quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A OUSADIA DOS JOVENS PARA CONSTRUIR O NOVO - CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS / PRINCIPAIS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DA JUVENTUDE / QUE IMPORTÂNCIA TÊM OS JOVENS PARA A SOCIEDADE / QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO



CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS


A OUSADIA DOS JOVENS PARA CONSTRUIR O NOVO

entrevista com Priscila Casale, publicada na edição nº 433, para fevereiro de 2013.


Mais uma vez a juventude é destacada como tema da Campanha da Fraternidade, como já havia sido em 1992. Desde aquela Campanha, talvez o que mais chame a atenção é a diversidade de jovens ou dos diferentes modos de ser jovem na contemporaneidade. Mas, se no início dos anos 1990, os “caras pintadas” saíam às ruas para se manifestar por ética e justiça na política, hoje a compreensão da juventude como sujeito de direitos é uma realidade que se afirma. É o que se conclui após a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, conforme relata Priscila Casale, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), São Paulo.
·                QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS?
As características da juventude sempre foram, e continuam sendo, de TRANSFORMAR, DE FAZER REVOLUÇÃO, DE APRESENTAR NOVAS OPINIÕES E, EM ESPECIAL, DE SE MOBILIZAR E MOBILIZAR TODO O POVO EM TORNO DE UMA CAUSA.
PRIMEIRO, POR UMA CARACTERÍSTICA QUASE QUE FISIOLÓGICA, O JOVEM VIVE UM PERÍODO BASTANTE COMPLICADO DA VIDA.
 É UM MOMENTO EM QUE COMEÇAMOS A TER AS NOSSAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS :
Há o conflito da transição da infância para a vida adulta, é quando nos deparamos com os nossos principais desafios; quando começamos a ter uma relação mais profunda com o mundo. É o momento em que conseguimos aprofundar nossa relação com o mundo e entender quem somos, quais são os nossos passos e qual é o nosso dever.
·       QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DA JUVENTUDE?
POR CONTA DAS CARACTERÍSTICAS DA JUVENTUDE, É UM PERÍODO DA VIDA BASTANTE COMPLICADO, MAS TAMBÉM MARAVILHOSO: é quando começamos a contraditar a ordem das coisas, das regras da sociedade. Eu acredito que para o desenvolvimento do indivíduo na sua plenitude, e para o mundo, para os desafios que o mundo tem, para a história da humanidade como um todo, a juventude cumpre um papel fundamental. Quanto aos problemas que a juventude sofre, acho que são os mesmos que a sociedade no geral sofre. Porém acredito que na juventude os problemas têm mais peso. Infelizmente, por exemplo, o jovem ainda tem mais dificuldade de conseguir trabalho decente, em especial quando se trata de uma jovem mulher ou de um jovem negro, um jovem da periferia.
·       O QUE MUDOU NO BRASIL EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS JOVENS?
SE A PESSOA IDOSA, A CRIANÇA E O ADOLESCENTE TÊM OS SEUS DIREITOS, AGORA ESTAMOS RECONHECENDO QUE A JUVENTUDE É TAMBÉM UM SER DE DIREITOS E TEM QUE BUSCAR ESSES DIREITOS. E são direitos com a finalidade de que a juventude consiga sua autonomia, sua emancipação, que ela não fique sempre dependente de uma ação tutelada do Estado, mas que consiga vivenciar plenamente sua condição juvenil e se colocar no mundo. Além disso, avançamos no que se refere às políticas públicas para a juventude. Desde as conferências livres, nos estados e municípios, foi oportunizado à juventude falar, mandar seus relatórios e opinar na construção dessas políticas públicas. Nisso há um avanço muito grande de incluir o jovem, porque ouvimos o jovem, sabendo o que ele quer.
·       O QUE REPRESENTA A EDUCAÇÃO PARA OS JOVENS?
A EDUCAÇÃO É A BANDEIRA CENTRAL DA JUVENTUDE. Sempre foi. Desde o Ensino Fundamental, o acesso à universidade, até a conclusão do Ensino Superior. No Brasil, hoje, vemos avanços consideráveis, mas infelizmente a educação no nosso país ainda não corresponde às necessidades que tem a juventude e muito menos às necessidades que tem o Brasil. A juventude, nesse contexto todo, sofre bastante. Mas acredito que, mobilizada como está e participando das conferências em todos em níveis, podemos dar passos largos para que a juventude tenha mais direitos e participe do desenvolvimento do país. Este inclusive foi o lema da Conferência Nacional de Juventude, realizada em dezembro de 2011. Acredito que não tem como conquistar direitos se não for a partir do desenvolvimento do país.
·       O QUE AINDA FALTA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?
