terça-feira, 16 de outubro de 2012

AS BOAS MANEIRAS PARA CRIANÇAS - BOAS MANEIRAS SÃO REGRAS BÁSICAS DE COMO VIVER EM SOCIEDADE. Importância do exemplo nas boas maneiras / Crianças aprendem o que vivem


          AS BOAS MANEIRAS PARA CRIANÇAS





Crianças aprendem o que vivem


"Ninguém nos reprovará por não sabermos alguma ciência ou arte, mas muitos nos reprovarão por não praticarmos as boas maneiras, que constituem um grande valor pessoal e tem muitas implicações sociais.
As boas maneiras tornam as pessoas agradáveis e melhoram
a convivência social."




BOAS MANEIRAS SÃO REGRAS BÁSICAS DE
COMO VIVER EM SOCIEDADE.
 Boas maneiras também chamado de bons modos resume-se, basicamente, a viver de forma educada e cordial na família, na escola, na sala de aula, em locais públicos, à mesa, 
ao telefone, etc.
NO FUNDO, SÃO BOAS MANEIRAS EM SOCIEDADE, REGRAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL.
O que são boas maneiras?
Boas maneiras, bons modos ou etiqueta é um sistema de regras que, de uma forma muito simples, define o que a criança deve ou não fazer. Situações simples como cumprimentar as pessoas, não interromper uma conversa, atender corretamente o telefone são algumas das regras que cada criança 
precisa aprender.
Necessidade das boas maneiras
As crianças sentem-se mais seguras e confortáveis quando conhecem e aplicam as regras e quando estas são claras. Ausência de regras ou limites comportamentais promove a insegurança e a sensação de estarem perdidos.
É importante que as boas maneiras e o bom comportamento sejam cultivadas desde muito cedo, no contexto familiar.
 Ensinar regras às crianças não é o mesmo que oprimir ou anular os seu temperamento, pelo contrário, é prepará-las para que convivam de forma saudável e adequada com todos os que fazem parte do seu dia-a-dia.

Importância do exemplo nas boas maneiras
As crianças aprendem o que vivem, aprendem muitas vezes mais pelo exemplo do que pelas palavras. Mais facilmente a criança dirá as palavras mágicas, como obrigado ou por favor, se as ouvir de forma constante da boca dos seus pais.  O exemplo dos pais e de outras pessoas importantes na vida da criança é básico no desenvolvimento integral da mesma.

Crianças aprendem o que vivem

o efeito do comportamento adulto na criança:
Se uma criança vive sendo criticada, aprende a condenar.
Se uma criança vive hostilizada, aprende a brigar.
Se uma criança vive sendo ridicularizada, aprende a ser tímida.
Se uma criança vive sendo envergonhada, aprende a sentir culpa.
Se uma criança vive com tolerância, aprende a ser paciente.
Se uma criança vive sendo encorajada, aprende a ser confiante.
Se uma criança vive sendo elogiada, aprende a apreciar.
Se uma criança vive com integridade, aprende a ser justa.
Se uma criança vive com segurança, aprende a ter fé.
Se uma criança vive com aprovação, aprende a gostar de si mesma.
Se uma criança vive com aceitação e amizade, aprende a encontrar amor no mundo.

PAIS, ASSISTA A ESSE VÍDEO. E DEPOIS DISSO  ... REPENSE SUAS ATITUDES DIANTE DOS SEUS FILHOS.

FONTE: 

MAIS GENTE , MENOS MÁQUINAS -I NTERNET, IPOD, IPED, TV, GAMES, CELULARES : SEQUESTRARAM O TEMPO DE CONVÍVIO FAMILIAR / É isso mesmo que acontece, se deixarmos, vamos perdendo os laços familiares, o calor humano, a graça de um simples bate-papo , fazer coisas comuns: como andar de bicicleta, ir para a cozinha fazer um lanche, comentar sobre determinada música ou simplesmente não fazer nada , “mas juntos”. A tecnologia tem roubado um bom tempo do convivo familiar: Perceba o que faz a sua família para passar o tempo : um pendurado no celular, outro na internet, outro na TV, outro se acabando em games ...

MAIS GENTE , MENOS MÁQUINAS

INTERNET, IPOD, IPED, TV, GAMES,  CELULARES :
SEQUESTRARAM O TEMPO DE CONVÍVIO FAMILIAR
Nossos filhos estão crescendo num mundo virtual. Através da rede de computadores, eles estudam, pesquisam, se comunicam, fazem compras, estabelecem vínculos e muito mais. Estão tão acostumadas com a internet para as mais simples tarefas do seu dia a dia ; por menor que seja uma falha de conexão, já se sentem irritados, perdidos , sentem um vazio, não sabem o que fazer ...mesmo com outras pessoas dentro da casa.
 É isso mesmo que acontece, se deixarmos, vamos perdendo os laços familiares, o calor humano, a graça de um simples bate-papo , fazer coisas comuns: como andar de bicicleta, ir para a cozinha fazer um lanche, comentar sobre determinada música ou simplesmente não fazer nada , “mas juntos”.
A tecnologia tem roubado um bom tempo do convivo familiar:
Perceba o que faz a sua família para passar  o tempo : um pendurado no celular, outro na internet, outro na TV, outro se acabando em games ... Sua filha passa a tarde toda com os amigos virtuais, mas não se relaciona bem com o irmão?! Você passa horas no face, acompanhando o twitter com as novidades, mas nem conversa direito com o marido?! Seu marido fica horas na internet, mas não tem tempo para acompanhar a  tarefa  do filho?!

 ALERTA : Sem estes eletrônicos fica um vazio? Não se sabe o que fazer?! Está na hora de mudar isso... Precisamos buscar alternativas para ocupar aquele tempo que foi sequestrado pelos eletrônicos.

Uma opção é redescobrir a simplicidade de costumes interessantes , que eram sinônimo de interatividade no tempo em que éramos crianças.
 Por exemplo : você pode  passar o tempo  com os filhos sentados na varanda ou na sala , apenas ficar perto da criança e interagir enquanto ela brinca  , ler para a criança fazendo as vozes dos personagens, colocá-la para ler também, fazer uma sessão de cinema em casa, com os amigos do filho , com direito a pipoca e guaraná, chutar bola, brincar de boneca, ouvir música, dançar engraçado, jogar Adedonha ( lembra-se?), dominó, xadrez, dama ...  passear na pracinha do bairro ou fazer uma caminhada...


São atitudes simples que favorecem oportunidades de estreitar os laços  . Precisamos diminuir os novos hábitos, gerados por uma  dependência adquirida na era da informática.

 Geração de Filhos únicos