DINÂMICA PARA MEDIR O GRAU DE ATENÇÃO DE ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS
ATENÇÃO : ESSE TESTE NA VERDADE É UMA PEGADINHA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL , ENSINO MÉDIO, CURSINHO, FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS ETC
______________________________________________________
________________________________________________________________
EXPLICANDO A DINÂMICA:______________________________________________________
ESTE É UM TESTE PARA MEDIR O SEU GRAU DE ATENÇÃO E RAPIDEZ. VENCERÁ OS QUE PRIMEIRAMENTE TERMINAREM.
SIGA OS SEGUINTES COMANDOS:
SIGA OS SEGUINTES COMANDOS:
1- PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO.
2- NÃO ESCREVA OU RASCUNHE NENHUMA QUESTÃO NESTA FOLHA DO TESTE..
3- APÓS INICIAR O TESTE, NADA PODERÁ SER
QUESTIONADO AO APLICADOR OU COLEGAS.( FEITO ISSO SERÁ AUTOMATICAMENTE
DESCLASSIFICADO.2- NÃO ESCREVA OU RASCUNHE NENHUMA QUESTÃO NESTA FOLHA DO TESTE.
4-SOMENTE RESPONDA EM VOZ ALTA AQUILO QUE FOR SOLICITADO NO TESTE.
5-DESLIGUE OU GUARDE CELULARES OU OUTROS ELETRÔNICOS.
6- PRIMEIRAMENTE LEIA ATENTAMENTE E SILENCIOSAMENTE TODAS AS 20
QUESTÕES ANTES DE COMEÇAR A RESPONDER O TESTE.
1) Escreva o seu nome completo / data de nascimento e sua idade
2) Escreva seu endereço completo ( rua, bairro, cidade, estado) sem abreviar de palavras.
3) Faça um desenho que melhor represente você
4) Precisamos saber quem está mais adiantado ou atrasado, por isso bata palma três vezes.
5) você se lembra a ordem do seu horário de aulas hoje/ escreva-o.
6) O pai de Monica tem cinco filhas:
- Lele , Lala , Lulu , Lolo e ???? . Qual o nome da quinta filha?
- Lele , Lala , Lulu , Lolo e ???? . Qual o nome da quinta filha?
7) Fale alto o nome da professora que está na sua sala no momento.
8) Escreva somente os números ímpares contidos de 1 a 20.
9) Escreva o nome de seis professoras(es) que dão aula para você (sendo professoras(es) substitutas(os) ou não) e suas respectivas matérias.
10) Escreva o nome do time de futebol que você torce ou que é simpatizante e para descontrair o ambiente pronuncie-o bem alto e com raça.
11) Precisamos saber quem está mais adiantado ou atrasado, por isso mostre sua felicidade, dando uma gargalhada ( não se intimide , a gargalhada pode alta pra valer).
12) Escreva o nome de 2 programas de televisão que você mais gosta ( filmes, novelas, documentários, etc)
13) Cite o nome de 2 estados brasileiros que comecem com a letra A.
14)Bata a caneta ou lápis três vezes na sua carteira .
15) Escreva o nome de qualquer colega seu e o pronuncie bem alto.
16) Escreva o nome do seu ídolo ou de uma pessoa por quem sente extrema admiração( amigo, parente ).
17) RESPONDA por escrito : Você participa de uma competição. Você ultrapassa o segundo colocado. Em que posição você está agora?
18) você está quase lá : dê um gritinho de vitória tipo “UHUUUU”.
19) CALCULE : Pegue 1000. Adicione 40. Mais 1000. Mais 30. Mais uma vez 1000. Mais 20 , Mais 1000. E mais 10 . Qual é a soma?
