quinta-feira, 21 de março de 2013

22 de março é o Dia Mundial da Água - 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água


     

22 de março é o Dia Mundial da Água

2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água


O DIA MUNDIAL DA ÁGUA FOI RECOMENDADO PELA ONU DURANTE A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (ECO-92), REALIZADA NO RIO DE JANEIRO. ENTÃO, DESDE 22 DE MARÇO DE 1993, AS CELEBRAÇÕES AO REDOR DO GLOBO TERRESTRE ACONTECEM A PARTIR DE UM TEMA ANUAL, DEFINIDO PELA PRÓPRIA ONU, COM O INTUITO DE ABORDAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AOS RECURSOS HÍDRICOS.



Tida como recurso essencial para a manutenção da vida na terra, a água está se tornando o centro das atenções em debates e reuniões quando o assunto é sustentabilidade.

 A PREOCUPAÇÃO É TANTA, QUE FEZ COM QUE A ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - DEFINISSE O ANO DE 2013 COMO O ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA. ALÉM DISSO, NO DIA 22 DE MARÇO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, ESTABELECIDO DESDE 1992.


Abundante em algumas regiões e escassa em outras, atualmente 145 países tem que compartilhar uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação.

O consumo não planejado e o crescimento da população, estão deixando estudiosos e cientistas atentos a uma possível escassez.


FOI POR ISSO QUE EM 2005, A ONU LANÇOU A RESOLUÇÃO DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO “ÁGUA, FONTE DE VIDA”, QUE DEVE DURAR ATÉ 2015.

 A RESOLUÇÃO AFIRMA QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DA DÉCADA deve ser um foco maior nas questões relacionadas à água em todos os níveis, bem como na implementação de programas relacionados à água de forma a atingir os objetivos acordados internacionalmente sobre questões ligadas à água contidos na Agenda 21, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e no Plano de Implementação de Johannesburgo.


EM DEZEMBRO DE 2010, A ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS DECLAROU 2013 COMO O ANO INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA.

Foi decidido que o Dia Mundial da Água 2013, celebrado em 22 de março, também terá como tema a Cooperação pela Água.


A CAMPANHA, QUE É COORDENADA NO BRASIL PELA UNESCO, TEM CINCO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:


1.    Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
2.    Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
3.    Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
4.    Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
5.    Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.


ENTENDE-SE QUE A COOPERAÇÃO PELA ÁGUA É CRUCIAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA, A IGUALDADE SOCIAL E A IGUALDADE DE GÊNERO.

O acesso à água potável é essencial para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os objetivos de desenvolvimento do milênio.

. A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criem benefícios mútuos e melhores padrões de vida.



Contato da Campanha Cooperação pela Água 2013:

Ms Blanca Jiménez Cisneros
Division of Water Sciences
UNESCO
1, rue Miollis
75732 Paris cedex 15
France
E-mail: iywc2013@unesco.org

Web: 
www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/
www.watercooperation2013.org


http://www.tudodoms.com.br/noticia/geral/25,39339,22-de-marco-e-o-dia-mundial-da-agua

Nenhum comentário:

Postar um comentário