LOGOTIPO
DA COPA 2014
O logotipo é chamado de "Inspiração" e
foi criado pela agência brasileira "África".
O projeto resulta
de uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando o Troféu da Copa do Mundo FIFA. Bem como para descrever a noção
humanitária das mãos em interligação, a representação das mãos também é
simbólica no amarelo e verde do Brasil, dando calorosas boas-vindas ao
mundo.
O logotipo foi apresentado em uma cerimônia realizada
em Joanesburgo, África do Sul, em 8 de julho de 2010.
A FIFA e o COL Brasil 2014 convidaram 25 agências
brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014
e a tarefa de escolher o vencedor foi delegada a um grupo de juízes composto
pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, o
secretário geral da FIFA, Jérôme
Valcke, a supermodelo Gisele Bündchen, o
arquiteto Oscar
Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a
cantora Ivete
Sangalo e o designer Hans Donner.
PÔSTER
O pôster oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 é a principal
marca visual do evento.
O
desenho retrata duas pernas de jogadores disputando uma bola, que juntas formam
a parte inferior do contorno do mapa do Brasil, no qual é exibida a inscrição
"2014 Copa do Mundo da Fifa Brasil".
Uma visão mais aproximada da mesma figura revela
símbolos da fauna, flora e cultura de cada região do país, como o calçadão de
Copacabana, a capoeira, o frevo, baianas, chimarrão e uma bola de futebol.
Escolhido entre diversos concorrentes, o pôster foi criado pela designer Karen
Haidinger, da agência Crama. A apresentação foi realizada pelos
embaixadores da Copa do Mundo de 2014, Marta, Ronaldo, Bebeto, Carlos Alberto e
Amarildo (com exceção do ex-técnico e jogador Zagallo), no dia 30 de janeiro de
2013.
O símbolo
foi escolhido por uma comissão julgadora formada pelo
Secretário-geral da FIFA, Jérôme
Valcke, pela Ministra da Cultura Marta Suplicy, pelo
presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José
Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e pelos
ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
Mascote
FULECO, O MASCOTE DA COPA.
A seleção do mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014
ocorreu em março de 2012 com uma decisão da própria FIFA.
Na disputa para
ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: a Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola.
O
TATU-BOLA, VENCEDOR DA DISPUTA, foi apresentado ao público como mascote da
Copa do Mundo de 2014 em 16 de setembro de 2012.
A
ideia de candidatar o animal surgiu da ONG cearense Associação Caatinga.
A campanha ganhou repercussão nas redes sociais e,
em 29 de
fevereiro de 2012, um
dossiê foi entregue aos representantes do Ministério dos Esportes.
O tatu-bola-da-caatinga é uma espécie endêmica ( própria ,
natural) do Brasil e, de acordo com a União Internacional para a Conservação
da Natureza e dos Recursos Naturais(IUCN), encontra-se ameaçada de extinção, com estado
de conservação vulnerável.
TATU-BOLA,
O ANIMAL QUE INSPIROU O MASCOTE DA COPA.
A questão da preservação ambiental, simbolizada nos
mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões organizadoras dos
torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010 quando um leopardo (espécie que
sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado
de Zakumi, foi o mascote da
competição.
A
identidade visual do mascote compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça
em azul, trajando um calção verde e uma camiseta branca na qual está grafado
"Brasil 2014".
UMA
VOTAÇÃO PÚBLICA FOI ABERTA PARA A DECISÃO DO NOME.
"Amijubi" (palavra formada pela fusão de amizade e júbilo),
"Fuleco" (junção de futebol e ecologia) e "Zuzeco" (uma
mistura de azul e ecologia) são os nomes postulantes.
Com 48% dos
1,7 milhão de votos pela internet no Brasil e no mundo, "Fuleco" foi escolhido como nome
oficial do mascote e anunciado em 25 de novembro de
2012. Zuzeco obteve 31% e Amijubi 21% dos votos.
BOLA- BRAZUCA
Esta é a primeira vez que o nome oficial da
bola do torneio foi decido por votação. A enquete trazia três opções:
"Bossa Nova", "Carnavalesca" e "Brazuca".
O resultado foi anunciado em 2 de setembro num
evento organizado e transmitido em rede nacional.
Brazuca foi o nome
escolhido com um percentual de 77,8%, enquanto os outros nomes
postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6%, respectivamente.
Ao todo, foram computados 1.119.539 votos.
fonte :