POR UM LADO, FOI UNIVERSALIZADO O ACESSO NOS PRIMEIROS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO. NÃO VEMOS PROBLEMAS DE VAGAS. MAS EXISTE O PROBLEMA DE ACESSO A UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, PORQUE NÃO EXISTE. SÃO RARAS AS EXCEÇÕES.
 Os institutos federais de educação e as escolas privadas desenvolvem a educação para o indivíduo de fato como deve ser, com uma estrutura adequada, com biblioteca, laboratório, levando em consideração os avanços tecnológicos, com computador, enfim, com tudo que precisamos para nos relacionarmos com o mundo e o que precisamos de fato para aprender. Até porque na escola não é só a nossa vida acadêmica que está em questão, mas é a nossa formação enquanto cidadãos. Passamos muitos anos da nossa vida dentro da escola. É onde aprendemos a respeitar o nosso próximo, a nos relacionar com o outro, enfim, onde a gente cresce e se desenvolve! A família cumpre um papel muito importante, mas a escola é fundamental.
·       ENTÃO A ESCOLA NÃO ATENDE ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS?
PENSO QUE A ESCOLA NÃO ATENDE ÀS NECESSIDADES DO PROCESSO ACADÊMICO, QUE É ENSINAR O ESTUDANTE DE VERDADE, DE ELE SAIR DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MAIS BEM PREPARADO. E TAMBÉM NÃO ATENDE ÀS OUTRAS NECESSIDADES.
Vemos a imprensa noticiando crimes cometidos nas escolas, como tráfico de drogas e a violência. O espaço da escola não deve abrigar esse tipo de coisa. Precisa ser completamente diferente. Se a educação não cumpre o papel que precisa cumprir, é óbvio que deixa espaço para que aconteçam essas outras coisas que não deveriam acontecer nas escolas. Então é necessário investimento em educação e é necessário que a educação cumpra de fato o papel, que é de dar a possibilidade para que a gente cresça, se desenvolva. O ensino básico deve ser a porta de entrada para o mundo do trabalho e, em especial, para o acesso à universidade. Não dá para as coisas continuarem desse jeito. O espaço que existe entre o ensino básico e a universidade é um abismo enorme. No Brasil, os estudantes, hoje, concluem o terceiro ano sem condições. Existem casos, inclusive, de estudantes concluírem o terceiro ano do Ensino Médio sem saber ler e escrever. Dados recentes do Ministério da Educação relatam que mais de 50% deles ficam abaixo da nota mínima, por exemplo, em Matemática. Mas a juventude está disposta a lutar, a somar forças junto ao poder público para mudar essa situação.
·       QUE IMPORTÂNCIA TÊM OS JOVENS PARA A SOCIEDADE?
NA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS, A JUVENTUDE SEMPRE FOI PROTAGONISTA DOS MOVIMENTOS QUE LUTARAM PARA CONQUISTAR ALGUMA COISA. NÃO SÓ PARA A JUVENTUDE, MAS PARA O POVO BRASILEIRO COMO UM TODO.
Alguns exemplos disso são o direito à exploração do petróleo no nosso país, o papel que cumpriu para a redemocratização do Brasil na época da ditadura militar, o voto direto, o impeachment de um presidente da República corrupto, as lutas recentes contra as privatizações do governo Fernando Henrique, a luta pelo acesso à universidade. Como fruto dessas lutas conquistamos o Prouni, o Reuni etc. Então, concretamente no Brasil, a juventude cumpre um papel fundamental e tem se mobilizado bastante através das entidades estudantis, a UNE, a UBES e todas as outras entidades dos municípios, dos estados. Nos últimos anos, cumpriram um papel muito importante, especificamente em relação a essa questão da educação.
·       E QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO?
A LUTA AINDA É FERRENHA PARA QUE A GENTE CONSIGA AS CONQUISTAS EM TODAS AS INSTÂNCIAS, MUNICÍPIOS, ESTADOS E NO BRASIL.
Temos que garantir mais investimento e, a partir daí, contribuir para melhorar todo o processo pedagógico, o currículo e o que a escola deve ser. Concretamente, a juventude tem se mobilizado, em especial pelas entidades estudantis. Mas há também jovens participando ativamente em partidos políticos. É muito importante a juventude se envolver, tomar partido sobre as questões da sociedade. A Conferência Nacional de Juventude é o ponto de encontro de todas essas lutas da juventude em todo o país. Além do resultado concreto, o que mobilizou de jovens desde as conferências municipais foi muito expressivo. No município de São Paulo, por exemplo, existe a demanda do transporte. É um assunto que se debate numa conferência e a juventude vai se reunindo através de suas organizações para concretizar essa demanda. Assim, outras necessidades são levantadas em cada recanto do país. Outro exemplo é o Estatuto da Juventude, que aponta e garante direitos e conquistas para toda a juventude brasileira. E foi um debate que surgiu a partir da organização dos jovens brasileiros.


JOVEM, ESPERANÇA E COMPROMISSO

A participação da juventude, especialmente neste século 21, se faz importante pelas novas tendências que o mundo apresenta: as grandes transformações, as questões ambientais, as dificuldades do planeta com a economia. E isso traz muitas consequências para os jovens.
 Por isso, a juventude precisa lutar, porque só ela pode transformar esse tempo novo que se apresenta;
a juventude precisa assumir o protagonismo desse século 21 e transformar a sociedade para que possamos responder às novas questões.

É uma juventude que tem sede de um país mais justo, do fim da corrupção, sede de um meio ambiente mais bem cuidado.
Ao mesmo tempo, é uma juventude que não tem voz, que não tem uma formação política, como outras gerações tiveram.
Mas é uma juventude sedenta e que busca a todo momento encontrar um espaço para poder transformar, ainda que isso seja muito difícil.
As escolhas principais da juventude devem ser com relação à vida, à defesa da vida. Eu, como jovem cristão e participante da Pastoral da Juventude, ACREDITO QUE A PROPOSTA DE JESUS É UMA PROPOSTA DE VIDA. Mas, independentemente do credo, da religião, essa proposta em defesa da vida, em defesa dos direitos humanos é a proposta central de uma juventude participante e ativa, que transforma a história.

ACHO QUE A GRANDE DIFICULDADE DE SER JOVEM HOJE É UM SISTEMA ECONÔMICO CADA VEZ MAIS OPRESSOR, QUE NÃO PRIORIZA A DEMOCRACIA. E ESSAS DIFICULDADES SÃO DIFERENTES EM CADA LUGAR. MAS A GRANDE DIFICULDADE É EXATAMENTE A DESIGUALDADE, A POBREZA, QUE NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER. A FOME, A VIOLÊNCIA E, ESPECIALMENTE HOJE, A QUESTÃO DA DROGAS, QUE TEM DESTRUÍDO MUITOS SONHOS DA JUVENTUDE POR AUSÊNCIA DO ESTADO, DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

POR OUTRO LADO, A GRANDE RIQUEZA DE SER JOVEM É A ESPERANÇA.
O JOVEM TEM ESPERANÇA, TEM COMPROMISSO, E O JOVEM QUER TRANSFORMAR A SOCIEDADE. MESMO QUE NÃO TENHAMOS MUITOS RESULTADOS, TEMOS JOVENS QUE GRITAM. E HOJE É ESPECIALMENTE NAS REDES SOCIAIS ONDE ESSA JUVENTUDE TEM MOSTRADO A CARA COM MAIS ÊNFASE. MESMO QUE OS GRANDES MEIOS SEJAM TÃO RESTRITOS A PEQUENOS GRUPOS, AS REDES SOCIAIS APARECEM COMO UM MEIO QUE O JOVEM USA PARA MOSTRAR SUA VOZ, SUA RIQUEZA, SUA DIVERSIDADE CULTURAL.
Vinícius Borges Gomes Santo Antonio do Amparo, MG vini-bg@hotmail.com

Cartaz da CF 2013 : contexto e DOWNLOAD




Cartaz da CF 2013



CAMPANHA DA FRATERNIDADE  DE 2013

TEMA : "FRATERNIDADE E JUVENTUDE"

LEMA :  "EIS-ME AQUI, ENVIA-ME" (IS 6,8).

                                                              

O CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013, QUE TEM COMO TEMA “FRATERNIDADE E JUVENTUDE”, E LEMA: “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME!” (Is 6,8).


Para o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer,
o cartaz faz um apelo ao jovem para um maior envolvimento na CF 2013 e na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

"
O CARTAZ COLOCA EM EVIDÊNCIA A JOVIALIDADE E A ALEGRIA. EXISTEM MUITOS PROBLEMAS NO MUNDO, MAS OS JOVENS OLHAM PARA FRENTE. E ELES TÊM O DIREITO DE OLHAR COM ESPERANÇA PARA O FUTURO. EU ACREDITO QUE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE SERÁ UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA QUE OS JOVENS RECEBAM UMA RESPOSTA AOS SEUS SONHOS", disse o Cardeal.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, o tema da CF 2013 reforça a opção da Igreja pela juventude.

   TENDO COMO REFERÊNCIA A CRUZ DE JESUS CRISTO, o cartaz :
  TRAZ, EM PRIMEIRO PLANO, UMA JOVEM QUE DEMONSTRA ALEGRIA EM RESPONDER AO CHAMADO QUE DEUS LHE FAZ.
A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade", afirmou o bispo.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php




Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013:
Formato: JPG
Tamanho: 0,43MB
Hino da Campanha da Fraternidade 2013:
Formato: MP3
Tamanho: 3,87MB

Letra do Hino da Campanha da Fraternidade 2013:
Formato: PDF
Tamanho: 0,41MB

Partitura do Hino da Campanha da Fraternidade 2013:
Formato: PDF
Tamanho: 0,02MB

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2013 : OBJETIVO / UMA DAS METAS PRINCIPAIS DA CF É OLHAR A REALIDADE JUVENIL, COMPREENDER A RIQUEZA DE SUAS DIVERSIDADES, POTENCIALIDADES E PROPOSTAS, COMO TAMBÉM OS DESAFIOS QUE PROVOCAM ATITUDES E AUXÍLIOS AOS JOVENS E AOS ADULTOS.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE  DE 2013


 TEMA:"FRATERNIDADE 
                                             E JUVENTUDE"

 LEMA :  "EIS-ME AQUI, ENVIA-ME" (IS 6,8).


A Campanha da Fraternidade (CF) de 2013, cujo tema é "Fraternidade e Juventude", será lançada oficialmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas; seu lema, centrado na vocação profética de Isaías, é: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8).

É importante lembrar que a CF está em sintonia com o Ano da Fé, que segue até 24 de novembro, na solenidade de Cristo Rei; e também está em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em sua 13ª edição, que abordará um lema missionário, inspirado em Mateus (28,19): "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
 O Papa Bento XVI confirmou sua presença na JMJ.

21 anos após uma CF abordar o tema da Juventude (1992), a CF, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A ACOLHIDA DO TEMA "FRATERNIDADE E JUVENTUDE" TEM COMO OBJETIVO TER MAIS UM ELEMENTO ALÉM DO ANO DA FÉ E DA JMJ PARA FORTALECER O DESEJO DE EVANGELIZAÇÃO DOS JOVENS NO BRASIL, NA AMÉRICA LATINA E NO MUNDO.

O OBJETIVO GERAL DA CF E DA JMJ é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

EMBORA A CF, QUE ACONTECE PRINCIPALMENTE DENTRO DO PERÍODO QUARESMAL, LEVE EM CONTA A JUVENTUDE, ELA TEM UM FOCO MAIS AMPLO E NÃO SE REDUZ SOMENTE AOS JOVENS. É PARA TODAS AS PESSOAS, NAS DIVERSAS IDADES, E BUSCA ATINGIR DESDE AQUELE ADULTO QUE NÃO ACREDITA NO PROTAGONISMO JUVENIL, ATÉ O PRÓPRIO JOVEM NÃO ENGAJADO NAS PASTORAIS. 

De acordo com o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, UMA DAS METAS PRINCIPAIS DA CF É OLHAR A REALIDADE JUVENIL, COMPREENDER A RIQUEZA DE SUAS DIVERSIDADES, POTENCIALIDADES E PROPOSTAS, COMO TAMBÉM OS DESAFIOS QUE PROVOCAM ATITUDES E AUXÍLIOS AOS JOVENS E AOS ADULTOS. 

Para dom Eduardo, OS JOVENS SÃO OS NOVOS AGENTES DE COMUNICAÇÃO, POIS NASCERAM NA ERA DIGITAL E DETÊM O CONHECIMENTO TÉCNICO. TEM-SE QUE RECONHECER, DISSE O BISPO, QUE O MUNDO DIGITAL ESTÁ NAS MÃOS DA JUVENTUDE.
O NOVO JEITO DE O JOVEM SER E INTERAGIR TEM SUAS RAÍZES NA COMUNICAÇÃO DE REDE. O JOVEM VIVE E RESPIRA NA CHAMADA “AMBIÊNCIA MIDIÁTICA”,
UMA TEIA DE NOVAS TECNOLOGIAS EM
 QUE SE PODE SER OUVIDO, VISTO E CONSIDERADO.


Que esta CF aproxime mais os jovens e que eles se tornem Igreja viva!

Padre Ismar Dias de Matos
Colunista do Portal Ecclesia.
Sacerdote da diocese de Guanhães e professor de filosofia e cultura religiosa na PUC Minas.

Da redação do Portal Ecclesia
http://www.portalecclesia.com/2013/01/campanha-da-fraternidade-e-missao.html