quinta-feira, 1 de novembro de 2012

OS DEDOS DAS MÃOS NÃO SÃO IGUAIS - Cada filho tem um tem o seu jeito de ser : NÃO PODEMOS EXIGIR OU FORÇAR PARA QUE UM FILHO TENHA AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO OUTRO OU QUE SEJAM PESSOAS PARECIDAS CONOSCO OU TENHAM NOSSAS QUALIDADES. RESPEITE SUAS DIFERENÇAS





OS DEDOS DAS MÃOS
NÃO SÃO IGUAIS ...
PAIS : CADA FILHO  TEM  UM TEM O  SEU JEITO DE SER.
RESPEITE SUAS DIFERENÇAS


SABE DE UMA COISA?
TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS E CADA UM TEM UMA OU MAIS QUALIDADES PRÓPRIAS DADAS POR DEUS.
NÃO PODEMOS EXIGIR OU FORÇAR PARA QUE UM FILHO TENHA AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO OUTRO OU QUE SEJAM  PESSOAS PARECIDAS CONOSCO OU TENHAM NOSSAS QUALIDADES.
SE ASSIM AGIRMOS, ACABAREMOS FAZENDO COM QUE ELES SOFRAM. 

ATENÇÃO PAIS :
 Cada filho  tem  um tem o seu jeito de ser. Talvez aquele que está sendo  “ especial” 
( melhor) não seja de fato o que precisa de mimos e de atenção maior . Enquanto uma filha é desprezada por não conseguir ir bem na Matemática –  mas ela é sensível, companheira, canta muito bem , toca muito bem... cada um tem suas habilidades e limitações – respeite-as.CREIO QUE É ASSIM QUE JESUS AGIA: TRATAVA TODOS IGUALMENTE. FAÇA ISSO NO SEU LAR E VERÁ COMO ELE FICARÁ ILUMINADO, RADIANTE DE FELICIDADE POR TODOS.
Ninguém é igual a ninguém . Somos “INDIVÍDUOS”, únicos
Eu sou eu, sou único, sou indivíduo, sou diferente de todos.
 O outro é diferente de mim, ele também é único, é diferente de todos. 
Tenho qualidades e defeitos, o outro também tem.
Eu sou gente, ele também. Sou amado por Deus, ele também.
Deus me criou para ser feliz. Ele criou todas as pessoas para serem felizes


HISTORINHA PARA REFLETIR :


Conta a lenda que vários bichos decidiram fundar uma escola.
Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
O pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo.
O esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental.
E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito. Incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro.
Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele.Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
“Voa, Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft… coitadinho! Quebrou as pernas. Ele não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
 PENSE NISSO

O PATINHO FEIO - Será que você está tratando alguém como esse patinho da historinha?!





 VOCÊ SE LEMBRA DESSA HISTORINHA?
Ela tem muito a nos dizer em relação ao tratamento das diferentes pessoas com as quais convivemos. Será que você está tratando alguém como esse patinho da historinha?!


O PATINHO FEIO
Em uma granja uma pata teve quatro patinhos muito lindos. Porém, quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:
- Que pato tão grande e tão feio!
No dia seguinte, de manhãzinha, dona Pata levou a ninhada para perto do riacho.
Mas os patos maiores estavam achando aquele patinho marrom, muito feio. Não parece pato não! - Dizia uma galinha carijó. O galo então, estava muito admirado do tal patinho.
- Tomem cuidado com o gatão preto. Não se afastem muito de mim, dizia a Mãe Pata.
Chegaram à lagoa e logo dona pata e os pequenos entraram na água.
Mamãe estava orgulhosa. Mas o patinho feio era desajeitado, como ele só. Não conseguia nadar. Afundava a todo momento.
Teve que sair para fora da água. E foi só gozação dos demais. Dona pata ainda ensinou-os a procurar minhocas e a dividi-las com os irmãos.
Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:
- Vá embora porque é por tua causa que todos estão olhando para nós! Não sei porque o gatão preto, não leva você para sempre?
- O pobre patinho ficava sempre isolado dos demais. Os patos mais velhos, judiavam do pobrezinho dando-lhe bicadas.
Todos os seus irmãos eram amarelinhos e pequeninos, e ele era feio, marrom, grandão e desengonçado. De tão rejeitado por ser diferente, resolveu fugir.
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem.
- De repente, ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em vôo. O cão dos caçadores perseguia-os furioso.
Conseguiu escapar do cão mas não tinha para onde ir. Porém, não deixava de caminhar.
Foi andando... foi andando... sem destino, com o coração cheio de dor e lágrimas nos olhos.
Chegou a um riacho onde estavam patos selvagens. Cumprimentou-os como aprendera com sua Mãe. Mas eles logo foram dizendo:

