sábado, 5 de outubro de 2013

VELHICE SAUDÁVEL : A preocupação atual dos principais centros de estudos da velhice é como manter a qualidade de vida e a saúde dessa faixa etária da população. A escolha do estilo de vida é fundamental para evitar o aparecimento de doenças crônicas.



VELHICE SAUDÁVEL


O crescimento do número de idosos no mundo está acontecendo de forma rápida. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as pessoas com mais de 60 anos representam hoje 12% da população mundial. No Brasil não é diferente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa tende a aumentar e a de jovens a diminuir no país.
A preocupação atual dos principais centros de estudos da velhice é como manter a qualidade de vida e a saúde dessa faixa etária da população. A escolha do estilo de vida é fundamental para evitar o aparecimento de doenças crônicas. Segundo especialistas, é preciso estar atento a três aspectos: alimentação correta, prática de atividades físicas e estado psicológico.
Os médicos afirmam que a alimentação saudável pode significar alguns anos de vida a mais. É importante evitar o sal e a gordura animal, os grandes vilões da alimentação.

A prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios, principalmente para evitar doenças cardiovasculares. As opções são muitas, não há necessidade de exercícios pesados. A caminhada, o alongamento, a yoga, a natação e a hidroginástica são os mais indicados. A freqüência e o tipo de exercício devem ser determinados pelo médico.
Os problemas de depressão, stress e ansiedade preocupam porque levam à baixa imunidade. A ajuda psicológica pode vir acompanhada de atividades culturais, como aulas de dança, prática de artesanato, teatro, entre outros.