GLOBALIZAÇÃO
Elaborado por Marizete Cajaíba
GLOBALIZAÇÃO
OU MUNDIALIZAÇÃO É A INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS POVOS E PAÍSES DO NOSSO
PLANETA, TAMBÉM DENOMINADO "ALDEIA GLOBAL".
AS NOTÍCIAS DO MUNDO SÃO
DIVULGADAS PELOS JORNAIS, RADIO, TV, INTERNET E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
COM TODA ESSA TECNOLOGIA A SERVIÇO DA HUMANIDADE, DÁ A IMPRESSÃO QUE O PLANETA
TERRA FICOU MENOR.
PODEMOS TAMBÉM OBSERVAR QUE OS BENS DE CONSUMO, A MODA, A
MEDICINA, ENFIM A VIDA DO SER HUMANO SOFRE INFLUÊNCIA DIRETA DESSA TAL GLOBALIZAÇÃO
A modernização dos satélites de telecomunicações possibilitou a
circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são
transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão
ocorrendo. Redes de televisão, como a norte-americana CNN ( Cable News
Network), transmitem imagens do mundo inteiro, cobrindo os principais
acontecimentos. Redes de rádio, como a Britânica BBC( Bristish Broadcasting
Corporation ), também cobrem o mundo, emitindo seus programas – músicas,
entrevistas, notícias , etc – em diferentes línguas., as TVs por assinatura com
quase 200 canais colocam “o mundo” dentro de sua casa, tudo que é visto por
outros milhões de telespectadores pode ser visto por você em qualquer lugar ,
basta ter uma antena como a SKY por
exemplo ou TV a Cabo. E A INTERNET ?!
Essa rede mágica criada nos anos 90 aumentou a capacidade de acessos e as
informações não param mais de rodar o mundo....
NEM SEMPRE
FOI ASSIM ....
Nos
últimos tempos, houve um enorme desenvolvimento dos meios de transporte e
telecomunicações o que permitiu maior
aproximação entre as pessoas, tornando mais fácil a comunicação entre elas.
PARA SE TER IDEIA DESSE PROCESSO, SAIBA QUE :
- Nos anos 60 somente cerca
de 25
milhões de pessoas viajavam de avião de um país para o outro, por ano,
na década de 90 esse número havia
subido para 400 milhões . Quase
três milhões de turistas brasileiros
viajaram para a Europa no ano passado, segundo a Comissão Europeia
de Turismo
- Em 1865, quando o presidente dos
Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assassinado, a notícia levou 13 dias para
chegar na Europa. Hoje em dia bastam apenas alguns segundos para qualquer
notícia cruzar o planeta, seja por telefone, fax, ou pelas redes de televisão
ou Internet interligando todo o planeta em torno de um determinado
acontecimento - como por exemplo o terremoto no Japão ou um evento esportivo
como a copa do mundo ou olimpíadas.
-
Em 1960 foram feitas 2 milhões de ligações telefônicas entre
os Estados Unidos e a Europa, atualmente
essas ligações chegam a 1 bilhão por ano. Mas atualmente as pessoas comunicam-se mais por facebook, sms e principalmente pelo jeito mais moderno e gratuito que é o Skype, onde , além de falar pelo smartphone , pelo computador, tablet, utilizando a internet , pode-se visualizar a pessoa do outro lado da tela.
Por exemplo : O ano de 2012 não
poderia ter sido melhor para o Skype.
A plataforma de comunicação por VoIp, comprada pela Microsoft,
cresceu bastante e registrou um recorde de tráfego com o crescimento de 44% na
utilização do serviço. Os números são bem impressionantes: a quantidade de
chamadas realizadas no Skype no ano passado foi o equivalente a cerca de um
terço das ligações internacionais feitas em todo o mundo, afinal, o Skype pode ser o mais conhecido aplicativo
deste ramo - ou seja, a tendência é de que os aplicativos para PC e smartphone
continuem em uma crescente nos próximos anos.
- Em
1950
eram necessárias 18 horas para um avião
comercial cruzar o oceano Atlântico, fazendo a rota Nova York - Londres , na década
de 90 essa rota era feita em média
de 8 horas , atualmente ,
por um avião supersônico (atinge mais de duas
vezes a velocidade
do som ) esse trajeto é feito em apenas 3 horas , e a tendência é que esse tempo reduza ainda mais.
do som ) esse trajeto é feito em apenas 3 horas , e a tendência é que esse tempo reduza ainda mais.
( A
Força Aérea norte-americana realizou um voo de teste sobre o Oceano Pacífico
com o seu avião supersônico não tripulado X-51A
WaveRider, que é capaz de atingir a velocidade de 6 vezes a velocidade do som - isso quer dizer que - o WaveRider poderá viajar de Londres a Nova
Iorque em menos de uma hora.
A Força Aérea norte-americana tenciona desenvolver esta tecnologia para transportar mísseis ou aviões para qualquer parte do mundo em poucos minutos, não dando tempo aos inimigos para reagir. Para além da velocidade, as aeronaves supersônicas voarão a grande altitude, fora do alcance do fogo inimigo ou mesmo de um míssil.)
A Força Aérea norte-americana tenciona desenvolver esta tecnologia para transportar mísseis ou aviões para qualquer parte do mundo em poucos minutos, não dando tempo aos inimigos para reagir. Para além da velocidade, as aeronaves supersônicas voarão a grande altitude, fora do alcance do fogo inimigo ou mesmo de um míssil.)
FATOS QUE
CARACTERIZAM O MUNDO GLOBALIZADO :
1- O
MUNDO SE MANTÉM INTERLIGADO
:Telefones fixos e celulares , rádios,
televisões e cada vez mais pessoas fazem parte da rede de computadores, como
a Internet., que a partir dos anos 1980
conectou vários lugares do mundo onde informações de todos os tipos são
trocadas, produtos são vendidos, pessoas se conhecem e mantém contato. Aviões levam pessoas de um ponto a outro da
Terra em poucas horas, através do GPS ( monitoramento por satélite), localiza-se uma rua, um
apartamento ou um carro roubado em qualquer lugar do mundo.
As redes sociais como Google+, YouTube, Twiter, Tumblr, Facebook,Facebook Messenger, Instagram,
Twitter, Pinterest, Line, WeChat, Whatsapp ,Ask, Foursquare, Snapchat unem milhões de pessoas .
Um site de busca, como o Google, recebe dos internautas em todo o mundo com mais de um bilhão de acessos diariamente; o YOU TUBE veio para afirmar ainda mais esse processo de globalização, pois um vídeo descoberto na China, que chame um pouco mais a atenção, passa a rodar o mundo pela internet e depois ainda aparece em noticiários da TV, é copiado em celulares e passado para outros amigos e assim por diante ....
As redes sociais como Google+, YouTube, Twiter, Tumblr, Facebook,Facebook Messenger, Instagram,
Twitter, Pinterest, Line, WeChat, Whatsapp ,Ask, Foursquare, Snapchat unem milhões de pessoas .
Um site de busca, como o Google, recebe dos internautas em todo o mundo com mais de um bilhão de acessos diariamente; o YOU TUBE veio para afirmar ainda mais esse processo de globalização, pois um vídeo descoberto na China, que chame um pouco mais a atenção, passa a rodar o mundo pela internet e depois ainda aparece em noticiários da TV, é copiado em celulares e passado para outros amigos e assim por diante ....
Menos de uma semana após o lançamento, o novo hit da cantora
britânica Adele, "Hello", bateu recorde de acessos no YouTube. O
vídeo tinha mais de 100 milhões de visualizações na manhã de quarta-feira (28 /
10 / 2015) com a média de um milhão de
visitas por hora e se tornou a melhor estreia do ano da plataforma. De acordo com o YouTube, o lançamento do novo hit de Adele é mais importante do que qualquer outro vídeo durante 2015. Superou, por
exemplo, a estreia do trailer de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da
Força". E janeiro de 2016 , Adele
chegou a 1 bilhão de visualizações no YouTube em 87 dias com o clipe de “Hello”,
batendo o recorde do cantor pop coreano Psy. O hit “Gangnam Style” (você lembra) levou 158 dias para alcançar o
feito. Ele ainda é o vídeo mais visto de todos os tempos no YouTube, com mais
de 2,5 bilhões de visualizações
O videoclipe de Psy, autor do sucesso mundial "Gangnam style", superou 50 milhões de visitas no YouTube e bateu o recorde para o número de visitas em 24 horas.O recorde de audiência do vídeo “Gangnam Style” obrigou
o Google a fazer uma pequena alteração nas linhas de código
do YouTube. O vídeo ultrapassou 2.147.483.647 visualizações,
número máximo que o contador do site conseguia exibir. Ou seja, é o máximo que
um valor inteiro de 32 bits consegue atingir.
UM DOS
MAIS IMPORTANTES FATORES QUE CONTRIBUI PARA A UNIÃO DESSES POVOS É, SEM DÚVIDA,
A INTERNET. É impossível falar de
globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma
viagem pelo mundo sem sair do lugar. Dentro da rede conhecemos novas culturas,
podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de distância, trabalhamos e
ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área
de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia.
