TDAH
TRANSTORNOS DO
DÉFICIT DE APRENDIZAGEM E HIPERATIVIDADE
COMPORTAMENTOS:
VOCÊ JÁ PERCEBEU ALGUMA CRIANÇA OU ADULTO COM ALGUMAS DESSAS
CARACTERÍSTICAS ?!
PODE SER TDAH – SAIBA O QUE É . . .
-Dificuldade de concentração
-Distração
-Dificuldade em ouvir
-Falta de controle dos impulsos
-Desorganização
-Tendência ao adiamento de tarefas
-Sonhar acordado
-Falta de perseverança
-Tendência a executar várias tarefas ao mesmo tempo,
deixando muitas inacabadas
-Falha na organização de tempo e espaço / dificuldade
de planejamento
-Problemas de memória a curto prazo
-Dificuldade para lidar com regras sociais
-Falhas de julgamento, interpretações errôneas
-Dificuldade em expressar sentimentos
-Ansiedade crônica
-Tédio, apatia, falta de motivação
-Hiperatividade
- Dificuldade em aprender com a experiência
DISPERSÃO,
ESQUECIMENTO E IMPULSIVIDADE PODEM INDICAR DEFICIT DE ATENÇÃO; SAIBA COMO
DIAGNOSTICAR E TRATAR O PROBLEMA
DISPERSO, INQUIETO, DESORGANIZADO, IMPULSIVO E ESQUECIDO. Estes são os adjetivos mais usados
para descrever o comportamento de uma pessoa com Transtorno de Deficit de
Atenção e Hiperatividade (TDAH), uma patologia reconhecida pela Organização
Mundial de Saúde (OMS), mas muitas vezes confundida como um traço de
personalidade, o que faz com que muitos indivíduos passem a vida inteira sem
saber que são portadores da doença.
Apesar disso, os sintomas são identificáveis e muitas vezes se manifestam de forma acentuada. A pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz, afirma que o deficit de atenção e a hiperatividade estão sempre associados.
Apesar disso, os sintomas são identificáveis e muitas vezes se manifestam de forma acentuada. A pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz, afirma que o deficit de atenção e a hiperatividade estão sempre associados.
"NA INFÂNCIA, SÃO AQUELAS CRIANÇAS QUE NÃO FICAM QUIETAS EM
NENHUM MOMENTO E APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZADO NA ESCOLA", explica.
O médico André Felicio, membro da Academia Brasileira de Neurologia e pesquisador da University of British Columbia, no Canadá, acrescenta que, MAIS DO QUE APRESENTAR MAU DESEMPENHO ESCOLAR, OS ALUNOS COM O TRANSTORNO SÃO FREQUENTEMENTE CONSIDERADOS "UM PROBLEMA" PARA OS PROFESSORES DEVIDO AO EXCESSO DE AGITAÇÃO E IMPULSIVIDADE.
O médico André Felicio, membro da Academia Brasileira de Neurologia e pesquisador da University of British Columbia, no Canadá, acrescenta que, MAIS DO QUE APRESENTAR MAU DESEMPENHO ESCOLAR, OS ALUNOS COM O TRANSTORNO SÃO FREQUENTEMENTE CONSIDERADOS "UM PROBLEMA" PARA OS PROFESSORES DEVIDO AO EXCESSO DE AGITAÇÃO E IMPULSIVIDADE.
DIAGNÓSTICO
DIFÍCIL
O ESPECIALISTA RECONHECE
QUE A TAREFA DE DISTINGUIR UM COMPORTAMENTO EXPANSIVO NORMAL, TÍPICO DA IDADE,
DE UM PATOLÓGICO É DESAFIADORA ATÉ MESMO PARA UM PROFISSIONAL HABILITADO.
Porém, a diferenciação é feita a partir de uma análise sobre os
impactos que essas atitudes têm na vida diária, ou seja, no quanto elas
interferem no processo de aprendizado e nos relacionamentos interpessoais, por
exemplo.
