segunda-feira, 4 de março de 2013

-O QUE É SÉ VACANTE - O QUE FAZ A IGREJA DURANTE A SÉ VACANTE?





SÉ VACANTE OU SEDE VACANTE 

Sé vacante ou Sede vacante (do latim Trono vazio), no direito canônico da Igreja Católica Romana, corresponde ao período em que a Sé episcopal de uma Igreja particular está sem ocupante. Isto significa que para uma diocese, o bispo diocesano faleceu, renunciou, foi transferido ou perdeu seu ofício.
A VACÂNCIA DA SANTA SÉ CORRESPONDE  AO PERÍODO ENTRE O FALECIMENTO OU RENÚNCIA VÁLIDA DE UM PAPA E A ELEIÇÃO DO SEU SUCESSOR.
 Durante o tempo em que estiver vacante a Sé Apostólica, o governo da Igreja está confiado ao Colégio Cardinalício.

Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis sobre a vacância da Sede Apostólica e a eleição do Romano Pontífice, promulgada pelo Papa João Paulo II em 22 de Fevereiro de 1996, estabelece as normas que regem a administração Santa Sé neste período.

Durante este período rege o princípio de nihil innovetur (que não se inove nada).
O governo da Igreja fica confiado ao Colégio Cardinalício somente para o despacho dos assuntos ordinários ou dos inadiáveis e para a  preparação de tudo necessário para a eleição do novo Pontífice

O Colégio Cardinalício não tem nenhuma potestade ou jurisdição sobre as questões que correspondem ao Sumo Pontífice em vida ou no exercício das funções de sua missão; todas estas questões devem ficar reservas exclusivamente ao futuro Pontífice”.

Neste período, o Colégio Cardinalício pode se reunir em dois tipos de reuniões: as Congregações Gerais e as Congregações Particulares.
Devem assistir à Congregação Geral todos os Cardeais não impedidos legitimamente; podem ausentar-se os Cardeais que não têm direito a participar da eleição do Papa. Nela são decididos os assuntos de maior importância, e devem ser celebradas diariamente. Os assuntos são decididos por maioria simples de votos.
A Congregação Particular é formada pelo Cardeal Camerlengo e outros três Cardeais escolhidos por sorteio, chamados Assistentes. Nela são decididos os assuntos de trâmites e de menos importância.

Lista dos períodos de sede vacante desde 1800

Papa Precedente
Papa Seguinte
Início
Fim
Duração
197 dias
39 dias
49 dias
63 dias
15 dias
13 dias
15 dias
14 dias
15 dias
20 dias
19 dias
18 dias
20 dias
19 dias
17 dias
-


  
O QUE FAZ A IGREJA DURANTE 
         A SÉ VACANTE?

Segundo a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, 84: Em tempo de Sé Vacante, e sobretudo,  durante o período em que se desenvolve a eleição do sucessor de Pedro, a Igreja está unida em modo todo particular com os sagrados Pastores e especialmente com os Cardeais eleitores do Sumo Pontífice e implora a Deus o novo papa como dom de sua bondade e Providência.

À exemplo da primeira comunidade cristã, da qual se fala no Ato dos Apóstolos (cf. At 1,14), a Igreja Universal, espiritualmente unida com Maria, Mãe de Jesus, deve perseverar unanimemente na oração; assim, a eleição do novo Pontífice não será um fato isolado do Povo de Deus e dizendo respeito somente ao Colégio dos eleitores, mas, num certo sentido, uma ação de toda a Igreja.

Estabeleço, por isto, que em todas as cidades e nos outros lugares, pelo menos os mais distintos, assim que se tenha a notícia da vacância da Sé Apostólica e, de modo particular, da morte do Pontífice, após a celebração das solenes exéquias, se elevem humildes e insistentes orações ao Senhor (cf. Mt 21,22; Mc 11,24), para que ilumine a alma dos eleitores e os torne assim concordes na sua tarefa, que se obtenha uma solícita, unânime e frutuosa eleição, como exige a saúde das almas e o bem de todo o Povo de Deus. ( ..........)

Fonte: Rádio Vaticano




O que faz um Papa? - VESTIMENTAS - FUNÇÕES




O que faz um Papa?

Renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo na manhã desta segunda-feira, e assunto foi destaque nas redes sociais Foto: Franco Origlia / Getty Images


Papa é o título dado ao Bispo e Patriarca de Roma, supremo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana e também chefe do Estado do Vaticano (estado independente), situado dentro da cidade italiana de Roma. 

De acordo com a doutrina e crença católica, o papa é o sucessor de São Pedro, o “pai” da Igreja Católica e primeiro papa. Em função dessa consideração, os seguidores do catolicismo tratam o papa por “Sua Santidade”.


A eleição de um Papa
é feita através de votação (secreta desde 1274) dos cardeais com menos de 80 anos e reunidos num conclave. 
Em teoria, qualquer homem batizado pode ser eleito para Papa, embora se escolha sempre um dos Cardeais. O cargo é vitalício. 

O Papa é auxiliado
pela Cúria Romana no governo da Igreja Católica
O último Papa foi o polaco Karol Wojtyla (João Paulo II), eleito em 1978, falecido em 2 de abril de 2005, sendo o segundo pontificado
 mais longo da história. 

No dia 19 de Abril de 2005 Bento XVI foi eleito o novo papa .
( A renúncia do papa Bento XVI, de 85 anos  foi oficializada 
dia 28 de fevereiro de 2013).

O PRIMEIRO PAPA

O PRIMEIRO CHEFE DA IGREJA CATÓLICA, O PRIMEIRO PAPA,
 FOI SÃO PEDRO, A QUEM, JESUS CRISTO DISSE: “TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA” (MATEUS 26,18-19).

O evangelho reflete a vontade de Jesus Cristo de que os seus discípulos permanecessem unidos sob a direção de Pedro
, a quem Cristo deu o nome num momento solene, levando os seus apóstolos a uma cidade edificada junto a uma falésia, Cesareia de Filipo: "TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA, EDIFICAREI A MINHA IGREJA. A TI DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS; E TUDO O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS, E TUDO O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS" (Mateus, 16, 13-20).

O MAIS IMPORTANTE É O CASO DE SÃO PEDRO, de quem propriamente se considera que sucedem os outros 264 Papas. 

VAMOS SABER UM POUCO 

MAIS SOBRE O PAPA

Existem alguns  "empregos únicos"  no mundo, mas talvez o "mais único" de todos seja o cargo de Papa.



Para quem não sabe, o Papa é o funcionário número um da Igreja Católica, o único que tem autorização para andar todo de branco e vestir aquele chapéu enorme e pontudo. 


ANEL DO PESCADOR :

Ele também é a única pessoa no mundo que usa o anel do pescador, que tem desenhado uma imagem do apóstolo Pedro pescando com uma rede, o anel usado pelo papa no dedo anular da mão direita.
COM A RENÚNCIA O ANEL SERÁ DESTRUÍDO.
O Anel do Pescador, usado pelo Papa – e que lembra o momento em que Jesus diz a Pedro que ele seria um pescador de almas e no qual está gravado o nome do Pontífice , é também conhecido como Anulus Piscatoris, é um símbolo oficial do Papa, o sucessor de Pedro, que era um pescador. 

O anel de ouro apresenta um baixo-relevo de Pedro pescando em um barco, símbolo que deriva da tradição que os apóstolos eram pescadores de homens.

Um novo anel é fundido com o ouro do último anel do papa anterior para o novo  papa. 

Ao redor da imagem está escrito, em alto relevo, o nome do respectivo Papa em latim. Durante a missa de início solene de seu pontificado, o Decano do Colégio de Cardeais coloca o anel no quarto dedo da mão direita do novo Papa.

O primeiro registro do uso do Anel do Pescador remonta ao Papa Clemente IV, em 1265, quando o utilizou como um selo na carta para seu sobrinho Pedro Grossi. O Anel era pressionado no lacre de cera vermelha derretida em um envelope, para fechar toda a correspondência privada.
A utilização do Anel do Pescador foi alterada durante o século XV, quando foi usada para selar documentos oficiais. Essa prática foi abolida em 1842, quando a cera para a impressão do anel foi substituída por um carimbo com tinta vermelha.

OS PAPAS PODEM USAR TRÊS TIPOS DE ROUPA, E CADA UMA TRAZ SIGNIFICADOS DIFERENTES:


1. TRAJE COMUM
É a roupa que ele usa no dia-a-dia. É uma espécie de bata, toda branca.

 Com esse traje, ele calça sempre um sapato vermelho, que simboliza o sangue de todos que morreram por Cristo. 


2. TRAJE ORDINÁRIO
Esse traje é usado em cerimônias oficiais, encontros políticos e outras atividades ordinárias. A bata usada nesse traje também é branca, mas possui 33 botões, que simbolizam a idade com que Jesus foi crucificado.
3. TRAJE SOLENE
Essa é a roupa menos usada pelo Papa. Ela só é tirada do guarda-roupa para eventos importantíssimos, como missas solenes e beatificações. A bata branca fica escondida embaixo da "casula", que é um manto longo e dourado com uma grande cruz bordada nas costas. Ele usa também três acessórios: uma estola branca com símbolos litúrgicos; um cajado, chamado de "báculo", que simboliza o cajado de um pastor que guia seus fiéis; e um chapéu conhecido como "mitra". Esse chapéu é o símbolo máximo do poder papal. O mitra aponta para Deus: ele é pontudo e bordado com fios de ouro.

Mas além das roupas e adereços, o que será que faz um Papa?

Uma boa maneira de explicar é comparar o cargo de Papa com o de presidente de uma empresa ou país, o que quer dizer que ele é eleito e está acima de todos os demais funcionários.

Mas diferente de qualquer presidente, o Papa só deixa o cargo quando morre - por isso dizem que é um cargo vitalício, que vale para a vida toda. As vezes pode ocorrer a renúncia ( fatos raros) como ocorreu atualmente com O Papa Bento XVI.

Outra diferença entre o Papa e um presidente é que ele é eleito  cardeais da Igreja Católica, pois só eles podem votar.
 E ao contrário das urnas eletrônicas, eles se trancam numa sala e fazem uma reunião chamada conclave.

Agora a principal semelhança entre o Papa e um presidente é que o Papa, além de chefe da Igreja Católica, é também o chefe do Estado do Vaticano,que é um país muito pequeno, que fica dentro da Itália. Então, de certa forma, o Papa é um presidente.

O Papa é conhecido por vários títulos, mas o principal deles é Sumo Pontífice, que quer dizer a autoridade suprema da Igreja. 
Outros nomes também utilizados são Vigário de Cristo, Bispo de Roma e, é claro, o nome que ele escolheu quando assumiu o cargo. No caso o último papa que renunciou em fevereiro de 2013, o nome que ele escolheu é Bento XVI.

Porém,  ninguém pode chamá-lo diretamente  de Bento XVI ou de " Papa". A regra diz que para falar com o Papa você deve chamá-lo de"Sua Santidade" 

O papel do  Papa : Além de cuidar do país dele - o Vaticano - o Papa precisa administrar a Igreja Católica de todo mundo. 

 O Papa trabalha com uma equipe principal chamada de Cúria Romana, que é formada por tribunais, conselhos, congregações e secretarias. E com essa ajuda ele coordena tudo o que acontece - da mesma forma que o presidente de uma empresa com seus gerentes.



Nos dias de hoje, o papel político do Papa traduz-se no exercício de um cargo cerimonial, religioso e diplomático de grande importância.
O Papa costuma visitar os países com o objetivo de levar para as pessoas as crenças católicas. 
Transmite também mensagens e princípios do cristianismo como, por exemplo, paz entre os povos, caridade, harmonia e respeito. 
Ele costuma fazer discursos contra as guerras e situações que envolvem práticas violentas.

O Papa dispõe, para os católicos, de autoridade religiosa em matéria de  e moral. É igualmente quem aprova e preside às cerimônias de beatificação ou canonização, e à nomeação de Cardeais.
O Papa é a única pessoa que pode transformar uma pessoa que já morreu em santo ( canonização). E é apenas ele quem pode nomear bispos pelo mundo.
O Concílio do Vaticano I de 1869-1870 definiu o dogma da "Infalibilidade Papal", pelo qual os pronunciamentos oficiais do Papa a respeito da fé e moral não apresentam possibilidade de erro.

O poder do papa passa para outro quando ele morre ou sua doença o incapacita para a função. Nestes casos, ocorre uma reunião de cardeais, conhecida como conclave, que escolhe, através de uma votação, o novo papa.


- É COMEMORADO EM 29 DE JUNHO O DIA DO PAPA.