O SUCESSO NAS AULAS É DECORRENTE DE UMA CONSTRUÇÃO QUE ACONTECE TODOS OS DIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
As aulas, que
representam pelo menos 90% do tempo gasto pelo aluno na escola, devem ser, por
esse motivo (entre outros), objeto de estudo, planejamento qualificado e
realização primorosa por parte dos docentes para que a motivação seja a tônica
entre os estudantes.
QUANTOS PROFESSORES REALMENTE SE PREOCUPAM EM PENSAR E
REPENSAR COM SERIEDADE SUA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA DE UM ANO
PARA O OUTRO?
A acomodação com as
fórmulas já testadas e utilizadas anteriormente tende a ser a prática mais
comum não apenas em escolas brasileiras mas também em muitos países do mundo
todo.
Planejar, replanejar, mudar, inovar, REINVENTAR aula a aula, semana a semana, mês a mês... Somente assim poderíamos realmente ter uma dimensão clara da efetividade e da qualidade de nosso trabalho na educação.
Planejar, replanejar, mudar, inovar, REINVENTAR aula a aula, semana a semana, mês a mês... Somente assim poderíamos realmente ter uma dimensão clara da efetividade e da qualidade de nosso trabalho na educação.
TORNE AS REUNIÕES DE PLANEJAMENTO ENCONTROS QUE SEJAM REALMENTE PRODUTIVOS E INOVADORES PARA O TRABALHO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Nesse ínterim, vale
ressaltar que os resultados colhidos AO LONGO DAS EXPERIÊNCIAS ANTERORES dependem muito da
consistência da proposta pedagógica da escola, do envolvimento dos educadores e
da persistência em buscar e atingir os objetivos propostos.
Seriedade, embasada por critérios e diretrizes claras, sem a mudança de regras ao longo da jornada, contando com o apoio e a participação de todos os professores e funcionários dão a qualquer plano de trabalho a consistência necessária para que a realização se torne um sucesso.
Seriedade, embasada por critérios e diretrizes claras, sem a mudança de regras ao longo da jornada, contando com o apoio e a participação de todos os professores e funcionários dão a qualquer plano de trabalho a consistência necessária para que a realização se torne um sucesso.
Os alunos percebem desde os primeiros dias de aula a
seriedade da proposta de cada professor e, a partir da prática de sala de aula,
transformam a compreensão do imediato e local para o mais amplo tanto no que se
refere ao tempo quanto ao espaço e seus protagonistas.
Isso quer dizer que a visão da escola como um todo se relaciona aos olhos dos educandos a postura e as realizações e implementações dos educadores com os quais têm contato nas aulas.
Isso quer dizer que a visão da escola como um todo se relaciona aos olhos dos educandos a postura e as realizações e implementações dos educadores com os quais têm contato nas aulas.
O SUCESSO NAS AULAS É DECORRENTE, PORTANTO, DE UMA
CONSTRUÇÃO QUE ACONTECE TODOS OS DIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E QUE
EXIGE PACIÊNCIA, DETERMINAÇÃO, OBJETIVOS CRITERIOSAMENTE DEFINIDOS, INCENTIVO A
PARTICIPAÇÃO CONSTANTE DOS ALUNOS, PROJETOS INSTIGANTES QUE RELACIONEM OS TEMAS
TRABALHADOS A REALIDADE E A CONHECIMENTOS PREVIAMENTE ADQUIRIDOS PELOS
ESTUDANTES (TANTO NA ESCOLA QUANTO NA VIDA EXTRA-ESCOLAR).
É preciso igualmente
ter consciência de que qualquer realização, seja ela qual for (nesse caso na
educação), passará necessariamente por experiências boas e também por outras
ruins, por acertos e erros...
POR ISSO , É PRECISO SEMPRE ESTAR INOVANDO , REINVENTANDO SUA AULA, REVENDO SEU PLANEJAMENTO
USE O SEU CONHECIMENTO EM PROL DO GRUPO.
ARGUMENTE E PARTICIPE SUAS OPINIÕES SEMPRE TENDO EM VISTA O CRESCIMENTO E A MELHORIA DO TRABALHO DE TODOS.
USE O SEU CONHECIMENTO EM PROL DO GRUPO.
ARGUMENTE E PARTICIPE SUAS OPINIÕES SEMPRE TENDO EM VISTA O CRESCIMENTO E A MELHORIA DO TRABALHO DE TODOS.
E os erros devem ser
entendidos como oportunidades.
Nossa completude é um sonho inconsequente e irresponsável que cabe somente nas palavras de nossos melhores poetas e músicos.
A perfeição não deve ser o nosso objetivo de vida e sim um horizonte que nos inspire em nossa trajetória para a obtenção de melhores resultados na busca por um mundo melhor, mais digno, justo e de paz.
ASSIM, VEJA ALGUMAS ATITUDES POSSÍVEIS NO SEU CAMINHAR :
Nossa completude é um sonho inconsequente e irresponsável que cabe somente nas palavras de nossos melhores poetas e músicos.
A perfeição não deve ser o nosso objetivo de vida e sim um horizonte que nos inspire em nossa trajetória para a obtenção de melhores resultados na busca por um mundo melhor, mais digno, justo e de paz.
ASSIM, VEJA ALGUMAS ATITUDES POSSÍVEIS NO SEU CAMINHAR :
-Critique se for necessário.
- Pondere quando sentir que suas opiniões podem
ajudar a compor um novo cenário nos trabalhos e projetos em que estiver
envolvido.
- Argumente sempre tendo como matriz de seu
pensamento idéias em que realmente acredite e relativamente às quais possua
informações sólidas.
- Não utilize os erros dos outros para
demolir suas proposições ou, principalmente, pessoas e grupos.
- Chega de competição nos moldes do mais
selvagem capitalismo.
- O barco é o mesmo para todos e se não nos
dispusermos a ajudar uns aos outros e estimular o crescimento conjunto de
nossas instituições estamos fadados ao perecimento...
- Aplauda e reconheça os méritos alheios.
- Participe opiniões em projetos vitoriosos
para reforçar suas bases.
- Disponha-se a trabalhar sempre, em qualquer
circunstância, seja ela de ventos favoráveis ou de tormentas da pior espécie.
O CAPITÃO E OS MARINHEIROS SOMENTE SOBREVIVEM AO MAR QUANDO ATUAM DE FORMA HARMÔNICA, ESTABELECENDO UM AMBIENTE DE INTERCÂMBIO, TROCA, COMPREENSÃO E AUXÍLIO.
NUMA SALA DE AULA NÃO É DIFERENTE...
Como a escola tem como base
e firmamento a sala de aula, logo se estabelece que é nesse espaço que se ganha
ou que se perde o jogo.
E nesse sentido vale destacar que o capitão do barco é o professor e os marujos são os estudantes.
E nesse sentido vale destacar que o capitão do barco é o professor e os marujos são os estudantes.
“Todos sabem e reconhecem que
o conhecimento mais amplo sobre a embarcação e também sobre as técnicas
náuticas pertence ao experiente capitão (professor). Todos também reconhecem
que o navio só conseguirá navegar e atingir os portos nos quais deseja chegar a
partir da ação dos marinheiros (alunos).”
SE O
CONTATO DESSE CAPITÃO COM SUA TRIPULAÇÃO NÃO FOR BOM O QUE SE PODERÁ
ESPERAR PARA AS VIAGENS FUTURAS DA REFERIDA EMBARCAÇÃO?
Deve ficar claro para todos
que não há estabilidade
plena nos oceanos pelos quais todos irão navegar.
Um
dia pode ser de tormenta e o outro pode ser de total calmaria...
Nesse
sentido é preciso sempre quebrar o gelo entre professores e alunos na aula , deixando claros alguns limites e estabelecendo canais de comunicação
constantes entre o capitão e os marinheiros.
CONHEÇO
PROFESSORES QUE AFIRMAM CATEGORICAMENTE QUE NÃO DEVEM-SE
MOSTRAR OS DENTES E DIZER COM CLAREZA QUEM MANDA NESSE ESPAÇO COLETIVO CHAMADO
SALA DE AULA; HÁ OUTROS QUE PRETENDEM SER MUITO “CHEGADOS” DOS ESTUDANTES...
Discordo totalmente dessas
iniciativas.
Nem tanto ao sol, nem tanto a
lua...
Creio que aos estudantes
devem ser apresentadas idéias importantes quanto ao curso, às avaliações, a
disciplina, os projetos, a pessoa do educador, a instituição e também relativas
ao conteúdo.
Deve-se falar e escutar.
Abrir espaço para
apresentações, dúvidas, troca de idéias, sugestões e apreciações dos estudantes
quanto ao curso, à escola e mesmo quanto às propostas do professor.
Estabeleça o diálogo com os colegas e os estudantes.
Fale e escute.
Aprenda a anotar as sugestões interessantes para poder implementá-las posteriormente.
Aprenda a anotar as sugestões interessantes para poder implementá-las posteriormente.
Cresça em conjunto com seus
pares no trabalho.
E
NÃO É SÓ ESCUTAR. Ao professor cabe anotar as boas idéias e
se mostrar disposto a pensar e eventualmente aplicar algumas dessas
contribuições obtidas no contato com seus estudantes.
Isso dá credibilidade ao
curso e ao docente, estabelece uma comunicação que aproxima todos os presentes
e ainda permite implementar o curso a partir da visão de quem está num outro
importante papel, o de educandos.
E PARA MELHORAR AINDA MAIS
ESSE CONTATO QUASE DIÁRIO E EVITAR OS JÁ HABITUAIS E EXAURIDOS MODELOS DE AULA FORMAL E DO PRÓPRIO DOCENTE, QUE TAL VARIAR A
FÓRMULA E PROCURAR INCREMENTAR A MESMA ADICIONANDO ELEMENTOS CULTURAIS,
ESPORTIVOS, GEOGRÁFICOS, HISTÓRICOS, LITERÁRIOS, ARTÍSTICOS OU CIENTÍFICOS ... COMO? QUE TAL USAR A
IMAGINAÇÃO...
1-
Por exemplo, uma possibilidade seria
trabalhar com trechos de músicas conhecidas (uns vinte ou trinta, de acordo com
a quantidade de alunos de cada sala) que seriam disponibilizados para todos os
estudantes. A cada um deles poderia ser pedido que escolhesse um daqueles
trechos para falar de si mesmo. Alunos que selecionassem o mesmo trecho se
reuniriam num mesmo grupo e trocariam informações sobre eles mesmos com os
colegas e depois seriam apresentados por outras pessoas do grupo...
2-
Outra alternativa seria a utilização de
fotografias de personalidades da ciência, das artes ou dos esportes. Caberia
aos alunos se agruparem de acordo com um sorteio ou pela preferência individual
tendo uma dessas personalidades como base para uma conversa. Nesse bate-papo
eles deveriam enumerar as qualidades do sujeito e, a partir de uma lista
concebida pelo grupo, deveriam falar sobre si mesmos para o restante da turma.(
utilize a sua criatividade de acordo com o seu conteúdo).
3-
Ainda a título de sugestão caberia por
exemplo selecionar livros conhecidos do público-alvo de alunos e colocá-los em
contato com os mesmos para que todos aqueles que já tivessem lido um
determinado título pudessem se reunir para falar sobre a obra, o autor, a
trama, os personagens e, com base no que conversaram sobre o livro, viessem a
falar sobre as pessoas do grupo traçando paralelos com a trama do livro, os
personagens, o autor,...
4 - HÁ INÚMERAS DINÂMICAS EM SITES E BLOGS NA INTERNET ...
4 - HÁ INÚMERAS DINÂMICAS EM SITES E BLOGS NA INTERNET ...
HÁ INÚMERAS OUTRAS ALTERNATIVAS QUE
PODERIAM SER CRIADAS. TODAS DEMANDAM TEMPO DE
PLANEJAMENTO E CRIATIVIDADE.
Libertem-se de suas amarras e mãos a obra para
a concepção de uma alternativa que viabilize um trabalho
promissor para suas aulas e sua escola.
REELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA
João Luís Almeida Machado
Editor do Portal Planeta Educação; Doutorando pela PUC-SP no programa
Educação:Currículo; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie(SP); Professor universitário e Pesquisador
Editor do Portal Planeta Educação; Doutorando pela PUC-SP no programa
Educação:Currículo; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie(SP); Professor universitário e Pesquisador
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