"A relação com outros problemas médicos, como transtornos do sono, alterações de humor, como depressão ou ansiedade, também auxiliam no diagnóstico", acrescenta.
ENTRE OS ADULTOS, OS SINTOMAS SÃO SEMELHANTES: constante dificuldade para se concentrar no trabalho ou participar de reuniões longas, impulsividade, perda de prazos, desorganização e outros problemas. O campo cognição também é afetado, como esclarece Felicio.
SEM CUIDADOS MÉDICOS, O TDAH PODE TRAZER AINDA UMA SÉRIE DE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DO INDIVÍDUO.
"A relação com outros problemas médicos, como transtornos do sono, alterações de humor, como depressão ou ansiedade, também auxiliam no diagnóstico", acrescenta.
ENTRE OS ADULTOS, OS SINTOMAS SÃO SEMELHANTES: constante dificuldade para se concentrar no trabalho ou participar de reuniões longas, impulsividade, perda de prazos, desorganização e outros problemas. O campo cognição também é afetado, como esclarece Felicio.
SEM CUIDADOS MÉDICOS, O TDAH PODE TRAZER AINDA UMA SÉRIE DE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DO INDIVÍDUO.
"Eles se acham incapazes, têm dificuldade
com tarefas de atenção, cálculo e memorização e, muitas vezes, sentem-se
culpados por isso ou são motivo de discriminação por seus colegas. NA VERDADE,
TUDO NÃO PASSA DE UM PROBLEMA NEUROBIOLÓGICO", reforça.
ORIGENS E DESENVOLVIMENTO
"É CADA VEZ MAIS SURPREENDENTE O NÚMERO DE ADULTOS COM TDAH QUE SÃO DIAGNOSTICADOS PELA PRIMEIRA VEZ NESTA FASE DA VIDA", declara Felicio.
ORIGENS E DESENVOLVIMENTO
"É CADA VEZ MAIS SURPREENDENTE O NÚMERO DE ADULTOS COM TDAH QUE SÃO DIAGNOSTICADOS PELA PRIMEIRA VEZ NESTA FASE DA VIDA", declara Felicio.
A observação
se deve ao fato de que a patologia geralmente "nasce" com o indivíduo.
"Estudos com gêmeos uni e bivitelinos mostraram uma concordância muito
maior de TDAH nos primeiros, demonstrando o
forte componente genético ou hereditário da doença", detalha.
Apesar disso, também estão envolvidos fatores neurobiológicos – relativos a aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema nervoso –, e ambientais. Entre os últimos, são citados, no período pré-natal, uso de cigarro e bebida alcoólica durante a gestação. No pós-natal, prematuridade, baixo peso ao nascer e baixa escolaridade. "Há ainda os problemas que podem deixar alguma sequela ou vulnerabilidade no sistema nervoso central, como neuroinfecções e traumas cranianos", explica.
NO MUNDO TUDO, ESTIMA-SE QUE, APROXIMADAMENTE, 4% DAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR SOFREM COM O DISTÚRBIO, CARACTERIZADO COMO UMA DESORDEM NEUROCOMPORTAMENTAL DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR
Apesar disso, também estão envolvidos fatores neurobiológicos – relativos a aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema nervoso –, e ambientais. Entre os últimos, são citados, no período pré-natal, uso de cigarro e bebida alcoólica durante a gestação. No pós-natal, prematuridade, baixo peso ao nascer e baixa escolaridade. "Há ainda os problemas que podem deixar alguma sequela ou vulnerabilidade no sistema nervoso central, como neuroinfecções e traumas cranianos", explica.
NO MUNDO TUDO, ESTIMA-SE QUE, APROXIMADAMENTE, 4% DAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR SOFREM COM O DISTÚRBIO, CARACTERIZADO COMO UMA DESORDEM NEUROCOMPORTAMENTAL DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR
Para detectar clinicamente o transtorno, Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo, RECOMENDA A REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES MÉDICAS, PSICOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS.
"Cada um
dos profissionais irá propor as melhores técnicas e estratégias conforme o
caso", afirma.
"O tratamento é
multidisciplinar e depende do paciente e seu grau de comprometimento", acrescenta.
ENTRE AS POSSIBILIDADES, DESTACA-SE O USO DE MEDICAÇÃO. "OS REMÉDIOS SÃO NORMALMENTE BEM TOLERADOS E DÃO RESPOSTA RAPIDAMENTE. EM POUCAS SEMANAS, JÁ HÁ UMA AMENIZAÇÃO IMPORTANTE DOS SINTOMAS", explica. Embora não haja cura, como ressalta a médica, existe melhora para o quadro e a possibilidade de levar uma vida normal.
Entre os tratamentos não medicamentosos, a pediatra lista PSICOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL E PSICOPEDAGOGIA. Outra possibilidade é a MUSICOTERAPIA, como acrescenta Meca Vargas, especialista no método. Ela explica que a técnica, por meio de exercícios e jogos corporais, pode desenvolver habilidades como concentração e atenção.
OS CUIDADOS TAMBÉM REQUEREM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, que devem fornecer apoio psicológico
ENTRE AS POSSIBILIDADES, DESTACA-SE O USO DE MEDICAÇÃO. "OS REMÉDIOS SÃO NORMALMENTE BEM TOLERADOS E DÃO RESPOSTA RAPIDAMENTE. EM POUCAS SEMANAS, JÁ HÁ UMA AMENIZAÇÃO IMPORTANTE DOS SINTOMAS", explica. Embora não haja cura, como ressalta a médica, existe melhora para o quadro e a possibilidade de levar uma vida normal.
Entre os tratamentos não medicamentosos, a pediatra lista PSICOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL E PSICOPEDAGOGIA. Outra possibilidade é a MUSICOTERAPIA, como acrescenta Meca Vargas, especialista no método. Ela explica que a técnica, por meio de exercícios e jogos corporais, pode desenvolver habilidades como concentração e atenção.
OS CUIDADOS TAMBÉM REQUEREM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, que devem fornecer apoio psicológico
e pedagógico,
segundo Cavalcante.
OS PACIENTES NÃO PODEM SER REPREENDIDOS POR SUA FALTA DE ATENÇÃO OU
TRATADOS COMO INCAPAZES,
ressalta Calegari. Em vez disso, eles devem receber tratamento especial,
inclusive do ponto de vista físico. Ambientes calmos e sem distração na
escola e no trabalho os ajudam a manter o foco, como destaca a pediatra do
Hospital São Luiz.
USO DE MEDICAMENTOS PARA CONTROLAR A HIPERATIVIDADE:
Sobre esse aspecto, Calegari enfatiza a importância do acompanhamento médico e chama a atenção para as reações adversas que podem ser provocadas. "Na maioria dos casos, a medicação é psicoestimulante e AJUDA O PACIENTE A CONTROLAR O FOCO DA ATENÇÃO E MANTER-SE MAIS ESTÁVEL EMOCIONALMENTE. Porém, é preciso lembrar que esse indivíduo tem uma disfunção que a droga visa corrigir ou minimizar.
USO DE MEDICAMENTOS PARA CONTROLAR A HIPERATIVIDADE:
Sobre esse aspecto, Calegari enfatiza a importância do acompanhamento médico e chama a atenção para as reações adversas que podem ser provocadas. "Na maioria dos casos, a medicação é psicoestimulante e AJUDA O PACIENTE A CONTROLAR O FOCO DA ATENÇÃO E MANTER-SE MAIS ESTÁVEL EMOCIONALMENTE. Porém, é preciso lembrar que esse indivíduo tem uma disfunção que a droga visa corrigir ou minimizar.
DÉFICIT
DE ATENÇÃO: 8 SINAIS AOS QUAIS OS PAIS DEVEM FICAR ATENTOS
Aretha Yarak
O transtorno de déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por
atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não
existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não
preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de
desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.
