quinta-feira, 21 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2013, CELEBRADO EM 22 DE MARÇO, TAMBÉM TERÁ COMO TEMA A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA. / EM TODOS OS CENÁRIOS, LIDAR COM ÁGUA DEMANDA COLABORAÇÃO: É APENAS POR MEIO DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA QUE PODEREMOS NO FUTURO OBTER SUCESSO AO GERENCIAR NOSSAS FONTES FINITAS E FRÁGEIS DE ÁGUA





POR QUE UM ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA 2013?

A água é vital para a vida e o desenvolvimento, mas as fontes de água no planeta são limitadas.

EM TODOS OS CENÁRIOS, LIDAR COM ÁGUA DEMANDA COLABORAÇÃO: É APENAS POR MEIO DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA QUE PODEREMOS NO FUTURO OBTER SUCESSO AO GERENCIAR NOSSAS FONTES FINITAS E FRÁGEIS DE ÁGUA, QUE ESTÃO SOB CRESCENTE PRESSÃO EXERCIDA PELAS ATIVIDADES DE UMA POPULAÇÃO MUNDIAL EM CRESCIMENTO QUE JÁ ULTRAPASSA SETE BILHÕES DE PESSOAS.
A pressão sobre os recursos hídricos está aumentando com seu uso pela agricultura e pela indústria, com a poluição e a urbanização e com as mudanças ambientais e climáticas.

A cooperação pela água assume muitas formas, desde a cooperação através de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, ao intercâmbio de dados científicos, à cooperação em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas.

UMA COISA É CERTA – A HUMANIDADE NÃO PODE PROSPERAR SEM A COOPERAÇÃO NO MANEJO DA ÁGUA. 


O desenvolvimento da cooperação pela água envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica.
 É um veículo para o intercâmbio, para a construção da paz e a fundação para um desenvolvimento sustentável. 

EM DEZEMBRO DE 2010, A ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS DECLAROU 2013 O ANO INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA, em virtude da Resolução A/RES/65/154. Seguiu-se à proposta submetida por um grupo de países, iniciada pelo Tajiquistão.
FOI DECIDIDO QUE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2013, CELEBRADO EM 22 DE MARÇO, TAMBÉM TERÁ COMO TEMA A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA.

O tema é inédito, o que ressalta sua importância primordial e confere particular relevância a este 20º Dia Mundial da Água.

Sua celebração oficial será oferecida pelo Governo dos Países Baixos em Haia.

UNESCO coordena Dia Internacional da Cooperação pela Água 2013
bnn_agua

As agências membros do Grupo ONU-Água nomearam a UNESCO para comandar os preparativos tanto para o Ano Internacional 2013 quanto para o Dia Internacional da Água em cooperação com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e com o apoio do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA), do Programa da Década da Água ONU-Água sobre Desenvolvimento de Capacidades (UNW-DPC) e do Programa da Década da Água ONU-Água sobre Advocacia e Comunicação (UNW-DPAC). 

A opção pela UNESCO foi baseada em seu mandato multidimensional, que cobre as ciências sociais e naturais, a cultura, a educação e a comunicação, e em seus programas significativos e de longa duração que contribuem para o manejo dos recursos de água doce do mundo, como o Programa Hidrológico Internacional.
 Dada a natureza intrínseca da água como elemento transversal e universal, o Ano Internacional da Cooperação pela Água irá naturalmente englobar e tocar todas as especialidades da UNESCO 

OBJETIVOS E MENSAGENS PRINCIPAIS DO ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA 

O Ano Internacional da Cooperação pela Água encoraja partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol da Cooperação pela Água.

A campanha irá gerar um movimento para além do ano em si; haverá por todo o mundo esforços de conscientização quanto ao potencial e aos desafios da cooperação pela água que facilitarão o diálogo entre atores e promoverão soluções inovadoras para a manutenção da cooperação pela água. 

A CAMPANHA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA 2013 TERÁ COMO FOCO CINCO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
1.    Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
2.    Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
3.    Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água; 
4.    Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013; 
5.    Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

AS MENSAGENS PRINCIPAIS DA CAMPANHA SÃO:
- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA É CRUCIAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA, A IGUALDADE SOCIAL E A IGUALDADE DE GÊNERO
O acesso à água potável
é a fundação para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 A governança inclusiva e participativa da água e a cooperação entre diferentes grupos podem ajudar a superar a desigualdade no acesso à água e assim contribuir para a erradicação da pobreza e para a melhoria das condições de vida e chances de educação principalmente de mulheres e crianças. 

- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA GERA BENEFÍCIOS ECONÔMICOS 
 Todas as atividades econômicas dependem da água.
A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida. 
- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA É CRUCIAL PARA PRESERVAR OS RECURSOS HÍDRICOS E PROTEGER O MEIO AMBIENTE  
- A cooperação pela água fomenta o compartilhamento de conhecimentos sobre os aspectos científicos da água incluindo troca de informação e de dados, estratégias de manejo e melhores práticas e conhecimentos sobre o papel da água na preservação de ecossistemas, fundamental para o desenvolvimento sustentável. 

- A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA CONSTRÓI PAZ 
O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz.
 A cooperação por uma questão tão prática e vital quanto o manejo da água pode ajudar a superar tensões culturais, políticas e sociais, e pode criar confiança entre diferentes grupos, comunidades, regiões ou estados. 

“SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AÇÕES COLETIVAS.FAÇA SUA PARTE!




[economize+água.PNG]








Contato da Campanha Cooperação pela Água 2013:

Ms Blanca Jiménez Cisneros
Division of Water Sciences
UNESCO
1, rue Miollis
75732 Paris cedex 15
France
E-mail: iywc2013@unesco.org

Web: 
www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/
www.watercooperation2013.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário