terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fazendo a diferença - O MENINO E A ESTRELA : ESSA MENSAGEM RETRATA BEM O VALOR DE UMA ATITUDE INDIVIDUAL QUE PODE GERAR UMA ATITUDE COLETIVA




Fazendo a diferença
“ Não conseguimos explicar como é que o coletivo muda, sem aceitar que haja um indivíduo para começar o processo. Alguém em algum instante dá o pontapé inicial" 
ESSA MENSAGEM RETRATA BEM O VALOR DE UMA ATITUDE INDIVIDUAL QUE PODE GERAR UMA ATITUDE COLETIVA


O  MENINO   E
A      ESTRELA

Reescrito por Marizete Cajaíba


     Um homem   morava  numa praia tranquila e todos os dias fazia seu passeio matinal. Certo dia começou a perceber bem ao longe o vulto do que parecia ser um garotinho a correr, brincando de ir e vir de acordo com a dança das ondas a beira mar. 

     Aquele fato se repetia todas as manhãs e intrigado o homem resolveu caminhar mais um pouco para entender melhor. Ao chegar perto, reparou que o tal vulto era, na verdade, um menino, mas que não estava apenas brincando de correr das ondas , ele,  incansavelmente  jogava estrelas-do-mar de volta para a água. 
     "Que brincadeira inventou aquela criança!"  Pensou o homem , que resolveu questioná-lo :
     - Ei , garoto, por que todos os dias você vem aqui e faz a mesma coisa? Essa brincadeira não te cansa ?
     - Você não vê que isso não é brincadeira !? Eu estou salvando as estrelas-do-mar de morrerem desidratadas . Disse-lhe  o garoto.E completou:

     - Com esse calor, as estrelas-do-mar irão morrer na areia .
     O homem admirado com a inocência do garoto, quis se mostrar mais sábio e disse-lhe :  
     - Mas há muitos quilômetros de praia por todo o mundo e há milhares de estrelas-do-mar espalhadas por suas areias que irão morrer diariamente . Que diferença vai fazer devolver algumas dezenas , se tantas outras irão morrer? 
 Isso parece não ter sentido!
     Aí o menino olhou para o homem, com os seus olhos pequeninos, mas com uma determinação inabalável,  pegou mais uma estrela-do-mar e a jogou de volta para a água. E disse-lhe :   
 - Para esta eu fiz a diferença... ela já está salva.

    E assim o garoto continuou o que,  para ele representava uma grandiosa missão: devolver as estrelas ao mar.
     O homem ficou ali parado por alguns instantes a observar o gesto daquela criança ... ficou emocionado ...  sentiu-se pequeno , envergonhado por não ter compreendido a atitude do menino . Saiu dali pensativo...
     Porém, pela manhã seguinte , o  garoto ficou surpreso ao ver,  que havia mais alguém jogando as estrelas de volta ao mar , ao se aproximar viu que  era o homem que o havia criticado, olhou-o e deu um sorriso  ... e assim seguiram por toda as manhãs -  os dois : o homem e o garoto  pela  areia da praia devolvendo as estrelas de volta ao mar.

                                                
“ Não conseguimos explicar como é que o coletivo muda, sem aceitar que haja um indivíduo para começar o processo. Alguém em algum instante dá o pontapé inicial ,  pois
toda a mudança do coletivo nasce
de uma ação individual
 que é absorvida por outros
Usando o mais simples dos exemplos : se você vive num lugar onde as pessoas cultivam o hábito de jogar lixo na rua, papéis de
bala no chão e tocos de cigarros,
você terá duas opções :
ou entra no “jogo do geral”  ou seja, se todo mundo faz, porque eu não farei?!
Ou então assume uma atitude individual de não sujar a rua.
PRONTO!
VOCÊ  COMEÇOU AÍ UM BELO EXEMPLO QUE MULTIPLICADO  FORMARÁ UMA CORRENTE :
 A DA COLETIVIDADE.
“ Creia na sua capacidade de poder modificar situações. O poder de sua transformação depende do vigor com que você nela crê.
Basta agir e confiar .
Passe adiante as coisas boas que todo ser humano precisa para viver bem consigo e com o outro – para fazer o “ mundo melhor”, pratique-as, “PENSE NELAS” antes de qualquer atitude.

LEMBRE-SE : “SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS.” FAÇA A SUA PARTE!

PARA REAFIRMAR ESSE TEMA , PROPONHO QUE VOCÊ ASSISTA O FILME “ A CORRENTE DO BEM”
Sinopse e detalhes
Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida. 
Haley Joel Osment interpreta Trevor, que inicia uma reação em cadeia de bondade para o seu projeto de Estudos Socias nessa doce e grandiosa história dirijida por Mimi Leder (Impacto Profundo), baseada na obra de Catherine Ryan Hyde e também estrelando os vencedores* do Oscar® Kevin Spacey e Helen Hunt.
Quanto impacto pode ter uma idéia sincera? Faça um favor a você mesmo e descubra: veja A Corrente do Bem. ACESSO O LINK E O ASSISTA.


PASSE ADIANTE ESSA MENSAGEM