20) ATENÇÃO : Agora que você leu primeiramente todas as questões, você já passou no teste de atenção: PARABÉNS !!!.VOCÊ É RÁPIDO E ATENCIOSO. Não precisa responder nenhuma questão ... APENAS LEVANTE O BRAÇO E DIGA PARA O APLICADOR BEM ALTO “TERMINEI” e permaneça em silêncio ( CASO CONTRÁRIO SERÁ DESCLASSIFICADO)
ATENÇÃO PARA QUEM VAI APLICAR O "TESTE" VEJA O ENUNCIADO LOGO ABAIXO NO TESTE : "SIGA OS SEGUINTES COMANDOS:"
VOCÊ REPAROU QUE NO 6º COMANDO ESTÁ PEDINDO PARA LER TODAS AS QUESTÕES ANTES DE COMEÇAR O TESTE ?!
POIS BEM , A ULTIMA QUESTÃO DO TESTE É A SEGUINTE:
20) ATENÇÃO : Agora que você leu primeiramente todas as questões, você já passou no teste de atenção: PARABÉNS !!!. Não precisa responder nenhuma questão ... APENAS LEVANTE O BRAÇO E DIGA PARA A PROFESSORA BEM ALTO “TERMINEI” e permaneça em silêncio ( CASO CONTRÁRIO SERÁ DESCLASSIFICADO).
PORTANTO, QUEM ATENDEU O 6º COMANDO DO ENUNCIADO, NÃO PRECISOU "PAGAR MICO" , FICAR GRITANDO NOME DE TIME, BATENDO NA CARTEIRA, DANDO RISADA ...
ASSIM , OS ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS APRENDERÃO ESSA LIÇÃO :
LER CALMAMENTE TODO O ENUNCIADO E PRESTANDO ATENÇÃO.
QUANDO OS ALUNOS OU ATÉ MESMO FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA SE DESCUIDAM, NÃO LENDO O ENUNCIADO TODO DE UMA QUESTÃO OU AVISO, DE DOCUMENTOS OU NÃO PRESTA ATENÇÃO AOS COMANDOS , PODENDO SER NO ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO, FACULDADE, VESTIBULAR, ENEM, OUTROS CONCURSOS , OU ATÉ MESMO EM ATIVIDADES IMPORTANTES DE UMA EMPRESA,SE NÃO LEREM TOTALMENTE OS COMANDOS OU INFORMAÇÕES INICIAIS , PODEM NÃO SE DAR BEM.
RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA AO PLICAR ESSA DINÂMICA:
1- APENAS UMA MÉDIA DE 2% DAQUELES EM QUE FIZ ESSE TESTE LERAM ATÉ O FINAL E TERMINARAM RAPIDAMENTE, ENQUANTO OS OUTROS FICAVAM SEM ENTENDER E FAZENDO DE TUDO PARA TERMINAR RÁPIDO;
2- POSSO AFIRMAR : É HILÁRIO VER OS ESTUDANTES OU FUNCIONÁRIOS GRITANDO O NOME DO TIME, BATENDO PALMAS, DANDO GARGALHADAS... CRIA UM CLIMA DE DESCONTRAÇÃO AGRADÁVEL, POIS TODOS FARÃO TUDO PARA TERMINAR RÁPIDO;
3- ANOTE O NOME DOS QUE TERMINAREM PRIMEIRO- PROVAVELMENTE SÃO ELES QUE CUMPRIRAM O COMANDO E LERAM TODAS AS QUESTÕES, POR ISSO NÃO PAGARAM "MICO";
3- NÃO É NECESSÁRIO ESPERAR QUE TODOS TERMINEM.... CHEGA UM MOMENTO QUE VOCÊ PERCEBE QUE ALGUNS JÁ CHEGARAM AO FINAL E COMEÇAM A FICAR "COM RAIVA", PERPLEXOS POR TER PAGADO MICO, FEITO TUDO EM VÃO ( É MUITO ENGRAÇADO);
4- NÃO SE ESQUEÇA: ESSE TESTE FAZ O MAIOR SUCESSO, POIS OS ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS SÃO COMPETITIVOS E QUEREM A TODO CUSTO VENCER, DEPOIS É A MAIOR ZOEIRA UNS COM OS OUTROS. TEM ALGUNS QUE FICARÃO SEM GRAÇA OU CHATEADOS POR NÃO TEREM LIDO, ETC. ANALISE CADA CASO.
