sexta-feira, 15 de março de 2013

Novo papa FRANCISCO - Jorge Mario Bergoglio -É A PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS 600 ANOS QUE COEXISTEM UM PAPA EMÉRITO COM UM SUMO PONTÍFICE. É TAMBÉM O PRIMEIRO PAPA JESUÍTA A OCUPAR A CADEIRA DE SÃO PEDRO. É o primeiro Papa da América Latina, e o primeiro não-europeu dos tempos modernos - biografia atualizada - A BÊNÇÃO DO PAPA FRANCISCO


                   PAPA FRANCISCO




É A PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS 600 ANOS QUE COEXISTEM UM PAPA EMÉRITO COM UM SUMO PONTÍFICE.

É TAMBÉM O PRIMEIRO PAPA JESUÍTA A OCUPAR A CADEIRA DE SÃO PEDRO.
É o primeiro Papa da América Latina, e o primeiro não-europeu dos tempos modernos

APESAR DE TER SIDO O SEGUNDO MAIS VOTADO NA  ELEIÇÃO DE BENTO XVI, EM 2005, O NOME DO ARCEBISPO DE BUENOS AIRES NÃO CONSTAVA DOS FAVORITOS DESTE CONCLAVE.
O ARCEBISPO DE BUENOS AIRES NÃO ERA APONTADO COMO FAVORITO, MAS APENAS COMO ALGUÉM QUE TERIA UMA FORTE INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE OPINIÕES E NA
ORIENTAÇÃO DOS VOTOS.

"Os cardeais foram buscar-me ao fim do Mundo".... "Vamos começar uma jornada de fraternidade, amor e confiança entre nós"... "Oremos uns pelos outros, oremos por todo o Mundo, para que haja uma grande fraternidade".
"Quero que peçam ao Senhor que me abençoe, antes de vos abençoar a vós".



Novo papa nasceu em Buenos Aires
Primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936.     É um dos cinco filhos de um casamento italiano de classe média, formado por Mário Bergoglio, um trabalhador ferroviário, e Regina Sívori, uma dona de casa .

 O religioso jesuíta chegou a se formar como técnico químico, mas logo abraçou o sacerdócio e começou seus estudos religiosos no seminário de Villa Devoto, bairro da capital argentina.

Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.
Entre 1964 e 1965 foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio da Imaculada da Santa Fé, e em 1966 ditou iguais matérias no Colégio do Salvador de Buenos Aires
De 1967 a 1970 estudou teologia na Faculdade de Teologia do Colégio São José, de São Miguel, onde se formou.

Seu sacerdócio começou em 1969,
Foi ordenado pelos jesuítas a 13 de dezembro de 1969, durante os seus estudos teológicos na Faculdade Teológica de São Miguel.
 Foi mestre dos noviços em São Miguel, onde também ensinou teologia.
No mesmo ano em que foi para Espanha completar sua formação intelectual de jovem sacerdote na Universidade Alcalá de Henares, em Madri.
Em 1970-1971, completou a terceira aprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973 fez a profissão perpétua.

Foi professor de noviços na residência Villa Barilari, de San Miguel (anos 1972/73), professor na Faculdade de Teologia e Consultor da Província e reitor do Colégio Máximo. Em 31 de julho de 1973 foi eleito provincial da Argentina, cargo que exerceu durante seis anos (1973-1979) e reitor da Faculdade de Teologia e Filosofia de São Miguel (1980-1986).

Bergoglio retornou a Europa em 1986, na Alemanha, para concluir seu doutorado, mas acabou retornando ao seu país no mesmo ano para assumir o cargo de diretor espiritual e confessor da Companhia de Jesus, em Córdoba.
Seu retorno à cidade natal aconteceu em   20 de maio de 1992,
 quando foi nomeado por João Paulo II ,  bispo de Auca e auxiliar de Buenos Aires.
Foi promovido a arcebispo auxiliar de Buenos Aires em 3 de junho de 1998,  por sucessão à morte do Cardeal  Quarracino
 De tal sé arcebispal é titular desde em 28 de fevereiro de 1998, quando se converteu no primeiro jesuíta que chegou a ser primaz da Argentina.
Chegou ao posto de cardeal pelas mãos do mesmo papa em 21 de fevereiro de 2001 com o título de São Roberto Bellarmino, tornando-o o superior da Igreja Católica no país.

Foi relator geral adjunto da 10ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em outubro de 2001 e Presidente da Conferência de Bispos da Argentina de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011.

- Na Conferência Episcopal Argentina é vice-presidente;
- e como membro da Comissão Executiva é membro da Comissão Permanente representando à Província Eclesiástica de Buenos Aires.
- Integra as comissões episcopais de Educação Católica e da Universidade Católica Argentina, da que é Grande Chanceler.
-  Na Santa Sé, forma parte da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos, e da Congregação para o Clero.
- É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina que não podem contar com um Ordinário de seu rito
- Participou do conclave que elegeu o Papa Bento XVI em 2005. Supõe-se que na ocasião ele foi o segundo mais votado
- É autor de várias obras, entre as quais “Reflexões sobre a vida apostólica”, de 1986; “Meditações para Religiosos”, de 1982, e “Reflexões de Esperança”, de 1992.
- É apaixonado leitor de Dostoievski, Borges e autores clássicos.
O PAPA tem apenas um pulmão,  a situação real descrita em sua biografia, no livro El Jesuita, aponta que ele retirou uma parte do órgão do lado direito, por conta de uma pneumonia, quando tinha 21 anos, de acordo com informações do jornal El Clarín ( mas sua saúde vai bem).
- É reconhecido por seus dotes intelectuais e considerado dialogante e moderado, amante do tango e do time de futebol San Lorenzo.
- Bergoglio é considerado conservador e uma voz ativa na Argentina contra o aborto e a união homossexual
-  O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado
Bergoglio é conhecido também por sua humildade. Antes de se tornar papa, vivia em um pequeno apartamento e andava de transporte público. Quando foi nomeado cardeal, convenceu centenas de argentinos a não viajar até Roma para celebrar. Ele disse que o dinheiro que seria usado na viagem deveria ser doado aos pobres.

O NOVO PAPA 

Na  quarta-feira ,  dia 13 de março de 2013, quando saiu a fumaça  branca pela chaminé da Capela Sistina, onde os cardeais eleitores da Igreja Católica se reuniram em conclave, anunciaram ao mundo que Bento XVI tem um sucessor.

O conclave dos 115 cardeais reuniu-se desde terça-feira com a missão de escolher o sucessor de Bento XVI, que resignou ao papado no dia 28 de fevereiro.
Mal a fumaça escapou pela chaminé, os sinos da Basílica de São Pedro repicaram em anúncio da eleição do sucessor de Pedro.
O novo Papa , como ocorreu na eleição do seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, também foi eleito ao  segundo dia após quatro votações.

O sucessor de Bento XVI e que nos próximos anos vai calçar as "Sandálias do Pescador" foi eleito à quinta votação, segunda da parte da tarde de quarta-feira, dia 13 de março de 2013.

É A PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS 600 ANOS QUE COEXISTEM UM PAPA EMÉRITO COM UM SUMO PONTÍFICE.
É TAMBÉM O PRIMEIRO PAPA JESUÍTA A OCUPAR A CADEIRA DE SÃO PEDRO.

A cadeira de São Pedro teria  um novo ocupante. Ao final de uma tarde de emoções, milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e em todo o mundo, pela televisão e redes sociais, souberam da boa nova transmitida pelo cardeal Jean-Louis Tauran.

Em Latim, ficaram sabendo que o novo Papa eleito era o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de nacionalidade argentina, que adotou o nome de Francisco.

A identidade do escolhido e o nome apostólico que escolheu foram conhecidos quando o nome de Jorge Mario Bergoglio, o novo líder de mais de um bilhão de católicos que escolheu o nome de Francisco, foi anunciado na varanda da Basílica de São Pedro.
Em seguida, foi o próprio Francisco que surgiu perante a imensa multidão reunida na Praça de São Pedro para dar a sua bênção Urbi et Orbi, à cidade e ao mundo.

Francisco, o primeiro Sumo Pontífice jesuíta e da América Latina, apelou à "irmandade" entre católicos e disse a sorrir que os cardeais "tinham ido ao fim do mundo" para o elegerem. 



O argentino Jorge Mario Bergoglio, ao lado do cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, acena, da sacada do Vaticano, para a multidão reunida na Praça de São Pedro após ser eleito Papa Francisco Foto: AP

 ANTES DE CONCEDER A BENÇÃO, NOVO PAPA PEDE AOS FIÉIS QUE REZEM POR ELE.
Irmãos e irmãs, boa noite.
Vocês sabem que o dever do Conclave
é dar um bispo a Roma.
Parece que meus irmãos cardeais foram
buscá-lo no fim do mundo, mas estamos aqui. Agradeço a vocês pela acolhida na Comunidade Diocesana de Roma, como seu bispo.
Obrigado.
Em primeiro lugar, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito, Bento XVI.
Rezemos todos juntos por ele para que o
Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
(Recitou o Pai Nosso, Ave Maria e Glória)
E agora, comecemos esse caminho,
bispo e povo, esse caminho da Igreja de Roma,
 que é aquela que preside na caridade
com todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor e de confiança entre nós.
Rezemos sempre por nós, uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que seja uma grande fraternidade.
Vos desejo que este caminho de Igreja que hoje começamos – me ajudará o meu cardeal
vigário aqui presente – seja frutuoso para a evangelização dessa sempre bela cidade.
Agora eu gostaria de dar a benção,
mas antes vos peço um favor.
Antes que o bispo abençoe o povo, eu peço
 que vocês rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo pedindo a benção pelo seu bispo. Façamos em silêncio, esta oração de
vocês sobre mim
(o Papa inclinou-se para receber a oração).
Agora vou abençoar vocês e todo o mundo,
a todos os homens e mulheres de boa vontade
(o Papa prosseguiu dando a benção em latim e a indulgência plenária).
Irmãos e irmãs, vos deixo, obrigado pela acolhida. Rezem para que logo nos vejamos.
Amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora, para que proteja toda a Roma.
Boa noite e bom descanso”.


O Texto  publicado nesse blog foi elaborado por Marizete Cajaíba a partir  de outros textos da seguintes fontes de pesquisa :

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior
http://papa.cancaonova.com/perfil-do-papa-francisco/

segunda-feira, 11 de março de 2013

15 DE MARÇO : DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR - VEJA 10 DICAS PARA UMA COMPRA CONSCIENTE -



15 DE MARÇO : DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR


                                                                                                                                   
AS DISCUSSÕES SOBRE O CONSUMO ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS SEGMENTOS, DESDE ALIMENTOS ATÉ A MODA. A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR, EM 15 DE MARÇO, É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE O ASSUNTO.

O DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR : 15 DE MARÇO, PERÍODO EM QUE SE CONSOLIDOU OS DIREITOS DE QUEM SONHA, PLANEJA E COMPRA O QUE SEMPRE QUIS. DA INICIATIVA SUGERIDA PELO PRESIDENTE DOS EUA JOHN KENNEDY, EM 1962, ATÉ A ENTRADA EM VIGOR DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL, EM 1991, MUITO SE CONQUISTOU. MAIOR QUALIDADE DOS PRODUTOS, RESPEITO, BOM ATENDIMENTO, DESCONTOS, FACILIDADE NA COMPRA …
A proposta americana visava dar ao consumidor o direito de adquirir um produto de qualidade, ter informações precisas sobre o que estava sendo comprado e, principalmente, dar ao comprador a chance de ter suas reclamações atendidas.
Garantias que demoraram a ganhar eco no Brasil, o que só aconteceu com a Lei número 8.078, de 11 de setembro de 1990, e que entraria em vigor no ano seguinte.

Na prática, o direito do consumidor garante itens que deveriam ser básicos para qualquer cidadão, como a garantia de proteção da vida e da saúde, liberdade de escolha, informação, combate a propaganda enganosa e garantias contratuais.

DIA DO CONSUMIDOR:

VEJA 10 DICAS PARA UMA
COMPRA CONSCIENTE
AS DISCUSSÕES SOBRE O CONSUMO ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS SEGMENTOS, DESDE ALIMENTOS ATÉ A MODA. EM RESUMO, DIZ RESPEITO A MÉTODOS QUE CUIDEM DO MEIO AMBIENTE OU CAUSEM MENOR IMPACTO E TAMBÉM A PRÁTICAS QUE INCENTIVEM O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES LOCAIS OU MENOS FAVORECIDAS AO REDOR DO MUNDO.
A comemoração do Dia Internacional do Consumidor, em 15 de março, é uma boa oportunidade para refletir sobre o assunto. Para ajudar na tarefa, confiram 10 dicas que ajudam você a se  tornar  um consumidor consciente.
1) NÃO GASTE MAIS DO QUE GANHA - Consumo consciente e responsável começa pelo respeito ao próprio bolso. O limite dos gastos deve ser o da própria renda. Não consegue ganhar mais? Então tem de gastar menos.
2) SAIBA QUANTO GASTA - Quem não sabe quanto gasta, sempre gasta mais do que pode. Faça anotações. Controle suas despesas durante algum período, inclusive as pequenas.
3) EXIJA COMPROVANTE FISCAL - É mais do que um simples pedaço de papel. Você assegura seus direitos em caso de reclamação, ajuda a combater a sonegação, a gerar empregos, impostos, além de facilitar o controle das suas próprias contas.
4) CONHEÇA (E EXIJA) SEUS DIREITOS - Leia o Código de Defesa do Consumidor pelos menos uma vez. Nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso.
5) CONTROLE SEU ORÇAMENTO - Primeiro, faça um orçamento. Pode ser simples. Inclua todas as receitas e despesas previstas. Depois, faça anotações, controles e compare os valores orçados com os realizados. Vá ajustando com o passar do tempo. Este item merece orientação e acompanhamento contínuo, mas vale a pena!
6) NÃO COMPRE POR IMPULSO - Planejamento e autocontrole são palavras-chaves. Para o mercado, faça lista de compras. Quando comprar vestuário, compre o que precisa, não o que os vendedores disserem que fica bem em você. Pensou em comprar? Dê mais uma caminhada. Pesquise. Compare. Negocie. Valorize o seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre.
7) COMPRE SEMPRE À VISTA - Há muitas razões para isso: melhores preços e condições, melhor atendimento, mais prazer, força de negociação... Mas a principal razão é outra: quem compra à vista não se endivida.
8) CONTROLE A VALIDADE E A QUALIDADE DOS PRODUTOS - A melhor maneira de preservar o dinheiro é não desperdiçar. Boas compras ajudam a preservar seu dinheiro. Quer comprar? Alguém quer vender. Use seu poder de consumidor. Exija qualidade.
9) SEJA RESPONSÁVEL COM A NATUREZA E O PLANETA - Valorize produtos de fornecedores certificados, de baixo consumo, feitos com material reciclado ou reciclável. Ao descartar produtos, seja seletivo, especialmente com pilhas, baterias e similares. Aproveite os descontos oferecidos nos estabelecimentos para desestimular o uso de sacolas plásticas. Faça a sua parte. Seu bolso também agradece.
10) SEJA RESPONSÁVEL COM A SOCIEDADE - Na hora de escolher um produto ou fornecedor, lembre-se de que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desemprego, desrespeito à natureza e à dignidade humana. Consumidor responsável estimula e prestigia o comércio e a indústria responsáveis.

- texto para conscientização de adolescentes : SOU CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?! - AS DISCUSSÕES SOBRE O CONSUMO ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS SEGMENTOS, DESDE ALIMENTOS ATÉ A MODA./ ALISAREMOS ESTE TEXTO, COMO SINAL DE ALERTA PARA OS CONSUMIDORES TEENS, NÃO CAÍREM NAS ARMADILHAS DO “CONSUMISMO”.






                                                                                                                                   
AS DISCUSSÕES SOBRE O CONSUMO ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS SEGMENTOS, DESDE ALIMENTOS ATÉ A MODA. 
 PARA AJUDAR NA TAREFA ANALISAREMOS  ESTE TEXTO, COMO SINAL DE ALERTA PARA OS CONSUMIDORES TEENS, NÃO CAÍREM
NAS ARMADILHAS DO “CONSUMISMO”.
                         
SOU CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!

   Não dá para negar que os produtos da moda e as marcas exercem influência constante em nossas vidas. Impossível  conceber um dia a dia sem os diversos produtos destinados a saciar as várias necessidades e desejos. A própria sociedade se incumbiu de preparar as arapucas  para aprisionar o consumidor inveterado : cartões de crédito, cheques pré-datados e crediários. Somem-se a isto as facilidades: comprar sem dinheiro, pagar depois, parcelar, dividir em inúmeras vezes, à perder de vista... Crédito pré-aprovado, facilidades etc. Comprar, consumir, gastar... Quem, pelo menos uma vez na vida, não caiu nesta armadilha?

