QUE COR VOCÊ É?
Autor: Maria José Cotrim
Adaptado por Marizete Cajaíba
O IBGE quis saber e o governo federal precisou fazer campanha com a Taís Araújo, símbolo de orgulho da negritude no país, para incentivar as pessoas a não inventarem
cores para a pele.
MAS O PROBLEMA NÃO ESTÁ SÓ EM ADMITIR QUE É NEGRO E SIM SUSTENTAR ESSA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL ...
Uma vez , falei para uma
menina de três anos que seu cabelo era afro e que ficava bonito solto. Só
que, quando o cabelo dela estava solto, a mãe a ensinou que ficava
despenteada e que as pessoas iriam criticar o seu visual. Em
minutos de conversa com a pequenina, disse a ela que a maioria das
mulheres que é modelo negra - têm cabelo afro e fazem muito sucesso.
Parece coisa apenas de ego
ou de escolhas , mas enquanto o conceito de identidade étnico-racial não
for de fato familiarizado e socializado dentro de casa, a igualdade
racial será , com certeza um mito.
O QUE HÁ DE POSITIVO, É QUE
O PADRÃO DE BELEZA NEGRA COMEÇA A DESPONTAR NA PUBLICIDADE EM
DIVERSOS PRODUTOS : shampo, cremes, maquiagem, brinquedos, músicas,
roupas, - inclusive atores importantes em novelas, músicos, lutadores
etc) e, com isso , as crianças começam a conviver com mais
"naturalidade" com a sua cor e está aí um cenário
favorável para aceitar suas características.
É PRECISO AINDA, ENTENDER O
PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL, LER MAIS, ESTUDAR SOBRE AS
ORIGENS RACIAIS, ENTENDER O “JEITO NEGRO” E SABER LIDAR COM ELE, SEM IMPOSIÇÕES DE
PADRÕES “X” OU “y” DE BELEZA.
AS MULHERES NEGRAS PRECISAM COMEÇAR A
TER OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA CABELO AFRO SEM OUVIR DA CABELEREIRA QUE SEU CABELO
"É RUIM" E PRECISA SER ALISADO - É UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA
DELA, ALÉM DO MAIS ELA PRECISA “VENDER O SEU PRODUTO”, E CATIVAR O CLIENTE ...
UMA VEZ ALISADO, O CABELO SEMPRE PRECISARÁ DE ESCOVA E RETOQUES PERMANENTEMENTE.
ATENÇÃO MÃES:
AS MÃES DE CRIANÇAS NEGRAS PRECISAM PARAR DE SUBMETE-LAS À TRATAMENTOS CAPILARES CADA VEZ MAIS CEDO,
BASEADAS NESSE FALSO CONCEITO DE QUE SEU CABELO É “RUIM” E QUE CABELO
“BOM” É LISO .
A AUTO ESTIMA COMEÇA DESDE CEDO, EM CASA MESMO.
HÁ TIPOS E TIPOS DE
CABELOS:
CACHEADO, ONDULADO, ANELADO, LISO , PRETO, CASTANHOS DOS MAIS DIVERSOS TONS, RUIVOS
...
CADA UM TEM O SEU
JEITO, A SUA BELEZA ...
ISSO É O BRASIL ... UM
PAÍS DE MISCIGENADOS, UM PAÍS DE MISTURAS RACIAIS ... CADA UM COM A SUA ETNIA E
AO MESMO TEMPO JUNTO E MISTURADO.
O PRIMEIRO PASSO PARA O PAÍS SER
MAIS IGUAL É O NEGRO APRENDER A SE
ACEITAR, SEM MEDO DAS IMPOSIÇÕES DE PADRÃO DE BELEZA IMPORTADO.
- TEXTO AMPLIADO E MODIFICADO POR MARIZETE CAJAIBA
- SITE DE ORIGEM DO TEXTO:QUE COR VOCÊ É?
http://negroemdebate.com.br/2011/01/10/a-identidade-etnico-racial-que-ainda-esta-esquecida/
VEJA ESSE VÍDEO : E ASSUMA SEUS
CACHOS COM ORGULHO!!!
É SÓ CLICAR NA IMAGEM
SEMANA
CACHEADA - EPISÓDIO 1 -
PORQUE ASSUMI OS CACHOS
por
Rayza Nicácio
ESTILO BLACK POWER RESSURGE E
VALORIZA O CABELO AFRO
Conciliar vida pessoal e a imagem profissional é um desafio para quem trabalha na frente das câmeras, como lembra Adriana Couto, uma das apresentadoras do Jornal da Cultura, da TV Cultura, em São Paulo. Com olhos grandes, sorriso largo e um black bem comportado, em tons de caramelo claro, conta que já experimentou vários looks.
Adriana já cortou o cabelo bem curtinho, no estilo da cantora Grace Jones. Depois usou tranças, o que exigia manutenção de dois em dois meses. "Hoje faço permanente afro com a especialista Solange Dias. Como meus cabelos são bem crespos, o tratamento dá movimento aos cachos." Consumista assumida, mescla produtos nacionais e importados, como xampus, cremes, ativador de cachos e musse.
A designer de joias e cantora carioca Yara Figueiredo conta que, desde menina, dormia de touca para alisar os cachos: "Quando chovia, encrespava na frente, era um desastre." Se isso causava algum tipo de complexo? "Imagine só: não tinha peito, não tinha bunda, usava óculos e o cabelo não era liso. Até que uma amiga europeia, que assumia o crespo numa boa, virou uma referência na minha vida. Devia colocar um busto dessa mulher lá em casa! Depois que percebi que era escrava da escova e de uma mentira, me libertei."
Hoje, adepta do extravolume, economiza tempo e dinheiro: "Lavo o cabelo com um xampu de R$ 6,00, seco com difusor, passo um leave in e estou pronta." Segundo Yara, o uso de química e outros procedimentos para alisar o cabelo acabam danificando os fios e, o pior, padroniza as mulheres: "Parece um exército de alisadas. Ficou uma coisa muito suburbana, dá para ver que não é natural", alfineta.SE VOCÊ ASSUMIU OS CABELOS CRESPOS, VEJA AS DICAS DE PENTEADOS, CORES E CUIDADOS QUE A CORPO A CORPO PREPAROU PARA DEIXÁ-LOS AINDA MAIS LINDOS!Reportagem: Carla FestucciOs cabelos crespos ficaram quase extintos com a onda dos fios chapados. Mas quem assume as madeixas no estilo afro, chama a atenção por onde passa. Por isso, não é preciso escondê-los. Para deixar os cabelos crespos ainda mais lindos, a mulher pode lançar mão de penteados e cores, além de ter alguns cuidados especiais com o cabelo afro."No salão, a mulher deve cuidar com uma hidratação específica para cabelos com cachos. Em casa, ela deve usar xampus, condicionadores e cremes também para esse tipo de cabelo", ensina Adalto Couto, hair stylist do salão de beleza Fino Capelli (RJ).Ele ainda lembra que este tipo de cabelo é muito sensível e quebra mais facilmente no ato de alguma química feita indevidamente.COLORAÇÃO
A mulher que possui madeixas crespas pode tingir os fios normalmente. "Caso os cabelos tenham alguma química de relaxamento, recomendamos testar uma mecha antes de aplicar a coloração", indicam os gêmeos Maurício e Roberto Martins, cabeleireiros e proprietários da MR Martin Hair e Beauty (RJ).Segundo Adalto Couto, as cores dependem muito do estilo da pessoa, mas no geral usam-se tinturas mais escuras, do preto ao castanho claro.Isso não significa, porém, que as outras cores estejam proibidas. Vermelhos, castanhos e loiros também são bem vindos."Tudo depende do gosto da mulher e também da textura e da cor de cada cabelo", explicam os cabeleireiros da MR Martin Hair e Beauty.PENTEADOSQuem assume a cabeleira black power conta com uma variedade de penteados para se produzir. Presos, soltos, trançados...Dá para variar bastante.Uma dica do hair stylist Adalto Couto é apostar nos rabos de cavalo bem altos, como os de Alicia Keys. A cantora também usa e abusa das tranças enraizadas, outra opção bem usada entre as famosas adeptas dos crespos.Faixas, tiaras e acessórios étnicos são mais uma alternativa para dar um up na produção.Os cabelos crespos de Sheron Menezes são mais uma prova de que dá para ficar ainda mais linda com cabelos afro.
fonte:
OS CABELOS ENCARACOLADOS ESTÃO COM TUDO E PROMETEM REINAR ENTRE HOMENS E MULHERES. ESTÁ NA MODA ASSUMIR A TEXTURA NATURAL DOS FIOS, E MUITAS PESSOAS QUE POSSUEM CABELOS AFROS ADERIRAM À MODA DOS PENTEADOS.
COM A INTENÇÃO DE MOSTRAR OS SEGREDOS DAS INÚMERAS MANEIRAS DE VARIAR O LOOK, ENSINAMOS, PASSO A PASSO, COMO REALIZAR PENTEADOS AFRO COM TÉCNICAS E SUGESTÕES PARA QUE SEJA POSSÍVEL VARIAR E AUMENTAR SUAS HABILIDADES PROFISSIONAIS. AGREGAR VALORES E SOMAR DIFERENTES TÉCNICAS PARA QUE SUA IMAGINAÇÃO POSSA CONSTRUIR A PARTIR DE DICAS E SEGREDOS BÁSICOS, UMA INFINIDADE DE VARIAÇÕES E POSSIBILIDADES DE PENTEADOS DIFERENTES.
A VIDEOAULA É ELABORADA POR UM PROFISSIONAL ATUANTE NO MERCADO E DESENVOLVIDA, COM TODO O CUIDADO, PARA QUE VOCÊ POSSA APRENDER E APRIMORAR OS SEUS CONHECIMENTOS, DESTACANDO-SE NO MERCADO DE TRABALHO E FAZENDO A DIFERENÇA PARA OS CLIENTES!MAQUIAGEM APROPRIADAPARA PELE NEGRAMuitas meninas com a pele negra reclamam que a maquiagem, principalmente blushs e sombras, não funcionam na sua pele, pois não aparecem.Vejam alguns produtos que “aparecem” na pele negraBaseA Mary Kay investe bastante em maquiagem para negras e possui bases muito boas, de fundo avermelhado ( pra não deixar a pele “fubenta”), que são específicas para peles negras.1-Base de Cobertura Média MaryKay – Cor beige 607Ela é bem escura e super indicada para peles mistas e oleosas.2-Base de Cobertura Total Mary Kay – Cor Bronze 6073- Base em Pó Mineral Mary Kay – Cor Bronze 2Essa base mineral em pó é ótima e pode ser usada como pó ou como base.4- Base Líquida TimeWise Acabamento Luminoso Mary Kay – Cor Bronze 7 ( R$ 49,00)Essa base é a versão para peles secas e normais da base5- Base Líquida TimeWise Acabamento Matte Mary Kay – Cor Bronze 7é maravilhosa para peles oleosas!Pó Facial1- Pó Mineral Compacto Mary Kay – Cor Bronze 2Ele é bem leve , bem fino e ajuda a controlar a oleosidade.Blush1-Blush Nyx - Cor RedEle é bem vermelho e por isso fica lindo em peles negras, porque consegue aparecer bastante.2- Blush Nyx – Cor PecanEle acrescenta um brilho dourado, um tom iluminado na pele negra e aparece mesmo! Dá um efeito bronzer, que fica bem bonito no dia-a-dia!3- Pó Bronzeador Mineral Mary Kay – Cor Canyon GoldÉ um pó bronzeador que fica LINDO como blush bronzer. São duas cores brilhosas, sendo que uma é mais clarinha e outra mais escura.SombrasPele negra precisa de base de sombra, senão as cores não aparecem!Quando a cor é clara, a Eyeshadow base Nyx ( cor Pearl ou White ) é indispensável, pois ele neutraliza a cor da pálpebra e deixa o fundo branco, pronto para receber e destacar qualquer cor. Ele pode ser substituído pelo Jumbo Milk, da Nyx, que também é uma base branca.Eyeshadow base Nyx –Jumbo Milk Nyx –BatonsComo nas peles mais escuras a cor dos lábios se confunde com a da pele o ideal é que se use batons em tons de vinho, rosa escuro, dourado, acobreado e gloss de todas as cores.fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário