Por
que e como ensinar ética
aos filhos
Ética é uma matéria que faz parte do aprendizado de vida, no qual os pais devem ser os melhores professores. Então, como se ensina ética?
VIVEMOS
EM UMA ÉPOCA TÃO RICA EM TECNOLOGIA
E TÃO POBRE EM ÉTICA.
Estamos criando "super bebês" e "super
crianças", nascidas na era digital, precoces no seu desenvolvimento,
ávidas de novidades, ligadas a muitos estímulos ao mesmo tempo e também capazes
de muitas ações simultaneamente.
Nesse sentido, eles são muito diferentes de seus pais e de seus avós e bisavós.
Cumpre incluir esses últimos, pois a idade média de vida tende a aumentar e o
convívio, entre quatro gerações, passa a ser algo freqüente.
AS
DIFERENÇAS NA FORMA DE VIVER A VIDA A
CADA GERAÇÃO SÃO PROGRESSIVAMENTE CADA
VEZ MAIS MARCANTES.
ENTRETANTO,
PRINCÍPIOS, NORMAS E REGRAS DE CONDUTA SEMPRE FORAM E CONTINUARÃO A SER O QUE
DISTINGUE A HUMANIDADE NO SER HUMANO E CONTINUARÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA SEMPRE.
ÉTICA E MORAL
SÃO ADQUIRIDAS
Ética e moral são adquiridas e não inatas, são próprias
do homem que cria uma natureza moral sobre a sua natureza instintiva.
UMA
PESSOA SÓ É ÉTICA QUANDO SE ORIENTA POR PRINCÍPIOS E CONVICÇÕES
É função inalienável dos pais transmitirem uma
conduta ética a seus filhos.
ÉTICA É UMA MATÉRIA QUE FAZ PARTE DO
APRENDIZADO DE VIDA, NO QUAL OS PAIS DEVEM SER OS MELHORES PROFESSORES.
ENTÃO, COMO SE
ENSINA ÉTICA?
ENSINA-SE
AQUILO QUE SE TEM
E
AQUILO QUE SE É.
O
que vai ser transmitido para os filhos não é o que se origina de um discurso
verbal, MAS SIM O QUE SE É
E COMO SE AGE.
Sabe-se que a criança é um perfeito sensor para captar o
que se passa na mente dos pais.
A COLOCAÇÃO DOS LIMITES ADEQUADOS ÀS ATUAÇÕES DA CRIANÇA É
UMA DAS FORMAS IMPORTANTES PARA SE ENSINAR CONDUTA ÉTICA.
O PODER DO “NÃO” DOS PAIS
PARA OS FILHOS :
O "NÃO" É UM ORGANIZADOR FUNDAMENTAL DA VIDA PSÍQUICA E
NECESSÁRIO PARA QUE A CRIANÇA
SE DESENVOLVA.
Receber
"não" significa ter que lidar com frustração, adiar satisfação de
necessidade e entreter tensão interna. Além disso, esse mesmo "não",
serve também para que a criança aprenda, por insistir no seu intento,
alternativas inteligentes e aceitáveis para obter o que ela deseja.
APRENDE, ASSIM, A CONTROLAR IMPULSO, A REGULAR AS EMOÇÕES, A
DESENVOLVER INTELIGÊNCIA E O RESPEITO PELO OUTRO.
Como a psicologia vem demonstrando, em inúmeros artigos
publicados, limites
fazem bem e são fundamentais para que o ser humano
UMA CRIANÇA, QUE VIVE
SEM OS LIMITES ADEQUADOS, NÃO SE TRANSFORMA EM UM HOMEM ÍNTEGRO E LIVRE COMO SE
ACREDITOU, INGENUAMENTE, DÉCADAS ATRÁS. AO CONTRÁRIO, SE
TRANSFORMA EM ALGUÉM INCONSISTENTE, DESORIENTADO E DEPENDENTE.
POR QUÊ?
POR QUE A CRIANÇA QUE APENAS
RECEBE SIM, NÃO PRECISA FAZER CONFRONTOS, NÃO PRECISA EXERCITAR SUA
INTELIGÊNCIA PARA BUSCAR ALTERNATIVAS PARA CONSEGUIR O QUE QUER, NÃO PRECISA LUTAR PARA CONVENCER OS PAIS DE
QUE ELA ESTÁ CERTA.
TUDO É POSSÍVEL A PRIORI E ISSO A FAZ FRACA, MUITAS VEZES UMA TIRANA EM CASA E UMA COVARDE
FORA DE CASA, POIS NÃO TEVE CHANCE DE VERDADEIRAMENTE LUTAR PELO QUE
QUERIA E QUE FOI IMPEDIDO.
O
CONFRONTO COM OS PAIS PREPARA A CRIANÇA
PARA OS CONFRONTOS
DA
VIDA.
A CRIANÇA ENFRENTA OS
PAIS PARA CONQUISTAR AUTONOMIA.
Essa batalha precisa ser gloriosa, logo , os pais têm que
ser fortes, senão, não tem valor a luta.
Primeiro com birras (onde tem que perder para os pais)
depois com argumentações (onde pode ganhar
muitas vezes).
A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VÃO LUTANDO PARA SE AFIRMAREM, PARA
GANHAREM AUTONOMIA.
QUEM NÃO PASSA
POR ISSO, NÃO SABE O QUE QUER E FICA DEPENDENTE DA POSIÇÃO, DA COLOCAÇÃO DO
OUTRO OU PARA SE SUBMETER OU PARA FAZER O CONTRÁRIO, POR NÃO TER DESENVOLVIDO
REFERENCIAIS PRÓPRIOS.
NASCIDA LIGADA AO MUNDO
DOS INSTINTOS E IMPULSOS, A CRIANÇA PRECISA APRENDER A TRANSFORMAR IMPULSOS EM
AFETOS DISCRIMINADOS E ESSA É UMA TAREFA QUE PERDURA DURANTE TODA A INFÂNCIA E
MESMO DURANTE A ADOLESCÊNCIA.
NÃO SE TRATA DE ENSINAR AO FILHO SER
SEMPRE O "BONZINHO",
pois se corre o risco de ser o bobo, mas se trata de
ensiná-lo a assumir a responsabilidade por suas ações, desde os primeiros
tempos de vida.
TRATA-SE DE ENSINÁ-LO QUE OS
LIMITES DE SEU PRÓPRIO ESPAÇO TERMINAM AO COMEÇAR O ESPAÇO DO OUTRO.
O
MUNDO E O NOSSO PAÍS PRECISAM DE FAMÍLIAS, ONDE OS PAIS ENSINEM ÀS SUAS
"SUPER CRIANÇAS" QUE OS BENS DE CONSUMO, A LIBERDADE INDIVIDUAL E A
PRÓPRIA FELICIDADE SE CONQUISTAM COM CONDUTAS ÉTICAS E NÃO TENTANDO LEVAR
VANTAGEM EM TUDO, PARA QUE NO FUTURO NÃO ACEITEM, POR EXEMPLO, A CORRUPÇÃO COMO
UM MEIO JUSTIFICADO POR UM FIM.
Por Ceres Araújo ( Com adaptações de Marizete Cajaíba)
fonte:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/filhos_limites.htm
ATRAVÉS DESSA MENSAGEM – OS PAIS PODEM REFLETIR SOBRE O VALOR DE
UM NÃO NA HORA CERTA PARA UM FILHO – E O QUE ISSO TEM A
VER COM A ÉTICA .
PARA REFLETIR:
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
Reelaborado
por Marizete Cajaíba
Ele
tinha oito anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar com a família. A temporada de pesca só
começaria ao anoitecer , mas pai e filho saíram no fim da tarde para apreciar
as belezas do local.
Passou-se um tempo , o menino começou a brincar com o pai jogando o anzol no rio provocando ondulações coloridas na água ,
logo elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago,era
mesmo encantador . Em um momento o
caniço vergou,a linha ficou muito pesada e o menino gritava bem alto : pesquei
!!! pesquei !!! pesquei !!!
O pai
se emocionou com a alegria do seu quase rapazinho e olhava com admiração
enquanto o garoto, habilmente e com muito cuidado, erguia o peixe da água. Era
o maior que já tinha visto, sua felicidade não tinha tamanho , os dois curtiram
muito aquele momento , até que o pai passou sorrateiramente os olhos na placa
onde avisava que a pescaria só seria permitida a partir das dez horas, porém , faltavam ainda duas horas.
O
garoto e o pai entreolharam-se e olharam para o peixe, tão bonito, tão grande
...O pai, então, mostrou o relógio para
o garoto. Faltavam ainda duas horas para a abertura da temporada de pesca
. Em seguida, olhou para o peixe e
depois para o filho , e mesmo sabendo das conseqüências da decisão de que
tomara, disse com firmeza :
_ Você tem
que devolvê-lo, filho, a pesca ainda não é permitida.
_ Mas,
papai, reclamou o menino, só faltam 2 horas !
_ Vai aparecer outro, insistiu o pai, solte-o
agora.
_ sim, mas
não tão grande quanto este, choramingou a criança.
O garoto
olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista.
Voltou novamente o olhar entristecido para o pai, questionando-o e o pai se manteve irredutível e disse-lhe :
_ devolva o peixe !
O garoto
cumpriu o desejo do pai , e ,sinceramente naquele dia não entendeu por que o seu pai o fez soltar aquele peixe
mesmo sem ninguém por perto, mas sabia, que a decisão era inegociável.
Devagar,
tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água, enquanto as lágrimas
desciam pelo seu rostinho triste . O peixe então,movimentou-se rapidamente e desapareceu pelas águas
prateadas do rio. Naquele momento, o menino teve certeza que nunca mais
pescaria um peixe tão grande e bonito quanto aquele.
Isso aconteceu há muitos anos. Hoje, o
garoto , homem feito é um arquiteto bem-sucedido, ele ainda vai com o seu pai,
já um pouco idoso para pescar no mesmo
cais.
A sua intuição estava correta, já pescou
depois daquele dia centenas de peixes , mas
nunca mais conseguiu pescar um
peixe tão maravilhoso como o daquela noite da sua pescaria inesquecível.
Porém, aquela pescaria se tornou
inesquecível, mas não pelo fato de ter devolvido o peixe, mas pela lição que
aprendeu com o seu pai , pois sempre vê o “mesmo peixe”, todas as vezes que se depara
com uma “questão de ética” , lembrando-se muito bem do que o pai lhe ensinou naquela pescaria :
“AGIR CORRETAMENTE” .
Sempre que pinta uma situação
entre “agir certo ou agir errado”, mesmo
que “o peixe” seja maravilhoso, e mesmo que ninguém o esteja observando, ele não pensa duas vezes para
“devolvê-lo à água".
ESTA CONDUTA SÓ É POSSÍVEL, QUANDO
DESDE CRIANÇA “APRENDEU-SE A DEVOLVER O PEIXE À ÁGUA” E A BASE PARA ISSO VEM DOS PAIS QUE ENSINOU
O FILHO A “PESCAR NA HORA CERTA”.