRACIONAIS” E VEREMOS QUANTO PODER E RASTRO DESTRUIÇÃO TEM DEIXADO EM SEU MEIO AMBIENTE.
3-   NÃO ME COMOVE O FATO DE DISPENSAREM NAVIOS, HELICÓPTEROS, PARA TENTAR SALVAR UMA BALEIA ENCALHADA, NO MEIO DO ÁRTICO , ENQUANTO A CADA 3 SEGUNDOS UMA PESSOA MORRE DE FOME NO MUNDO. NÃO SERIA MAIS COMOVENTE TENTAR SALVAR AS VIDAS DO BICHO-HOMEM?
4-   ME ENTRISTEÇO QUANDO VEJO O BICHO-HOMEM NA ÁFRICA , NA ÍNDIA, AFEGANISTÃO , BANGLADESH,AQUI MESMO NO BRASIL,   AINDA EM ESTADO PRECÁRIO, MORRENDO DE FOME, ENQUANTO PESSOAS GASTAM FORTUNAS COM ROUPAS , CARROS E JOIAS ( E PIOR- NEM SÃO TÃO FELIZES ASSIM).
5-   QUASE TODOS OS DIAS EU VEJO UM “BICHO CACHORRO” ENTUPIDO GLAMOUR, ROUPINHAS CARAS ... E ME LEMBRO DE UMA MÚSICA “ TROQUE SEU CACHORRO POR UMA CRIANÇA POBRE”  ( ROCK DA CACHORRA- EDUARDO DUSEK) PARECE TAMBÉM TÃO ATUAL.
6-   TODOS OS DIAS DA JANELA DO MEU CARRO EU VEJO UM BICHO DESSES...  TIPO “BICHO-HOMEM” – PARECE UMA OUTRA ESPÉCIE , ONTEM MESMO VI UM BICHO, MAS ESSE BICHO MEU DEUS, FELIZMENTE ERA UMA BORBOLETA.
Convidamos  você a agir na sua comunidade e perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental na produção de alimentos e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes. “Não faz sentido, economicamente, ambientalmente e eticamente, desperdiçar alimentos”
Na economia brasileira, o acesso diário aos alimentos depende essencialmente do poder aquisitivo do indivíduo fazendo com que os estratos sociais de maior pobreza sejam mais sensíveis a condição de insegurança alimentar, impactando negativamente no bem estar e na qualidade de vida das famílias e seus membros, levando a crer que a alimentação constitui-se no próprio direito a vida, sobrepondo-se a qualquer outra razão que possa justificar sua negação, seja de ordem econômica ou política).
Os modelos de consumo alimentar atuais são marcados pela desigualdade, e altamente influenciados por condições socioeconômicas, indo desde a insuficiência até o desperdício de alimentos.

A CIÊNCIA MOSTRA QUE O ESTILO DE VIDA ATUAL DA HUMANIDADE É INSUSTENTÁVEL
“O CONSUMO E A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NÃO É APENAS CONSUMIR MENOS, MAS TAMBÉM FAZER MAIS E MELHOR COM MENOS. 

Antes que vocês se arrependam ..."Pai, mãe ,olhe para mim, eu sou uma criancinha ainda, esse tempo passa rápido..." / mensagem de alerta para os pais que passam pouco etmpo com os folhos por conta do excesso de trabalho e etc

Antes que vocês se arrependam ...

                                                                                           
  Adaptação : Marizete Cajaíba


Pai, mãe ,olhe para mim, eu sou uma criancinha ainda, esse tempo passa rápido, por isso , para que não se arrependam :  Me ouça, me escute, mesmo que seja uma grande bobagem “para vocês que  são adultos” , dê importância aos meus problemas e nunca diga que é só coisa de criança, me ajude a entende-los, sou mais esperta do que vocês pensam .

Pai, mãe , para que não se arrependam : educar dá muito trabalho, se deem ao trabalho de 
me educar ,por favor não terceirize minha educação, não fique achando que a  “babá” ou a “vovó”   são uns anjos e cuidam bem de mim quando vocês não estão, não ache também que a escola é que deve realmente me educar. 
Não deixe também  o computador (jogos ou internet) , vídeo games ou a televisão tomarem conta de mim ,
lembrem-se vocês são insubstituíveis : ,
 Eu quero é você pai, eu quero é você mãe.
Principalmente, ouçam os meus desejos, preste atenção em  minhas birras, posso estar dizendo coisas através delas , na verdade posso estar escondendo a falta de atenção,carinho, ausência de vocês, ou de um de vocês, porque o trabalho ou outras coisas tomam  demais o “nosso tempo” e para mim resta só um pouquinho ou quase nada  as vezes me sinto solitário no meio de vocês  dois.



Ah! Pra que eu não dê trabalho  não me deixem acreditar que meus desejos  são todo-poderosos, é necessário que eu aprenda a ter limites em minha casa para que em outros ambientes eu não cause frustrações  a vocês e nem aos outros achando  que tudo posso e que sempre serei o centro das atenções, se não fizerem isso sofrerei mais tarde ou mais cedo do que estou pensando.





Para que não se arrependam :  não fale dos seus problemas perto de mim, não discutam perto de mim, meu coraçãozinho bate forte,  e morro de medo de que um de vocês vá embora.
Pai, mãe, eu preciso, eu necessito de uma formação religiosa, é obrigação de vocês me educar neste sentido, eu preciso aprender de verdade quem é Papai do Céu  e  aí quem sabe se vocês estiverem afastados de Deus eu poderei ser a ponte de ligação entre vocês.

Antes que vocês se arrependam : pai, mãe, deixa eu ser criança, seja uma criança para brincar comigo, afinal brincar é o que faço de mais importante e é o que há de mais sério também, mas vocês não entendem, quando há coisas espalhadas na varanda ou no quarto, quando há um lençol pendurado no sofá e  você me faz guardar tudo quando chega do trabalho, sem se dar conta que você acabou com a minha 

“cabana”, com ou com o  meu “castelo” e ainda me fez destruir todos os outros brinquedinhos que levei horas montando ...
Sabe pai, sabe mãe as vezes me sinto-me um estranho dentro da minha casa , não posso correr, não posso dar meus gritos de alegria, meus risos de alegria, é quando vocês brigam  comigo, porque é hora do jornal ou da novela  ou por que estão no celular e é justamente nessa hora que deveríamos estar mais juntos curtir esse pouco de tempo que temos, afinal vocês passaram o dia todo no trabalho ...

LARGUE TUDO: CHEGA E INTERNET, CHEGA DE TELEVISÃO, CHEGA DE CELULAR, CHEGA DE PREOCUPAÇÕES ... MESMO CANSADOS, VENHAM BRINCAR COMIGO
E VOCÊS VÃO VER QUE DEZ MINUTOS PARA MIM  SERÃO COMO A ETERNIDADE  ...

PAI, MÃE, ANTES QUE SE ARREPENDAM:
VAMOS VIVER BEM O NOSSO PRESENTE
 POIS QUANDO O FUTURO CHEGAR SENTIREMOS
SAUDADES DAQUILO QUE NÃO VIVEMOS JUNTOS NO PASSADO  :

a minha  infância”


MÚSICA PARA REFLETIR / É CLICAR NA PALAVRA TRIBALISTAS PARA OUVIR


Velha Infância

Tribalistas

Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito...
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor...
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância...
Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só...
Você é assim
Um sonho pra mim
Quero te encher de beijos
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito...
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor...
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância...
Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só...
Você é assim
Um sonho pra mim
Você é assim...
Você é assim...
Você é assim...
-"Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Penso em você
Desde o amanhecer
Até quando me deito

Eu gosto de você
Eu gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor"