REPENSANDO
O ATO DE
COLAR E PASSAR A COLA
REELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA
A ÉTICA E A COLA NA SALA DE AULA
No
decorrer do ano letivo é comum o aluno passar por um assunto muitas vezes discutido:
A ética. Indagações são feitas tais
como: O que é ser ético? O que é ética? Dentre outros questionamentos e
ideologias estudadas.
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis
de explicar, quando pergunta.”
Não se satisfazendo com essa definição, surge
uma inquietude que se faz necessário verificar a história da palavra.
Etimologicamente, ela é originada do grego ethos,
que significa modo de ser ou o caráter.
Em Filosofia, a ética significa o que é
bom para o indivíduo e para a sociedade. É uma conduta humana que se
qualifica como bem ou mal e muitas vezes é associada com a moral.
Lançam-se mais duas perguntas, mas estas devem ser respondidas no fórum íntimo
de cada um:
1.
Até que ponto comprometo a minha ética quando realizo a prática da cola, no
processo de avaliação ?
2.
Deixo de agir com ética quando forneço a resposta da avaliação ao meu colega de
classe?
Antes de responder é preciso
entender que a busca do conhecimento, por definição, envolve COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE. Para
tanto, se o aluno pratica a cola, além
de negar o seu compromisso com seu saber, se comporta de maneira irresponsável com o seu futuro profissional
e consequentemente deixa de ter uma atitude e uma postura ética. É válido
destacar que a ética, neste caso, está vinculada a outro valor positivo para a
sociedade: A HONESTIDADE. Portanto é preciso reforçar a ideia de que a cola é uma atitude negativa e pode se
tornar VICIOSA E PREJUDICIAL, na formação de valores e princípios éticos.
A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS
ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E RESPOSTAS
ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO.
Há basicamente dois
tipos de cola : a individual, onde envolve somente o aluno que se utiliza de
métodos próprios ( papeizinhos escondidos, mensagem de celular, fone de
ouvido,etc) e a cola de parceria , onde um aluno passa a informação para um ou
mais colegas .
Vários professores se queixam destas
práticas fraudulentas dos alunos e contam com um grande
problema : o formato
de salas de aula lotadas contribuem para
a prática da cola . O aluno se vale
desta situação e usa e abusa dos descuidos dos professores para ampliar sua
nota na avaliação.
Estudos
mostram que muitos alunos que passam a cola , querem , na verdade
demonstrar um ar de superioridade na sala de aula , uma vez que são sempre
solicitados por seus colegas que muitas vezes se submetem para obter a cola… PASSAR
COLA É TÃO GRAVE QUANTO COLAR : ATRAPALHA O DESENVOLVIMENTO DO
COLEGA COLANTE.
CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE COLAR E DE PASSAR A
COLA :
Pensar com autonomia é pensar sozinho.
Contudo, quando as coisas são apresentadas de maneira finalizada ou concluída,
isso leva o sujeito que não foi educado a questionar e a refletir criticamente
ao CONFORMISMO. Com a atitude da
cola acontece a mesma coisa, o aluno
“COLANTE” se torna inseguro e viciado nas ideias dos outros, e não se permite
pensar com autonomia, ESSA PRÁTICA LEVA À DEPENDÊNCIA.
QUEM FORNECE A COLA impede ao colega a oportunidade de aprender com criticidade,
tarefa tão importante para sua formação acadêmica e profissional.
O ALUNO
viciado em COLA e conformado em receber
um pensamento de outro (atores dos livros ou colegas) por meio da cola,
deixa de desafiar a si mesmo e exercitar as operações de pensamento tais como:
comprar, resumir, observar conceitos, classificar, organizar dados,
interpretar, buscar suposições e formular hipóteses para se tornar um cárcere
de si mesmo.
Vale destacar que nas relações de
trabalho , indivíduo não é valorizado
pelas notas que obteve na universidade, mas pelo merecimento intrínseco de
competências nas suas relações. As empresas desejam pessoas equilibradas
emocionalmente, com posturas éticas nos conflitos, que garantam não só a
prosperidade, mas a própria integração e a solidariedade de seus colaboradores,
além dos conhecimentos e habilidades adequados num curso de formação
universitária. Ou seja, não adianta o
aluno tentar burlar os estudos na escola, pois os verdadeiros testes e
avaliações são realizados diariamente na sua vida cotidiana e quem estará lá
para passar a cola?!
A ideia central deste texto é mostrar a urgente necessidade
de novas posturas dos alunos em relação ao fenômeno da cola na sala de aula – o
fato é que com a cola o aluno finge que aprende, obtém notas que não merece e as recebe sem se importar com um fator
importante : “a honestidade” , bem como não se importar com o valor da aprendizagem.
Dentro da nossa premissa, os
alunos devem, desde já, refletir sobre a ética e a cola na sala de aula,
conscientes como futuros profissionais
que precisam dar exemplos de conduta.
O SUJEITO APRENDE PARA TER NOVAS ATITUDES E VALORES, POIS QUANDO O
INDIVÍDUO APRENDE, ELE SE TRANSFORMA.
O papel do professor, no decorrer
do processo de ensino e aprendizagem, não é ser um detetive ou investigador do
“crime escolar”, pronto para descobrir as mais sofisticadas fórmulas de cola. DE NADA ADIANTA O DOCENTE( professor) CONFISCAR A AVALIAÇÃO DO ALUNO “QUE COLA” OU
QUE PASSA A COLA E APENAS MOSTRAR AS PUNIÇÕES APLICÁVEIS PARA ESTE “DELITO” SE
NÃO HOUVER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE É
SER ÉTICO, COMO FOI INDAGADO NA INTRODUÇÃO DESTE TEXTO.
Deve-se ter a clareza de que o papel do
professor é o de educar, modificar o comportamento do aluno, levá-lo adiante,
fazê-lo avançar não só em aspectos quantitativos (notas), mas também em
aspectos qualitativos, isto é, desenvolver valores éticos positivos para a vida
em sociedade e para o seu bem estar.
(TEXTO PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)
ANÁLISE DO TEXTO:
1)
Leia o texto e reescreva as idéias principais.
2)
Qual a definição de cola?
3)
Por que colar é uma atitude negativa para quem cola e para quem passa a cola?
4 a) Por que o aluno passa a
cola?
4 b) Por que o aluno cola ? Quais
as conseqüências dessa atitude?
5) Que atitude deve ter um
professor ao pegar alunos envolvendo situação de cola?
6) A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA
DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E
RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista esta definição :
a) Cite um exemplo na vida
social ( no trabalho por exemplo ) de um
adulto que poderia ser comparado a uma
situação de cola na sala de aula. Avalie esta situação.
b) Faça uma definição própria
para o termo “COLA” praticado na sala de aula
c) Desta forma como você analisa
a sua atitude na sala de aula ?
7) Crie um pequeno texto conclusivo
sobre a atitude de colar e passar cola e
as conseqüências.
muito oportuno para os que iniciaram uma faculdade, onde TODOS tem saber tanto a prática como a teoria.
ResponderExcluiro ato de cola ou passar cola não traz beneficio ao ensino , polo contrario, deixara o aluno cada vez mais incapaz de obter o conhecimento e de fazer o que é certo.
ExcluirÓtimo texto pois ele abre a nossa avisao sobre o ato de colar ou passar cola, todos nos somos capazes de conseguir de aprender e nao importa se erramos isso nos trazes mais força Para continuar tentando ate conseguir
ExcluirEm todos os momentos de nossas vidas temos que ser honesto
Ate hj nao entendo o pq das pessoas fazerem isso,p mim sao pessoas desinteressadas em td pessoas com de pessimo carater sem foco sem determinação q querem ganhar através d prox.
ExcluirÉ ótimo texto sobre cola pós não traz
Excluirbenefício ao ensino.pelo contrário deixa o aluno incapaz de obter conhecimento e não vai faz ,que é certo .
1.No ponto de não ter a capacidade de assumir o compromisso comigo mesma.
ResponderExcluir2.Sim,pois depende de cada um de nós ficarmos no nosso propósito no nosso potencial.
1.A idéia principal é fazer o aluno entender que ele é capaz de realizar qualquer tipo de avaliação só e sem precisar colar.
2.É uma prática de cusultas as escondidas de idéias e respostas alheias nas situações de avaliação.
3.Para aquele que fornece a cola,ele impede ao colega a oportunidade de aprender as tarefas tão importantes para sua formação acadêmica e profissional. E o aluno colante,se torna inseguro e viciado nas idéias alheias e não se permite pensar,levando o mesmo a dependência.
4a.Por puro prazer de se sentir melhor que seu próximo.
4b.Muita das vezes por saber que alguém vai ajudá-lo e com essa atitude acaba se prejudicando,pois não vai aprender nada e nem oferecer um bom aprendizado para concluir o curso.
5.Mostrar as punições aplicáveis para estes tipos de delitos.