     EXISTEM EXAGEROS, MAS , É NECESSÁRIO SEPARAR O  CONSUMISMO DO CONSUMO COTIDIANO SUSTENTADO PELO DESEJO HUMANO E SUAS REAIS NECESSIDADES.

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.

Consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois o consumidor normal compra produtos e serviços necessários para sua
vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa.

O CONSUMISMO TEM ORIGENS EMOCIONAIS, SOCIAIS, FINANCEIRAS E PSICOLÓGICAS onde juntas levam as
pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
O CONSUMISMO É UMA COMPULSÃO caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos. Na nossa sociedade criou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.

                  O CONSUMISMO É FORTEMENTE INDUZIDO PELA MÍDIA ATRAVÉS DO  MARKETING que consegue atingir a fragilidade  das pessoas tornando-as   descontentes e  buscando nas compras algo que as conforte.
As propagandas insinuam que quem não possui determinados produtos estão ultrapassados .


 Essa compulsão por consumir,  leva as pessoas a desprezarem seus valores e sua situação financeira e as mantêm em estado de fascínio e até de poder.  Muitas pessoas destroem seu casamento ou perdem emprego  e ainda se colocam em difíceis situações devido às más condições financeiras provocadas por tal compulsão.

ATENÇÃO : É importante lembrar que nem todas as pessoas que consomem muito são consumistas. Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras , vivendo de acordo com o seu padrão, sem passar por dificuldades financeiras , não são  consumistas compulsivas.

CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA -  O MERCADO ESTÁ DE OLHO NO ADOLESCENTE
       Celulares,  iPods, roupas ou tênis de grife,  shoppings , filmes, livros, e milhares de outros acessórios ... fazem parte do consumo entre adolescentes.
Juntos são 30 milhões de adolescentes no Brasil e movimentam aproximadamente 40 bilhões de reais por ano, possuindo além do mais o poder de influenciar os pais na hora das compras como : carros, roupas, aparelhos eletrônicos. Cada um com sua expectativa e seu desejo mais íntimo. No Brasil, este comportamento é identificado em grande parte dos jovens. Segundo pesquisa elaborada pelo Instituto Akatu, com base em estudo realizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com jovens de 24 países dos cinco continentes, os jovens brasileiros estão no topo dos mais consumistas, à frente de jovens franceses, japoneses, argentinos e americanos.

  O SIMPLES FATO DE GASTAR JÁ DEIXA FELIZ UMA BOA PARCELA DESTES CONSUMIDORES “TEENS”.

Vivemos numa cultura de bens e valores descartáveis e de uma  estética que privilegia a beleza como instrumento para impressionar -  as pessoas querendo ou não se tornaram uma vitrine. Desta forma , para o  adolescente  - e o  adulto também  - que se deixa influenciar  pelos valores impostos pela mídia -  o consumo de produtos é determinante   pela busca da felicidade, por necessidades emocionais, sociais, culturais e pessoais.
             POR QUE ISSO OCORRE? Os jovens adolescentes ainda não sabem se definir, por isso passa a pertencer a um grupo onde ele se identifica e que de certa forma.  Este grupo ao qual pertence,  passa a definir quem ele é. EM UM GRUPO É ASSIM: há um desejo e a vontade de ter aquilo que os amigos possuem para não se sentir excluído. Há relatos de casos de adolescentes que não atendem celulares perto da galera porque a máquina esta ultrapassada e pode ser motivo de “zoação”, sacou ? Este é mais um forte indício de como o grupo  influencia o comportamento adolescente.


O CONSUMO NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social . Há uma grande preocupação em estar na moda , para  conquistar o respeito e admiração das pessoas dos grupos onde vive inserido.
Muitos adolescentes que não se encaixam nesse processo, são excluídos por colegas de escola , da mesma rua, ou de qualquer outro grupo social - sofrem preconceito “por não entrarem na nova onda, muitos são vítimas de bullying – por serem “diferentes” ( não valorizarem o consumo imposto pela mídia).



ESSA QUESTÃO DE AUTO-AFIRMAÇÃO É MUITO PERIGOSA,  porque, ao mesmo tempo em que pode desencadear um comportamento de consumo desenfreado, dependendo do tipo de grupo em que o jovem está inserido -  pode levá-lo a desenvolver ações muito mais prejudicais a sua saúde, como, por exemplo, o consumo de drogas e bebidas alcoólicas. "Jovens suscetíveis têm muito mais chances de experimentar álcool e drogas do que os jovens mais conscientes do que querem.

OS PAIS TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO CONSUMO DE SEUS FILHOS.
As crianças aprendem desde cedo a consumir supérfluos, mesmo porque são completamente indefesas em relação à publicidade, pois ainda não contam com um saudável espírito crítico.
 Quantos adultos consumistas de hoje não são o resultado de uma educação  em que os pais sempre deram tudo o que os filhos pediam.


É PRECISO, DESDE CEDO, ACOSTUMAR AS CRIANÇAS COM AS PERGUNTAS: “É ESSENCIAL? É NECESSÁRIO?”

EVITAMOS O CONSUMISMO COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UMA VIDA FINANCEIRA MAIS SAUDÁVEL E, NO FINAL DAS CONTAS, MAIS FELIZ. PORQUE, SER ESCRAVO DO CONSUMO, POR MAIS DOCE QUE PAREÇA, NADA MAIS É DO QUE UMA FALTA DE LIBERDADE DE ESCOLHA , POR CONSUMIR – MESMO SEM QUERER – SOMENTE PARA SER ACEITO PELO GRUPO OU COMO SINAL DE PODER .

quarta-feira, 6 de março de 2013

PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - HÁ DESINTERESSE DA CLASSE EM ASSISTIR A SUA AULA ?! - A DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E DESINTERESSE DO ALUNO - A RESPONSABILIDADE PODER SER SUA PROFESSOR / - DICAS PARA REVERTER ESSE QUADRO



A DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO CAMINHA JUNTO COM O DESINTERESSE E,
NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS, CABE BEM MAIS RESPONSABILIDADE POR PARTE DO PROFESSOR QUE DO ESTUDANTE.
 
 

Xiiii, professora, deu um "branco" II

         QUANDO TODA A CLASSE OU PARTE EXPRESSIVA DELA PARECE NÃO DAR CONTA DO CONTEÚDO
 



CASO O PROBLEMA DE MEMÓRIA QUE O ALUNO APRESENTA SE MANIFESTE DE FORMA OCASIONAL e, portanto, atinja-o em uma ou outra circunstância sem constituir algo rotineiro em seus caminhos pela aprendizagem, entre as causas prováveis estão distúrbios do sono, crise de ansiedade e uso de drogas, fatores que fogem do controle das estratégias de ensino e, por serem de natureza física ou psicológica, requerem cuidados específicos.

Se, ao contrário, o estudante parece estar distante dessas condições e SEUS PROBLEMAS DE MEMÓRIA SE APRESENTEM PERSISTENTES, É NECESSÁRIO TOMAR DUAS LINHAS DE AÇÃO:
A PRIMEIRA é verificar se não está existindo um excesso de estímulos, isto é, se a carga de temas que o aluno necessita saber não se apresenta maior que a possível. A memória, tal como o estômago, possui limites, que variam de uma para outra pessoa e, assim sendo, não pode abrigar uma carga de informações que se coloca no padrão de exigência adulta.

Para esses casos, o recurso é priorizar temas a serem aprendidos, selecionar conteúdos efetivamente imprescindíveis e, dessa forma, exigir da memória apenas o que ela pode oferecer.

Essa situação, entretanto, suscita uma interrogação: Como saber se estamos exigindo uma carga excessiva do estudante?

A memória, como eu disse, varia de pessoa para pessoa, mas o grau dessa diversificação não exibe limites muito amplos.

Se o que se exige do aluno, os colegas conseguem alcançar com relativa serenidade, isso significa que o limite desejado não se mostra abusivo.

Limites abusivos existem quando toda a classe ou parte expressiva dela parece não dar conta do conteúdo e quando o estudante, mesmo demonstrando sincero esforço e planejamento de suas horas de estudo, revela estar distante das expectativas impostas.