_Não queremos intrusos aqui. Vá andando e não se faça de engraçado, pato feio.
Pobre patinho, só queria um lugar no mundo para descansar, comer algumas minhocas e nada mais.
Finalmente, o inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.
- Onde irá o Patinho Feio com este frio? - Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que uma velhinha com um cãozinho o encontrou.
- Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho! E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: "Desde que este patucho  está aqui, ninguém me liga".
Com o tempo a velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e além disso comia muito, porque estava a ficar muito grande.
O gato então aproveitou a ocasião.
-Vá embora! Não serves para nada!
E o patinho foi embora. Chegou a um lago em que passeavam quatro belos cisnes que olhavam para ele.
O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas quando, ao ver-se refletido na água, viu, nada mais nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio, tão grande e tão belo, como os que vinham ao seu encontro.
Os companheiros o acolheram e acariciavam-no com o bico. O seu coraçãozinho não cabia mais dentro do peito.  Nunca imaginara tanta felicidade.
Os cisnes começaram a voar e o Patinho Feio foi atrás deles.
Quando passou por cima da sua antiga granja, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:
- Que cisnes tão lindos!

Assim termina a nossa história. O patinho feio sofreu muito até que um belo dia cresceu e descobriu a verdade sobre si próprio: ele não era um pato feio e diferente dos outros, era na verdade um lindo cisne. Desde então, todos passaram a admirá-lo e a se curvar diante de sua beleza.
PARA REFLETIR:
O outro é alguém igualzinho a você, com as qualidades que tem  (repare mais nelas) e com os defeitos também (menores talvez do que os seus).
     Portanto, em qualquer ambiente, em qualquer situação , trate o outro o melhor que puder.Faça por ele, tudo aquilo que gostaria que fizessem por você.

PAIS QUE TRATAM OS FILHOS DE FORMA DIFERENTE E FAZEM COMPARAÇÕES ENTRE ELES.





      NEM TODOS OS DEDOS
          DAS MÃOS SÃO IGUAIS ...



PAIS QUE TRATAM OS FILHOS DE FORMA DIFERENTE E FAZEM COMPARAÇÕES ENTRE ELES.   Reelaborado por Marizete Cajaíba
     A diferença de tratamento entre os filhos pode passar despercebida pelos pais e causar graves atritos no ambiente familiar.
     Em uma família as pessoas sempre imaginam que os filhos são ou deveriam ser tratados da mesma forma pelos pais, independente de sexo ou idade.
     Os filhos nunca são iguais, suas personalidades, suas preferências ou mesmo as suas próprias maneiras de gostar de alguém, também nunca são iguais e com os pais é a mesma coisa.
     É impossível amar por igual pessoas diferentes, embora tudo isto possa ocasionar um mal-estar na família.
     Os pais, muitas vezes, têm uma identificação melhor com um dos filhos e o trata de forma diferenciada. Muitos deles não fazem isso conscientemente e quando se dão conta disso, por intermédio dos outros filhos, parentes próximos, amigos ou mesmo por um terapeuta, ficam chateados com esta situação incômoda.
O QUE ESSA DIFERENÇA PODE OCASIONAR?
     Existe um perigo muito sério se o irmão menos preferido percebe isto: o filho se rebeldia, sente-se desvalorizado, desprezado e aí surge um círculo vicioso _ os pais brigam ou depreciam o filho comparando-o com outro filho que é bem sucedido na escola ou pelo bom  comportamento ou notas  na escola – e ainda pode estar comparando o filho com  um ou outro primo , com filhos de amigos ou até mesmo colegas de escola  _ em contrapartida o filho se sente rejeitado, humilhado, se sente impotente, pois muitas vezes, não entende por que é diferente  ... e surge a rebeldia a tristeza, a depressão , a fuga para o quarto, o isolamento , vício em  games, internet, busca intensa de amizades ou até mesmo drogas.  Dessa forma, o filho  pode estar chamando a atenção dos pais como que dizendo: “Ei, sou seu filho, amo vocês , mas quero me amem como eu sou, pois não sei ser diferente ... não sei ser do jeito que gostariam que eu fosse ... infelizmente.
       A diferenciação no tratamento, discriminação, depreciação  junto ao outro irmão, ou primo, ou amigo e ainda colegas de escola ou filhos de amigos  pode sim, ser um fator para criar maiores barreiras no relacionamento com os pais e com a capacidade ou auto-suficiência da criança ou adolescente. Se o filho é depreciado o tempo todo, realmente ele vai se julgando incapaz em tudo  e passa a corresponder com a má expectativa dos pais.
O QUE FAZER PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA?
     Embora todos saibam que as diferenças existem, é preciso saber trabalhar com a situação..
     Segundo especialistas em comportamento, a diferenciação no tratamento e a comparação entre os filhos, de mesmo sexo ou não,amigos dos filhos, primos, etc, faz parte da natureza humana e deve ser vista pelos pais com cuidado,  carinho e muita sabedoria, para não causar transtornos. Basta apenas que a diferenciação seja discreta, sutil, ou seja - melhor não ser percebida pela criança ou adolescente> Primeira regra, clara e simples : AMAR A TODOS COMO JESUS AMOU - JESUS TRATAVA A TODOS COM IGUALDADE.
      Amar de forma diferente, não significa tratar de forma diferente, humilhar, desprezar ....  Eu sou diferente da minha irmã, gostava mais de estudar, fiz curso superior numa faculdade  - ela não – mas ela é formada , GRADUADA E PÓS-GRADUADA em ser uma “dona de casa  , mãe e esposa maravilhosa” : faz bolos , pratos como ninguém e fica feliz com isso _  quando a admiramos por suas quitandas dá logo um grande sorriso .   Em “matéria de sorriso” ela é uma especialista – não há uma pessoa que fique perto dela que não sorria  a vontade ... o fato de que eu tenha feito faculdade e ela não,  é um diferencial entre as duas – mas não a torna pior e nem eu  melhor que ela – ela é simplesmente querida como ela é – e saibam vocês  que,  muitas vezes vou buscar socorro em sua casa  ....  Sinto falta de ouvir suas gracinhas e comer suas gostosuras .... 

HISTORINHA PARA REFLETIR :

Conta a lenda que vários bichos decidiram fundar uma escola.
Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
O pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo.
O esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental.
E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito. Incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro.
Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele.Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
“Voa, Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft… coitadinho! Quebrou as pernas. Ele não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS E CADA UM TEM UMA OU MAIS QUALIDADES PRÓPRIAS DADAS POR DEUS.
OS PAIS NÃO  PODEM EXIGIR OU FORÇAR PARA QUE UM FILHO TENHA AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO OUTRO OU QUE SEJA  PARECIDO  COM FILHOS DE AMIGOS , OU COM PRIMOS,  OU QUE TENHAM AS MESMAS QUALIDADES QUE TEM.
SE AGIREM  ASSIM , ACABARÃO FAZENDO COM QUE  OS FILHOS SOFRAM, SE AFASTEM DOS PAIS E CRIEM TRAUMAS DE INFERIORIDADE.

ATENÇÃO PAIS :
 Cada filho  tem  um tem o seu jeito de ser. Talvez aquele que está sendo  “ especial” 
( melhor) não seja de fato o que precisa de mimos e de atenção maior . Enquanto uma filha é desprezada por não conseguir ir bem na Matemática –  mas ela é sensível, companheira, canta muito bem , toca muito bem... cada um tem suas habilidades e limitações – respeite-as. CREIO QUE É ASSIM QUE JESUS AGIA: TRATAVA TODOS IGUALMENTE. FAÇA ISSO NO SEU LAR E VERÁ COMO ELE FICARÁ ILUMINADO, RADIANTE DE FELICIDADE POR TODOS.
Ninguém é igual a ninguém . Somos “INDIVÍDUOS”, únicos
Eu sou eu, sou único, sou indivíduo, sou diferente de todos.
 O outro é diferente de mim, ele também é único, é diferente de todos. 
Tenho qualidades e defeitos, o outro também tem.
Eu sou gente, ele também. Sou amado por Deus, ele também.


Deus me criou para ser feliz. Ele criou todas as pessoas para serem felizes