2- ATUALMENTE TUDO
O QUE ACONTECE NUM PAÍS INTERESSA AOS OUTROS – Por
exemplo , se os cientistas dos Estados Unidos ou do Japão, inventarem um novo
tipo de robô ou de computador, os outros países certamente usarão essa
tecnologia. Um ritmo musical brasileiro
, como o de Michel Teló ( Delícia) ou
Astro de futebol Neymar com seu corte de cabelo exótico que
influenciou milhões de crianças e adolescentes.
Não
podemos deixar o tão falado e imitado corte de cabelo do também mega star
Justin Bieber; filmes de sucesso
americanos - logo se espalham por outras
regiões do globo , como CREPÚSCULO , AVATAR
ou 2012 ( que deixou todo mundo preocupado com o fim do mundo) , o Filme
Os Vingadores, ou as Aventuras de PI - catástrofes
como o terremoto no Japão, ou o acidente na Boate Kiss em Santa Maria comoveram
milhões de pessoas; a figura do presidente OBAMA é notória em qualquer parte do
mundo e suas decisões ou atitudes
interessa a todos os países ,pelo forte poder de influência que ainda exerce no
mundo, etc .
3- “UNIFORMIZAÇÃO
DE HÁBITOS” :
Com
o progresso das comunicações e dos meios de transporte, o mundo perdeu suas
fronteiras. Hoje, é muito mais fácil e rápido falar com qualquer
pessoa,em qualquer canto do planeta, via telefone, fax ou pela internet. E
é também muito fácil trazer ou levar qualquer produto de
qualquer tamanho e peso para onde se quiser.
Diante disso tudo, os hábitos das pessoas mudaram, radicalmente. E mudaram
no sentido de levá-las a terem comportamentos cada vez mais parecidos em todo
o mundo. . Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no
Brasil ou na Alemanha as pessoas comem alimentos semelhantes assistem programas
de TV semelhantes, vestem roupas semelhantes e usam linguagens semelhantes.
Isso quer dizer que as pessoas estão ficando cada vez mais semelhantes. Em
qualquer região do planeta, cada vez
mais pessoas comem os mesmos alimentos industrializados, vestem as mesmas
roupas, ouvem músicas semelhantes e assistem aos mesmos filmes, possuem os
mesmos ídolos, etc .
Observa-se
essa evidente homogeneização
( uniformização) cultural ao
analisarmos o consumo de hambúrgueres, pizzas, sorvetes, iogurtes,
refrigerantes, cigarros, jeans, tênis, CDs, celulares, etc - em
quase todos os países consomem-se os mesmos produtos, das mesmas marcas e
modelos iguais – a moda dita as regras . Trata-se
de uma população mundial que mesmo com
suas diferenças culturais, sociais ou religiosas - consome e reconhece como “seus”
os mais diversos produtos das mais diversas partes do globo , por
isso dizemos que agora são produtos
globalizados . Certos tipos de produtos como os jeans, tênis,
refrigerantes, sanduíches, rádios, celulares, computadores, brinquedos,
eletrodomésticos, automóveis - entre
outros – das mais diversas marcas, costumam ser encontrados em diversos países
do mundo.
Tomemos
por base o seguinte: Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na
Alemanha, em muitos países é comum os jovens
usarem calças jeans, bem como beberem Coca-cola e Pepsi-cola, comerem
hambúrgueres e assistirem a programas da MTV (Music Television).Também é usual
estudarem inglês, e se comunicarem usando termos dessa língua como hello, OK , Yes
ou good bye, usararem o facebook, o google, curtirem os mesmos ídolos, etc.
4- DEPENDÊNCIA ENTRE OS PAÍSES : (interdepedência)
Para suprir parte de
suas necessidades alguns países importam
café, soja, minérios e outros exportam aviões, máquinas, produtos químicos,
outros ainda importam trigo e exportam petróleo,e assim por diante. . . Existem também empresas multinacionais, que
possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da Shell, da
Ford, da Toyota, da Coca Cola, da FIAT, da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da
Toshiba, das TVs pagas como a Sky, entre outras. multinacionais,
que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da
Shell, da Ford,
da Toyota, da Coca Cola, da FIAT,
da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da Toshiba, das TVs pagas como a Sky,
entre outras.
Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo
de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a
energia são mais baratas, é a fábrica global . Por exemplo : Um tênis NIKE,
pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido
na China, com matéria-prima
do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Veja um exemplo dessa interdepedência :
"Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado
por Tóquio; o protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita
nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos inventados em Nova Jersey e
fabricados no Japão.
GLOBALIZAÇÃO É ESSA
GRANDE UNIDADE
COMO PODEMOS PERCEBER, O MUNDO EM QUE VIVEMOS APRESENTA
UMA GRANDE UNIDADE, apesar das diferenças culturais entre uma região e
outra, entre um continente e outro, entre um país e outro.
Essa grande unidade, essa grande interdependência
de todos os povos e países da superfície terrestre recebe o nome de GLOBALIZAÇÃO. Há uma certa familiaridade com “o
diferente” quando milhões de pessoas em
todo o globo compartilham os mesmos hábitos e costumes mesmo sem se dar conta
disso, assim PARECE QUE O PLANETA ESTÁ FICANDO MENOR, pois cada vez mais
pessoas assistem a programas semelhantes na televisão, vêem os mesmos filmes, ouvem
as mesmas músicas, ficam sabendo em tempo real o que ocorre em qualquer parte do mundo,
isso é o que chamamos de globalização.
Você já deve ter conhecido marcas
importantes de automóveis da marca Ford ou Volkswagen sendo reabastecido
num posto da Shell, da Texaco ou da Esso, não é mesmo?E também já deve
ter visto uma lanchonete da rede McDonald’s na sua cidade ou numa cidade perto
da sua. Pois saiba que hoje existe McDonald’s até mesmo em
Moscou, Pequim, e Nova Delhi. Sabe por quê?
Porque a loja da rede McDonald’s é um exemplo de como a globalização
vem avançando em todo planeta desde as duas últimas décadas do
século XX. Isso acontece, pois essa rede de alimentação, de origem
norte-americana, conseguiu estabelecer um tipo de comida que agrada milhares de
pessoas em todo o mundo. Hoje em dia, é comum as pessoas terem pouco
tempo para cozinhar, e até esmo para comer, preferindo se
alimentar em lanchonetes onde tudo é fácil e rápido - fast
food("alimento rápido"). Em alguns países, como a Índia, a rede teve
de fazer algumas adaptações, devido às diferenças culturais.
A marca
McDonald's existe em mais de 120 países. Mais de 30.000 lojas ao redor do mundo
servem quase 50 milhões de clientes a cada dia. Mais de 70% dos restaurantes
McDonald's são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos.
Além disso, a empresa opera outras marcas de restaurantes
e lanchonetes ao redor do mundo
Outra razão para o McDonald's ser símbolo de
popularidade mundial, é que já patrocinou (e ainda patrocina) entre outros
eventos, a Copa do Mundo - FIFA , que
distribui brindes oficiais em parceria com outro patrocinador de grande escala,
a Coca Cola, distribuidora de suas bebidas na maioria das lojas.
Dessa forma a McDonald’s é uma empresa transnacional , é globalizada,contribui para a globalização , pois leva vários povos, de vários países a
consumirem seus produtos, em lanchonetes padrões, atendimentos padrões e
somente com algumas adaptações nos lanches, devido ao aspecto cultural da
população do país.
MAS A GLOBALIZAÇÃO ... TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS
Esse fenômeno acirrou as desigualdades sociais e regionais, ou
seja, tornou heterogêneo o espaço global. Observa-se uma evidente homogeneização ( uniformização)
cultural , porém, a “integração” é
relativa, porque existem áreas que estão praticamente fechadas ou estabelecem
relações inexpressivas com o mundo, por exemplo, o continente africano e a
Amazônia do Brasil. Esses espaços estão à margem dos grandes fluxos de pessoas
e capitais.
O fenômeno da globalização levou o progresso para a economia de determinados países, enquanto outras permaneceram economicamente estagnadas ou tiveram suas situações agravadas pelo processo.
Portanto, a globalização é um fenômeno não apenas cultural ou econômico , é sobretudo geográfico .
O fenômeno da globalização levou o progresso para a economia de determinados países, enquanto outras permaneceram economicamente estagnadas ou tiveram suas situações agravadas pelo processo.
Portanto, a globalização é um fenômeno não apenas cultural ou econômico , é sobretudo geográfico .
Essa globalização organizou o mundo sob o comando de “uma rede de informação” , trazendo
facilidades e vantagens para os negócios
mundiais estabelecido entre a grandes empresas e ao mesmo tempo aprofundou as
disparidades sociais e regionais que já existiam entre países ricos e países
pobres.
Vejam estes dados :
"Mais de 2
bilhões de indivíduos estão excluídos dos benefícios básicos da modernidade,
como habitação, saneamento e garantia de nutrição". "Apenas quatro americanos juntos têm uma fortuna superior a 600 milhões
de pessoas. (...)
A globalização pode acarretar uma uniformidade imposta pela mídia que,
controlando os grandes meios de comunicação social, impõem comportamentos e
estilos de vida - uniformizam sim, hábitos e costumes, mas não
reduzem a desigualdade social. Na realidade, há países globalizantes(
desenvolvidos) e outros globalizados (
subdesenvolvidos) Os primeiros mandam no processo, os outros são arrastados.
"Globaliza-se a miséria, mas não o verdadeiro progresso.
Os capitais
circulam livremente, mas as pessoas não.
Prioriza-se a competitividade, em vez da
solidariedade".