terça-feira, 8 de janeiro de 2013

VOCÊ TEM DE SER DONO DE SEUS PENSAMENTOS, E NÃO ESCRAVO DELES. Três conselhos essenciais para mudar os hábitos, crescer e amadurecer




FAÇA DIFERENTE
Três conselhos essenciais para mudar os hábitos, crescer e amadurecer
Por Roberto Shinyashiki*
Crescer não significa só aprender. É preciso que os conhecimentos transformem-se em atitudes. E muitas vezes isso não acontece porque não queremos abandonar velhos comportamentos.
Faz tanto tempo que convivemos com eles que parecem fazer parte de nossa identidade, de nossa natureza.
No entanto, pensamentos, sentimentos e atitudes são como roupas: estão em você, mas não são você. Se já não servem mais, abandone-os e procure idéias novas que lhe tragam os resultados desejados.
VOCÊ TEM DE SER DONO DE SEUS PENSAMENTOS, E NÃO ESCRAVO DELES.

Os maiores escravizadores dos seres humanos são:
1-OS HÁBITOS
Aquela frase “eu sempre fui assim” condena você a continuar assim. Você sempre foi assim porque o ensinaram. Escolha ser de outra maneira e descobrirá que, aos poucos, vai agir de modo diferente. Não seja escravo do passado.
SE TIVER DE SER ESCRAVO, SEJA ESCRAVO DOS SEUS SONHOS.
2-A AUTO-IMAGEM
A maneira como você se vê o impede de ser você mesmo. Quando alguém diz “eu sou assim”, não consegue descobrir que é muito maior do que sua imagem. Quando alguém diz “eu sou tímido”, não consegue deixar de ser tímido.
NÃO CRIE RÓTULOS PARA VOCÊ. RÓTULOS SÃO BONS PARA REFRIGERANTES. VOCÊ É MUITO MAIS DO QUE UMA MARCA DE REFRIGERANTE. Preste atenção em você e descubra-se maior do que os seus rótulos.
3-        A OPINIÃO DOS OUTROS
Há muita gente que sempre muda de caminho porque quer agradar a todo o mundo. É importante escutar opiniões e sugestões alheias, mas uma vez decidido o seu caminho avance por ele sem olhar para trás. Escolha seus orientadores e mantenha a sua rota. Confie em você, mesmo que ninguém confie. Esteja sempre pronto a reavaliar sua estratégia, MAS NÃO DEIXE OS OUTROS PILOTAREM O BARCO DA SUA VIDA.

Lembre-se :
VOCÊ TEM DE SER DONO DE SEUS PENSAMENTOS, E NÃO ESCRAVO DELES:

PARA MUDAR NOSSA MENTALIDADE E NOSSAS ATITUDES, É PRECISO QUE ESTEJAMOS DISPOSTOS A ENCARAR O DESCONHECIDO.
E é freqüentemente aí que começam os problemas, porque, mesmo enfrentando dificuldades, as pessoas preferem dizer: “Eu sempre fiz assim e sempre funcionou!!!”
Mas o “sempre foi assim” é uma ilusão e, na maioria das vezes, desculpa para não evoluir. Os campeões adoram o desafio de fazer diferente, têm prazer em ser diferentes, são fascinados pelo pensar diferente, porque sabem que os desafios os obrigam a crescer. Enquanto isso, os perdedores dizem que “já está bom”. E ficam parados no mesmo lugar. Para os perdedores, a acomodação é fácil. Para os campeões, é uma sentença de morte.
COMPROMETA-SE COM O QUE VOCÊ SE PROPÕE, POIS ASSIM TERÁ FORÇAS PARA AS MUDANÇAS QUE FOREM NECESSÁRIAS. MAIS IMPORTANTE DO QUE O DESEJO DE MUDAR É O COMPROMETIMENTO COM A MUDANÇA.
Há líderes que se desesperam quando os obstáculos começam a aparecer. Não têm sabedoria suficiente para compreender que AS DIFICULDADES FAZEM PARTE DAS GRANDES CONQUISTAS. PRECISAMOS TER PRAZER EM SUPERAR AS BARREIRAS À MEDIDA QUE ELAS APARECEREM. Não podemos agir como um adolescente que se desespera ao primeiro problema com a namorada. Criticar, reclamar ou acusar só serve para aumentar o problema da equipe.
Mas muitas pessoas demoram anos para perceber que as coisas vão mal ou que não estão funcionando adequadamente. Os resultados vão-se deteriorando, as derrotas começam a aparecer, e a pessoa não nota que está ficando para trás. Só se dá conta disso quando é demitida.
NÃO HESITE EM DEIXAR PARA TRÁS A BAGAGEM ACUMULADA.
Se você chegar mesmo à conclusão de que esse emprego, essa empresa, esse amor já deram o que tinham que dar, é hora de dizer adeus e procurar um lugar no qual você possa retomar a sua trajetória de campeão.
Mas, principalmente, saiba deixar para trás as formas de pensar e de resolver problemas que não servem mais.
É FUNDAMENTAL QUE VOCÊ SEJA O INOVADOR. SENÃO, SERÁ SEMPRE ARRASTADO PELAS INOVAÇÕES DOS OUTROS. É importante que, quando os desafios chegarem, eles o encontrem preparado.


*Roberto Shinyashiki é conferencista e escritor, autor de 11 livros, entre eles “A Revolução dos Campeões”.