O PODER DO “NÃO” DOS
PAIS PARA OS FILHOS
ATRAVÉS DESSA MENSAGEM –
OS PAIS PODEM REFLETIR SOBRE O VALOR DE UM NÃO NA HORA CERTA PARA UM FILHO – E
O QUE ISSO TEM A VER COM A ÉTICA .
Ética é uma matéria que faz parte do
aprendizado de vida, no qual os pais devem ser os melhores professores. Então, como
se ensina ética?
UMA
PESCARIA INESQUECÍVEL
Reelaborado
por Marizete Cajaíba
Ele tinha oito anos e, a cada oportunidade
que surgia, ia pescar com a família. A
temporada de pesca só começaria ao anoitecer , mas pai e filho saíram no fim da
tarde para apreciar as belezas do local.
Passou-se um tempo , o menino começou a
brincar com o pai jogando o anzol no
rio provocando ondulações coloridas na
água , logo elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o
lago,era mesmo encantador . Em um momento
o caniço vergou,a linha ficou muito pesada e o menino gritava bem alto :
pesquei !!! pesquei !!! pesquei !!!
O pai se emocionou com a alegria do seu
quase rapazinho e olhava com admiração enquanto o garoto, habilmente e com
muito cuidado, erguia o peixe da água. Era o maior que já tinha visto, sua
felicidade não tinha tamanho , os dois curtiram muito aquele momento , até que
o pai passou sorrateiramente os olhos na placa onde avisava que a pescaria só
seria permitida a partir das dez horas,
porém , faltavam ainda duas
horas.
O garoto e o pai entreolharam-se e
olharam para o peixe, tão bonito, tão grande ...O pai, então, mostrou o relógio para o garoto. Faltavam ainda duas
horas para a abertura da temporada de pesca .
Em seguida, olhou para o peixe e depois para o filho , e mesmo sabendo
das conseqüências da decisão de que tomara, disse com firmeza :
_ Você tem que devolvê-lo, filho, a pesca ainda
não é permitida.
_ Mas, papai, reclamou o menino, só faltam 2
horas !
_ Vai aparecer outro,
insistiu o pai, solte-o agora.
_ sim, mas não tão grande quanto este,
choramingou a criança.
O garoto olhou à volta do lago. Não havia
outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar entristecido
para o pai, questionando-o e o pai se
manteve irredutível e disse-lhe :
_ devolva o peixe !
O garoto cumpriu o desejo do pai , e
,sinceramente naquele dia não entendeu
por que o seu pai o fez soltar aquele peixe mesmo sem ninguém por perto,
mas sabia, que a decisão era inegociável.
Devagar, tirou o anzol da boca do enorme
peixe e o devolveu à água, enquanto as lágrimas desciam pelo seu rostinho
triste . O peixe então,movimentou-se
rapidamente e desapareceu pelas águas prateadas do rio. Naquele momento,
o menino teve certeza que nunca mais pescaria um peixe tão grande e bonito
quanto aquele.
Isso aconteceu há muitos anos. Hoje, o
garoto , homem feito é um arquiteto bem-sucedido, ele ainda vai com o seu pai,
já um pouco idoso para pescar no mesmo
cais.
A sua
intuição estava correta, já pescou depois daquele dia centenas de peixes ,
mas nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso
como o daquela noite da sua pescaria inesquecível.
Porém,
aquela pescaria se tornou inesquecível, mas não pelo fato de ter devolvido o
peixe, mas pela lição que aprendeu com o seu pai e assim sempre vê o mesmo
peixe, todas as vezes que depara com uma questão de ética e lembra-se muito
bem do que o pai lhe ensinou naquela
pescaria : “agir corretamente” sempre que pintar uma situação entre agir
certo ou errado, não se esquecendo de que mesmo que “o peixe” seja maravilhoso,e
mesmo que ninguém o esteja observando,
não pense duas vezes para “devolvê-lo
à água”.
Esta conduta só é
possível, quando desde criança, “aprendeu-se a devolver o peixe à água” e a
base para isso vem dos pais que
ensinou o filho a “pescar na hora certa”
Por
que e como ensinar ética aos filhos
Por Ceres Araújo
As diferenças na forma de viver a vida
são progressivamente cada vez mais marcantes.
Entretanto, princípios, normas e
regras de conduta sempre foram e continuarão a ser o que distingue a humanidade
no ser humano e continuarão imprescindíveis para sempre.
ÉTICA E MORAL SÃO ADQUIRIDAS
Ética e moral são adquiridas e não
inatas, são próprias do homem que cria uma natureza moral sobre a sua natureza
instintiva.
UMA
PESSOA SÓ É ÉTICA QUANDO SE ORIENTA POR PRINCÍPIOS E CONVICÇÕES.
É função inalienável dos pais transmitirem uma conduta ética a seus
filhos.
ÉTICA É UMA MATÉRIA QUE FAZ PARTE DO
APRENDIZADO DE VIDA, NO QUAL OS PAIS DEVEM SER OS MELHORES PROFESSORES.
ENTÃO, COMO SE
ENSINA ÉTICA?
Ensina-se
aquilo que se tem e aquilo
que se é.
O
que vai ser transmitido para os filhos não é o que se origina de um discurso
verbal, mas sim o que se é e como se age. Sabe-se que a criança é um perfeito sensor para captar
o que se passa na mente dos pais.
A colocação dos limites adequados às atuações da criança é uma das
formas importantes para se ensinar conduta ética.
O PODER DO “NÃO” DOS PAIS PARA OS FILHOS :
O "não" é um organizador fundamental da vida psíquica e
necessário para que a criança se desenvolva.
Receber "não" significa ter que
lidar com frustração, adiar satisfação de necessidade e entreter tensão
interna. Além disso, esse mesmo "não", serve também para que a
criança aprenda, por insistir no seu intento, alternativas inteligentes e
aceitáveis para obter o que ela deseja.
Aprende, assim, a controlar impulso, a regular as emoções, a
desenvolver inteligência e o respeito pelo outro.
Como a psicologia vem demonstrando, em
inúmeros artigos publicados, limites fazem bem e são fundamentais para que o
ser humano cresça forte e feliz.
UMA CRIANÇA, QUE VIVE SEM OS
LIMITES ADEQUADOS, NÃO SE TRANSFORMA EM UM HOMEM ÍNTEGRO E LIVRE COMO SE
ACREDITOU, INGENUAMENTE, DÉCADAS ATRÁS. AO CONTRÁRIO, SE TRANSFORMA EM ALGUÉM
INCONSISTENTE, DESORIENTADO E DEPENDENTE.
POR QUÊ?
Por que a criança que apenas recebe sim, não precisa fazer confrontos, não
precisa exercitar sua inteligência para buscar alternativas para conseguir o
que quer, não precisa lutar para
convencer os pais de que ela está certa.
Tudo é possível a priori e isso a faz fraca, muitas vezes uma
tirana em casa e uma covarde fora de casa, pois não teve chance de
verdadeiramente lutar pelo que queria e que foi impedido.
O
CONFRONTO COM OS PAIS PREPARA A CRIANÇA PARA OS CONFRONTOS
DA VIDA.
A criança enfrenta os pais para conquistar
autonomia.
Essa batalha precisa ser gloriosa,
logo os pais têm que ser fortes, senão não tem valor a luta.
Primeiro com birras (onde tem que
perder para os pais) depois com argumentações (onde pode ganhar muitas vezes).
A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VÃO LUTANDO PARA SE AFIRMAREM, PARA
GANHAREM AUTONOMIA.
Quem não passa por isso, não sabe o
que quer e fica dependente da posição, da colocação do outro ou para se
submeter ou para fazer o contrário, por não ter desenvolvido referenciais
próprios.
Nascida ligada ao mundo dos instintos
e impulsos, a criança precisa aprender a transformar impulsos em afetos
discriminados e essa é uma tarefa que perdura durante toda a infância e mesmo
durante a adolescência.
NÃO SE TRATA DE ENSINAR AO
FILHO SER SEMPRE O "BONZINHO",
pois se corre o risco de ser o bobo, mas se trata de ensiná-lo a assumir a
responsabilidade por suas ações, desde os primeiros tempos de vida.
TRATA-SE DE ENSINÁ-LO QUE OS LIMITES DE SEU PRÓPRIO ESPAÇO TERMINAM
AO COMEÇAR O ESPAÇO DO OUTRO.
O
MUNDO E O NOSSO PAÍS PRECISAM DE FAMÍLIAS, ONDE OS PAIS ENSINEM ÀS SUAS
"SUPER CRIANÇAS" QUE OS BENS DE CONSUMO, A LIBERDADE INDIVIDUAL E A
PRÓPRIA FELICIDADE SE CONQUISTAM COM CONDUTAS ÉTICAS E NÃO TENTANDO LEVAR
VANTAGEM EM TUDO, PARA QUE NO FUTURO NÃO ACEITEM, POR EXEMPLO, A CORRUPÇÃO COMO
UM MEIO JUSTIFICADO POR UM FIM.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/filhos_limites.htm