segunda-feira, 8 de outubro de 2012

“Deixai vir a mim as criancinhas...''


“Deixai vir a mim as criancinhas...





Quando Jesus fala “Deixai vir a mim as criancinhas...”, vem nos lembrar que não podemos impedir os pequeninos de receberem em seus corações as sementes do Evangelho Redentor.
Apresentaram a Jesus então umas criancinhas, a fim de que Ele as tocasse. E como seus discípulos repelissem com palavras rudes aqueles que as apresentavam, Jesus, vendo isso repreendeu-os e lhes disse: Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais, pois o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham. Eu vos digo, em verdade, que todo aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, nele não entrará. E tendo-as abraçado, abençoou-as impondo-lhes as mãos. (Marcos, 10:13 a 16)
Todos temos a responsabilidade de oferecermos às crianças a educação moral cristã. Oferecendo esta semente bendita, contribuiremos para a solidificação do Evangelho em seus coraçõezinhos, pois o quanto antes as sementes forem semeadas, mais a cedo terão suas inteligências voltadas para o bem e assim construir um mundo melhor.
O objetivo da Educação Religiosa é dar direção espiritual à criança, para que ela seja capaz de resistir às diversas tentações e seguir o caminho certo na vida guiada pela palavra de Deus. Para isto é preciso que ela desde a tenra infância conheça, não apenas regras de comportamento, mas também possua integridade interior, percebendo claramente a diferença entre o bem e o mal.
A educação religiosa revela-se através do conhecimento da Bíblia, orações, obediência a Deus. Ela é um Meio de Transformação. Definimos Educação Religiosa como ato ou efeito de educar; processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança, do adolescente e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social. Educação envolve todo o agir humano, não se restringe apenas ao ato de educar, como um mero ato de transmitir conhecimentos a alguém. Educar é dar condições ao ser humano de desenvolver suas capacidades, visando a sua própria formação e o bem comum".
A educação religiosa é muito importante na vida dos filhos, simplesmente porque ela é a mais alta do ser humano.
Um homem sem educação religiosa é um "mutilado", mesmo que seja um dia um atleta ou um cientista.

Sem Deus , a vida religiosa, a pessoa fica sem resposta satisfatória para uma porção de perguntas existenciais: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Quem fez este mundo? Qual o sentido do sofrimento, da vida, da morte?
     A Igreja não se cansa de repetir em seus documentos que "Os pais são os primeiros catequistas dos filhos". Será difícil levar alguém para Deus se isto não for feito, em primeiro lugar, pelos pais. É no colo da mãe e do pai que a criança precisa aprender a rezar, a conhecer os Sacramentos e os Mandamentos da lei de Deus.
É muito mais fácil educar os filhos quando lhes transmitimos os valores da fé; com facilidade se tornam educados, obedientes, polidos, trabalhadores, respeitadores. A fé educa, salva, amadurece, fortalece, equilibra, enobrece.
Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: "Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, cria-os na educação e na doutrina do Senhor" (Ef. 6,4).
     Aqui está uma orientação muito segura para os pais. Sem a "doutrina do Senhor", não será possível educar.
Dom Bosco, grande "pai e mestre da juventude", ensinava que não é possível educar os jovens sem a religião Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor-estudo-religião.
     Sem Jesus Cristo, como disse certa vez o papa João Paulo II, "o homem permanece para si mesmo um desconhecido, um mistério insoldável, um enigma indecifrável."
     Só Jesus Cristo é capaz de "revelar o homem ao próprio homem", porque "Ele é a luz que vindo a este mundo ilumina todo homem" (Jo 1,9).
     É no mistério de Cristo que se revela o mistério do homem; suas alegrias e seus sofrimentos, em outras palavras, aquele que não conhece Jesus, não reconhece a si mesmo, e jamais poderá compreender todo o valor e toda a beleza da vida, que supera todas as suas dores e sofrimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário