quinta-feira, 29 de maio de 2014

COPA 2014 - LOGOTIPO DA COPA / PÔSTER / FULECO, O MASCOTE DA COPA / BOLA- BRAZUCA

LOGOTIPO DA COPA 2014




O logotipo é chamado de "Inspiração" e foi criado pela agência brasileira "África".
 O projeto resulta de uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando o Troféu da Copa do Mundo FIFA. Bem como para descrever a noção humanitária das mãos em interligação, a representação das mãos também é simbólica no amarelo e verde do Brasil, dando calorosas boas-vindas ao mundo.
O logotipo foi apresentado em uma cerimônia realizada em JoanesburgoÁfrica do Sul, em 8 de julho de 2010.
A FIFA e o COL Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014 e a tarefa de escolher o vencedor foi delegada a um grupo de juízes composto pelo presidente da Confederação Brasileira de FutebolRicardo Teixeira, o secretário geral da FIFAJérôme Valcke, a supermodelo Gisele Bündchen, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo e o designer Hans Donner.


PÔSTER

O pôster oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 é a principal marca visual do evento.
O desenho retrata duas pernas de jogadores disputando uma bola, que juntas formam a parte inferior do contorno do mapa do Brasil, no qual é exibida a inscrição "2014 Copa do Mundo da Fifa Brasil".
Uma visão mais aproximada da mesma figura revela símbolos da fauna, flora e cultura de cada região do país, como o calçadão de Copacabana, a capoeira, o frevo, baianas, chimarrão e uma bola de futebol.

Escolhido entre diversos concorrentes, o pôster foi criado pela designer Karen Haidinger, da agência Crama. A apresentação foi realizada pelos embaixadores da Copa do Mundo de 2014, Marta, Ronaldo, Bebeto, Carlos Alberto e Amarildo (com exceção do ex-técnico e jogador Zagallo), no dia 30 de janeiro de 2013.

O símbolo foi escolhido por uma comissão julgadora formada pelo Secretário-geral da FIFAJérôme Valcke, pela Ministra da Cultura Marta Suplicy, pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
Mascote

FULECO, O MASCOTE DA COPA.



A seleção do mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014 ocorreu em março de 2012 com uma decisão da própria FIFA.
 Na disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: a Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola.
O TATU-BOLA, VENCEDOR DA DISPUTA, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo de 2014 em 16 de setembro de 2012.
A ideia de candidatar o animal surgiu da ONG cearense Associação Caatinga.
 A campanha ganhou repercussão nas redes sociais e, em 29 de fevereiro de 2012, um dossiê foi entregue aos representantes do Ministério dos Esportes.
O tatu-bola-da-caatinga é uma espécie endêmica ( própria , natural) do Brasil e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais(IUCN), encontra-se ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

TATU-BOLA, O ANIMAL QUE INSPIROU O MASCOTE DA COPA.

A questão da preservação ambiental, simbolizada nos mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões organizadoras dos torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010 quando um leopardo (espécie que sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado de Zakumi, foi o mascote da competição.
A identidade visual do mascote compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça em azul, trajando um calção verde e uma camiseta branca na qual está grafado "Brasil 2014".
UMA VOTAÇÃO PÚBLICA FOI ABERTA PARA A DECISÃO DO NOME. "Amijubi" (palavra formada pela fusão de amizade e júbilo), "Fuleco" (junção de futebol e ecologia) e "Zuzeco" (uma mistura de azul e ecologia) são os nomes postulantes.
 Com 48% dos 1,7 milhão de votos pela internet no Brasil e no mundo, "Fuleco" foi escolhido como nome oficial do mascote e anunciado em 25 de novembro de 2012. Zuzeco obteve 31% e Amijubi 21% dos votos.


BOLA-   BRAZUCA

Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo siteGloboEsporte.com.
 Esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decido por votação. A enquete trazia três opções: "Bossa Nova", "Carnavalesca" e "Brazuca". O resultado foi anunciado em 2 de setembro num evento organizado e transmitido em rede nacional.
Brazuca foi o nome escolhido com um percentual de 77,8%, enquanto os outros nomes postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6%, respectivamente. Ao todo, foram computados 1.119.539 votos. 

 fonte :


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL / habilidade que se tem para aperceber-se, avaliar e gerir as emoções, tanto as próprias emoções, como as emoções dos outros ou até as de um grupo/ TEXTO E REFLETIR SOBRE SUAS ATITUDES E COMO ELAS INFLUENCIAM O SEU DIA A DIA : O PRINCÍPIO 90/10 : DUAS SITUAÇÕES IGUAIS, QUE TERMINAM MUITO DIFERENTE. - ILUSTRA PERFEITAMENTE UMA SITUAÇÃO EM QUE PODERIA SER APLICADA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E TUDO SERIA DIFERENTE.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 

A Inteligência Emocional explica-se como sendo a habilidade que se tem para aperceber-se, avaliar e gerir as emoções, tanto as próprias emoções, como as emoções dos outros ou até as de um grupo.
A Inteligência Emocional, nestes termos, pode servir para beneficiar a capacidade pessoal para gerir conflitos.
No nosso quotidiano, enquanto indivíduos, interagimos em permanência com outras pessoas ou com entidades, o que, mais tarde ou mais cedo, culpa nossa ou não, pode resultar em situações de potencial conflito.
É nesses momentos que importa   fazer apelo à inteligência das  emoções para resolver  conflitos.
Assim, a inteligência emocional, podemos dizer que está relacionada a habilidades tais como motivar-se a si mesmo e persistir em face a frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

A COMPETÊNCIA EMOCIONAL DERIVA DO CONCEITO "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL" MUITO ESTUDADO POR GOLEMAN , QUE SALIENTA CINCO DOMÍNIOS:
1-    "AUTOCONSCIÊNCIA – conhecer as nossas próprias emoções, reconhecer um sentimento enquanto está para acontecer  .
2-    GERIR AS EMOÇÕES – lidar com as sensações de modo apropriado é uma capacidade que nasce do autoconhecimento.
3-    MOTIVARMO-NOS A NÓS MESMOS –é essencial para concentrar a atenção, para a competência e para a criatividade.
4-    RECONHECER AS EMOÇÕES DOS OUTROS – a empatia,saber colocar-se no lugar do outro-  é a mais fundamental das aptidões pessoais.
5-    GERIR RELACIONAMENTOS – a arte de nos relacionarmos é, em grande medida, a aptidão para gerir as emoções dos outros. Estão na base da liderança e eficácia interpessoal".

PARA TRABALHAR ESTAS COMPETÊNCIAS É NECESSÁRIO COMPREENDER O COMPORTAMENTO HUMANO, NO SEU AGIR E NO SEU SENTIR. NESTA PERSPECTIVA, O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODE SER DADO COMO:
 "A CAPACIDADE DE A PESSOA SE MOTIVAR A SI MESMA E PERSISTIR A DESPEITO DAS FRUSTRAÇÕES: DE CONTROLAR OS IMPULSOS E ADIAR A RECOMPENSA; DE REGULAR O SEU PRÓPRIO ESTADO DE ESPÍRITO E IMPEDIR QUE O DESANIMO SUBJUGUE A FACULDADE DE PENSAR; DE SENTIR EMPATIA E DE TER ESPERANÇA".

 RESUMINDO : o controle emocional de uma pessoa é que vai determinar sua inteligência. Grande parte das empresas avalia muito mais a aptidão emocional do indivíduo do que o seu QI ( Quociente de inteligência ) puramente.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, É A COMBINAÇÃO DE EMOÇÃO, RAZÃO E CÉREBRO, E UMA PESSOA QUE ESTÁ DE BEM CONSIGO MESMA, PODE RENDER MUITO MAIS A UMA DO QUE UMA PESSOA QUE VÊ PROBLEMA EM TUDO .
Então, trabalhando-se essa inteligência, a pessoa iria canalizar as emoções para os momentos apropriados, ela aprenderia a lidar com suas emoções e deixar a razão acima de tudo isso.
Para alcançar a inteligência emocional desejada é preciso um longo processo de estudo de sua própria personalidade,autoconhecimento ,análises e leituras do seu próprio comportamento e as conseqüências do seu modo de agir para você mesmo e para as pessoas de sua convivência .

ESSE TEXTO APESAR DE SER MUITO ANTIGO , ILUSTRA PERFEITAMENTE UMA SITUAÇÃO EM QUE PODERIA SER APLICADA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E TUDO SERIA DIFERENTE.

ASSIM , VALE A PENA LER O TEXTO E REFLETIR SOBRE SUAS ATITUDES.


     O PRINCÍPIO 90/10   
DUAS SITUAÇÕES IGUAIS, 
QUE TERMINAM MUITO DIFERENTE.
       
(Stephen Covey) - ADAPTADO POR MARIZETE CAJAÍBA

QUE PRINCÍPIO É ESSE?

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você. ( INTELIGÊNCIA EMOCIONAL)
O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede.
Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho.
Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como? Com sua reação. ( INTELIGÊNCIA EMOCIONAL)

Exemplo:  Você está tomando o café da manhã com sua família. 
Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. 
Você não tem controle sobre isto. 
O QUE ACONTECERÁ EM SEGUIDA SERÁ
DETERMINADO POR SUA REAÇÃO. Então, você se irrita.  Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar.
Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.  Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa.  Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. 

Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola.
Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado.
Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa
vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.
Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta.
Seu dia começou mal e parece que ficará pior. 

Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa sua esposa e filha estão de cara fechada em silêncio e frias com você.  Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. 
PENSE:  POR QUE SEU
 DIA FOI PÉSSIMO? A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E. 
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café... mas,  o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim., FALTOU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO.
VAMOS VER O MESMO ACONTECIMENTO COM OUTRO TIPO DE REAÇÃO , BASEADO NA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, QUE REQUER AUTO-CONTROLE, PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS DAS ATITUDES PARA COM O OUTRO, ETCO café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar.
 Então, você diz a ela, gentilmente:
"Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". 
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva  você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. 
Dá um sorriso e ela retribui, dando
 um tchauzinho com a mão.       
        
  NOTOU A DIFERENÇA? 

DUAS SITUAÇÕES IGUAIS, QUE TERMINAM MUITO DIFERENTE.
POR QUÊ? 
Porque os outros 90% são determinados por sua reação. 

Agora que você já conhece o Princípio 90/10,
 utilize-o e tenha mais harmonia em sua vida
e com as pessoas que você ama, ou que fazem parte do seu dia a dia .
Você se surpreenderá com os resultados.

TEXTO ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA TENDO COMO FONTES PRINCIPAIS : 

http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo
http://velocidadedecruzeiro.blogspot.com.br