sexta-feira, 4 de outubro de 2013

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR( MUDANÇA DE HÁBITOS) / EMAGRECER SEM DIETAS. / UM PLANO PARA TODA VIDA../ COMO SE MUDA OS HÁBITOS ALIMENTARES? É SIMPLES E FÁCIL. / DICAS PARA MUDAR HÁBITOS E EMAGRECER . / NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA.. ALIMENTAR-SE DE 3 EM 3 HORAS

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR( MUDANÇA DE HÁBITOS)


UMA MANEIRA  PARA EMAGRECER SEM DIETAS.
UM PLANO PARA TODA VIDA..
 
 
Para emagrecer de maneira natural  e descomplicada,  sem passar fome,  você teria que  pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares,  substituindo os antigos alimentos  que  a fizeram engordar por outros que farão emagrecer. Como?  Fazendo substituições inteligentes dos alimentos mais pelos menos calóricos.
AO INVÉS DE FECHAR A BOCA , ABRA A SUA MENTE. A melhor garantia para perder peso sem que ele volte é mudar os hábitos alimentares. Seguindo uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias , fácil de fazer, adequada ao seu estilo de vida e o que é mais importante, você podendo escolher seus próprios alimentos ao contrário das dietas que são impostos.
LIVRE-SE DA PALAVRA DIETA. Para emagrecer é preciso mudar a sua dispensa.( Tenha em casa somente alimentos  saudáveis e de baixas calorias exemplos:  grãos , frutas, legumes e verduras , cereais etc..).Evite todo e qualquer tipo de doce.  ( Resolva isso fazendo uma nova lista de compras)
A maioria das pessoas que conseguem se manter durante toda a vida com um peso ideal e saudável não seguiu uma dieta especifica, aprendeu a comer como gente magra. São conscientes de seu peso e se mantêm na medida desejada porque ingerem com moderação os alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realizam.Exemplo: um esportista precisa ingerir bem mais calorias do que uma pessoa sedentária, pois ambos  possuem estilos de vida diferentes e gastos de energias diferentes.
O segredo é gastar toda energia consumida através dos alimentos, caso contrário irá engordar.
PENSE NISTO: Coma para viver , não viva para comer.
Certamente, não vamos lhe apresentar nenhum segredo porque você já conhece: a atividade física diária, juntamente com uma alimentação de baixas calorias, são os maiores aliados para emagrecer , viver mais, melhor e com muita saúde. Evita ganho de peso com a idade e são essenciais para que seu corpo fique em perfeito funcionamento.
PARA PENSAR: Vive muito quem come pouco.

                                                                                                           
POR QUE A MUDANÇA DOS MAUS PARA OS BONS HÁBITOS ALIMENTARES É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E PERDA DE PESO.
 
Os hábitos alimentares saudáveis, melhora a saúde , evita várias doenças  oriunda dos vícios alimentares arraigados e prejudiciais. A maioria das pessoas com excesso de peso nem se dão conta disso.
Além do mais mudando seus hábitos alimentares, você melhora sua qualidade de vida, perde peso e o que é mais importante não passa fome . Você pode comer de tudo moderadamente ( nada é proibido), apenas dando preferência para aqueles alimentos mais saudáveis/naturais, menos calóricos e assim mantém peso ideal durante toda sua vida, e o que é mais importante com muita saúde.
 
A prisão de ventre é uma conseqüência direta  dos maus hábitos alimentares, pois os intestinos, responsável pela absorção dos alimentos, precisa funcionar de duas a três vezes ao dia para não comprometer a saúde. Se o intestino não vai bem, é sintoma de que alguma coisa está errada com o organismo. 
 
A IMPORTANCIA E VANTAGENS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
( MUDANÇAS NOS HÁBITOS ) E EXERCÍCIOS:
 
Retarda o envelhecimento, melhora sua saúde , perde peso e não passa fome. Os alimentos indicados no site são energéticos , nutritivos e poderão ser consumidos à vontade , sem restrição de quantidades  mas não abuse , todo excesso faz mal.  Todos alimentos  indicados possuem poucas calorias/ gorduras e os comendo moderadamente  não engorda.
  
Importante: Alimentos muito calóricos é que engorda e calorias em excesso é que envelhece as pessoas, pense nisso na hora de se  alimentar.
 
COMO SE MUDA OS HÁBITOS ALIMENTARES? É SIMPLES E FÁCIL.
 
Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis.
Exemplos: substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.)
                  Substitua o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.
                  Substitua a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.
                  Substitua doces, bombons por frutas.
                  Substitua massas por verduras e legumes,
                  Substitua refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.
                  Substitua alimentos fritos pelos cozidos.
                  Substitua alimentos cozidos por crus quando possível.
                  Substitua o leite integral pelo desnatado.
                  Pare com  a cerveja e bebidas alcoólicas , tome vinho moderadamente.
 
Estes são apenas alguns exemplos de substituições dentre as muitas que podemos fazer para mudança de nossos hábitos alimentares, visando melhor saúde e maior qualidade de vida, sendo que o emagrecimento virá como conseqüência dessas mudanças (reeducação alimentar).  
 
HÁBITOS ALIMENTARES DOS BRASILEIROS
 
Existem muitos mitos em relação aos nossos hábitos alimentares. Por exemplo, será que a feijoada é um prato indigesto? E a moqueca baiana? Cada prato deve ser analisado em função dos seus ingredientes e segundo seu modo de preparo. Além disso, devemos levar em conta não apenas os almoços de domingo, mas sobretudo nossa alimentação no dia-a-dia.
TRUQUES PARA EMAGRECER SEM DIETA.
Pequenas mudanças conduzem a um corpo esbelto para toda a vida. Aprenda que comida é um prazer e que sabendo escolher bem  os alimentos , não engorda.
 
VERDE QUE TE QUERO.
Poucos vegetais superam 100 calorias por 100g. Eles possuem fibras com efeito saciante: um prato com muito  vegetal a cada refeição ajuda a esquecer a sensação de fome.
TEMPERE  A VIDA
O tempero pode aumentar consideravelmente as calorias. Duas colheres de sopa de maionese acrescentam quase 300 calorias ao seu prato. Uma colher de molho de tomate tem 100 calorias e a mostarda , 75 .Portanto muito cuidado com os temperos. Saiba escolher os menos calóricos.
 
UM TOQUE DE ERVAS.
As gorduras dão sabor aos alimentos, mas o azeite de oliva puro e as ervas frescas podem substitui-las com pouquíssimas calorias, além de serem boas fontes de vitaminas e minerais.
MELHOR CRU.
A digestão de alimentos crus é mais difícil , o que causa a queima de mais calorias, além de ter um efeito saciante maior. Quando possível tome sucos naturais.
MUITA ÁGUA.
Beber água durante todo dia ajuda a diminuir a fome e a acabar com as tentações. É também muito importante para evitar a desidratação durante os exercícios, seu melhor aliado para emagrecer.
DE OLHO NAS COMPRAS
Procure ter em sua casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias. Envolva toda a família no cultivo dos bons hábitos alimentares, fica mais fácil manter uma alimentação saudável. quando todos estão comprometidos com o peso ideal..
 
EVITE FRITURAS.
Esqueça a frigideira da cozinha. Sempre há uma  opção mais saborosa para cozinhar sem fritar os alimentos. As frituras multiplicam as calorias.Prefira sempre os alimentos cozidos.
ÓLEOS SAUDÁVEIS.
Você não deve deixar de ingerir óleo. O que devemos fazer é escolher bem. Prefira os de origem vegetal, pelo ordem: azeite de oliva, de canola, de gérmen de cereais e soja. (USE COM MODERAÇÃO).
COMA  COM AMIGOS/FAMILIA.
Enquanto se  fala não se pode comer. A conversação torna a refeição mais lenta e evita que você coma impulsivamente e depressa os alimentos .
A SOBREMESA AJUDA A ENGORDAR..
Evite esse mau hábito. Após as refeições sua taxa de glicose estará alta e qualquer beliscão na sobremesa, irá virar gorduras.  Substitua por uma fruta. Tente resistir, você vai pensar em algo doce, mas vai passar a vontade.
CEDA MODERADAMENTE ÀS TENTAÇÕES DE VEZ EM QUANDO.
Sorvetes, chocolate, queijos....Cada pessoa tem uma fraqueza. Não é conveniente eliminá-la para toda a vida. É melhor que de vez em quando você  se dê de presente uma guloseima ( com moderação) e que compense as calorias ingeridas com exercícios no dia seguinte.Lembre-se temos que gastar todas as calorias ingeridas , caso contrário podemos engordar.
  MEXA-SE
Não pare de se mexer. Vá a  academia, caminhe ao ar livre, mas há pequenos costumes que ajudam a perder peso: além da sua hora no exercício diário, suba e desça escadas, passeie com o seu cachorro,brinque com as crianças, vá a padaria a pé, cuide do jardim,etc
Se você tem dificuldade de fazer atividade física, tente : um amigo como companheiro regular para ir a academia ou para caminhadas ou corridas leves, ou ainda, se dê ao luxo de ter um personal trainner , esse profissional vai lhe dar incentivos que você nunca teve e lhe ensinar o jeito correto de se fazer a atividade física.

DICAS PARA MUDAR HÁBITOS E EMAGRECER .

 
O VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS.
Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles do seu dia-a-dia, pois assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudar os hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde.( Você não deixa de comer, não passa fome, apenas substitui os alimentos calóricos que engordam e são ruins para a saúde , pelos menos calóricos.)

 
MUDANÇA DE MENTALIDADE.
Lembre-se de que o objetivo é estar magro a  vida toda e você não pode fazer dieta indefinidamente. Eduque sua mente e mude seus hábitos  para comer bem e, assim , não ganhará peso.
 
MODERAÇÃO:
CUIDADO : vá com calma, se você exagera no início, pode não conseguir manter por muito tempo a sua proposta. Não seja tão radical .Os extremos não são bons, a virtude está  no meio,  nem por excesso de comida  nem por carência. Busque equilíbrio em seu prato para conseguir equilíbrio na balança.
SACIE A FOME COM FIBRAS
Á mesa, comece sempre sua refeição com um bela salada. Quanto mais fibra , melhor.
 
ADQUIRA BONS HÁBITOS.
Seja inteligente e coma com inteligência: coma menos carne vermelha, coma carne branca, nada de gordurinhas das carnes, muita salada colorida,  regada com bom azeite de oliva e uma  taça de vinho para acompanhar. 
VARIEDADE:
O metabolismo está designado a adquirir energia dos alimentos, mas se você ingerir sempre os mesmos , acabará engordando mesmo com uma salada de alface, por menos calorias que ela tenha. Compre alimentos da estação e enriqueça o seu  cardápio.Você só terá a ganhar: saúde e mais anos em sua vida.
 
SAÚDE.
Esteja certo de que a alimentação indicada  não irá prejudicar a sua saúde, ao contrário seu sistema imunológico ficará mais forte, evitando assim inúmeras doenças. Emagreça sem dieta e com saúde, essa é nossa missão e objetivo.
 
NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA..
Não se desespere ao pensar que é necessário um ano para perder 20 kg. O tempo em que você estiver emagrecendo vai lhe fazer bem e, com ele, terá a certeza de que os quilos perdidos não votarão mais. Um belo dia descobrirá  sem perceber que atingiu o seu peso ideal e mudou seus hábitos alimentares .
UMA HORA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.
Faça exercícios pelos menos três vezes por semana . É Imprescindível . É como uma religião, uma vez que começa, não pode abandoná-la. É para a vida toda. Quem fica parado é pedra , pense nisto. O exercício é a garantia do êxito e de seu caminho a um corpo harmonioso e definido. Para que você goste do que irá ver diante do espelho.obs: Excesso de exercícios fazem mal à saúde e envelhecem as pessoas, portanto moderação.


OUTRA DICA IMPORTANTE :

ALIMENTAR-SE DE 3 EM 3 HORAS
Você sabia que comer pouco em intervalos pequenos te ajuda a emagrecer?
Comer de 3 em 3 horas parece uma daquelas promessas milagrosas, mas não é! A resposta está no metabolismo; o conjunto de mecanismos químicos necessários para o funcionamento do organismo, que pode ser acelerado, quando diminuímos o intervalo entre as refeições.
Comer volumes menores de 3 em 3 horas, fracionar as calorias totais do dia em três
refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches; promove a chamada  Ação Dinâmica Específica do Alimento – energia gasta para transportar, digerir, absorver,  assimilar os alimentos que ingerimos e excretar os nutrientes. Esse efeito varia de acordo com o substrato consumido (carboidrato, proteínas ou lipídeos). Sabe-se que o maior gasto  energético, ocorre com a ingestão de alimentos protéicos. Isso pode aumentar de 5% a  15% o metabolismo basal, quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos.
Se você pratica exercícios físicos com regularidade, melhor ainda! Algumas atividades
físicas (musculação, pilates, yoga, corrida e ciclismo), ajudam o corpo a transformar a
massa gorda (gordura acumulada no organismo) em massa magra (músculos). Aumentar a  massa magra significa aumentar também o metabolismo basal, pois boa parte dessas calorias é consumida na oxigenação e na nutrição dos músculos. Por causa disso, é  importante que, além da corrida, os esportistas realizem também trabalhos de força, visando à hipertrofia (aumento de massa muscular).
Se não comer de 3 em 3 horas, o que vai acontecer?
Quando ficamos muitas horas sem comer, o corpo entende que as reservas de energia estão  se esgotando e entra em um modo econômico de energia, ou seja, desacelera o metabolismo. Além disso, ao contrário do que muita gente pensa e faz, grandes intervalos  entre as refeições e dietas muito restritivas não emagrecem! No período de jejum, o alimento ingerido é rapidamente incorporado como gordura.
Não Ter tempo pra fazer um lanchinho é desculpa! Se trabalhar na rua, pode parar 5
minutos em uma padaria para tomar um suco, vitamina de iogurte ou simplesmente
comprar um iogurte ou barrinha de cereal. Pode ainda carregar na bolsa, no carro ou deixar no escritório, sucos e água de coco de caixinha, biscoitos integrais, frutas frescas
resistentes ou secas ou desidratadas sem açúcar, mix de castanhas, mini cenouras (baby
carrots), barras de proteína, bolachas salgadas em embalagens individuais, barrinha de

sementes (linhaça com gergelim ou linhaça com quinua), etc.


ESSE ESTUDO SOBRE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR FOI ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA BASEADO EM FONTE OBTIDAS NA INTERNET COMO :

http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/colunistas/anna-christina-castilho--nutricionista.aspx