segunda-feira, 25 de março de 2013

TRADIÇÃO DO DIA DA MENTIRA : O dia da mentira, ou 1º de abril, é uma antiga comemoração e tem uma história curiosa. Em qual outro dia podemos pregar peças e enganar nossos queridos amigos e conhecidos? / MAS COMO ISSO COMEÇOU? / NO BRASIL É UMA TRADIÇÃO / DICAS DE PEGADINHAS PARA SE DIVERTIR / A ADVERTÊNCIA É : nunca pregue mentira que envolvam, saúde, mortes, acidentes, reputação de pessoas , etc ... aí fica descaracterizado o caráter lúdico da data.




TRADIÇÃO DO DIA DA MENTIRA
Todo dia 1º de abril é a mesma coisa, caímos em "pegadinhas" de amigos, colegas e parentes .
Principalmente, na era virtual, fica muito mais fácil, 
divulgar as "mentirinhas" do 1º de abril. 

É tradição do Dia da Mentira contar histórias que não tenham um fundo de verdade para as pessoas e pregar peças nos menos desavisados.
O primeiro de abril sobressai como a única data para comemorar a mentira.
O dia da mentira, ou 1º de abril, é uma antiga comemoração e tem uma história curiosa.
Em qual outro dia podemos pregar peças e enganar nossos queridos amigos e conhecidos?


MAS COMO ISSO COMEÇOU?

Dentre tantas explicações, a mais conhecida é a de que o Dia da Mentira surgiu na França, no século XVI, quando o Ano-Novo era comemorado no dia 25 de março e as festas duravam uma semana, só terminando no dia 1º de abril.

Em 1582, o papa Gregório XVIII mudou o calendário e determinou que o feriado de Ano Novo seria em 1º de janeiro.
O Rei Carlos IX da França , adotou oficialmente o calendário gregoriano, que passava o dia de Ano Novo para 1º de janeiro.
Muitos franceses resistiram à nova tradição e ainda comemoravam a data conforme o calendário antigo. Gozadores da época então passaram a ridicularizar estas pessoas, consideradas “bobas” por seguirem ainda o calendário antigo, alguns amigos que já aceitavam o novo calendário , pregavam peças enviando presentes esquisitos e convites para festas de comemoração da passagem para o  novo ano que não existiam.
Atualmente, na França, as pessoas que "caem" no primeiro de abril são chamadas de 'Poisson d'Avril', literalmente significando "peixe de abril".
Esse apelido surgiu pois,  no mês de abril os cardumes de peixes são mais frequentes na costa francesa, sendo muito fácil de serem pescados.
 Por isso, as pessoas que são “fáceis de pegar” ou “ caem nas pegadinhas”  ganham este apelido.
Uma gozação comum é a de pregar um peixe de papel nas costas da pessoa.


COMO VEIO PARA O BRASIL?

Em 1º de abril de 1848, foi lançado em Pernambuco um periódico chamado "A Mentira", que noticiava o falecimento de Dom Pedro já em sua primeira edição. O artigo foi desmentido no dia seguinte.

O jornal teve sua última publicação no dia 14 de setembro de 1849, na qual convocou todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente
.

NO BRASIL É UMA TRADIÇÃO:

Sendo nosso povo alegre e festeiro, gostam de boa piada, a data é intensamente comemorada entre familiares, amigos, colegas de trabalho, nas escolas, etc , com troca de mentiras, principalmente via e-mail, facebook , twitter, torpedos,SMS,  e é claro, pessoalmente, sempre com o objetivo lúdico.


A ADVERTÊNCIA É : nunca pregue mentira que envolvam, saúde, mortes, acidentes, reputação de pessoas , etc ... aí fica descaracterizado o caráter lúdico da data.

É UMA TRADIÇÃO MUNDIAL?
Alguns países do mundo  adotaram o 1º de abril como o Dia da Mentira. Mas não são todos,há países que desconhecem essa “tradição” principalmente os países da Asía e África.
Na Itália e na França, as pessoas que caem nas peças pregadas nesta data são chamadas de Peixes de Abril, ou Pesce d'Aprile e Poisson d'Avril, respectivamente.
Em países de língua inglesa, como Inglaterra e Estados Unidos, o Dia da Mentira costuma ser chamado de April Fool's Day (Dia dos Tolos de Abril).


SUPERSTIÇÕES
 Muitos são aqueles que acreditam nas superstições sobre o Dia da Mentira ,dizem, por exemplo:
- Que as mentiras só devem ser contadas até a meia-noite do dia 1º de abril. Caso contrário, o "mentiroso" terá má sorte por um bom tempo.
- Alguém que não aceita as brincadeiras nesta data ou as leva a sério também deve sofrer com o azar.