Há um grande número de crianças
com a doença, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde
(OMS). Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção
(ABDA), cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH, das quais de
60% a 85% permanecem com o transtorno na adolescência.
É preciso enfrentá-la cedo.
Quando não diagnosticada e tratada, pode trazer sérios prejuízos a curto e
longo prazo. Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar, por causa de
desorganização, da falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Na fase
adulta, o problema pode ser a causa de uma severa baixa auto-estima, além de
afetar os relacionamentos interpessoais, uma vez que a pessoa tem dificuldades
em se ajustar a horários e compromissos e, frequentemente, não consegue prestar
atenção no parceiro.
Confira abaixo oito desses
sintomas que, quando aparecem com freqüência e em mais de um ambiente (escola e
casa, por exemplo), podem servir como um alerta de que chegou a hora de
procurar ajuda profissional.
DISTRAÇÃO
AS
CRIANÇAS COM TDAH PERDEM FACILMENTE O FOCO DAS ATIVIDADES quando há
algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também
se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem
“avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a
ter um desempenho muito abaixo do esperado.
PERDA DE OBJETOS
PERDER
COISAS NECESSÁRIAS PARA AS TAREFAS E ATIVIDADES, tais como
brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas, é quase uma
rotina. A criança chega a perder o mesmo objeto diversas vezes e esquece
rapidamente do que lhe é dado.
LIÇÃO ESCOLAR
Impaciente, não consegue manter a atenção por muito tempo. Por isso TEM DIFICULDADE
EM TERMINAR A TAREFA ESCOLAR, POIS NÃO CONSEGUE SE MANTER CONCENTRADA DO COMEÇO
AO FIM, e acaba se levantando, andando pela casa, brincando com o
irmão, fazendo desenhos...
MOVIMENTAÇÃO
CONSTANTE
Traço típico da hiperatividade, É COMUM QUE MÃOS E PÉS ESTEJAM SEMPRE EM MOVIMENTO, JÁ
QUE FICAR PARADO É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL. A criança acaba se
levantando toda hora na sala de aula e costuma subir em móveis e em situações
nas quais isso é inapropriado. Para os pais, é como se o filho estivesse “ligado na
tomada”.
PASSEIOS E
BRINCADEIRAS
Existe grande dificuldade em participar de atividades calmas e em
silêncio, mesmo quando elas são prazerosas. Em vez disso, preferem brincadeiras
nas quais possam correr e gritar à vontade. Por isso costumam ser vetados de
algumas festas de aniversário ou passeios escolares.
PACIÊNCIA
Tendem
a ser impulsivas e não conseguem esperar pela sua vez em filas de espera em
lojas, cinema ou mesmo para brincar. É comum ainda que não esperem
pelo fim da pergunta para darem uma resposta e que cheguem a interromper outras
pessoas.
DESATENÇÃO
Distraída e sem conseguir prestar atenção na conversa, dificilmente
consegue se lembrar de um pedido dos pais ou mesmo de uma regra da casa. A
sensação que se tem é a de que ela vive “ no mundo da lua”. É comum, portanto,
que os pais acabem repetindo inúmeras vezes a mesma coisa para a criança, que
nunca se lembra do que foi dito.
IMPULSIVIDADE
A
criança com TDAH não tem paciência nem para concluir um pensamento.
Assim, ela acaba agindo sem pensar e
chega a ser impulsiva e explosiva em alguns momentos. Os rompantes podem
ser vistos, por exemplo, durante brincadeiras com os demais colegas que
culminem em brigas ou discussões.
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*
Fontes: Maria Conceição do Rosário, psiquiatra e professora do Departamento de
Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Child Study
Center, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e Thiago Strahler Rivero,
psicólogo do Departamento de Psicobiologia do Centro Paulista de
Neuropsicologia da Unifesp
ASSISTA A 2 VÍDEOS COM ENTREVISTA ESCLARECEDORA SOBRE A HIPERATIVIDADE:
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