quinta-feira, 18 de abril de 2013

GLOBALIZAÇÃO : INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS POVOS E PAÍSES DO NOSSO PLANETA, TAMBÉM DENOMINADO "ALDEIA GLOBAL". / FATOS QUE CARACTERIZAM O MUNDO GLOBALIZADO / UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES QUE CONTRIBUI PARA A UNIÃO DESSES POVOS É, SEM DÚVIDA, A INTERNET / “UNIFORMIZAÇÃO DE HÁBITOS” / DEPENDÊNCIA ENTRE OS PAÍSES / Não podemos deixar o tão falado e imitado corte de cabelo do também mega star Justin Bieber; filmes de sucesso americanos - logo se espalham por outras regiões do globo , como CREPÚSCULO , AVATAR ou 2012 ( que deixou todo mundo preocupado com o fim do mundo) , o Filme Os Vingadores, ou as Aventuras de PI - catástrofes como o terremoto no Japão







GLOBALIZAÇÃO
Elaborado por  Marizete Cajaíba

GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO É A INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS POVOS E PAÍSES DO NOSSO PLANETA, TAMBÉM DENOMINADO "ALDEIA GLOBAL".
 AS NOTÍCIAS DO MUNDO SÃO DIVULGADAS PELOS JORNAIS, RADIO, TV, INTERNET E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. 
COM TODA ESSA TECNOLOGIA A SERVIÇO DA HUMANIDADE, DÁ A IMPRESSÃO QUE O PLANETA TERRA FICOU MENOR. 
PODEMOS TAMBÉM OBSERVAR QUE OS BENS DE CONSUMO, A MODA, A MEDICINA, ENFIM A VIDA DO SER HUMANO SOFRE INFLUÊNCIA DIRETA DESSA TAL GLOBALIZAÇÃO
 
     A modernização dos satélites de telecomunicações possibilitou a circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo. Redes de televisão, como a norte-americana CNN ( Cable News Network), transmitem imagens do mundo inteiro, cobrindo os principais acontecimentos. Redes de rádio, como a Britânica BBC( Bristish Broadcasting Corporation ), também cobrem o mundo, emitindo seus programas – músicas, entrevistas, notícias , etc – em diferentes línguas., as TVs por assinatura com quase 200 canais colocam “o mundo” dentro de sua casa, tudo que é visto por outros milhões de telespectadores pode ser visto por você em qualquer lugar , basta ter  uma antena como a SKY por exemplo ou TV a Cabo.   E A INTERNET ?! Essa rede mágica criada nos anos 90 aumentou a capacidade de acessos e as informações não param mais de rodar o mundo.... 
NEM SEMPRE FOI ASSIM ....
        Nos últimos tempos, houve um enorme desenvolvimento dos meios de transporte e telecomunicações  o que permitiu maior aproximação entre as pessoas, tornando mais fácil a comunicação  entre elas.    
 PARA SE TER IDEIA DESSE PROCESSO, SAIBA QUE :
       - Nos anos 60 somente cerca de 25 milhões de pessoas viajavam de avião de um país para o outro, por ano, na década de 90 esse número havia subido para 400 milhões . Quase três milhões de turistas brasileiros viajaram para a Europa no ano passado, segundo a Comissão Europeia de Turismo
  -  Em 1865, quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assassinado, a notícia levou 13 dias para chegar na Europa. Hoje em dia bastam apenas alguns segundos para qualquer notícia cruzar o planeta, seja por telefone, fax, ou pelas redes de televisão ou Internet interligando todo o planeta em torno de um determinado acontecimento - como por exemplo o terremoto no Japão ou um evento esportivo como a copa do mundo ou olimpíadas.
      - Em 1960 foram feitas 2 milhões de ligações telefônicas entre os Estados Unidos e a Europa, atualmente essas ligações chegam a 1 bilhão por ano.  Mas atualmente as pessoas comunicam-se mais  por facebook, sms e principalmente pelo jeito mais moderno e gratuito que é o Skype, onde , além de falar pelo smartphone ,  pelo computador, tablet, utilizando a internet , pode-se visualizar a pessoa do outro  lado da tela.

Por exemplo : O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para o Skype. A plataforma de comunicação por VoIp, comprada pela Microsoft, cresceu bastante e registrou um recorde de tráfego com o crescimento de 44% na utilização do serviço. Os números são bem impressionantes: a quantidade de chamadas realizadas no Skype no ano passado foi o equivalente a cerca de um terço das ligações internacionais feitas em todo o mundo, afinal, o Skype pode ser o mais conhecido aplicativo deste ramo - ou seja, a tendência é de que os aplicativos para PC e smartphone continuem em uma crescente nos próximos anos.
- Em 1950 eram necessárias 18 horas para um avião comercial cruzar o oceano Atlântico, fazendo a rota   Nova York - Londres ,  na década de 90 essa rota era feita em média de 8 horas , atualmente , por um avião supersônico (atinge mais de duas vezes a velocidade
 do som ) esse trajeto é feito em apenas 3 horas , e a tendência é que esse tempo reduza ainda mais.  
( A Força Aérea norte-americana realizou um voo de teste sobre o Oceano Pacífico com o seu avião supersônico não tripulado  X-51A WaveRider, que é capaz de atingir a velocidade de 6  vezes a velocidade do som  - isso quer dizer que -  o WaveRider poderá viajar de Londres a Nova Iorque em menos de uma hora
A Força Aérea norte-americana tenciona desenvolver esta tecnologia para transportar mísseis ou aviões para qualquer parte do mundo em poucos minutos, não dando tempo aos inimigos para reagir. Para além da velocidade, as aeronaves supersônicas voarão a grande altitude, fora do alcance do fogo inimigo ou mesmo de um míssil.)


FATOS QUE CARACTERIZAM O MUNDO GLOBALIZADO :

Social media buttons


  1- O MUNDO SE MANTÉM INTERLIGADO :Telefones fixos e celulares , rádios, televisões e cada vez mais pessoas fazem parte da rede de computadores, como a  Internet., que a partir dos anos 1980 conectou vários lugares do mundo onde informações de todos os tipos são trocadas, produtos são vendidos, pessoas se conhecem e mantém contato.   Aviões levam pessoas de um ponto a outro da Terra em poucas horas, através do GPS (  monitoramento por  satélite), localiza-se uma rua, um apartamento ou um carro roubado em qualquer lugar do mundo. 

As redes sociais como Google+, YouTubeTwiter, Tumblr, Facebook,Facebook MessengerInstagram, 
Twitter, Pinterest, Line, WeChat, Whatsapp ,Ask, Foursquare, Snapchat unem milhões de pessoas .
Um site de busca, como o Google, recebe dos internautas  em todo o mundo com  mais de um bilhão de acessos diariamente; o YOU TUBE veio para afirmar ainda mais esse processo de globalização, pois um vídeo descoberto na China, que chame um pouco mais a atenção, passa a rodar o mundo pela internet e depois ainda aparece em noticiários da TV,  é copiado em celulares e passado para outros amigos e assim por diante .... 
Menos de uma semana após o lançamento, o novo hit da cantora britânica Adele, "Hello", bateu recorde de acessos no YouTube. O vídeo tinha mais de 100 milhões de visualizações na manhã de quarta-feira (28 / 10 / 2015)  com a média de um milhão de visitas por hora e se tornou a melhor estreia do ano da plataforma. De acordo com o YouTube, o lançamento do novo hit de Adele é mais importante do que qualquer outro vídeo durante 2015. Superou, por exemplo, a estreia do trailer de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força". E janeiro de 2016 , Adele chegou a 1 bilhão de visualizações no YouTube em 87 dias com o clipe de “Hello”, batendo o recorde do cantor pop coreano Psy. O hit “Gangnam Style” (você lembra) levou 158 dias para alcançar o feito. Ele ainda é o vídeo mais visto de todos os tempos no YouTube, com mais de 2,5 bilhões de visualizações


O  videoclipe de Psy, autor do sucesso mundial "Gangnam style",  superou 50 milhões de visitas no YouTube e bateu o recorde para o número de visitas em 24 horas.O recorde de audiência do vídeo “Gangnam Style” obrigou o Google a fazer uma pequena alteração nas linhas de código do YouTube. O vídeo ultrapassou 2.147.483.647 visualizações, número máximo que o contador do site conseguia exibir. Ou seja, é o máximo que um valor inteiro de 32 bits consegue atingir.
musica nova psy Escute aqui a música nova do cantor PSY (aquele do Gangnam Style)

"Gentleman" (o novo single do cantor sul-coreano, entrou no ar num sábado ,13 de abril de 2013 às 9h e nas primeiras 24 horas atingiu a marca de 20 milhões de acessos. O recorde até então pertencia ao cantor Justin Bieber, com o vídeo "Boyfriend", de maio de 2012 e foi visto oito milhões de vezes em 24 horas.


 UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES QUE CONTRIBUI PARA A UNIÃO DESSES POVOS É, SEM DÚVIDA, A INTERNET. É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar. Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia.

2-  ATUALMENTE TUDO O QUE ACONTECE NUM PAÍS INTERESSA AOS OUTROSPor exemplo , se os cientistas dos Estados Unidos ou do Japão, inventarem um novo tipo de robô ou de computador, os outros países certamente usarão essa tecnologia.  Um ritmo musical brasileiro , como o de Michel Teló ( Delícia)  ou
 Astro de futebol  Neymar com seu corte de cabelo exótico que influenciou milhões de crianças e adolescentes.
Não podemos deixar o tão falado e imitado corte de cabelo do também mega star Justin Bieber; filmes de sucesso americanos -  logo se espalham por outras regiões do globo , como CREPÚSCULO , AVATAR  ou 2012 ( que deixou todo mundo preocupado com o fim do mundo) , o Filme Os Vingadores, ou as Aventuras de PI -  catástrofes como o terremoto no Japão, ou o acidente na Boate Kiss em Santa Maria comoveram milhões de pessoas; a figura do presidente OBAMA é notória em qualquer parte do mundo  e suas decisões ou atitudes interessa a todos os países ,pelo forte poder de influência que ainda exerce no mundo, etc .

3-   “UNIFORMIZAÇÃO DE HÁBITOS :

Com o progresso das comunicações e dos meios de transporte, o mundo perdeu suas fronteiras. Hoje, é ­muito mais fácil e rápido falar com qualquer pessoa,em qualquer canto do planeta, via telefone, fax ou pela internet. E é também muito fácil trazer ou levar qualquer produto de qualquer tamanho e peso para onde se quiser.  
    Diante disso tudo, os hábitos das pessoas mudaram, radicalmente. E mudaram no sentido de levá-las a terem comportamentos cada vez mais parecidos em todo o mundo. .     Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha as pessoas comem alimentos semelhantes assistem programas de TV semelhantes, vestem roupas semelhantes e usam linguagens semelhantes. Isso quer dizer que as pessoas estão ficando cada vez mais semelhantes. Em qualquer região do  planeta, cada vez mais pessoas comem os mesmos alimentos industrializados, vestem as mesmas roupas, ouvem músicas semelhantes e assistem aos mesmos filmes, possuem os mesmos ídolos, etc .
Observa-se essa evidente homogeneização ( uniformização)  cultural ao analisarmos o consumo de hambúrgueres, pizzas, sorvetes, iogurtes, refrigerantes, cigarros, jeans, tênis, CDs, celulares, etc  -  em quase todos os países consomem-se os mesmos produtos, das mesmas marcas e modelos iguais – a moda dita as regras . Trata-se de uma população mundial que  mesmo com suas diferenças culturais, sociais ou religiosas -  consome e reconhece como   “seus”  os mais diversos produtos das mais diversas partes do globo , por isso dizemos que agora são produtos globalizados . Certos tipos de produtos como os jeans, tênis, refrigerantes, sanduíches, rádios, celulares, computadores, brinquedos, eletrodomésticos, automóveis   - entre outros – das mais diversas marcas, costumam ser encontrados em diversos países do mundo.

Tomemos por base o seguinte: Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha,   em muitos países é comum os jovens usarem calças jeans, bem como beberem Coca-cola e Pepsi-cola, comerem hambúrgueres e assistirem a programas da MTV (Music Television).També­m é usual estudarem inglês, e se comunicarem usando termos dessa língua como hello, OK , Yes ou good bye, usararem o facebook, o google, curtirem os mesmos ídolos, etc.

4- DEPENDÊNCIA ENTRE OS PAÍSES : (interdepedência)
Para suprir parte de suas necessidades alguns países importam  café, soja, minérios e outros exportam aviões, máquinas, produtos químicos, outros ainda importam trigo e exportam petróleo,e assim por diante. . .  Existem também empresas multinacionais, que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da Shell, da Ford, da Toyota, da Coca Cola, da FIAT, da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da Toshiba, das TVs pagas como a Sky, entre outras. multinacionais, que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da Shell, da Ford,
da Toyota, da Coca Cola, da FIAT, da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da Toshiba, das TVs pagas como a Sky, entre outras.
     Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas, é a fábrica global . Por exemplo : Um tênis NIKE, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
   Veja um exemplo dessa interdepedência :
"Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos inventados em Nova Jersey e fabricados no Japão.

GLOBALIZAÇÃO É ESSA GRANDE UNIDADE

            COMO PODEMOS PERCEBER, O MUNDO EM QUE VIVEMOS APRESENTA UMA GRANDE UNIDADE, apesar das diferenças culturais entre uma região e outra, entre um continente e outro, entre um país e outro.
           Essa grande unidade, essa grande interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre recebe o nome de GLOBALIZAÇÃO.  Há uma certa familiaridade com “o diferente”  quando milhões de pessoas em todo o globo compartilham os mesmos hábitos e costumes mesmo sem se dar conta disso, assim PARECE QUE O PLANETA ESTÁ FICANDO MENOR, pois cada vez mais pessoas assistem a programas semelhantes na televisão, vêem os mesmos filmes, ouvem as mesmas músicas, ficam sabendo em tempo real o  que ocorre em qualquer parte do mundo, isso  é o que chamamos de  globalização.
Você já deve ter conhecido marcas importantes de automóveis  da marca Ford ou Volkswagen sendo reabastecido num posto da Shell, da Texaco ou da Esso, não é m­esmo?E também­ já deve ter visto uma lanchonete da rede McDonald’s na sua cidade ou numa cidade perto da sua. Pois saiba que hoje existe McDonald’s  até mesmo em  Moscou, Pequim, e Nova Delhi. Sabe por quê?

        Porque a loja da rede McDonald’s  é um exemplo de como a globalização vem avançando em todo planeta desde as duas últimas  décadas do século XX. Isso acontece, pois  essa rede de alimentação, de origem norte-americana, conseguiu estabelecer um tipo de comida que agrada milhares de pessoas em todo o mundo. Hoje em dia, é comum  as pessoas terem pouco tempo para cozinhar, e até ­esmo para comer, preferindo se alimentar em lanchonetes onde tudo é fácil e rápido - fast food("alimento rápido"). Em alguns países, como a Índia, a rede teve de fazer algumas adaptações, devido às diferenças culturais.

 A marca McDonald's existe em mais de 120 países. Mais de 30.000 lojas ao redor do mundo servem quase 50 milhões de clientes a cada dia. Mais de 70% dos restaurantes McDonald's são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos.
Além disso,  a empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo

Outra razão para o McDonald's ser símbolo de popularidade mundial, é que já patrocinou (e ainda patrocina) entre outros eventos, a Copa do Mundo - FIFA , que distribui brindes oficiais em parceria com outro patrocinador de grande escala, a Coca Cola, distribuidora de suas bebidas na maioria das lojas. Dessa forma a McDonald’s é uma empresa transnacional , é  globalizada,contribui para a globalização ,  pois leva vários povos, de vários países a consumirem seus produtos, em lanchonetes padrões, atendimentos padrões e somente com algumas adaptações nos lanches, devido ao aspecto cultural da população do país.

MAS A GLOBALIZAÇÃO  ... TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS
Esse fenômeno acirrou as desigualdades sociais e regionais, ou seja, tornou heterogêneo o espaço global. Observa-se uma evidente homogeneização ( uniformização)  cultural , porém, a “integração” é relativa, porque existem áreas que estão praticamente fechadas ou estabelecem relações inexpressivas com o mundo, por exemplo, o continente africano e a Amazônia do Brasil. Esses espaços estão à margem dos grandes fluxos de pessoas e capitais.
O fenômeno da globalização levou o progresso para  a economia de determinados países, enquanto outras permaneceram economicamente estagnadas ou tiveram suas situações agravadas pelo processo.

Portanto, a globalização é um fenômeno não apenas cultural ou econômico , é sobretudo  geográfico .

Essa globalização organizou o mundo sob o comando de  “uma rede de informação” , trazendo facilidades  e vantagens para os negócios mundiais estabelecido entre a grandes empresas e ao mesmo tempo aprofundou as disparidades sociais e regionais que já existiam entre países ricos e países pobres.
 Vejam estes dados :
"Mais de 2 bilhões de indivíduos estão excluídos dos benefícios básicos da modernidade, como habitação, saneamento e garantia de nutrição". "Apenas quatro americanos  juntos têm uma fortuna superior a 600 milhões de pessoas. (...)
A globalização pode acarretar uma uniformidade imposta pela mídia que, controlando os grandes meios de comunicação social, impõem comportamentos e estilos de vida - uniformizam sim, hábitos e costumes,  mas  não reduzem a desigualdade social. Na realidade, há países globalizantes( desenvolvidos)  e outros globalizados ( subdesenvolvidos) Os primeiros mandam no processo, os outros são arrastados. 
"Globaliza-se a miséria, mas não o verdadeiro progresso. 
Os capitais circulam livremente, mas as pessoas não.
 Prioriza-se a   competitividade, em vez da solidariedade".     

ESSE ESTUDO FOI ELABORADO PELA PROFESSORA DE GEOGRAFIA, MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA BATISTA, BASEADO EM PESQUISAS FEITAS EM DIVERSAS FONTES NA INTERNET.