6a.A escrita de uma declaração por exemplo,para agilizar seu tempo algumas pessoas usam o que já está pronto e troca somente algumas informações necessárias.
6b.É algo ruim,que prejudica muitas pessoas como o professor o aluno e a educação no geral.
6c.Busco atentar o máximo de atenção para com as aulas em geral,para que um não seja necessário usar desse método.
7.É necessário entender que o ato de colar é prejudicial à ambos envolvidos,onde o professor não se sente feliz em sua metodologia apresentada,o aluno não oferece bom desempenho não só na sala de aula como fora dela,pois se torna um profissional sem conteúdo ético.
Nossa.
Excluiro texto mostra claramente a realidade de muitos alunos, ser ético na integra não e fácil, pois acabamos soltando algo sem perceber mesmo nos policiando isso acaba acontecendo, o que deve ser feito na minha opinião e conscientizamos pois não adianta ficarmos policiando a vida alheia sem nos corrigimos antes
ResponderExcluirO texto transmite uma ideia de comportamento, que traz uma reflexão a se ter uma boa conduta: Honestidade. E isso é primordial para ter um bom entendimento na hora de aprender ser bastante transparente. Se não entender perguntar ao máximo. Assim todos terão conhecimento e consequentemente não terão a necessidade de colar .
ResponderExcluirEste texto transmite uma reflexão sobre uma conduta Honesta, na forma de aprender os conteúdos de uma maneira eficiente e eficaz
ResponderExcluirEsse texto nos ajuda a refletir sobre falta de ética, de honestidade. A expressão "cola" é crime plegio, que está na constituição.
ResponderExcluiro texto nos faz refletir o que de fato acontece na nossa realidade,com esse tipo de coisa o ser humano não consegue obter um bom desempenho e aprendizado,que é algo importante pra nós mesmo.
ResponderExcluirO texto nos ajuda a refletir ainda mais sobre ética.
ResponderExcluirQuem cola e porque não tem nem um compromisso pensa que so ta ali fazendo uma prova so para obter um sertificado e nada mais
ResponderExcluirO aprendizado e parte do esforço de cada aluno.
ResponderExcluirO texto nos mostra que devemos ser éticos, para podermos desempenhar um ótimo aprendizado.
ResponderExcluirO aprendizado e essencial
ResponderExcluiré importante lembrar que o ato de colar não deixa a pessoa expressar sua ideia e nem o seu conhecimento.
ResponderExcluirO texto nos conscientiza sobre ética, o ato da honestidade é um legado que demos levar desde sempre.
ResponderExcluirhonestidade é essencial
ResponderExcluirhonestidade é essencial
ResponderExcluirEsta atitude mostra uma falha no caráter do aluno, no entanto pode ser moldado com lições aprendidas na faculdade.
ResponderExcluirHonestidade
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir2- é fazer uma cópia da resposta existem dois tipos de cola a individual e a de parceria
ResponderExcluir3- porque o aluno não aprende e nega o seu compromisso com seu saber
4- porque estudos mostram que muitos alunos que passam cola querem ser solicitados e mostram ar de superioridade.
5- A prova do aluno deverá ser confiscada
6- Respostas
a) a cola é prejudicial pois a pessoa se torna viciada na cola, muitas vezes se atrapalha e atrapalha os outros
b) Cola é uma desonestidade tanto consigo mesmo como para com os professores, porque no final o estudando não fica habilitado para desenvolver no futuro a sua profissão com excelência não ter se permitido a aprender de fato e de verdade
c) Bom eu não costumo colar, pois desta forma sei que não irira aprender e iria me prejudicar no futuro profissional, por que para se trabalhar na área irar requerer de mim o conhecimento que estou obtendo nos estudos
7- Conclui-se que colar não é bom, nem para quem dar a cola como para quem recebe ou quem copia as vezes individualmente, pois o aluno que cola engana os outros e a si próprio, pois não será um bom profissional, e o aprendizado absorvido de forma honesta e sempre a melhor opção para aluno obter conhecimento.
todos tem que estudar e ter um pouco de conhecimento
ResponderExcluirEm toda área da vida devemos ter ética e moral, sem isso a pessoa é somente mais um.
ResponderExcluirA cola reflete também a falta de autoconfiança, as vezes a pessoa até estuda, ler mas já está acostumado a pegar opiniões de outros que ele julga ser mais inteligente.
ResponderExcluirAs pessoas pensam q vc dando a cola vc ajuda mas isso n e verdade,vc faz um mau enorme,pois com a pessoa vai aprender se n estuda e fato real.
