sábado, 20 de outubro de 2012

‘A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS



           YES ,  NÓS VEMOS NOVELAS !!!






PEGANDO CARONA NO SUCESSO DA NOVELA AVENIDA BRASIL E O SEU FINAL COM AUDIÊNCIA E EXPECTATIVA  COMO SE O BRASIL EXiSTIVESSE DISPUTANDO UMA FINAL DE COPA DO MUNDO E REPERCUSSÃO EM TODO O MUNDO – RESOLVI PUBLICAR ALGUNS ARTIGOS SOBRE NOVELA  QUE NECONTREI NA NET ( NÃO SÃO DA MINHA AUTORIA)

FRASES INTERESSANTES SOBRE NOVELAS  ( SOBRETUDO A DAS 9 HORAS da rede GLOBO)

‘A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS
Por Fábio Brandt


“A TELENOVELA, COMO AS DEMAIS MENSAGENS DA TELEVISÃO, PODE SER  CONSIDERADA UM PRODUTO DA SOCIEDADE NA QUAL SE APRESENTA, POR SER PRODUZIDA POR ESTA SOCIEDADE.”


“A TELEVISÃO É UM FATOR DE IDENTIDADE CULTURAL E DE INTEGRAÇÃO NACIONAL, DEVIDO À DUPLA CONDIÇÃO DE SER UMA TELEVISÃO ASSISTIDA POR TODAS AS CLASSES SOCIAIS E DE SER UM ESPELHO DA IDENTIDADE NACIONAL”.

textos interessantes ( principalmente para você que tem vergonha de assumir que vê novela sim)


“A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS’

‘A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS’, diz professora da USP - Coordenadora do Centro de Estudos de Telenovelas da ECA-USP lembra também que a produção de telenovelas envolve uma grande geração de empregos de diversos tipos.

Além de ter contribuído para o aprimoramento das técnicas de produção televisivas, as novelas têm grande potencial econômico e de geração de empregos, afirma Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora da USP especialista nesse gênero audiovisual e coordenadora do Centro de Estudos de Telenovelas da universidade.

Inaugurado em 1992, o centro preenche uma lacuna do mundo acadêmico: análise crítica das telenovelas. “
Confira a entrevista que a professora concedeu ao GUIA:

GUIA DO ESTUDANTE - Qual é a importância da telenovela para a sociedade?
MVL - Ela é um objeto popular que sofreu e sofre discriminação quanto à sua importância. Devemos ver o que a novela representa no Brasil. Isso inclui sua importância econômica, que está na base do maior conglomerado midiático do Brasil, a Globo.

A gente aprendeu a falar de “padrão Globo de qualidade”. Isso significa que foram desenvolvidos desde recursos tecnológicos até a narrativa de autores. Além disso, a telenovela é um formato da ficção televisiva diferente de séries e minisséries porque é um produto único no mundo: uma narrativa longa e diária. São quase dois filmes e meio por semana, por oito meses. Imagine o grau da produção, de recursos humanos, a mão de obra especializada empregada em uma novela.



O IMPACTO DAS TELENOVELAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Essa  importantíssima pesquisa que permite avaliar com objetividade o peso sócio-político da TV e , em consequência, permite impulsionar a reivindicação pela efetiva regulamentação e democratização dos meios de comunicação no Brasil.
SEGUE ABAIXO A ENTREVISTA CONCEDIDA POR ALBERTO CHONG À REVISTA ÉPOCA.

De que forma as telenovelas influenciaram a sociedade brasileira?

Durante o período da ditadura, os autores já viam nas novelas a oportunidade de lutar contra o sistema, apresentando novas ideias e valores. Há, de forma recorrente, a crítica à religião, ao machismo e ao consumo de luxo e a ideia de que a riqueza e o poder não trazem felicidade.
 A família está no centro dessas transformações. As novelas são um instrumento muito poderoso na formação de um modelo bastante específico de família: branca, saudável, urbana, bonita, consumista – e pequena.

Vem daí a explicação para a influência das novelas na queda da taxa de fertilidade?

Sim. A família pequena é uma imposição da produção, que tem limitações de elenco. Para que a história aconteça, são necessários pelo menos cinco ou seis núcleos. Então nenhum pode ser grande demais. Por um tempo essa família tão reduzida era irreal. Com o tempo, porém, a repetida exposição desse perfil influenciou fortemente na preferência por menos filhos e pelo custo financeiro mais baixo dessa escolha. Ao longo dos anos, essa queda na taxa de fertilidade foi caindo mais em áreas alcançadas pela televisão do que em áreas que não recebiam o sinal.

As mulheres são o público principal das novelas. Elas são mais influenciáveis por esse tipo de conteúdo? 

Uma das ideias mais disseminadas pelas novelas, em todos os tempos, é, certamente, a emancipação feminina, junto com a entrada da mulher no mercado de trabalho. A busca do amor e do prazer pelas personagens femininas também é uma constante em qualquer trama – mesmo que ela tenha de cometer adultério, o que também é comum nas histórias.

No Brasil, de acordo com o IBGE, vem das mulheres a maior parte dos pedidos de divórcio. Quanto as novelas contribuem para isso?

Estudar o Brasil sob esse ponto de vista é interessante, porque os casos de divórcio aumentaram dramaticamente nas últimas três décadas. Estima-se que as taxas aumentaram de 3,3 em cada cem casamentos em 1984 para 17,7 em 2002, mais do que em qualquer outro país latino-americano.

Nosso estudo avança na hipótese de que os valores da televisão, mais precisamente das novelas, contribuíram de fato para esse aumento, principalmente a partir do momento em que no Brasil há um alcance desse tipo de programa como em nenhum outro país.
 A novela é, de longe, a maior atração da TV e é veiculada pela Rede Globo, que tem mantido um domínio quase absoluto do setor por cerca de três décadas.


Há algum período da história das novelas no Brasil em que essa influência no comportamento tenha sido mais ou menos forte?

Acredito que as novelas tenham tido um impacto mais poderoso quando começaram a ser veiculadas em massa. O que corresponde aos anos 70, principalmente, muito mais que nos anos 90 ou nos dias de hoje.
O público, aos poucos, vai se acostumando aos temas e à forma como a trama acontece.

A padronização dos valores, de comportamentos e ideais que a televisão introduz é negativa?É uma questão de perspectiva. As novelas, em especial da TV Globo, impõem um estilo de vida moderno e urbano que diminuiu as taxas de fertilidade e aumentou as de divórcio. Isso pode ser visto de forma positiva por um grupo e de forma negativa por outro.

O brasileiro é o povo mais influenciado por novelas na América Latina?
Não há evidências concretas em relação a isso, visto que não temos um estudo do impacto das novelas latinas como temos do caso brasileiro. Acredito que no México haja também certa influência, assim como em argentinos, peruanos ou venezuelanos.

Mas é indiscutível que no Brasil haja um fenômeno bastante particular não só nos valores e personagens que as telenovelas nacionais retratam, mas também na maneira com que elas são feitas – o ritmo, o tipo de diálogo, tudo é muito marcante e característico. A esse respeito, eu não ficaria surpreso se o impacto das novelas no Brasil fosse mais forte que em outros países.

Pode-se dizer que, no Brasil, a novela é o melhor canal para a difusão de ideias sociais?

Sim, acredito que seja o mais eficaz. Por isso esses estudos são tão importantes para os países em desenvolvimento. Nas sociedades em que a alfabetização é relativamente baixa e a leitura dos jornais é limitada, a televisão desempenha um papel crucial na circulação das ideias.

A televisão tem influência enorme em países como o Brasil, onde ainda há forte tradição oral. Nosso trabalho sugere que os programas orientados para a cultura da população local têm o potencial de atingir uma grande quantidade de pessoas com muito baixo custo e, portanto, poderiam ser usados por políticos para transmitir mensagens sociais e econômicas importantes — sobre aids, educação, direitos das minorias etc.

Estudos recentes feito por psicólogos sociais realçam o papel dos meios de comunicação, rádio e telenovelas em particular, como uma ferramenta para a prevenção de conflitos. A nossa investigação sugere que esse instrumento funciona na formação das mais variadas políticas de desenvolvimento e deve ser aproveitado.

TELENOVELAS E POLÍTICA :

Mauro P. Porto*
"A novela tem um pouco dessa obrigação. A gente consegue passar essa mensagem, subjetivamente, através de personagens caricatos, comediantes e críticos (...) . Dentro das novelas a gente pode dar cutucadas fantásticas (...)
          A televisão está transformando a política. Apesar de um consenso crescente na sociedade acerca da importância da mídia para a análise política, permanecem fortes resistências no meio acadêmico, principalmente na ciência política brasileira, ao reconhecimento dessa importância.
          Vários acadêmicos, entretanto, têm utilizado diferentes termos para ressaltar as mudanças na política suscitadas pela mídia: O "VÍDEO-PODER" ESTÁ TRANSFORMANDO O HOMO SAPIENS EM "HOMEM OCULAR",
          No Brasil poucos fenômenos sociais se caracterizam por um êxito tão marcante junto à população e um simultâneo descaso junto aos cientistas políticos como as telenovelas.
Milhões de brasileiros assistem diariamente a "novela das NOVE", o gênero da programação de maior sucesso e audiência.
         O espaço da programação da TV tradicionalmente reduzido à condição de lazer tem sido reconhecido cada vez mais como um locus importante da realização da política.

 Uma das tendências mais recentes e importantes nos estudos da comunicação política tem sido exatamente a "expansão" das categorias de mensagens que são consideradas "políticas".         

A TELENOVELA BRASILEIRA
 “A televisão é um fator de identidade cultural e de integração nacional, devido à dupla condição de ser uma televisão assistida por todas as classes sociais e de ser um espelho da identidade nacional”.
Programa símbolo da televisão, a telenovela consegue obter sucesso, desde seu surgimento, até os dias de hoje, por ser uma narrativa que além de se preocupar com a recepção, se alimenta dessa recepção e só existe enquanto satisfizer, em vários sentidos.
A telenovela tornou-se um objeto de estudo importante na observação de
como ela influencia as pessoas e, como se tornou o produto de maior prestígio da comunicação de massa.
 A telenovela é capaz de interferir sobre comportamentos, valores, hábitos e até mesmo a linguagem do telespectador. É produto de exportação que já levou a nossa cultura a mais de 80 países. E mesmo com mais de 40 anos de história, a telenovela se renova e continua no horário nobre da televisão brasileira conquistando altíssimos índices de audiência.
A telenovela, como as demais mensagens da televisão, pode ser
considerada um produto da sociedade na qual se apresenta, por ser produzida por esta sociedade. Sendo produto de uma determinada sociedade, traz em si a prática dessa sociedade, isto é, revela como esta sociedade se organiza, quais são seus  valores, quais são os seus costumes.