terça-feira, 19 de março de 2013

O DOMINGO DA PÁSCOA - “RESSUSCITEI E ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE”. / A PÁSCOA, É SEMPRE UM NOVO APELO DE DEUS, que nos convida a morrermos com Cristo, a nos separarmos do homem velho (do pecado), a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgirmos para uma vida nova na graça e na santidade.


O DOMINGO DA PÁSCOA  




É O DIA MAIS IMPORTANTE E SOLENE DO ANO LITÚRGICO.
Na madrugada do domingo, Jesus ressuscita e aparece aos discípulos.
Sua ressurreição é garantia da nossa ressurreição.
A alegria e a esperança da ressurreição devem acompanhar-nos durante todo o ano. Por isso, o venerável dia santo da Páscoa é o Domingo primordial, do qual derivam todos os outros domingos do ano. Domingo a domingo, celebramos com a Igreja a Páscoa semanal, que é o Dia do Senhor

“RESSUSCITEI E ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE”.
Estas palavras convidam-nos a contemplar Cristo ressuscitado, fazendo ressoar em nosso coração a sua voz. Com o seu sacrifício redentor, Jesus de Nazaré tornou-nos filhos adotivos de Deus, de tal modo que agora também nós podemos inserir-nos no diálogo misterioso entre Ele e o Pai. Assoma à mente aquilo que Ele disse um dia aos seus ouvintes: “Tudo Me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar” (Mt 11,27).

Nessa perspectiva, sentimos que a afirmação dirigida hoje por Jesus ressuscitado ao Pai – “ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE” –, como que por reflexo, diz respeito também a nós, “filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo, se sofremos com Ele para sermos também
glorificados com Ele” (Rom 8,17).
GRAÇAS À MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO, TAMBÉM NÓS HOJE RESSURGIMOS PARA UMA VIDA NOVA E, UNINDO A NOSSA VOZ À D’ELE, PROCLAMAMOS QUE QUEREMOS FICAR PARA SEMPRE COM DEUS, NOSSO PAI INFINITAMENTE BOM E MISERICORDIOSO.

A Páscoa é o triunfo da vida, por isso este tempo santo expressa o drama mais profundo da realidade humana, a luta permanente da vida, que consegue reverter a dinâmica da morte.

A Páscoa celebra o triunfo da vida sobre a morte, no momento em que a vida parece sucumbir e a morte parece vencer.

A Ressurreição de Cristo nos garante que Deus assumiu a causa da vida.

A PÁSCOA, É SEMPRE UM NOVO APELO DE DEUS, que nos convida a morrermos com Cristo, a nos separarmos do homem velho (do pecado), a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgirmos para uma vida nova na graça e na santidade.

A PÁSCOA NÃO É APENAS UM DIA ESPECIAL DO ANO, MAS UM PROCESSO DINÂMICO, CONTÍNUO E PERMANENTE DENTRO DE NÓS.
Todos os dias, o cristão celebra a Páscoa, quando combate o homem velho do pecado, para se revestir do homem novo, em Cristo. Assim, todo Domingo, revivendo os mistérios pascais na celebração da Eucaristia, deve ser o momento forte da vivência dessa Páscoa, que parece não ter fim.

VIVENDO A REALIDADE DA PRESENÇA PERMANENTE DE CRISTO EM NOSSO MEIO, DEIXEMO-NOS ILUMINAR PELA LUZ FULGURANTE DESTE DIA SOLENE.



Com sincera confiança,
abramo-nos ao Cristo ressuscitado, para que a sua vitória sobre o mal e sobre a morte triunfe também em cada um de nós e  nas nossas famílias.

Que as alegrias pascais iluminem todos os dias de nossas vidas.

“RESSUSCITEI E ESTOU
CONVOSCO PARA SEMPRE”.

assista a esse vídeo: 

FOI POR MIM E POR VOCÊ





TEXTO PESQUISADO E ADAPTADO POR MARIZETE CAJAIBA 

A SEMANA SANTA - ELA SE INICIA COM O DOMINGO DE RAMOS E SE ESTENDE ATÉ O DOMINGO DA PÁSCOA - É A SEMANA MAIS IMPORTANTE DO ANO LITÚRGICO, QUANDO SE CELEBRAM DE MODO ESPECIAL OS MISTÉRIOS DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.




A SEMANA SANTA
A SEMANA SANTA É O GRANDE RETIRO ESPIRITUAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS, CONVIDANDO OS CRISTÃOS À CONVERSÃO E RENOVAÇÃO DE VIDA. ELA SE INICIA COM O DOMINGO DE RAMOS E SE ESTENDE ATÉ O DOMINGO DA PÁSCOA. É A SEMANA MAIS IMPORTANTE DO ANO LITÚRGICO, QUANDO SE CELEBRAM DE MODO ESPECIAL OS MISTÉRIOS DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO
DE JESUS CRISTO. 
A LITURGIA DA SEMANA SANTA APRESENTA MUITOS TEMAS QUE NOS AJUDAM A CRESCER ESPIRITUALMENTE

DOMINGO DE RAMOS

A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.


2ª A 4ª FEIRAS
 Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.
TERÇA-FEIRA SANTA
É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.


QUARTA FEIRA SANTA : É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa PROCISSÃO DO ENCONTRO DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS E NOSSA SENHORA DAS DORES. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.


TRÍDUO PASCAL :
 QUINTA, SEXTA E SÁBADO SANTOS

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) QUE SE INICIA COM A MISSA VESPERTINA DA QUINTA-FEIRA SANTA E SE CONCLUI COM A VIGÍLIA PASCAL, NO SÁBADO SANTO.
OS TRÊS DIAS ( QUINTA, SEXTA E SÁBADO)  FORMAM UMA SÓ CELEBRAÇÃO, que resume todo o mistério pascal.
POR ISSO, NAS CELEBRAÇÕES DA QUINTA-FEIRA À NOITE E DA SEXTA-FEIRA NÃO SE DÁ A BÊNÇÃO FINAL; ELA SÓ SERÁ DADA, SOLENEMENTE, NO FINAL DA VIGÍLIA PASCAL.

QUINTA-FEIRA SANTA
NESTE DIA CELEBRA-SE A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO MINISTERIAL.
Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial.
O pão e o vinho, a mesa e o altar nos reportam para a última ceia de Jesus que, antes de morrer, quis ter este momento 
particular com seus discípulos e,
hoje, com todos nós. 
A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo,
 que se oferece como alimento espiritual.
COMUNGAR O CORPO E SANGUE DE CRISTO NA EUCARISTIA IMPLICA A VIVÊNCIA DO AMOR FRATERNO E DO SERVIÇO. 
ESSA É A LIÇÃO DA CELEBRAÇÃO.

NESSA MISSA REALIZA-SE A CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor. 


Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.”

Obs : De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma  ( muitas paróquias a realizam  na noite de quarta-feira, permitindo que mais pessoas possam participar).



SEXTA-FEIRA SANTA 
NA SEXTA-FEIRA SANTA TEMOS O GRANDE SÍMBOLO QUE É A CRUZ. DA MORTE, DA DOR, DO SOFRIMENTO, DA ENTREGA. JESUS NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR, PARA DAR A VIDA POR TODOS NÓS.

A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. NESTE DIA NÃO HÁ MISSA.
À TARDE ACONTECE A CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS, COM A PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA, A ORAÇÃO UNIVERSAL, A ADORAÇÃO DA CRUZ E A DISTRIBUIÇÃO DA SAGRADA COMUNHÃO.

A CERIMÒNIA ACONTECE DA SEGUINTE FORMA :
Na primeira parte, são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João.
São três textos muito ricos e que se completam, ressaltando a missão salvadora de Jesus Cristo.

O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante.

O terceiro momento - segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado:
“EIS O LENHO DA CRUZ, DO QUAL PENDEU A SALVAÇÃO DO MUNDO. – VINDE ADOREMOS”.

E o quarto momento é a comunhão.
Todos revivem a morte do Senhor e querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou.

NESSE DIA A IGREJA PEDE O SACRIFÍCIO DO JEJUM E DA ABSTINÊNCIA DE CARNE, COMO ATO DE HOMENAGEM E GRATIDÃO A CRISTO, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

MAS A SEMANA SANTA NÃO SE ENCERRA COM A SEXTA-FEIRA, MAS NO DIA SEGUINTE QUANDO SE CELEBRA A VITÓRIA DE JESUS. SÓ HÁ SENTIDO EM CELEBRAR A CRUZ QUANDO SE VIVE A CERTEZA DA RESSURREIÇÃO. 

SÁBADO SANTO


VIGÍLIA PASCAL - SÁBADO SANTO É DIA DE “LUTO”, de silêncio e de oração.
OS FIÉIS SE REUNEM EM PROFUNDA ORAÇÃO AGUARDANDO A RESSURREIÇÃO
DO CRISTO SALVADOR.
ESSE É UM DIA DE REFLEXÃO, VIGÍLIA,
ESPERA PELO MOMENTO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, SUA VOLTA TRIUNFANTE DO MUNDO DOS MORTOS PARA SALVAR OS HOMENS DE TODOS OS SEUS PECADOS, UM ATO DE AMOR
SUPREMO PELA HUMANIDADE.
DEVIDO A ESSE MOMENTO DE VIGÍLIA E
REFLEXÃO QUE O SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA É TÃO RESPEITADO PELOS CRISTÃOS.

NO SÁBADO TEMOS OS QUATRO GRANDES SÍMBOLOS

EM PRIMEIRO LUGAR O CÍRIO PASCAL, A LUZ. Luz de Cristo que rompe as trevas e ilumina toda a escuridão do mundo. 

O SEGUNDO SÍMBOLO É A PALAVRA PROCLAMADA. São nove leituras previstas para essa noite que nos proclamam a Boa Nova. Escutamos, através das leituras, como Deus, ao longo da história, foi se manifestando no meio de seu povo.

O TERCEIRO SÍMBOLO É A ÁGUA. Pois nós abençoamos a água na qual serão balizadas as crianças, os jovens, os adultos.
Nós, que já fomos batizados, renovamos a nossa fé com a aspersão sobre nós, recordando nosso batismo.

QUARTO SÍMBOLO É NOVAMENTE A EUCARISTIA. Que é a conclusão dessa celebração. O MOMENTO ALTO DESSE TRÍDUO PASCAL É A EUCARISTIA.

Todos os símbolos, os hinos, os cânticos, a palavra, as leituras são importantíssimas em todas as celebrações pascais, pois elas nos dão o sentido da morte e ressurreição do Senhor. Isso vai criando em nós urna mística, um clima que envolve toda a nossa vida.


A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição.
Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.

À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “MÃE DE TODAS AS VIGÍLIAS”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte.
 A CERIMÔNIA É CARREGADA DE RICOS SIMBOLISMOS QUE NOS LEMBRAM A AÇÃO DE DEUS, A LUZ E A VIDA NOVA QUE BROTAM DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

Jesus venceu a morte e está vivo. Não só nesta noite santa da Vigília Pascal, mas em todas as circunstâncias em que ouvimos a voz do sacerdote aclamar: O SENHOR ESTEJA CONVOSCO! Ao que todos os fiéis e ministros ordenados, em autêntica profissão de fé, exclamam: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Graças a essa verdade esplêndida, celebramos nesta noite santa, com imensa alegria, o Cristo Ressuscitado e com renovada esperança a vida nova de ressuscitados.


O Domingo da PÁSCOA 
  É O DIA MAIS IMPORTANTE E SOLENE DO ANO LITÚRGICO.
Na madrugada do domingo, Jesus ressuscita e aparece aos discípulos.
Sua ressurreição é garantia da nossa ressurreição.
A alegria e a esperança da ressurreição devem acompanhar-nos durante todo o ano. Por isso, o venerável dia santo da Páscoa é o Domingo primordial, do qual derivam todos os outros domingos do ano. Domingo a domingo, celebramos com a Igreja a Páscoa semanal, que é o Dia do Senhor




Em nossas comunidades, participemos ativamente
das celebrações da Semana Santa.
É o encontro da comunidade com Jesus vivo que quer atuar em nossas vidas.
Cruz de Jesus, amor, justiça, liberdade!
Per crucem ad lucem – é pela cruz de Jesus que
se chega à luz da eternidade feliz.
Como bem explicou São Paulo: “Não há proporção alguma entre os sofrimentos deste mundo e a glória que um dia em nós se revelará” (Rm 8,18).
 É preciso caminhar sem desânimo, sem desfalecimentos, com esperanças e entusiasmo.
A felicidade que nos espera custou o sangue divino e nos introduzirá nas delícias perenes do céu.


“RESSUSCITEI E ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE”.

Estas palavras convidam-nos a contemplar Cristo ressuscitado, fazendo ressoar em nosso coração a sua voz. Com o seu sacrifício redentor, Jesus de Nazaré tornou-nos filhos adotivos de Deus, de tal modo que agora também nós podemos inserir-nos no diálogo misterioso entre Ele e o Pai. Assoma à mente aquilo que Ele disse um dia aos seus ouvintes: “Tudo Me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar” (Mt 11,27).

Nessa perspectiva, sentimos que a afirmação dirigida hoje por Jesus ressuscitado ao Pai – “ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE” –, como que por reflexo, diz respeito também a nós, “filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo, se sofremos com Ele para sermos também
glorificados com Ele” (Rom 8,17).
GRAÇAS À MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO, TAMBÉM NÓS HOJE RESSURGIMOS PARA UMA VIDA NOVA E, UNINDO A NOSSA VOZ À D’ELE, PROCLAMAMOS QUE QUEREMOS FICAR PARA SEMPRE COM DEUS, NOSSO PAI INFINITAMENTE BOM E MISERICORDIOSO.

A Páscoa é o triunfo da vida, por isso este tempo santo expressa o drama mais profundo da realidade humana, a luta permanente da vida, que consegue reverter a dinâmica da morte.

A Páscoa celebra o triunfo da vida sobre a morte, no momento em que a vida parece sucumbir e a morte parece vencer.

A Ressurreição de Cristo nos garante que Deus assumiu a causa da vida.

A PÁSCOA, É SEMPRE UM NOVO APELO DE DEUS, que nos convida a morrermos com Cristo, a nos separarmos do homem velho (do pecado), a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgirmos para uma vida nova na graça e na santidade.

A PÁSCOA NÃO É APENAS UM DIA ESPECIAL DO ANO, MAS UM PROCESSO DINÂMICO, CONTÍNUO E PERMANENTE DENTRO DE NÓS.
Todos os dias, o cristão celebra a Páscoa, quando combate o homem velho do pecado, para se revestir do homem novo, em Cristo. Assim, todo Domingo, revivendo os mistérios pascais na celebração da Eucaristia, deve ser o momento forte da vivência dessa Páscoa, que parece não ter fim.

VIVENDO A REALIDADE DA PRESENÇA PERMANENTE DE CRISTO EM NOSSO MEIO, DEIXEMO-NOS ILUMINAR PELA LUZ FULGURANTE DESTE DIA SOLENE.

Com sincera confiança, abramo-nos ao Cristo ressuscitado, para que a sua vitória sobre o mal e sobre a morte triunfe também em cada um de nós, nas nossas famílias, nas nossas cidades e em nossa Pátria.

Que as alegrias pascais iluminem todos os dias de nossas vidas.


ASSISTA A ESSE VÍDEO COMOVENTE:



Foi por Você [HD]

de SaleLuzMundi3 anos atrás 883.748 views
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,

 TEXTO PESQUISADO E ADAPTADO POR MARIZETE CAJAIBA DO SITE :