ResponderExcluireu na verdade nunca tinha pensado nisso,mas hoje vejo claramente cm isto afeta a vida das pessoas,nunca tinha parado pra pensar esse texto abril minha visao me esclareceu muito como pessoa .
ResponderExcluirA pessoa pode ate cola,mais lá na frente vai ser um profissional frustrado por não ter a compressão do assunto que lá atrás ele teve a oportunidade de aprender.
ResponderExcluirColar não vai adiantar, porque cometermos esse ato de cola não vamos estar aprendendo nada.
ResponderExcluirÉ ser aquele aluno que estuda, que vai para sala de aula com vontade de aprender. Que respeita seus professores, mas também cobra que estes o ensinem de forma que ele consiga dominar o assunto que está sendo dado. Aluno ético não cola, estuda. Aluno ético nem sempre tira nota máxima, mas dá o melhor de si buscando sempre a aprendizagem. Aluno ético não vai para a escola se sentindo obrigado, mas vai porque sabe que é um direito dele o acesso a educação e ele cobra das pessoas responsáveis uma educação de qualidade. Para finalizar aluno ético não cola, mas se esforça para estar acima da média, não sendo medíocre e mentindo pra si mesmo, por que quem cola está sendo medíocre e mentiroso consigo mesmo!!!
ResponderExcluire uma realidade das escolas e faculdade alem de nâo aprender essa atitude influencia outros alunos tambem a essa pratica e triste pois esse aluno numca vai ter o conhecimento pois sempre dependera da cola pois o mercado de trabalho nao vai ser que nem a escola alem do certificado vc tem que ter o conhecimento
ResponderExcluirnunca pensei p esse lado
ResponderExcluirTodos nós devemos estudar
ResponderExcluirOportuno também alunos que não fazem suas tarefas e pega carona nas costas dos que fazem.
ResponderExcluir..
ResponderExcluirhonestidade e fundamental
ResponderExcluir1.O aluno quando pisa se matricula na facudade ou em outro curso,ja deve esta pronto pra estudar tando na pratica quanto teoria.
ResponderExcluirprecisamos ser honestos sempre ...pois a honestidade e tudo
ResponderExcluirquem cola é porque realmente não aprendeu nada .... isso é o fato
ResponderExcluirQuem cola não aprendeu ou não prestou atenção nas aulas. Quem cola não aprende,tem que se esforça é aprender
ResponderExcluir2) colar e engana a si mesmo
ResponderExcluir3) Não é ético para alguém que está buscando uma formação.
ResponderExcluir4- A) Não estudou ou não entendeu o conteúdo
ResponderExcluir4- B) O aluno não irá aprender
5) cada professor tem sua conduta.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir6-A) No trabalho seria que existe inveja,uma forma de querer algo que não é seu.
ResponderExcluir6-B) As vezes as amigos querem ajudar uns aos outros,de uma maneira errada
ResponderExcluir6-C) As vezes o aluno pensa será só está vez,não irá mais acontecer,foi fácil quer fazer outra vez
7) O aluno deve ter total responsabilidade sobre seus atos pois tudo terá consequências é pensar se estarei melhor, habilitado quando sair da escola.
ResponderExcluirQuando o aluno cola, na vida após aulas não vai está preparado parava vida lá fora se sentirá insegura, para enfrentar os desafios.
1. A ética na sala de aula reflete um compromisso com a sociedade e responsabilidade na prática dos atos.
ResponderExcluir2. No figurativo é um despreparo de conhecimento adquiridos, falta a busca por respostas exatas em cima do contexto solicitado.
3. Quem cola é despreparado e de maneira instintiva um ato de solidariedade injusta favorecendo o comodismo intelectual.
4. Falta o aprendizado adquirido através da busca. As consequências é refletida no ato do conhecimento é totalmente despreparado para exercer o que diz.
5. Advertir e punir o infrator.
6. a- Na execução de qualquer profissão, o mercado vai cobrar com vigor o conhecimento adquirido, caso não tenha desenvolvimento intelectual o corte e a vergonha é inevitável.
b. Cola na sala representa falta de interesse em buscar o conhecimento e exercer na prática avaliativa.
c. É buscando o conhecimento intelectual através da compreensão de material pedagógico aplicado.
7. Colar é um ato desonesto como o próprio eu, na pratica diária o conhecimento é aflorado conforme o desenvolvimento das atividades. É uma injustiça com o saber que pode ser aprimorado e aperfeiçoado com exercício da prática.
Ser ético é agir com coerencia quando ninguem está vendo. A cola atrapalha o aluno em diversas areas e principalmente na área profissional.
ResponderExcluireu preciso que liberem minha prova n1
ResponderExcluirpelo amor FAMETRO
Ser ético é ser sensato... é preciso ser honesto consigo mesmo, na verdade é onde tudo começa, o próprio indivíduo se analisa à si mesmo e seus conceitos, sua integridade.
ResponderExcluiro texto e reescreva as ideias principais.
ResponderExcluirR: Fazer com que os alunos tenham compromisso e responsabilidade.
2) Qual a definição de cola?
R: O ato de colar é prejudicial tanto pra quem passa a cola como pra quem a recebe, ferindo a integridade de ambos indivíduo.
3) Por que colar é uma atitude negativa para quem cola e para quem passa a cola?
R: O ato de colar atrapalha o desenvolvimento do colante, desmotivando-o de estudar da maneira correta e praticar um ato que passa a ser vicioso.
4 a) Por que o aluno passa a cola?
R: Alunos que passa cola para os outros, sentem -se superiores aos outros que por sua fez se submetem a tal ato.
4 b) Por que o aluno cola ?
R: Quais as consequências dessa atitude? O aluno colante se torna inseguro de seus próprios pensamentos, tornando-se dependente das idéias de outro.
4) Que atitude deve ter um professor ao pegar alunos envolvendo situação de cola?
5) R: Confiscar a prova do aluno que foi pego praticando o ato de colar e mostrar as punições aplicáveis para este “delito”.
6) A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista esta definição :
a) Cite um exemplo na vida social ( no trabalho por exemplo ) de um adulto que poderia ser comparado a uma situação de cola na sala de aula. Avalie esta situação. R: Relatórios que são idênticos um do outro.
b) Faça uma definição própria para o termo “COLA” praticado na sala de aula
R: Não ter estudado para prova e no momento em que foi aplicada, recebi cola de um “amigo”.
c) Desta forma como você analisa a sua atitude na sala de aula ?
R: Desonesta.
7) Crie um pequeno texto conclusivo sobre a atitude de colar e passar cola e as consequências.
R: O ato de colar pode ajudar em um determinado momento na vida do aluno, no entanto torna o mesmo mal acostumado, dependente de opiniões alheias, sendo impedido de ampliar conhecimentos e consequentemente o ato de colar é prejudicial, não só em relação à um único aluno, mas para uma sociedade inteira, pois quem passa a cola prejudica quem a recebe tornando-o incapaz de buscar conhecimentos próprios. Sendo assim uma sociedade inteira pode ser afetada por vários que passam a cola para vários que a recebe, formando esses alunos em indivíduo ignorante.
A cola é algo desonesto, a pessoa esta sendo desonesto consigo mesmo, até porque a pessoa que cola não tem capacidade e é incapaz sempre vai agir dessa forma em qualquer local, a cola traz atraso na vida do ser humano, pois, ele não se importa de estudar já confiante na cola e isso afeta a formação do individuo, e isso pode futuramente trazer péssimo resultado e produzir um mau profissional.
ResponderExcluircolar é um ato de fraude e corrupção, "A cola afeta a formação do aluno, mascarando sua incapacidade e produzindo um mau profissional..."
ResponderExcluirA cola afeta a formação do aluno!.
ResponderExcluira cola prejudica o aluno ,pois a cola e algo desonesto,pois aquele que cola pode e desodesto de sigo mesmo, nao tem inetese em ser honesto com ninguem.
ResponderExcluirdefinicao de cola e copiar algo que esta pronto e algo fraudulento.
ResponderExcluirse torna negativa pois o aluno se torna viciante nas ideas das outras pessoas e assimnao tem pensamentos proprios
ResponderExcluirO aprendizado e o saber, vem com os erros cometidos, mas uma vez aprendido, jamais esquecido. Mas a pratica do dar-se bem, o tornaram um péssimo ser humano e nunca será um profissional.
ResponderExcluirA cola é muito prejudicial para o próprio aluno.
ResponderExcluirDepende de cada individuo, todos nós somos responsáveis pelos nossos atos. Então cada ser humano carrega a responsabilidade sobre si. Não nascemos honestos aprendemos a ser honesto com outros exemplos de vida. Cada individuo nasce com o livre-arbítrio. sabedor do certo ou errado. Neste mundo não existe um homem bom honesto se quer, que não cometa erros. Cabe a cada um fazer sua parte bem ou mal. Somos livres
ResponderExcluirnao teve atencao na aula.
ResponderExcluir