quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DICAS PARA FORMAR UM BOM GRUPO DE JOVENS NA PASTORAL DA JUVENTUDE / O GRUPO DE JOVENS É UM ESPAÇO DE CRESCIMENTO DO JOVEM NA FÉ E NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL. PARA SER UM BOM GRUPO É PRECISO CRIAR UM AMBIENTE ACOLHEDOR, EM QUE OS JOVENS POSSAM FAZER UMA CAMINHADA ORGANIZADA ATÉ ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS




DICAS PARA FORMAR UM BOM GRUPO DE JOVENS NA PASTORAL DA JUVENTUDE

O GRUPO DE JOVENS É UM ESPAÇO DE CRESCIMENTO DO JOVEM NA FÉ E NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL. PARA SER UM BOM GRUPO É PRECISO CRIAR UM AMBIENTE ACOLHEDOR, EM QUE OS JOVENS POSSAM FAZER UMA CAMINHADA ORGANIZADA ATÉ ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS. AS DINÂMICAS FACILITAM E TORNAM MAIS ALEGRE ESTE PROCESSO.
APRESENTAMOS AQUI 10 DICAS PARA
FORMAR  UM BOM GRUPO DE JOVENS
1. É bom que seja um grupo pequeno (10-15 jovens), para que todos possam se conhecer bem, ser amigos e participar de tudo.
2. Que todos vivam no mesmo bairro, participem da mesma comunidade ou, então, que vivam uma mesma situação e atuem no mesmo meio (colégio, igreja, zona rural etc.) ou interesse (teatro, movimento popular...)
3. Que seja um grupo fixo, de jovens que queiram fazer uma caminhada de crescimento em conjunto (evitando a entrada e saída de gente). Que seja um grupo acolhedor, alegre, unido, para que todos se sintam bem.
4. Que tenha uma organização míniima, com planejamento de sua caminhada, preparação das reuniões e outras atividades, divisão de tarefas entre todos, garantindo a participação democrática.
5. Que esteja disposto a refletir a vida à luz do Evangelho, aprofundando o conhecimento e vivência da fé, na Igreja, e a atuar de modo transformador na sua realidade.
6. Que na sua vida de grupo e na sua caminhada de formação procure desenvolver de forma equilibrada todas as dimensões da formação integral do jovem: pessoal, social, política, espiritual e técnica. E que equilibre reflexão, ação, oração e lazer.
7. Que esteja ligado aos demais grupos e à organização de pastoral da juventude de sua paróquia e diocese, levando e recebendo informações e experiências, participando das atividades comuns...
8. Que acompanhe a caminhada da Pastoral da Juventude do Brasil, adquirindo os subsídios para grupos e para o Dia Nacional da Juventude.
9. Que esteja bem plantado na sua realidade, descobrindo as necessidades e oportunidades de ação e atuando na sua comunidade ou ambiente, junto com outros.
10. Que esteja preocupado com a evangelização de outros jovens, sendo testemunho e fermento no meio deles, promovendo atividades que os desperte e motive para a vivência comunitária. E que esteja disposto a apoiar o nascimento de outros grupos. 

Florisvaldo Orlando
Artigo publicado na edição 276, jornal Mundo Jovem
http://www.mundojovem.com.br

A NOSSA JUVENTUDE QUER VIVER! Que compromisso temos com a nossa vida e com a cidadania? Independente de como esteja a situação do mundo, independente de como esteja a nossa situação, façamos da vida uma festa de esperança. Juventude é semente da vida, é tempo de lutar, de sonhar, de paz, de dar as mãos e segurar a bandeira da nova palavra de ordem, de peito aberto para o amor! É tempo de favorecer o compromisso e a participação da juventude na construção de uma nova sociedade! É tempo de construir um novo amanhã! Já sabemos que juntos, a nossa energia posta em comunhão, podemos mais que acender o próprio sol; que se fizermos aquilo que podemos, incendiaremos o mundo. Jovens, sejamos apóstolos de outros jovens!



A NOSSA JUVENTUDE QUER VIVER!
Juventude, quem somos? Qual é a nossa realidade?
Vivemos em um mundo de maravilhas, de paz, fraternidade, em que todos tem lugar, incluindo nós jovens?
 Não é esse o mundo que temos.
Quase não sobra mais espaço, nem dá mais tempo para um poema de amor e uma canção de esperança,
 para o nosso desabafo e para a nossa verdade.
 Estamos quase perdendo o jeito de cantar e a ousadia
 de estender os braços no abraço do amor sem limites
 na corrente do compromisso pela paz.
Todos os dias em nosso país, de acordo com dados da Secretária Especial dos Direitos Humanos e a Unicef,
morrem em média 54 jovens vítimas da violência.
 Até quando vamos morrer, clamar, perder e gritar ao léu, ao nada...?
Até quando nós, juventude organizada, vamos ficar diante dessa situação sem nada fazer?
Chega de violência! Chega de extermínio da nossa juventude!
Chega de desesperança! Chega de omissão!
A nossa Juventude quer viver!
Queremos a liberdade sonhada, queremos a igualdade revolucionaria.
 O que estamos fazendo, jovens?
Que compromisso temos com a nossa vida e com a cidadania? 
Independente de como esteja a situação do mundo,
independente de como esteja a nossa situação,
façamos da vida uma festa de esperança.
Juventude é semente da vida, é tempo de lutar, de sonhar,
de paz, de dar as mãos e segurar a bandeira
 da nova palavra de ordem, de peito aberto para o amor!
É tempo de favorecer o compromisso
e a participação da juventude na construção de uma nova sociedade!
 É tempo de construir um novo amanhã!
Já sabemos que juntos, a nossa energia posta em comunhão,
podemos mais que acender o próprio sol; que se fizermos aquilo que podemos, incendiaremos o mundo.
Jovens, sejamos apóstolos de outros  jovens!
É perigoso, pois sabemos que topar com Jesus
 é topar com a realidade da vida, com o compromisso,
com a conversão, com a nossa vida e a nossa verdade.
Juventude é tempo de anunciar o novo!
De ser amigo de Jesus, de dizer sim ao amor,
 a fraternidade, a luta pelo melhor, de dizer sim a justiça, de conscientizar-se do seu papel na vida e na sociedade.
Chegaremos, sim, no tempo que quebraremos as forças da violência,
em que todos juntos proclamaremos do
 Evangelho as lições mais sedutoras.
Cantemos, juventude água viva, um canto novo de amor,
 ao amor jovem em nossas veias!
Vamos juntos Juventude! O futuro sorrirá!

Jhonatan Soares - São Luís - MA.
http://www.mundojovem.com.br

RESPEITANDO O OUTRO - DENTRO DE CADA ALMA HÁ UMA ROSA - Cada pessoa tem sua história. Cada um tem o seu jeito de ser. A história de cada um é diferente. Ninguém é igual a ninguém e ninguém conhece totalmente a história do outro. Só Deus.




DENTRO DE CADA ALMA HÁ UMA ROSA

Um homem plantou uma roseira e passou a rega-la todos os dias.
 A roseira cresceu e já se podia perceber o primeiro botão de rosa quando, analisando o caule cheio de espinhos, o homem pensou:
“ Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?!”
Entristecido com sua descoberta ele se recusou a continuar a regar a roseira e, antes mesmo de desabrochar a primeira rosa, ela morreu.
E assim acontece com muitas pessoas.
Dentro de cada alma há uma rosa - que são as qualidades dadas por Deus – mas também há espinhos – que são os nossos defeitos, as nossas faltas.
Muitos de nós olhamos apenas para os espinhos, os defeitos – assim nos recusamos a regar o bem que existe no outro .
Porém um dos maiores dons que se pode possuir é a capacidade de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro das outras pessoas.
Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras qualidades .....

Esta é a característica do verdadeiro amor : se deixarmos florescer nestas pessoas a rosa ,sem nos importamos com seus espinhos elas superaram seus próprios espinhos e só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes exalando beleza e perfume.

RESPEITANDO O OUTRO

Cada pessoa tem sua história. Cada um tem o seu jeito de ser.
A história de cada um é diferente. Ninguém é igual a ninguém e ninguém conhece totalmente a história do outro. Só Deus.
Eu sou eu, sou único, sou indivíduo, sou diferente de todos. O outro é diferente de mim, ele também é único, é diferente de todos. Por isso é que devo respeitar os outros.
Tenho qualidades e defeitos, o outro também tem. Eu sou gente, ele também. Sou amado por Deus, ele também. Deus me criou para ser feliz. Ele criou todas as pessoas para serem felizes.
SÓ SEREI FELIZ SE EU SOUBER RESPEITAR OS OUTROS COMO ELES SÃO,DANDO MINHA AMIZADE,MINHA AJUDA, MEU CARINHO.
Assim amando os outros estou amando a Deus e ajudando na construção de um mundo melhor , de respeito, fraternidade e justiça

feliz 2014 / MENSAGEM DE ANO NOVO PARA QUEM ESTÁ DESANIMADO E COM MUITOS PROBLEMAS / "MESMO TENDO TODOS OS MOTIVOS PARA A AFLIÇÃO E O DESÂNIMO, AINDA RESTA UM BOM E GRANDE MOTIVO PARA PERMANECERMOS NA PAZ: O PAI CUIDA DE NÓS! " / NOSSA CONFIANÇA NAS MÃOS DO PAI, SEMPRE NOS CONDUZINDO, VAI ALÉM DAQUILO QUE NÃO CONSEGUIMOS COMPREENDER.




“Pai, eu não te entendo.
Mas, ainda assim, eu confio em Ti”

(Madre Basilea Schlink)


Esta pequena mensagem parece expressar tudo o que nosso coração gostaria de falar ao Senhor em alguns momentos. Nem sempre somos capazes de compreender por que caminhos Ele está conduzindo nossos passos, mas ainda assim sabemos que podemos confiar. Afinal, nosso Pai do Céu merece nossa confiança, mesmo quando não conseguimos entender todos os seus desígnios.
A partir do dia em que nosso coração aceitar esse misterioso desafio da confiança, conseguiremos experimentar também a promessa da Escritura que diz:

“O SENHOR ESTÁ PRÓXIMO... NÃO VOS INQUIETEIS COM NADA!... E A PAZ DE DEUS, QUE SUPERA TODO ENTENDIMENTO, HAVERÁ DE GUARDAR VOSSOS CORAÇÕES E VOSSOS PENSAMENTOS EM CRISTO JESUS” (Fl 4, 4.6-7)

NOSSA CONFIANÇA NAS MÃOS DO PAI, SEMPRE NOS CONDUZINDO, VAI ALÉM DAQUILO QUE NÃO CONSEGUIMOS COMPREENDER.
Mesmo nas situações em que nossa mente diz: “Agora chegou a hora de se preocupar! Dessa vez não tem mais jeito, é bom começar a se preparar para o pior...”, sabemos no coração que nosso Pai ainda cuida de nós, e por isso uma paz verdadeira pode vencer toda aflição. Essa é a paz que “supera todo entendimento” e que se firma na certeza:
“O Senhor está próximo”.
MESMO TENDO TODOS OS MOTIVOS PARA A AFLIÇÃO E O DESÂNIMO, AINDA RESTA UM BOM E GRANDE MOTIVO PARA PERMANECERMOS NA PAZ:

O PAI CUIDA DE NÓS!
Devemos confiar nele, mesmo se não o entendemos.
Seus sonhos para nossa vida não são complicados, eles vão além do que podemos imaginar; é preciso se aproximar dos planos de Deus com confiança, não com todas as garantias diante dos olhos.

Aceitem também, em seus corações, esse maravilhoso desafio de confiar que a vida de vocês está segura nas mãos do Pai.
Vocês, que pelas decepções da vida disseram um dia que jamais voltariam a confiar, a experimentar a paz que nasce dessa maravilhosa certeza: O PAI ESTÁ PRÓXIMO!

Ele se importa com cada um de nós, com nossas lutas e aflições.
Mesmo sem entendê-lo sempre, não privem seus corações desse maravilhoso consolo: O PAI É POR NÓS!

Ele tem recolhido todas as nossas lágrimas em um vaso precioso e Ele mesmo se encarregará de vencer todos os nossos medos e angústias pela maravilhosa graça da CONFIANÇA! (Sl 55, 9)

Oremos para que o Senhor nos envolva com sua paz por meio da Palavra que vai falar ao nosso coração:

Pai querido, desejo mais uma vez expressar
minha confiança em Ti.
Se a dúvida muitas vezes tomou conta do meu coração,
hoje desejo vencê-la dizendo que
mesmo quando não Te entendo,
ainda assim, confio em Ti.
Sei, no meu íntimo, que para além
de todo entendimento, o Senhor cuida de mim.
Entrego-te todas as minhas dores,
o meu futuro, aquilo que tem me preocupado.
Tu estás perto, Senhor; sempre
ao alcance de uma simples oração,
como essa que faço agora.
Toca-me, Senhor, com o
Teu Espírito Santo e leva-me
a superar todos os motivos
de desânimo e cansaço, confiando em Ti.
Peço-te isso, Pai, em Nome do Senhor Jesus.
Amém.

VEJA ESSA MENSAGEM NA MÚSICA DE PADRE FÁBIO:
É SÓ  CLICAR (  a letra está logo abaixo)

Humano Amor de Deus - Adriana e Pe. Fábio de Melo 

Humano Amor de Deus
Tens o dom de ver estradas
Onde eu vejo o fim
Me convences quando falas:
Não é bem assim!
Se me esqueço, me recordas
Se não sei, me ensinas.
E se perco a direção
Vens me encontrar
Tens o dom de ouvir segredos
Mesmo se me calo
E se falo me escutas
Queres compreender
Se pela força da distância
Tu te ausentas
Pelo poder que há na saudade
Voltarás!
Quando a solidão doeu em mim
Quando o meu passado não passou por mim
Quando eu não soube compreender a vida
Tu vieste compreender por mim
Quando os meus olhos não podiam ver
Tua mão segura me ajudou a andar
Quando eu não tinha mais amor no peito
Teu amor me ajudou a amar
Quando os meus sonhos vi desmoronar
Me trouxeste outros pra recomeçar
Quando me esqueci que era alguém na vida
Teu amor veio me relembrar
Que Deus me ama
Que não estou só
Que Deus cuida de mim
Quando fala pela tua voz
E me diz: coragem! (bis)



Texto adaptado do livro do Padre Antônio José “Fiel e Poderoso, assim é nosso Deus”

- MENSAGEM : OI JESUS , EU SOU O ZÉ / É preciso orar, ainda que a nossa oração seja singela, mas que seja movida pelo sentimento./ Quem de nós dispõe, como o Zé, diariamente, de alguns minutos para falar com Jesus? Muitos ainda confundimos a oração com um amontoado de palavras que vão saindo da boca, destituídas de sentimento e de humildade. Quantos de nós temos tal perseverança, tanto nas horas de alegria quanto nas de dor, para elevar o pensamento a Jesus, confiando-lhe a nossa intimidade, com a certeza de que ele nos ouvirá?


OI, JESUS, EU SOU O ZÉ

Sempre ao meio dia, um pobre velho entrava na igreja e, 
poucos minutos depois, saía. Um dia, o sacristão lhe perguntou 
o que fazia, pois havia objetos de valor na igreja.

Venho rezar, respondeu o velho.

