segunda-feira, 5 de novembro de 2012

QUE COR VOCÊ É? - Mas o problema não está só em admitir que é negro e sim sustentar essa identidade étnico-racial. / O padrão de beleza negra começa a despontar na publicidade em diversos produtos : shampo, cremes, maquiagem, brinquedos, músicas, roupas, - inclusive atores importantes em novelas, músicos, lutadores etc) e, com isso , as crianças começam a conviver com mais "naturalidade" com a sua cor e está aí um cenário favorável para aceitar suas características. / dicas de beleza


QUE COR VOCÊ É?

Autor: Maria José Cotrim

Adaptado por Marizete Cajaíba




O IBGE quis saber  e o governo federal precisou fazer campanha com a Taís Araújo, símbolo de orgulho da negritude no país,  para incentivar as pessoas a não inventarem
cores para a pele.

MAS O PROBLEMA NÃO ESTÁ SÓ EM ADMITIR QUE É NEGRO E SIM SUSTENTAR ESSA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL ...





458159 Cabelo crespo de criança como cuidar 3 Cabelo crespo de criança: como cuidarUma vez , falei para uma menina de três anos que seu cabelo era afro e que ficava bonito solto. Só que, quando o cabelo dela estava solto,  a mãe a ensinou que ficava despenteada e que as pessoas iriam criticar  o  seu visual. Em minutos de conversa com a pequenina,  disse  a ela que a maioria das mulheres que é modelo  negra - têm cabelo afro e fazem muito sucesso.

Foto: Fifiiiii..
Parece coisa apenas de ego ou de escolhas , mas enquanto o conceito de identidade étnico-racial não for de fato familiarizado e socializado dentro de casa,  a igualdade racial será , com certeza um mito.

O QUE HÁ DE POSITIVO, É QUE O  PADRÃO DE BELEZA NEGRA COMEÇA A DESPONTAR NA PUBLICIDADE EM  DIVERSOS PRODUTOS :  shampo, cremes, maquiagem, brinquedos, músicas, roupas, - inclusive atores importantes em novelas, músicos, lutadores  etc)  e,  com isso , as crianças começam a conviver com mais "naturalidade" com a sua cor  e está aí um cenário favorável para aceitar suas características.

É PRECISO AINDA, ENTENDER O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL, LER MAIS, ESTUDAR SOBRE AS ORIGENS RACIAIS, ENTENDER O “JEITO NEGRO”  E SABER LIDAR COM ELE, SEM IMPOSIÇÕES DE PADRÕES  “X” OU “y” DE BELEZA.

AS MULHERES NEGRAS PRECISAM COMEÇAR A TER OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA CABELO AFRO SEM OUVIR DA CABELEREIRA QUE SEU CABELO "É RUIM" E PRECISA SER ALISADO - É UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA DELA, ALÉM DO MAIS ELA PRECISA “VENDER O SEU PRODUTO”, E CATIVAR O CLIENTE ... UMA VEZ ALISADO, O CABELO SEMPRE PRECISARÁ DE ESCOVA E RETOQUES PERMANENTEMENTE.
Foto: Cabelo Afro é a Beleza
ATENÇÃO MÃES:
AS MÃES DE  CRIANÇAS NEGRAS PRECISAM PARAR DE SUBMETE-LAS  À TRATAMENTOS CAPILARES CADA VEZ MAIS CEDO,  BASEADAS NESSE FALSO CONCEITO DE QUE SEU CABELO É “RUIM” E QUE CABELO “BOM” É LISO .
A AUTO ESTIMA COMEÇA DESDE CEDO, EM CASA MESMO. 

 HÁ TIPOS E TIPOS DE CABELOS:
 CACHEADO, ONDULADO, ANELADO, LISO , PRETO, CASTANHOS DOS MAIS DIVERSOS TONS, RUIVOS ...
CADA UM TEM O SEU JEITO, A SUA BELEZA ...
ISSO É O BRASIL ... UM PAÍS DE MISCIGENADOS, UM PAÍS DE MISTURAS RACIAIS ... CADA UM COM A SUA ETNIA E AO MESMO TEMPO JUNTO E MISTURADO.
 Foto: Bom dia!
Crespo é lindo, então passe a diante. =D

O PRIMEIRO PASSO  PARA O PAÍS SER MAIS IGUAL É O NEGRO APRENDER A  SE ACEITAR, SEM MEDO DAS IMPOSIÇÕES DE PADRÃO DE BELEZA IMPORTADO.
  
- TEXTO AMPLIADO E MODIFICADO POR MARIZETE CAJAIBA
- SITE DE ORIGEM DO TEXTO:QUE COR VOCÊ É?
http://negroemdebate.com.br/2011/01/10/a-identidade-etnico-racial-que-ainda-esta-esquecida/


VEJA ESSE VÍDEO : E ASSUMA SEUS 
CACHOS COM ORGULHO!!!

É SÓ CLICAR NA IMAGEM


SEMANA CACHEADA - EPISÓDIO 1 -
PORQUE ASSUMI OS CACHOS
por Rayza Nicácio





ESTILO BLACK POWER RESSURGE E VALORIZA O CABELO AFRO

  1. Conciliar vida pessoal e a imagem profissional é um desafio para quem trabalha na frente das câmeras, como lembra Adriana Couto, uma das apresentadoras do Jornal da Cultura, da TV Cultura, em São Paulo. Com olhos grandes, sorriso largo e um black bem comportado, em tons de caramelo claro, conta que já experimentou vários looks.

    Adriana já cortou o cabelo bem curtinho, no estilo da cantora Grace Jones. Depois usou tranças, o que exigia manutenção de dois em dois meses. "Hoje faço permanente afro com a especialista Solange Dias. Como meus cabelos são bem crespos, o tratamento dá movimento aos cachos." Consumista assumida, mescla produtos nacionais e importados, como xampus, cremes, ativador de cachos e musse.

    A designer de joias e cantora carioca Yara Figueiredo conta que, desde menina, dormia de touca para alisar os cachos: "Quando chovia, encrespava na frente, era um desastre." Se isso causava algum tipo de complexo? "Imagine só: não tinha peito, não tinha bunda, usava óculos e o cabelo não era liso. Até que uma amiga europeia, que assumia o crespo numa boa, virou uma referência na minha vida. Devia colocar um busto dessa mulher lá em casa! Depois que percebi que era escrava da escova e de uma mentira, me libertei." 

    Hoje, adepta do extravolume, economiza tempo e dinheiro: "Lavo o cabelo com um xampu de R$ 6,00, seco com difusor, passo um leave in e estou pronta." Segundo Yara, o uso de química e outros procedimentos para alisar o cabelo acabam danificando os fios e, o pior, padroniza as mulheres: "Parece um exército de alisadas. Ficou uma coisa muito suburbana, dá para ver que não é natural", alfineta.
    SE VOCÊ ASSUMIU OS CABELOS CRESPOS, VEJA AS DICAS DE PENTEADOS, CORES E CUIDADOS QUE A CORPO A CORPO PREPAROU PARA DEIXÁ-LOS AINDA MAIS LINDOS!
    Reportagem: Carla Festucci
    cabelos crespos estilo afro

    Os cabelos crespos ficaram quase extintos com a onda dos fios chapados. Mas quem assume as madeixas no estilo afro, chama a atenção por onde passa. Por isso, não é preciso escondê-los. Para deixar os cabelos crespos ainda mais lindos, a mulher pode lançar mão de penteados e cores, além de ter alguns cuidados especiais com o cabelo afro.
    "No salão, a mulher deve cuidar com uma hidratação específica para cabelos com cachos. Em casa, ela deve usar xampus, condicionadores e cremes também para esse tipo de cabelo", ensina Adalto Couto, hair stylist do salão de beleza Fino Capelli (RJ).
    Ele ainda lembra que este tipo de cabelo é muito sensível e quebra mais facilmente no ato de alguma química feita indevidamente.

    COLORAÇÃO


    cores dos cabelos de rihanna e beyonce

    A mulher que possui madeixas crespas pode tingir os fios normalmente. "Caso os cabelos tenham alguma química de relaxamento, recomendamos testar uma mecha antes de aplicar a coloração", indicam os gêmeos Maurício e Roberto Martins, cabeleireiros e proprietários da MR Martin Hair e Beauty (RJ).
    Segundo Adalto Couto, as cores dependem muito do estilo da pessoa, mas no geral usam-se tinturas mais escuras, do preto ao castanho claro.
    Isso não significa, porém, que as outras cores estejam proibidas. Vermelhos, castanhos e loiros também são bem vindos.
     "Tudo depende do gosto da mulher e também da textura e da cor de cada cabelo", explicam os cabeleireiros da MR Martin Hair e Beauty.

    penteados alicia keys
    PENTEADOS
    Quem assume a cabeleira black power conta com uma variedade de penteados para se produzir. Presos, soltos, trançados...
     Dá para variar bastante.

    Uma dica do hair stylist Adalto Couto é apostar nos rabos de cavalo bem altos, como os de Alicia Keys. A cantora também usa e abusa das tranças enraizadas, outra opção bem usada entre as famosas adeptas dos crespos.
    Faixas, tiaras e acessórios étnicos são mais uma alternativa para dar um up na produção.

    Os cabelos crespos de Sheron Menezes são mais uma prova de que dá para ficar ainda mais linda com cabelos afro.
    penteados sheron menezes



    fonte: 



    OS CABELOS ENCARACOLADOS ESTÃO COM TUDO E PROMETEM REINAR ENTRE HOMENS E MULHERES. ESTÁ NA MODA ASSUMIR A TEXTURA NATURAL DOS FIOS, E MUITAS PESSOAS QUE POSSUEM CABELOS AFROS ADERIRAM À MODA DOS PENTEADOS.

    COM A INTENÇÃO DE MOSTRAR OS SEGREDOS DAS INÚMERAS MANEIRAS DE VARIAR O LOOK, ENSINAMOS, PASSO A PASSO, COMO REALIZAR PENTEADOS AFRO COM TÉCNICAS E SUGESTÕES PARA QUE SEJA POSSÍVEL VARIAR E AUMENTAR SUAS HABILIDADES PROFISSIONAIS. AGREGAR VALORES E SOMAR DIFERENTES TÉCNICAS PARA QUE SUA IMAGINAÇÃO POSSA CONSTRUIR A PARTIR DE DICAS E SEGREDOS BÁSICOS, UMA INFINIDADE DE VARIAÇÕES E POSSIBILIDADES DE PENTEADOS DIFERENTES.

    A VIDEOAULA É ELABORADA POR UM PROFISSIONAL ATUANTE NO MERCADO E DESENVOLVIDA, COM TODO O CUIDADO, PARA QUE VOCÊ POSSA APRENDER E APRIMORAR OS SEUS CONHECIMENTOS, DESTACANDO-SE NO MERCADO DE TRABALHO E FAZENDO A DIFERENÇA PARA OS CLIENTES!


    MAQUIAGEM APROPRIADA 
    PARA PELE NEGRA
    2011 11 292 Produtos de Maquiagem Para Pele Negra

    Muitas meninas com a pele negra reclamam que a maquiagem, principalmente blushs e sombras, não funcionam na sua pele, pois não aparecem.
    Vejam  alguns produtos que “aparecem” na pele negra
    Base
    A Mary Kay investe bastante em maquiagem para negras e possui bases muito boas, de fundo avermelhado ( pra não deixar a pele “fubenta”), que são específicas para peles negras.
    1-Base de Cobertura Média  MaryKay – Cor beige 607
    Ela é bem escura e super indicada para peles mistas e oleosas.
    2-Base de Cobertura Total Mary Kay – Cor Bronze 607
    É bem escura também, mas indicada para pele normal e seca.
    3- Base em Pó Mineral Mary Kay – Cor  Bronze 2
    Essa base mineral em pó é ótima e pode ser usada como pó ou como base.
    4- Base Líquida TimeWise Acabamento Luminoso  Mary Kay – Cor Bronze 7 ( R$ 49,00)Essa base é a versão para peles secas e normais da base
    5- Base Líquida TimeWise Acabamento Matte Mary Kay – Cor Bronze 7
    é maravilhosa para peles oleosas!
    Pó Facial
    1- Pó Mineral Compacto Mary Kay – Cor Bronze 2
    Ele é bem leve , bem fino e ajuda a controlar a oleosidade.
    Blush
    1-Blush Nyx  - Cor Red
    Ele é bem vermelho e por isso fica lindo em peles negras, porque consegue aparecer bastante.
    2- Blush Nyx – Cor Pecan  
    Ele  acrescenta um brilho dourado, um tom iluminado na pele negra e aparece mesmo! Dá um efeito bronzer, que fica bem bonito no dia-a-dia!
    3- Pó Bronzeador Mineral Mary Kay – Cor Canyon  Gold
    É um pó bronzeador que fica LINDO como blush bronzer. São duas cores brilhosas, sendo que uma é mais clarinha e outra mais escura.
    Sombras
    Pele negra precisa de base de sombra, senão as cores não aparecem!
    Quando a cor é clara, a Eyeshadow base Nyx ( cor Pearl ou White ) é indispensável, pois ele neutraliza a cor da pálpebra e deixa o fundo branco, pronto para receber e destacar qualquer cor. Ele pode ser substituído pelo Jumbo Milk, da Nyx, que também é uma base branca.
    Eyeshadow base Nyx –
    Jumbo Milk  Nyx –
    Batons
    Como nas peles mais escuras a cor dos lábios se confunde com a da pele o ideal é que se use batons em tons de vinho, rosa escuro, dourado, acobreado e gloss de todas as cores.
    fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário