terça-feira, 30 de outubro de 2012

REPENSANDO O ATO DE COLAR E PASSAR A COLA (TEXTO PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)






        REPENSANDO O ATO DE 
       COLAR E PASSAR A COLA
  REELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA

A ÉTICA E A COLA NA SALA DE AULA
No decorrer do ano letivo é comum o aluno passar por um assunto muitas vezes discutido: A ética. Indagações são feitas tais como: O que é ser ético? O que é ética? Dentre outros questionamentos e ideologias estudadas.
            A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando pergunta.” 
            Não se satisfazendo com essa definição, surge uma inquietude que se faz necessário verificar a história da palavra. Etimologicamente, ela é originada do grego ethos, que significa modo de ser ou o caráter. Em Filosofia, a ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade. É uma conduta humana que se qualifica como bem ou mal e muitas vezes é associada com a moral.
            Lançam-se mais duas perguntas, mas estas devem ser respondidas no fórum íntimo de cada um:
1.      Até que ponto comprometo a minha ética quando realizo a prática da cola, no processo de avaliação ?
2.      Deixo de agir com ética quando forneço a resposta da avaliação ao meu colega de classe?

     Antes de responder é preciso entender que a busca do conhecimento, por definição, envolve COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE. Para tanto, se o aluno pratica a cola, além de negar o seu compromisso com seu saber, se comporta de maneira irresponsável com o seu futuro profissional e consequentemente deixa de ter uma atitude e uma postura ética. É válido destacar que a ética, neste caso, está vinculada a outro valor positivo para a sociedade: A HONESTIDADE. Portanto é preciso reforçar a ideia de que a cola é uma atitude negativa e pode se tornar VICIOSA E PREJUDICIAL, na formação de valores e princípios éticos.
A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE  IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO.
      Há basicamente dois tipos de cola : a individual, onde envolve somente o aluno que se utiliza de métodos próprios ( papeizinhos escondidos, mensagem de celular, fone de ouvido,etc) e a cola de parceria , onde um aluno passa a informação para um ou mais colegas .
     Vários professores se queixam destas práticas fraudulentas dos alunos e contam com um grande
 problema : o formato de  salas de aula lotadas contribuem para a prática da cola .  O aluno se vale desta situação e usa e abusa dos descuidos dos professores para ampliar sua nota na avaliação.
     Estudos  mostram que muitos alunos que passam a cola , querem , na verdade demonstrar um ar de superioridade na sala de aula , uma vez que são sempre solicitados por seus colegas que muitas vezes se submetem para obter a cola…  PASSAR COLA É TÃO GRAVE QUANTO COLAR : ATRAPALHA O DESENVOLVIMENTO DO COLEGA COLANTE.

CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE COLAR E DE PASSAR A COLA :
        Pensar com autonomia é pensar sozinho. Contudo, quando as coisas são apresentadas de maneira finalizada ou concluída, isso leva o sujeito que não foi educado a questionar e a refletir criticamente ao CONFORMISMO. Com a atitude da cola acontece a mesma coisa, o aluno “COLANTE” se torna inseguro e viciado nas ideias dos outros, e não se permite pensar com autonomia, ESSA PRÁTICA LEVA À DEPENDÊNCIA.
      QUEM FORNECE A COLA impede ao colega a  oportunidade de aprender com criticidade, tarefa tão importante para sua formação acadêmica e profissional.
     O ALUNO viciado em COLA e conformado em receber um pensamento de outro (atores dos livros ou colegas) por meio da cola, deixa de desafiar a si mesmo e exercitar as operações de pensamento tais como: comprar, resumir, observar conceitos, classificar, organizar dados, interpretar, buscar suposições e formular hipóteses para se tornar um cárcere de si mesmo.
Vale destacar que nas relações de trabalho , indivíduo não é valorizado pelas notas que obteve na universidade, mas pelo merecimento intrínseco de competências nas suas relações. As empresas desejam pessoas equilibradas emocionalmente, com posturas éticas nos conflitos, que garantam não só a prosperidade, mas a própria integração e a solidariedade de seus colaboradores, além dos conhecimentos e habilidades adequados num curso de formação universitária. Ou seja, não adianta o aluno tentar burlar os estudos na escola, pois os verdadeiros testes e avaliações são realizados diariamente na sua vida cotidiana e quem estará lá para  passar a cola?!
         A ideia central deste texto é mostrar a urgente necessidade de novas posturas dos alunos em relação ao fenômeno da cola na sala de aula – o fato é que com a cola o aluno  finge que aprende, obtém  notas que não merece  e as recebe sem se importar com um fator importante : “a honestidade” , bem como não se importar com o valor da aprendizagem.
Dentro da nossa premissa, os alunos devem, desde já, refletir sobre a ética e a cola na sala de aula, conscientes como futuros profissionais  que precisam dar exemplos de conduta.
      O SUJEITO APRENDE PARA TER NOVAS ATITUDES E VALORES, POIS QUANDO O INDIVÍDUO APRENDE, ELE SE TRANSFORMA.  
      O papel do professor, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, não é ser um detetive ou investigador do “crime escolar”, pronto para descobrir as mais sofisticadas fórmulas de  cola. DE NADA ADIANTA O DOCENTE( professor)  CONFISCAR A AVALIAÇÃO DO ALUNO “QUE COLA” OU QUE PASSA A COLA E APENAS MOSTRAR AS PUNIÇÕES APLICÁVEIS PARA ESTE “DELITO” SE NÃO HOUVER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE É SER ÉTICO, COMO FOI INDAGADO NA INTRODUÇÃO DESTE TEXTO.

     Deve-se ter a clareza de que o papel do professor é o de educar, modificar o comportamento do aluno, levá-lo adiante, fazê-lo avançar não só em aspectos quantitativos (notas), mas também em aspectos qualitativos, isto é, desenvolver valores éticos positivos para a vida em sociedade e para o seu bem estar.


(TEXTO  PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)

ANÁLISE DO TEXTO:
1)            Leia o texto e reescreva as idéias principais.
2)            Qual a definição de cola?
3)            Por que colar é uma atitude negativa  para quem cola e para quem passa a cola?
4 a) Por que o aluno passa a cola?
4 b) Por que o aluno cola ? Quais as conseqüências dessa atitude?
5) Que atitude deve ter um professor ao pegar alunos envolvendo situação de cola?
6) A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE  IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista esta definição :
a) Cite um exemplo na vida social  ( no trabalho por exemplo ) de um adulto  que poderia ser comparado a uma situação de cola na sala de aula. Avalie esta situação.
b) Faça uma definição própria para o termo “COLA” praticado na sala de aula
c) Desta forma como você analisa a sua atitude na sala de aula ?
7) Crie um pequeno texto conclusivo sobre a atitude de colar e passar cola  e as conseqüências.

66 comentários:

  1. muito oportuno para os que iniciaram uma faculdade, onde TODOS tem saber tanto a prática como a teoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ato de cola ou passar cola não traz beneficio ao ensino , polo contrario, deixara o aluno cada vez mais incapaz de obter o conhecimento e de fazer o que é certo.

      Excluir
    2. Ótimo texto pois ele abre a nossa avisao sobre o ato de colar ou passar cola, todos nos somos capazes de conseguir de aprender e nao importa se erramos isso nos trazes mais força Para continuar tentando ate conseguir
      Em todos os momentos de nossas vidas temos que ser honesto

      Excluir
    3. Ate hj nao entendo o pq das pessoas fazerem isso,p mim sao pessoas desinteressadas em td pessoas com de pessimo carater sem foco sem determinação q querem ganhar através d prox.

      Excluir
    4. É ótimo texto sobre cola pós não traz
      benefício ao ensino.pelo contrário deixa o aluno incapaz de obter conhecimento e não vai faz ,que é certo .

      Excluir
  2. 1.No ponto de não ter a capacidade de assumir o compromisso comigo mesma.
    2.Sim,pois depende de cada um de nós ficarmos no nosso propósito no nosso potencial.
    1.A idéia principal é fazer o aluno entender que ele é capaz de realizar qualquer tipo de avaliação só e sem precisar colar.
    2.É uma prática de cusultas as escondidas de idéias e respostas alheias nas situações de avaliação.
    3.Para aquele que fornece a cola,ele impede ao colega a oportunidade de aprender as tarefas tão importantes para sua formação acadêmica e profissional. E o aluno colante,se torna inseguro e viciado nas idéias alheias e não se permite pensar,levando o mesmo a dependência.
    4a.Por puro prazer de se sentir melhor que seu próximo.
    4b.Muita das vezes por saber que alguém vai ajudá-lo e com essa atitude acaba se prejudicando,pois não vai aprender nada e nem oferecer um bom aprendizado para concluir o curso.
    5.Mostrar as punições aplicáveis para estes tipos de delitos.
    6a.A escrita de uma declaração por exemplo,para agilizar seu tempo algumas pessoas usam o que já está pronto e troca somente algumas informações necessárias.
    6b.É algo ruim,que prejudica muitas pessoas como o professor o aluno e a educação no geral.
    6c.Busco atentar o máximo de atenção para com as aulas em geral,para que um não seja necessário usar desse método.
    7.É necessário entender que o ato de colar é prejudicial à ambos envolvidos,onde o professor não se sente feliz em sua metodologia apresentada,o aluno não oferece bom desempenho não só na sala de aula como fora dela,pois se torna um profissional sem conteúdo ético.

    ResponderExcluir
  3. o texto mostra claramente a realidade de muitos alunos, ser ético na integra não e fácil, pois acabamos soltando algo sem perceber mesmo nos policiando isso acaba acontecendo, o que deve ser feito na minha opinião e conscientizamos pois não adianta ficarmos policiando a vida alheia sem nos corrigimos antes

    ResponderExcluir
  4. O texto transmite uma ideia de comportamento, que traz uma reflexão a se ter uma boa conduta: Honestidade. E isso é primordial para ter um bom entendimento na hora de aprender ser bastante transparente. Se não entender perguntar ao máximo. Assim todos terão conhecimento e consequentemente não terão a necessidade de colar .

    ResponderExcluir
  5. Este texto transmite uma reflexão sobre uma conduta Honesta, na forma de aprender os conteúdos de uma maneira eficiente e eficaz

    ResponderExcluir
  6. Esse texto nos ajuda a refletir sobre falta de ética, de honestidade. A expressão "cola" é crime plegio, que está na constituição.

    ResponderExcluir
  7. o texto nos faz refletir o que de fato acontece na nossa realidade,com esse tipo de coisa o ser humano não consegue obter um bom desempenho e aprendizado,que é algo importante pra nós mesmo.

    ResponderExcluir
  8. O texto nos ajuda a refletir ainda mais sobre ética.

    ResponderExcluir
  9. Quem cola e porque não tem nem um compromisso pensa que so ta ali fazendo uma prova so para obter um sertificado e nada mais

    ResponderExcluir
  10. O aprendizado e parte do esforço de cada aluno.

    ResponderExcluir
  11. O texto nos mostra que devemos ser éticos, para podermos desempenhar um ótimo aprendizado.

    ResponderExcluir
  12. é importante lembrar que o ato de colar não deixa a pessoa expressar sua ideia e nem o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. O texto nos conscientiza sobre ética, o ato da honestidade é um legado que demos levar desde sempre.

    ResponderExcluir
  14. Esta atitude mostra uma falha no caráter do aluno, no entanto pode ser moldado com lições aprendidas na faculdade.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. 2- é fazer uma cópia da resposta existem dois tipos de cola a individual e a de parceria
    3- porque o aluno não aprende e nega o seu compromisso com seu saber
    4- porque estudos mostram que muitos alunos que passam cola querem ser solicitados e mostram ar de superioridade.
    5- A prova do aluno deverá ser confiscada
    6- Respostas
    a) a cola é prejudicial pois a pessoa se torna viciada na cola, muitas vezes se atrapalha e atrapalha os outros
    b) Cola é uma desonestidade tanto consigo mesmo como para com os professores, porque no final o estudando não fica habilitado para desenvolver no futuro a sua profissão com excelência não ter se permitido a aprender de fato e de verdade
    c) Bom eu não costumo colar, pois desta forma sei que não irira aprender e iria me prejudicar no futuro profissional, por que para se trabalhar na área irar requerer de mim o conhecimento que estou obtendo nos estudos
    7- Conclui-se que colar não é bom, nem para quem dar a cola como para quem recebe ou quem copia as vezes individualmente, pois o aluno que cola engana os outros e a si próprio, pois não será um bom profissional, e o aprendizado absorvido de forma honesta e sempre a melhor opção para aluno obter conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. todos tem que estudar e ter um pouco de conhecimento

    ResponderExcluir
  18. Em toda área da vida devemos ter ética e moral, sem isso a pessoa é somente mais um.

    ResponderExcluir
  19. A cola reflete também a falta de autoconfiança, as vezes a pessoa até estuda, ler mas já está acostumado a pegar opiniões de outros que ele julga ser mais inteligente.

    ResponderExcluir
  20. As pessoas pensam q vc dando a cola vc ajuda mas isso n e verdade,vc faz um mau enorme,pois com a pessoa vai aprender se n estuda e fato real.

    ResponderExcluir
  21. eu na verdade nunca tinha pensado nisso,mas hoje vejo claramente cm isto afeta a vida das pessoas,nunca tinha parado pra pensar esse texto abril minha visao me esclareceu muito como pessoa .

    ResponderExcluir
  22. A pessoa pode ate cola,mais lá na frente vai ser um profissional frustrado por não ter a compressão do assunto que lá atrás ele teve a oportunidade de aprender.

    ResponderExcluir
  23. Colar não vai adiantar, porque cometermos esse ato de cola não vamos estar aprendendo nada.

    ResponderExcluir
  24. É ser aquele aluno que estuda, que vai para sala de aula com vontade de aprender. Que respeita seus professores, mas também cobra que estes o ensinem de forma que ele consiga dominar o assunto que está sendo dado. Aluno ético não cola, estuda. Aluno ético nem sempre tira nota máxima, mas dá o melhor de si buscando sempre a aprendizagem. Aluno ético não vai para a escola se sentindo obrigado, mas vai porque sabe que é um direito dele o acesso a educação e ele cobra das pessoas responsáveis uma educação de qualidade. Para finalizar aluno ético não cola, mas se esforça para estar acima da média, não sendo medíocre e mentindo pra si mesmo, por que quem cola está sendo medíocre e mentiroso consigo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  25. e uma realidade das escolas e faculdade alem de nâo aprender essa atitude influencia outros alunos tambem a essa pratica e triste pois esse aluno numca vai ter o conhecimento pois sempre dependera da cola pois o mercado de trabalho nao vai ser que nem a escola alem do certificado vc tem que ter o conhecimento

    ResponderExcluir
  26. Todos nós devemos estudar

    ResponderExcluir
  27. Oportuno também alunos que não fazem suas tarefas e pega carona nas costas dos que fazem.

    ResponderExcluir
  28. 1.O aluno quando pisa se matricula na facudade ou em outro curso,ja deve esta pronto pra estudar tando na pratica quanto teoria.

    ResponderExcluir
  29. precisamos ser honestos sempre ...pois a honestidade e tudo

    ResponderExcluir
  30. quem cola é porque realmente não aprendeu nada .... isso é o fato

    ResponderExcluir
  31. Quem cola não aprendeu ou não prestou atenção nas aulas. Quem cola não aprende,tem que se esforça é aprender

    ResponderExcluir
  32. 3) Não é ético para alguém que está buscando uma formação.

    ResponderExcluir
  33. 4- A) Não estudou ou não entendeu o conteúdo
    4- B) O aluno não irá aprender

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. 6-A) No trabalho seria que existe inveja,uma forma de querer algo que não é seu.

    ResponderExcluir
  36. 6-B) As vezes as amigos querem ajudar uns aos outros,de uma maneira errada

    6-C) As vezes o aluno pensa será só está vez,não irá mais acontecer,foi fácil quer fazer outra vez

    ResponderExcluir
  37. 7) O aluno deve ter total responsabilidade sobre seus atos pois tudo terá consequências é pensar se estarei melhor, habilitado quando sair da escola.
    Quando o aluno cola, na vida após aulas não vai está preparado parava vida lá fora se sentirá insegura, para enfrentar os desafios.

    ResponderExcluir
  38. 1. A ética na sala de aula reflete um compromisso com a sociedade e responsabilidade na prática dos atos.

    2. No figurativo é um despreparo de conhecimento adquiridos, falta a busca por respostas exatas em cima do contexto solicitado.

    3. Quem cola é despreparado e de maneira instintiva um ato de solidariedade injusta favorecendo o comodismo intelectual.

    4. Falta o aprendizado adquirido através da busca. As consequências é refletida no ato do conhecimento é totalmente despreparado para exercer o que diz.

    5. Advertir e punir o infrator.

    6. a- Na execução de qualquer profissão, o mercado vai cobrar com vigor o conhecimento adquirido, caso não tenha desenvolvimento intelectual o corte e a vergonha é inevitável.

    b. Cola na sala representa falta de interesse em buscar o conhecimento e exercer na prática avaliativa.

    c. É buscando o conhecimento intelectual através da compreensão de material pedagógico aplicado.

    7. Colar é um ato desonesto como o próprio eu, na pratica diária o conhecimento é aflorado conforme o desenvolvimento das atividades. É uma injustiça com o saber que pode ser aprimorado e aperfeiçoado com exercício da prática.

    ResponderExcluir
  39. Ser ético é agir com coerencia quando ninguem está vendo. A cola atrapalha o aluno em diversas areas e principalmente na área profissional.

    ResponderExcluir
  40. eu preciso que liberem minha prova n1
    pelo amor FAMETRO

    ResponderExcluir
  41. Ser ético é ser sensato... é preciso ser honesto consigo mesmo, na verdade é onde tudo começa, o próprio indivíduo se analisa à si mesmo e seus conceitos, sua integridade.

    ResponderExcluir
  42. o texto e reescreva as ideias principais.
    R: Fazer com que os alunos tenham compromisso e responsabilidade.

    2) Qual a definição de cola?
    R: O ato de colar é prejudicial tanto pra quem passa a cola como pra quem a recebe, ferindo a integridade de ambos indivíduo.
    3) Por que colar é uma atitude negativa para quem cola e para quem passa a cola?
    R: O ato de colar atrapalha o desenvolvimento do colante, desmotivando-o de estudar da maneira correta e praticar um ato que passa a ser vicioso.
    4 a) Por que o aluno passa a cola?
    R: Alunos que passa cola para os outros, sentem -se superiores aos outros que por sua fez se submetem a tal ato.
    4 b) Por que o aluno cola ?
    R: Quais as consequências dessa atitude? O aluno colante se torna inseguro de seus próprios pensamentos, tornando-se dependente das idéias de outro.
    4) Que atitude deve ter um professor ao pegar alunos envolvendo situação de cola?
    5) R: Confiscar a prova do aluno que foi pego praticando o ato de colar e mostrar as punições aplicáveis para este “delito”.
    6) A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista esta definição :
    a) Cite um exemplo na vida social ( no trabalho por exemplo ) de um adulto que poderia ser comparado a uma situação de cola na sala de aula. Avalie esta situação. R: Relatórios que são idênticos um do outro.
    b) Faça uma definição própria para o termo “COLA” praticado na sala de aula
    R: Não ter estudado para prova e no momento em que foi aplicada, recebi cola de um “amigo”.
    c) Desta forma como você analisa a sua atitude na sala de aula ?
    R: Desonesta.
    7) Crie um pequeno texto conclusivo sobre a atitude de colar e passar cola e as consequências.
    R: O ato de colar pode ajudar em um determinado momento na vida do aluno, no entanto torna o mesmo mal acostumado, dependente de opiniões alheias, sendo impedido de ampliar conhecimentos e consequentemente o ato de colar é prejudicial, não só em relação à um único aluno, mas para uma sociedade inteira, pois quem passa a cola prejudica quem a recebe tornando-o incapaz de buscar conhecimentos próprios. Sendo assim uma sociedade inteira pode ser afetada por vários que passam a cola para vários que a recebe, formando esses alunos em indivíduo ignorante.

    ResponderExcluir
  43. A cola é algo desonesto, a pessoa esta sendo desonesto consigo mesmo, até porque a pessoa que cola não tem capacidade e é incapaz sempre vai agir dessa forma em qualquer local, a cola traz atraso na vida do ser humano, pois, ele não se importa de estudar já confiante na cola e isso afeta a formação do individuo, e isso pode futuramente trazer péssimo resultado e produzir um mau profissional.

    ResponderExcluir
  44. colar é um ato de fraude e corrupção, "A cola afeta a formação do aluno, mascarando sua incapacidade e produzindo um mau profissional..."

    ResponderExcluir
  45. A cola afeta a formação do aluno!.

    ResponderExcluir
  46. a cola prejudica o aluno ,pois a cola e algo desonesto,pois aquele que cola pode e desodesto de sigo mesmo, nao tem inetese em ser honesto com ninguem.

    ResponderExcluir
  47. definicao de cola e copiar algo que esta pronto e algo fraudulento.

    ResponderExcluir
  48. se torna negativa pois o aluno se torna viciante nas ideas das outras pessoas e assimnao tem pensamentos proprios

    ResponderExcluir
  49. O aprendizado e o saber, vem com os erros cometidos, mas uma vez aprendido, jamais esquecido. Mas a pratica do dar-se bem, o tornaram um péssimo ser humano e nunca será um profissional.

    ResponderExcluir
  50. A cola é muito prejudicial para o próprio aluno.

    ResponderExcluir
  51. Depende de cada individuo, todos nós somos responsáveis pelos nossos atos. Então cada ser humano carrega a responsabilidade sobre si. Não nascemos honestos aprendemos a ser honesto com outros exemplos de vida. Cada individuo nasce com o livre-arbítrio. sabedor do certo ou errado. Neste mundo não existe um homem bom honesto se quer, que não cometa erros. Cabe a cada um fazer sua parte bem ou mal. Somos livres

    ResponderExcluir