REPENSANDO
O ATO DE
COLAR E PASSAR A COLA
REELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA
A ÉTICA E A COLA NA SALA DE AULA
No
decorrer do ano letivo é comum o aluno passar por um assunto muitas vezes discutido:
A ética. Indagações são feitas tais
como: O que é ser ético? O que é ética? Dentre outros questionamentos e
ideologias estudadas.
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis
de explicar, quando pergunta.”
Não se satisfazendo com essa definição, surge
uma inquietude que se faz necessário verificar a história da palavra.
Etimologicamente, ela é originada do grego ethos,
que significa modo de ser ou o caráter.
Em Filosofia, a ética significa o que é
bom para o indivíduo e para a sociedade. É uma conduta humana que se
qualifica como bem ou mal e muitas vezes é associada com a moral.
Lançam-se mais duas perguntas, mas estas devem ser respondidas no fórum íntimo
de cada um:
1.
Até que ponto comprometo a minha ética quando realizo a prática da cola, no
processo de avaliação ?
2.
Deixo de agir com ética quando forneço a resposta da avaliação ao meu colega de
classe?
Antes de responder é preciso
entender que a busca do conhecimento, por definição, envolve COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE. Para
tanto, se o aluno pratica a cola, além
de negar o seu compromisso com seu saber, se comporta de maneira irresponsável com o seu futuro profissional
e consequentemente deixa de ter uma atitude e uma postura ética. É válido
destacar que a ética, neste caso, está vinculada a outro valor positivo para a
sociedade: A HONESTIDADE. Portanto é preciso reforçar a ideia de que a cola é uma atitude negativa e pode se
tornar VICIOSA E PREJUDICIAL, na formação de valores e princípios éticos.
A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS
ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E RESPOSTAS
ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO.
Há basicamente dois
tipos de cola : a individual, onde envolve somente o aluno que se utiliza de
métodos próprios ( papeizinhos escondidos, mensagem de celular, fone de
ouvido,etc) e a cola de parceria , onde um aluno passa a informação para um ou
mais colegas .
Vários professores se queixam destas
práticas fraudulentas dos alunos e contam com um grande
problema : o formato
de salas de aula lotadas contribuem para
a prática da cola . O aluno se vale
desta situação e usa e abusa dos descuidos dos professores para ampliar sua
nota na avaliação.
Estudos
mostram que muitos alunos que passam a cola , querem , na verdade
demonstrar um ar de superioridade na sala de aula , uma vez que são sempre
solicitados por seus colegas que muitas vezes se submetem para obter a cola… PASSAR
COLA É TÃO GRAVE QUANTO COLAR : ATRAPALHA O DESENVOLVIMENTO DO
COLEGA COLANTE.
CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE COLAR E DE PASSAR A
COLA :
Pensar com autonomia é pensar sozinho.
Contudo, quando as coisas são apresentadas de maneira finalizada ou concluída,
isso leva o sujeito que não foi educado a questionar e a refletir criticamente
ao CONFORMISMO. Com a atitude da
cola acontece a mesma coisa, o aluno
“COLANTE” se torna inseguro e viciado nas ideias dos outros, e não se permite
pensar com autonomia, ESSA PRÁTICA LEVA À DEPENDÊNCIA.
QUEM FORNECE A COLA impede ao colega a oportunidade de aprender com criticidade,
tarefa tão importante para sua formação acadêmica e profissional.
O ALUNO
viciado em COLA e conformado em receber
um pensamento de outro (atores dos livros ou colegas) por meio da cola,
deixa de desafiar a si mesmo e exercitar as operações de pensamento tais como:
comprar, resumir, observar conceitos, classificar, organizar dados,
interpretar, buscar suposições e formular hipóteses para se tornar um cárcere
de si mesmo.
Vale destacar que nas relações de
trabalho , indivíduo não é valorizado
pelas notas que obteve na universidade, mas pelo merecimento intrínseco de
competências nas suas relações. As empresas desejam pessoas equilibradas
emocionalmente, com posturas éticas nos conflitos, que garantam não só a
prosperidade, mas a própria integração e a solidariedade de seus colaboradores,
além dos conhecimentos e habilidades adequados num curso de formação
universitária. Ou seja, não adianta o
aluno tentar burlar os estudos na escola, pois os verdadeiros testes e
avaliações são realizados diariamente na sua vida cotidiana e quem estará lá
para passar a cola?!
A ideia central deste texto é mostrar a urgente necessidade
de novas posturas dos alunos em relação ao fenômeno da cola na sala de aula – o
fato é que com a cola o aluno finge que aprende, obtém notas que não merece e as recebe sem se importar com um fator
importante : “a honestidade” , bem como não se importar com o valor da aprendizagem.
Dentro da nossa premissa, os
alunos devem, desde já, refletir sobre a ética e a cola na sala de aula,
conscientes como futuros profissionais
que precisam dar exemplos de conduta.
O SUJEITO APRENDE PARA TER NOVAS ATITUDES E VALORES, POIS QUANDO O
INDIVÍDUO APRENDE, ELE SE TRANSFORMA.
O papel do professor, no decorrer
do processo de ensino e aprendizagem, não é ser um detetive ou investigador do
“crime escolar”, pronto para descobrir as mais sofisticadas fórmulas de cola. DE NADA ADIANTA O DOCENTE( professor) CONFISCAR A AVALIAÇÃO DO ALUNO “QUE COLA” OU
QUE PASSA A COLA E APENAS MOSTRAR AS PUNIÇÕES APLICÁVEIS PARA ESTE “DELITO” SE
NÃO HOUVER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE É
SER ÉTICO, COMO FOI INDAGADO NA INTRODUÇÃO DESTE TEXTO.
Deve-se ter a clareza de que o papel do
professor é o de educar, modificar o comportamento do aluno, levá-lo adiante,
fazê-lo avançar não só em aspectos quantitativos (notas), mas também em
aspectos qualitativos, isto é, desenvolver valores éticos positivos para a vida
em sociedade e para o seu bem estar.
(TEXTO PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)
ANÁLISE DO TEXTO:
1)
Leia o texto e reescreva as idéias principais.
2)
Qual a definição de cola?
3)
Por que colar é uma atitude negativa para quem cola e para quem passa a cola?
4 a) Por que o aluno passa a
cola?
4 b) Por que o aluno cola ? Quais
as conseqüências dessa atitude?
5) Que atitude deve ter um
professor ao pegar alunos envolvendo situação de cola?
6) A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA
DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E
RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista esta definição :
a) Cite um exemplo na vida
social ( no trabalho por exemplo ) de um
adulto que poderia ser comparado a uma
situação de cola na sala de aula. Avalie esta situação.
b) Faça uma definição própria
para o termo “COLA” praticado na sala de aula
c) Desta forma como você analisa
a sua atitude na sala de aula ?
7) Crie um pequeno texto conclusivo
sobre a atitude de colar e passar cola e
as conseqüências.