segunda-feira, 18 de março de 2013

A ESCOLHA DO NOME “FRANCISCO” / Papa revela que cardeal brasileiro foi inspiração para nome Francisco






A ESCOLHA DO NOME 

“FRANCISCO” 

O novo papa, o ex-cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, se chamará simplesmente "papa Francisco" e não Francisco I, informou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

O porta-voz do Vaticano, o também jesuíta padre Lombardi, ficou muito satisfeito com a escolha do nome de Francisco por se tratar de "uma grande testemunha do Evangelho".

É a primeira vez que um papa escolhe um nome inédito desde João Paulo I em 1978 (que havia escolhido esse nome em homenagem aos seus dois antecessores, João XXIII e Paulo VI).

CONTUDO, NÃO É PRECISO

ACRESCENTAR O NÚMERO ORDINAL 

"PRIMEIRO".

Ele será eventualmente chamado de Francisco I se um de seus sucessores decidir homenageá-lo escolhendo o mesmo nome.

A  OPÇÃO PELO NOME “FRANCISCO” E A MENSAGEM DE SEU PRIMEIRO DISCURSO, TRAZEM POR TRÁS UMA CONTINUAÇÃO AO LEGADO DOS PAPAS JOÃO PAULO II E BENTO XVI, NO TRABALHO PELA PAZ, JUSTIÇA E FRATERNIDADE ENTRE OS POVOS E RELIGIÕES E NA VIVÊNCIA DO AMOR PELA UNIDADE E PELA FÉ.


Papa revela que cardeal brasileiro foi inspiração para nome Francisco


De acordo com o Papa Francisco, logo após a eleição do pontífice, Dom Claudio Hummes disse para ele: ‘Não se esqueça dos pobres’.

No sábado , dia 16 de março de 2013 , o novo Papa teve o primeiro encontro com a imprensa internacional e declarou que quer uma Igreja voltada para os pobres. O  pontífice revelou que a escolha do nome Francisco foi inspirada por um amigo brasileiro.


Foi o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes que o inspirou.

"Ao meu lado, nas eleições, estava o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal Claudio Hummes, um grande amigo. Quando a situação ficava um pouco perigosa, ele me consolava. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito.
E ele me abraçou, me beijou e disse:
‘Não se esqueça dos pobres’.
E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres.
Pensei em Francisco de Assis. Depois pensei nas guerras, enquanto a apuração prosseguia.
E Francisco é o homem da paz. E assim o nome saiu do meu coração: Francisco de Assis.
Como eu queria uma Igreja pobre, para os pobres”, explicou o Papa.

Na quarta-feira , 13 DE MARÇO de 2013-  recém-eleito, o Papa fez questão de levar Dom Claudio Hummes para a sacada da basílica.

"Nós ficamos todos muito felizes, mas também, ao mesmo tempo, muito conscientes de que nós também temos que nos renovar. Agora o próprio Papa está aí a nos iluminar nesta renovação franciscana", disse Dom Claudio Hummes.

Outros nomes foram sugeridos, prosseguiu o primeiro papa jesuíta da história. Adriano, o grande reformador. Clemente XV, para se vingar de Clemente XIV, que aboliu a Ordem dos Jesuítas por 40 anos. Esta segunda sugestão teria sido de outro brasileiro, o cardeal Raimundo Damasceno, arcebispo de Aparecida.

O Papa ressaltou a importância de valorizar a verdade, a bondade e a beleza, que chamou de tríade existencial. Abençoou os jornalistas e suas famílias. Muitos foram com os filhos. Um deles levou até o cachorro para a benção de Francisco.

O Papa revelou um segredo do conclave ao contar o abraço de Dom Claudio Hummes e a origem do nome Francisco.
 O Papa Francisco deixou uma impressão afetuosa e de abertura e transparência.

Fonte de pesquisa:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03


"OS CARDEAIS FORAM BUSCAR-ME AO FIM DO MUNDO"... MAS POR QUE O PAPA FRANCISCO DISSE ISSO?! / È DEVIDO À LOCALIZAÇÃO DA ARGENTINA. O TERRITÓRIO ARGENTINO CONSTITUI A PARTE MAIS AUSTRAL ( ao sul) DA AMÉRICA DO SUL, CHEGANDO A SER VIZINHA DA ANTÁRTIDA./ NA VERDADE É NA ARGENTINA QUE SE LOCALIZA A CIDADE DO FIM DO MUNDO : USHUAIA




"Os cardeais foram buscar-me ao fim do Mundo"....
DISSE O PAPA FRANCISCO.
Primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936.

MAS POR QUE O PAPA FRANCISCO DISSE ISSO?!

É DEVIDO À LOCALIZAÇÃO DA ARGENTINA.


O território argentino constitui a parte mais austral ( ao sul) 
da América do Sul


LOCALIZAÇÃO DA ARGENTINA:

Ficheiro:Argentina orthographic.svg
LOCALIZAÇÃO DA ARGENTINA EM VERDE ESCURO
( ADMINISTRADAS PELO REINO UNIDO ) E A ÁREA REIVINDICADA PELO PAÍS NA ANTÁRTICA EM VERDE CLARO.




NA VERDADE É NA ARGENTINA QUE SE LOCALIZA A CIDADE DO FIM DO MUNDO

USHUAIA É A CIDADE DO FIM DO MUNDO

Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo.
Seu nome provém do idioma indígena yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda), e é pronunciado em castelhano uˈswaʝa.
Ushuaia é um lugar paradisíaco no fim do mundo.
É um importante pólo turístico da Argentina que ficou conhecida como La ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo) ou La ciudad del Fin del Mundo (A cidade do Fim do Mundo).




PORQUE TERRA DO FOGO?

Os primeiros navegadores europeus que se aventuraram nessa região ficaram surpresos com as grandes chamas que avistavam desde suas embarcações e, por isso, batizaram o local como Terra do Fogo.
No entanto, essas chamas não eram produzidas pelo solo da região, mas sim pelos índios yámanas que foram os primeiros habitantes da Ilha da Terra do Fogo.









           http://www.schurmann.com.br/familiaaventura/a_diario



Fonte de pesquisa:
http://www.viveraviagem.com/2011/08/ushuaia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ushuaia