Mas é estranho, disse o sacristão, que você

 consiga rezar tão depressa.

Bem, retrucou o velho, eu não sei rezar aquelas orações 

compridas. Mas todo dia, ao meio dia, eu entro na igreja e falo: 
"Oi, Jesus, eu sou o Zé, vim Lhe visitar".

Num minuto, já estou de saída. É só uma oraçãozinha,

 mas tenho certeza que Ele me ouve. 

Alguns dias depois, Zé sofreu um acidente e

 foi internado num hospital. Na enfermaria, passou a exercer 
grande influência sobre todos.

Os doentes mais tristes tornaram-se alegres e, naquele 

ambiente onde antes só se ouviam lamentos, agora 
muitos risos passaram a ser ouvidos.

Um dia, a freira responsável pela enfermaria aproximou-se 

do Zé e comentou: os outros doentes dizem
 que você está sempre tão alegre, Zé...

O pobre enfermo respondeu prontamente: é verdade, 

irmã. Estou sempre muito alegre! 
E digo-lhe que é por causa daquela visita que recebo todos os dias. 
Ela me faz imensamente feliz. 

A irmã ficou intrigada. Já tinha notado que a

 cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. 
Aquele velho era um solitário, sem ninguém. 

Quem o visita? E a que horas? Perguntou-lhe.

Bem, irmã, todos os dias, ao meio dia, ele vem ficar

 ao pé da cama por alguns minutos, talvez segundos... 
Quando olho para Ele, Ele sorri e me diz: 
"Oi, Zé, eu sou Jesus, vim te visitar".
 
A HISTÓRIA É SINGELA E SEU AUTOR É DESCONHECIDO

No entanto, o ensinamento que contém nos faz 

refletir profundamente.

Fala-nos da fé, da simplicidade, da dedicação 

e da perseverança.

Quem de nós dispõe, como o Zé, diariamente, 

de alguns minutos para falar com Jesus?

Muitos ainda confundimos a oração com um

 amontoado de palavras que vão saindo
 da boca, destituídas de sentimento e de humildade.

Quantos de nós temos tal perseverança,

 tanto nas horas de alegria quanto nas de dor,
 para elevar o pensamento a Jesus, confiando-lhe a
 nossa intimidade, com a certeza de que ele nos ouvirá? 



A ORAÇÃO É UMA PONTE QUE SE DISTENDE DA 

ALMA OPRESSA PARA QUE O ALÍVIO POSSA CHEGAR.

"É O FIO MISTERIOSO, QUE NOS COLOCA EM

 COMUNHÃO COM AS ESFERAS DIVINAS."

"É UM BÁLSAMO QUE CURA NOSSAS

 CHAGAS INTERIORES."

"É UM TEMPLO, EM CUJA DOCE INTIMIDADE

 ENCONTRAREMOS PAZ E REFÚGIO". 


Através da oração renovamos nossa confiança e fidelidade em Deus, pois a partir daí reconhecemos que só Ele pode nos ajudar, e lançamos sobre ele todas as nossas inquietações.
A oração também faz com que nosso coração e mente estejam guardados na paz de Deus através de nossa comunhão com Cristo.
Orando, recebemos força, misericórdia, graça e ajuda nos tempos mais adversos, e estamos sempre confiantes que tudo que acontece conosco (por permissão de DEUS) coopera para o nosso bem.

Enfim, "para as sombras da nossa alma,

 a oração será sempre libertadora alvorada, 
repleta de renovação e luz.
É importante que cultivemos a fé inabalável 

nas soberanas leis que regem a vida e das
quais o Sublime Galileu nos trouxe notícias.

É preciso orar, ainda que a nossa oração 

seja singela, mas que seja movida pelo sentimento.

"Orando, chegarás ao Senhor, que te deu, 

na prece, um meio seguro de comunicação 
com a infinita bondade de Deus, em cujo 
seio dessedentarás o espírito aflito..."
             


   Mateus, 18:19-20