terça-feira, 23 de julho de 2013

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE : O CRIADOR E IDEALIZADOR DAS JMJs: O PAPA JOÃO PAULO II / ORAÇÃO OFICIAL / HINO/ DE QUANTO EM QUANTO TEMPO É REALIZADA A JORNADA? / ONDE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE FOI SEDIADA ANTERIORMENTE? / JÁ FORAM REALIZADAS 13 JORNADAS MUNDIAIS ANTES DESSES EVENTO NO RJ / O QUE ACONTECE NAS JMJS? / COMO AS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE COMEÇARAM? / SIGNIFICADO DA LOGOMARCA


O CRIADOR E IDEALIZADOR DAS JMJs:
O PAPA JOÃO PAULO II

“O PRINCIPAL OBJETIVO DAS JORNADAS É FAZER A PESSOA DE JESUS O CENTRO DA FÉ E DA VIDA DE CADA JOVEM PARA QUE ELE POSSA SER SEU PONTO DE REFERÊNCIA CONSTANTE E TAMBÉM A INSPIRAÇÃO PARA CADA INICIATIVA E COMPROMISSO PARA A EDUCAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES.”
(Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado em Czestochowa).
Foi assim que o Papa João Paulo II, o grande idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude, explicou o porquê desses encontros mundiais.

UM TEMPO PARA REAVIVAR NOS JOVENS A SUA CARIDADE E CELEBRAR A FÉ NA UNIÃO DA DIVERSIDADE DE POVOS, LÍNGUAS E NAÇÕES.

AS JORNADAS SÃO COMO FONTES PARA REABASTECER A FÉ DE CADA JOVEM NA IGREJA E DA IGREJA NOS JOVENS.

As JMJ representam um tempo especial para uma vivência cada vez mais profunda na intimidade com Cristo e no amor pela humanidade.
Como o Santo Padre disse na mesma carta:

“UMA JORNADA DA JUVENTUDE OFERECE AO JOVEM UMA EXPERIÊNCIA VIVA DE FÉ E COMUNHÃO, QUE O AJUDARÁ A ENFRENTAR AS QUESTÕES PROFUNDAS DA VIDA E A ASSUMIR COM RESPONSABILIDADE O SEU LUGAR NA SOCIEDADE E NA COMUNIDADE ECLESIAL.” João Paulo II

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

1 - O QUE É A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ)?
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.
ELA REÚNE MILHARES DE JOVENS DO MUNDO TODO PARA CELEBRAR E APRENDER SOBRE A FÉ CATÓLICA E PARA CONSTRUIR PONTES DE AMIZADE E ESPERANÇA ENTRE CONTINENTES, POVOS E CULTURAS.


Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.




A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE É UMA FESTA DA ALEGRIA.

O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações.
A JMJ É UMA FESTA DA UNIÃO ACIMA DAS BARREIRAS DO IDIOMA E DA CULTURA, E, POR ISSO, UMA EXPRESSÃO DA CERTEZA DE QUE DEUS TRARÁ PARA A HUMANIDADE UMA NOVA ÉPOCA, DA JUSTIÇA E DA PAZ.
2 - QUANDO ELAS OCORREM?
São celebradas anualmente. Em intervalos de 2 ou 3 anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro.
NOS ANOS INTERMEDIÁRIOSAS JMJS SÃO VIVIDAS LOCALMENTE, NO DOMINGO DE RAMOS, POR ALGUMAS DIOCESES AO REDOR DO MUNDO. PARA CADA JORNADA, O SANTO PADRE SUGERE UM TEMA.

3 - O QUE ACONTECE NAS JMJS?

DURANTE AS JMJS ACONTECEM EVENTOS COMO CATEQUESES, ADORAÇÕES, MISSAS, MOMENTOS DE ORAÇÃO, PALESTRAS, PARTILHAS E SHOWS. TUDO ISSO EM DIVERSAS LÍNGUAS. MAS TODAS AS ATIVIDADES COM O MESMO OBJETIVO:     A BUSCA DE DEUS.


4 - COMO AS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE COMEÇARAM?
Elas foram iniciadas pelo Papa João Paulo II.
UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS

TUDO COMEÇOU COM UM ENCONTRO PROMOVIDO PELO PAPA JOÃO PAULO II EM 1984. FOI UM ENCONTRO DE AMOR, SONHADO POR DEUS E ABRAÇADO PELOS JOVENS. VOZES QUE PRECISAVAM SER OUVIDAS E UM CORAÇÃO PRONTO
PARA ACOLHÊ-LAS.
AS JMJS TEM SUA ORIGEM EM GRANDES ENCONTROS COM OS JOVENS CELEBRADOS PELO PAPA JOÃO PAULO II EM ROMA.
O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas.
 Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais

5- QUAL É O GRANDE OBJETIVO DA JORNADA MUNDIAL PARA A JUVENTUDE?

A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ), COMO FOI DENOMINADA A PARTIR DE 1985, CONTINUA A MOSTRAR AO MUNDO O TESTEMUNHO DE UMA FÉ VIVA, TRANSFORMADORA E A MOSTRAR O ROSTO DE CRISTO EM CADA JOVEM.

São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade.
A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
                                                                                             
6- DE QUANTO EM QUANTO TEMPO É REALIZADA A JORNADA?

A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, QUE SE REALIZA ANUALMENTE NAS DIOCESES DE TODO O MUNDO, PREVÊ A CADA 2 OU 3 ANOS UM ENCONTRO INTERNACIONAL DOS JOVENS COM O PAPA, QUE DURA APROXIMADAMENTE UMA SEMANA..

7 - ONDE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE FOI SEDIADA ANTERIORMENTE?
A ÚLTIMA EDIÇÃO INTERNACIONAL DA JMJ FOI REALIZADA EM AGOSTO DE 2011, NA CIDADE DE MADRI, NA ESPANHA, E REUNIU MAIS DE 190 PAÍSES.

8- ONDE FOI REALIZADA A PRIMEIRA JORNADA?
A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986.
9- ONDE FORAM REALIZADOS OS OUTROS ENCONTROS MUNDIAIS ATÉ HOJE?( 2013)
1º-  em Roma, no ano de 1986. 
Seguiram-se os encontros mundiais: 
2º - em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; 
3º- em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil;
4º- em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; 
5º- em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; 
6º- em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões ( A maior jornada realizada até hoje, em número de participantes, cerca de quatro milhões)
7º- em Paris (França -1997) – 1 milhão; 
8º - em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, 
9º- em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil Foi a última Jornada com a presença do Papa João Paulo II)
10º-  em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; 
11º - em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; 
13º em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.
E ATUALMENTE :
14º- NO RIO DE JANEIRO - BRASIL ( ESPERA MAIS DE 1.5 MILHÕES DE JOVENS)

10- ONDE FOI REALIZADA A ÚLTIMA JORNADA?

A ÚLTIMA EDIÇÃO INTERNACIONAL DA JMJ FOI REALIZADA EM AGOSTO DE 2011, NA CIDADE DE MADRI, NA ESPANHA, E REUNIU MAIS DE 190 PAÍSES
Na ocasião a catequese foi dedicada a JMJ 2011, que havia terminado no dia 21 do mesmo mês. Bento XVI recordou com carinho a participação e a alegria dos cerca de dois milhões de jovens em Madrid, ao que ele chamou de “uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz.”

Por isso é tão importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado à missão e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo.


11- SOMENTE JOVENS CATÓLICOS PODEM PARTICIPAR?
APESAR DE SER PROPOSTA PELA IGREJA CATÓLICA, É UM CONVITE A TODOS OS JOVENS DO MUNDO.
Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.

12- QUAL É O LEMA DA JORNADA NO BRASIL EM 2013? 


TEM COMO LEMA “IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES” (MT 28, 19).
Lema da Jornada
Ide e fazei discipulos entre todas as nações! (cf. Mt 28, 19)
Essa convocação foi feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013:
 “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), durante a audiência geral no dia 24 de agosto.


“Esse é um lema para ser guardado no coração, refletido e meditado. “Esse tema, de fazer discípulos, de chamar outros discípulos para a comunhão e o convívio com o Senhor, é o tema mais querido do Evangelho de Mateus. Esse mandato, essa missão já está anunciada em todo o Evangelho. E, na verdade, só faz discípulo quem já é discípulo, quem convive com o Senhor”.
Esse testemunho e o próprio anúncio do Cristo, são grandes desafios pra juventude, que vive em um mundo plural, com milhares de informações, seja através das escolas, lazer, internet, especialmente no contato com as redes sociais, como o facebook, twitter :
“ASSIM, O  JOVEM DISCÍPULO, É CHAMADO A PLANTAR NO CORAÇÃO DE QUEM ELE ENCONTRAR, COM QUEM
ELE SE COMUNICAR, O DESEJO DE SER
 DISCÍPULO DE JESUS”.

13- QUAIS OS SÍMBOLOS DA JMJ ?

A CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA

A Cruz Peregrina foi oferecida pelo papa João Paulo II a todos os jovens católicos em 1985 ano em que começaram a ser realizadas as Jornadas Mundiais da Juventude. A partir daí, a cruz se tornou o símbolo mundial da juventude, sendo que em 2003 a imagem de Nossa Senhora passou a acompanhar a Cruz em suas peregrinações



Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), A CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA viajam pelo Brasil desde o dia 18 de setembro de 2011,  e na tarde do domingo, 21 de abril, chegaram ao município de Itatiaia, na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dando início a peregrinação dentro do Estado do Rio de Janeiro.
"Essa Cruz já percorreu quase o mundo inteiro e foi entregue aos jovens para que eles levem a mensagem de Jesus Cristo a todos os povos e nações. Em setembro de 2011 ela chegou em São Paulo e a partir daí percorreu todo o país passando por igrejas, praças, instituições, escolas, universidades, unidades prisionais, comunidades indígenas, entre outros. Eis que já próximos da Jornada não só a Cruz, mas também o Ícone de Nossa Senhora, chegam em terras fluminenses e pelo calor da acolhida já temos uma mostra do acolhimento que faremos durante a JMJ, destacando assim esse sinal do povo fluminense que acolhe a todos e sabe que em Cristo Jesus está a nossa salvação", ressaltou Dom Orani, o arcebispo do Rio de Janeiro

"Se esta Cruz pudesse falar ela poderia repetir aquilo que João disse (Apocalipse 7,9):
'Eu, João, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar'.
De fato, esta Cruz viu milhões de jovens e fiéis não só católicos, mas também de outras igrejas e religiões, tornando-se esse símbolo carregado de significado, de modo especial, para a juventude de todas as expressões culturais, pois esta Cruz carrega as cruzes da juventude.
 Acolhemos junto com a Cruz o Ícone de Nossa Senhora, porque não é possível separar Jesus de sua mãe. Maria foi mãe e escolhida para acompanhar, formar e ensinar Jesus humanamente falando e muitas das atitudes que vemos em Jesus também encontramos em Maria. (...) Jesus disse: 'AS MINHAS OVELHAS ESCUTAM A MINHA VOZ, EU AS CONHEÇO E ELAS ME SEGUEM. EU DOU-LHES A VIDA ETERNA E ELAS JAMAIS SE PERDERÃO. E NINGUÉM VAI ARRANCÁ-LAS DE MINHA MÃO'.

14- QUAL O SIGNIFICADO DA LOGOMARCA DA JMJ 2013 NO BRASIL?



COM BASE NO TRECHO DA PALAVRA DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE EXPRESSAR UMA REFERÊNCIA DIRETA À IMAGEM DE JESUS E AO SENTIDO DO DISCÍPULO. NESTE EPISÓDIO, JESUS SE ENCONTROU COM SEUS DISCÍPULOS EM UMA MONTANHA, APÓS SUA RESSURREIÇÃO.
- Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro.
-  O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
- Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
- Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
- A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz.
- As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional

15- “O QUE GANHA O JOVEM DISCÍPULO DE JESUS?
 Ganha a pertença ao reino, ganha a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros sinal de misericórdia e de amor.
GANHA O LEVAR E DOAR A PAZ DO SENHOR.
São esses frutos e dons que o mundo muito precisa.
O perdão, a misericórdia, a paz é que irão diminuir na sociedade, no mundo de hoje, a violência, a guerra, a corrupção, a maldade, tudo aquilo que tira a possibilidade do jovem crescer e colocar toda a sua riqueza e vitalidade a serviço da humanidade”, afirmou.”

No mandato final do texto de Mateus – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” –, explicou o padre, está um grande sonho antropológico de todos, de que o contato com o Senhor, a amizade com Ele, desperte o que cada um tem de melhor em si mesmo.

“A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM MADRID RENOVOU NOS JOVENS O CHAMADO A SEREM O FERMENTO QUE FAZ A MASSA CRESCER, LEVANDO AO MUNDO A ESPERANÇA QUE NASCE DA FÉ. SEDE GENEROSOS AO DAR UM TESTEMUNHO DE VIDA CRISTÃ.”



VIVEMOS EM UM MUNDO ONDE HÁ MUITOS DESPERDÍCIOS, PERDAS HUMANAS,
POR FALTA DE CHANCE.
O CONVÍVIO COM O SENHOR DESPERTA
O QUE TEMOS DE MELHOR.
O ANÚNCIO ‘IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES’ É UM ANÚNCIO
PARA A VIDA TODA.
NENHUM MOMENTO PODEMOS FAZER UM INTERVALO DELE, PORQUE ELE SUPÕE QUE AQUELE QUE É AMIGO DO SENHOR, PELA SUA VIDA, PELO SEU ESTAR NO MUNDO, COMUNIQUE AOS OUTROS A LUZ, A BELEZA E A ALEGRIA DE SER DISCÍPULO DO SENHOR.
ESSA É A MISSÃO QUE A NOSSA IGREJA PRECISA.

15- ORAÇÃO OFICIAL
Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!
 16- Hino Oficial da JMJ Rio2013

http://www.rio2013.com/pt/a-jornada/hinoSou marcado desde sempre
com o sinal do Redentor,
que sobre o monte, o Corcovado,
abraça o mundo com Seu amor.

(Refrão)

Cristo nos convida:
"Venham, meus amigos!"
Cristo nos envia:
"Sejam missionários!"

Juventude, primavera:
esperança do amanhecer;
quem escuta este chamado
acolhe o dom de crer!
Quem nos dera fosse a terra,
fosse o mundo todo assim!
Não à guerra, fora o ódio,
Só o bem e paz a não ter fim.

Do nascente ao poente,
nossa casa não tem porta,
nossa terra não tem cerca,
nem limites o nosso amor!
Espalhados pelo mundo,
conservamos o mesmo ardor.
É Tua graça que nos sustenta
nos mantém fiéis a Ti, Senhor!

Atendendo ao Teu chamado:
"Vão e façam, entre as nações,
um povo novo, em unidade,
para mim seus corações!"
Anunciar Teu Evangelho
a toda gente é transformar
o velho homem em novo homem
em mundo novo que vai chegar.
  

                               MAIS INFORMAÇÕES 





FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS MAIS ATUAIS SOBRE O EVENTO