- Algumas pessoas acreditam que o 1º de abril não é um bom dia para marcar casamentos, formaturas, eventos importantes e datas especiais. Algo pode dar errado, ou, quem sabe, as pessoas podem achar que é uma mentirinha .
- Dizem, ainda, que aquele que for enganado por uma mulher bonita será recompensado com o matrimônio ou, pelo menos, uma bela amizade dela.

Peças mais famosas Desde a França do século XVI até a internet dos dias de hoje, as pegadinhas são populares na rotina das pessoas no 1º de abril.

NEM MESMO A MÍDIA DEIXA BARATO E ENTRA NA BRINCADEIRA.

- Uma das peças mais antigas foi a do jornal The Boston Post, que há mais de um século e meio publicou que trabalhadores acharam um tesouro perdido de piratas enquanto tentavam extrair a raiz de uma árvore e que qualquer pessoa com uma picareta conseguiria ter acesso às preciosidades. Não demorou muito para o local estar cheio de moradores da cidade procurando pelo tesouro. No dia seguinte, o jornal saiu com a manchete: Bobos de Abril.

- Em 1957, o canal de televisão BBC, do Reino Unido, divulgou em seu programa mais conhecido na época, o Panorama, uma matéria sobre árvores de macarrão na Suíça. As imagens mostravam camponeses colhendo o "fruto" para convencer ainda mais os telespectadores de que aquilo era verdade.
- Outra pegadinha famosa é a do jornal britânico The Guardian, que em 1977 publicou um caderno especial de sete páginas sobre a República de San Serriffe, um arquipélago no Oceano Índico que se movimentava pelos mares. Segundo o material, a ilha teria surgido próxima ao Brasil, no Atlântico, e já havia chegado ao Índico.

OBVIAMENTE, ESSAS BRINCADEIRAS TAMBÉM CHEGARAM À ERA DO MUNDO VIRTUAL:


- No Estados Unidos, em 1º de abril de 1998, uma lanchonete anunciou o lançamento de um sanduíche para canhotos? Era piada, mas muita gente caiu no trote e fez o pedido do lanche.
- A EMPRESA GOOGLE, EM 2007, ANUNCIOU UM NOVO SERVIÇO. A partir daquele primeiro de abril, as pessoas poderiam pedir para o servidor Gmail a impressão de todos os seus e-mails - tanto recebidos quanto enviados. E a própria empresa se prontificava em imprimir e levar para o usuário. O portal mostrava vídeos das pessoas recebendo os caminhões cheios de e-mails impressos, depoimentos de usuários etc.

- Em 1º de abril de 2008, o alvo preferido da mídia inglesa foi o presidente da França, Nicolas Sarkozy. O tablóide The Sun anunciou que Sarkozy iria fazer uma cirurgia para esticar os ossos e ficar mais alto do que sua mulher, Carla Bruni.
- Na linha do jornalismo científico, a rede de TV BBC mostrou pingüins voadores que saíram das Malvinas em direção à floresta amazônica, fugindo do frio. Pode?

COM TODAS ESSAS HISTÓRIAS, É INEVITÁVEL PERGUNTAR: O QUE SERÁ QUE A MÍDIA VAI APRONTAR NO PRÓXIMO 1º DE ABRIL?



DICAS DE PEGADINHAS PARA SE DIVERTIR:



- Combine com um amigo , olhando para o alto, ou pela janela do prédio, como se estivessem vendo algo incrível no céu, e fazendo comentários.
 Repare como rapidinho um montão de gente vai se aproximar.
- Pergunte a um amigo,  por que ele está usando uma meia de cada cor; se for para uma mulher, pergunte por que ela está usando brincos diferentes, ou ainda, o que é isso aí no seu cabelo?!
- Quer deixar uma mulher atônita? Diga-lhe: Que mancha é essa ai na sua roupa ( na parte de trás)?
-Fale para o seu amigo que um canal de desenhos vai passar uma supermaratona de cinco horas com os desenhos preferido dele.

- Diga aos colegas da escola que a lanchonete está dando lanche grátis; que tal professora faltou, ou que haverá um teste surpresa, etc
- Pergunte, que mancha é essa aí na suas costas, ou no seu queixo?
- Ainda, para os namorados :diga que não vai poder ir a determinado encontro, ou que não vai visitar a namorada ou o namorada naquele dia e apareça de surpresa !!!

-etc, use a criatividade!!!

OBS: OBVIAMENTE SEGUNDOS APÓS A REAÇÃO DA PESSOA , DIGA A CÉLEBRE FRASE:
É 1º DE ABRIL!!!
E ASSUMA AS CONSEQUÊNCIAS
DOS SEUS ATOS( kkkkkkk)





É, MAS A MENTIRA TEM MESMO PERNAS CURTAS. 
VEJA ESSE VÍDEO E SE DIVIRTA :

Todo mundo odeia o mentiroso ( completo hd)



OBS : ESSE TEXTO FOI PESQUISADO E  RETIRADO DE DIVERSOS SITES DA INTERNET,
 REESCRITO E ADAPTADO POR MARIZETE CAJAIBA.