6- VOCÊ QUE VAI APLICAR O "TESTE" PODE REELABORAR NOVAS QUESTÕES.
ENTÃO TRABALHE COM ELES SOBRE PRESTAR ATENÇÃO NAQUILO QUE ESTÁ SENDO SOLICITADO NUM ENUNCIADO DE QUESTÃO DE PROVA, NUM AVISO DA ESCOLA, NUM DOCUMENTO QUALQUER DA EMPRESA, ETC.
ENTÃO TRABALHE COM ELES SOBRE PRESTAR ATENÇÃO NAQUILO QUE ESTÁ SENDO SOLICITADO NUM ENUNCIADO DE QUESTÃO DE PROVA, NUM AVISO DA ESCOLA, NUM DOCUMENTO QUALQUER DA EMPRESA, ETC.
USE O ENUNCIADO A SEU FAVOR:
1- UMA
COISA MUITO COMUM É NÃO PRESTAR ATENÇÃO AO COMANDO DE PROVAS , MAS ISSO
TEM CONSEQUÊNCIAS... SE VOCÊ É APRESSADINHO, E TEM MEDO DE PERDER TEMPO LENDO
TODO O ENUNCIADO , SAIBA QUE ISSO PODE SER UM PONTO NEGATIVO PARA SUA
PONTUAÇÃO. É MESMO UMA ARMADILHA NÃO LÊ-LOS.
2- SE
VOCÊ VÊ OS ENUNCIADOS COM DESPREZO E NÃO PRESTA ATENÇÃO A ELE DA
MANEIRA ADEQUADA., FIQUE SABENDO QUE O
TEXTO DO ENUNCIADO CRIA CONEXÕES NA SUA
MENTE PARA VOCÊ RELEMBRAR O ASSUNTO EM QUESTÃO. NÃO É À TOA QUE ELES EXISTEM.
3- LEMBRE-SE:
MUITAS VEZES AS QUESTÕES SÃO VERDADEIRAS PEGADINHAS ... USE O ENUNCIADO A SEU
FAVOR : FAZER O QUE O ENUNCIADO PEDE É FUNDAMENTAL. UM ENTENDIMENTO INADEQUADO,
PODE GERAR CONFUSÃO E MESMO SABENDO A RESPOSTA , MUITAS VEZES VOCÊ ACABA ZERANDO A QUESTÃO... E O ARREPENDIMENTO
DEPOIS?! E A CULPA?! POR QUE EU NÃO LI?! ERREI POR UMA COISA BOBA!!! LÁ SE VÃO
PONTOS A MENOS NAS PROVAS...
4- POR
ISSO , LEIA COM ATENÇÃO OS ENUNCIADOS, E ANOTE O QUE FOR NECESSÁRIO PARA COMPREENDER A QUESTÃO ,RASCUNHE,
RABISQUE, SUBLINHE, REFLITA , FAÇA OS CÁLCULOS,ETC. NÃO ENTENDEU? DEIXE A
QUESTÃO DE LADO, PASSE PARA A PRÓXIMA E VOLTE DEPOIS. FIQUE CALMO, VOCÊ TEM UM TEMPO DETERMINADO PARA RESOLVER
CADA QUESTÃO;
5- IDENTIFIQUE
CLARAMENTE A SITUAÇÃO OU PROBLEMA PROPOSTO: O QUE É MESMO QUE A QUESTÃO ESTÁ
SOLICITANDO ? PRESTE ATENÇÃO PARA O ENUNCIADO OU COMANDO: COMPARE, ANALISE,
JUSTIFIQUE, CITE, EXEMPLIFIQUE, RETIRE DO TEXTO, EXCETO,ASSINALE A FALSA , ETC.
Eu amei. Vou aplicar com meus professores. Obrigada!
ResponderExcluirGente do céu, há anos estava a procurar essa dinâmica, nao recordava nem o nome. Havia feiro em 1996, na escola. Sei que será um sucesso com os meus alunos.
ResponderExcluir