A SEGUNDA causa de problemas de memória — que pode aparecer isoladamente ou agregar-se à primeira — DECORRE DE DIFICULDADES DE CONCENTRAÇÃO. Para essa situação, uma série de ações pedagógicas pode ajudar, e muito, os alunos.

A dificuldade de concentração caminha junto com o desinteresse e, nessas circunstâncias, cabe bem mais responsabilidade por parte do professor que do estudante.


NESSE SENTIDO, SERIA DESEJÁVEL QUE, EM TODAS AS AULAS, FOSSEM OBSERVADOS  PROCEDIMENTOS BÁSICOS, QUE SÃO OS SEGUINTES:

1-  SIGNIFICAÇÃO NO QUE SE BUSCA APRENDER

A memória humana teima em não guardar informações sem significado. Decorar que "Fabiana vai à praia com seu chapéu amarelo" é naturalmente mais simples que tentar memorizar que "De Béchar até Ghardaia percorre-se o contraforte do Atlas". Isso ocorre não porque existe impropriedade na segunda afirmação, mas, sim, por ser bem mais fácil imaginar uma pessoa chamada Fabiana usando um chapéu para se proteger do sol enquanto vai à praia que a segunda situação apresentada.

O que aqui importa não é imaginar que algumas sentenças podem proporcionar mais significações que outras, mas, sobretudo, que cabe ao professor construir para os alunos as significações nos conteúdos que transmite, associando ou ajudando os estudantes a associarem os temas escolares a fatos ou ocorrências do cotidiano.

É a velha história do "novo no velho", ou seja, a ideia de que fixamos na memória um novo saber quando este se associa a outro já existente em nossa estrutura cerebral. Isso explicaria, por exemplo, o fato de que um garoto interessado em automobilismo aprende muito melhor sobre Química se em uma aula é seduzido a pensar como um carro de fórmula 1 transforma combustível em velocidade.

2-  QUALIDADE REFERENCIAL DAS ANOTAÇÕES FEITAS EM AULA

Existe um aforismo que afirma que "a caneta é a melhor memória que existe", e nessa sabedoria popular não há erro. Realmente, uma forma inteligente de descansar a memória é anotar. NO ENTANTO, QUANDO SE TRATA DE SABERES ESCOLARES, IMPORTA BEM MENOS A QUALIDADE QUE A QUANTIDADE DE ANOTAÇÕES e, nesse contexto, mais uma vez a ação do professor mostra-se imprescindível.

Preparar um caderno, longe de significar atributo aleatório em que cada aluno o faz a sua maneira, representa uma importante estratégia de aprendizagem que cabe ao professor, com persistência, ensinar.

Para boas anotações, nada melhor que criar mapas conceituais ou uma linha de seqüência de conteúdos que, por exemplo, associe-se a uma árvore ou a uma rodovia.

Se o aluno associar certos conteúdos de um todo a raízes, alguns a um tronco e outros a galhos, ramos e, quem sabe, folhas, flores e frutos, memorizará melhor, pois, ao evocar o tema, verá suas partes na estrutura de um corpo — nesse caso, a árvore — que bem conhece.

3-EMPREGO DE ESTRATÉGIAS QUE ASSOCIEM A MEMÓRIA À EMOÇÃO

Busque suas memórias mais vivas e mais fortes e estará, por certo, encontrando as emoções mais intensas que viveu.

Quando um tema se associa a uma ou mais emoções, agrega-se a nossa estrutura mental de tal forma que, em certos casos, torna-se difícil esquecê-lo, ainda que seja isso que se busque fazer.

Nesse caso, a participação do professor é importante, ajudando seus alunos a fazerem uma reflexão na qual associarão os saberes que apreenderam a essa ou aquela emoção que viveram.

Ainda que as emoções, é evidente, variem de um estudante para outro, não há um deles que não tenha momentos emocionantes para associar aos temas a que sua memória parece mais fortemente resistir.

Cabe destacar que esse procedimento vale mais para questões mais complexas — até para não sobrecarregar a memória de lembranças emocionais —, mas todo aluno que é levado a pensar em um ou outro tema "vendo-o" na árvore que brincou, no rio que atravessou ou na partida de futebol que perdeu por certo terá a ajuda dessa emoção quando precisar do apelo a uma evocação.

4- CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA ESTUDADO

Quando buscamos em um dicionário o sentido de "contexto", encontramos "encadeamento de idéias" e, se buscarmos "contextura", descobriremos que se refere a "entrelaçar" ou "ligar as partes de um todo". Se considerarmos esses dois sentidos na referência a um trabalho com as memórias em sala de aula, seria lícito afirmar que "contextualizar" equivale a encadear idéias, ligando parte de um todo ou, de forma ainda mais significativa, TRAZER O QUE SE ENSINA AO CONTEXTO DO ESTUDANTE, FAZENDO-O ASSOCIAR O APRENDIDO ÀS COISAS QUE FAZ EM SEU COTIDIANO E QUE CONHECE.

É muito desinteressante para uma criança ou um adolescente "mergulhar" seu interesse em uma época que não viveu ou fingir-se um químico, físico ou matemático para ingressar na lógica dos números, assim como é indiscutivelmente desmotivador pensar em detalhes da morfologia litorânea ou da estrutura das regras gramaticais.

Os saberes escolares são mais facilmente arquivados na memória dele quando os fatos que ouve se associam ao futebol que joga, à novela a que assiste ou aos desafios que, no pátio da escola, todo dia enfrenta.

BUSCAR MEIOS DE ENCADEAR ESSES SABERES E OS CONHECIMENTOS ESCOLARES CONSTITUI A ESSÊNCIA DA AÇÃO DOCENTE. O professor não ensina apenas porque sabe, mas, sobretudo, porque pode fazer seu saber chegar à memória de seu aluno e, por certo, por meio da contextualização mais facilmente conseguirá fazer isso.

5- EMPREGO DE HABILIDADES OPERATÓRIAS DIVERSAS

Quando se solicita a um estudante que descreva uma teoria, está cobrando-se de seu cérebro uma ação bem diferente da que se pede quando se solicita que, em vez de fazer uma descrição, ele compare. E quem é levado a descrever e, depois, a comparar retém com mais facilidade que aquela pessoa que apenas descreve ou compara.

DESSA FORMA, TRABALHAR EM SALA DE AULA AS HABILIDADES OPERATÓRIAS SIGNIFICA FAZER USO FREQÜENTE E CONTÍNUO DE VERBOS DE AÇÃO QUE INDUZEM O CÉREBRO A PROCEDIMENTOS DIFERENTES.

 É por essa razão que todo aluno que repassa um saber observando, conferindo, seriando, localizando, relatando, combinando, demonstrando, classificando, analisando, aplicando, deduzindo, criticando, conceituando, especificando,  revisando e discriminando guarda o conhecimento de forma bem mais significativa que outro que se utiliza apenas de uma ou duas dessas habilidades operatórias.

É evidente que elas são tantas e tão diversas que parece extrema ousadia recomendar, para amparo de melhor uso da memória, o emprego integral dessa lista, mas, se a tarefa é conscientemente dividida entre os professores e é proposta como desafios progressivos, começando pelas atividades mais simples, não será difícil perceber o quanto o uso delas interessa a uma aprendizagem significativa.

6- ALTERNÂNCIAS QUANTO AO TIPO DE LINGUAGEM UTILIZADA (VISUAL, AUDITIVA E CINESTÉSICA)

QUANDO LEMOS UMA MENSAGEM, ESTAMOS ATIVANDO NOSSA MEMÓRIA DE CONHECIMENTO, IDENTIFICAÇÃO OU PLANEJAMENTO, MAS SE, ALÉM DA LEITURA, PROCEDEMOS A UMA OPERAÇÃO DE ESCRITA, NOSSO CÉREBRO REAGE DE FORMA MAIS POSITIVA, POIS UMA AÇÃO A OUTRA SE SOMOU.

SE, AO LADO DA LEITURA E DA REDAÇÃO, BUSCARMOS DESENHAR OU CONSTRUIR UM GRÁFICO ASSOCIANDO-O À MENSAGEM LIDA OU, QUEM SABE, FAZER DESTA UM VERSO, UMA PARÓDIA OU UMA COLAGEM, É QUASE CERTO QUE ELA SERÁ MAIS FORTEMENTE MEMORIZADA.

É, pois, por essa razão que é inteiramente válido o professor passar os conteúdos para linguagens diferentes, estimulando o estudante, quando possível, a ler, cantar, desenhar, colar, fazer mímicas, construir paródias, buscar metáforas ou "fabular" sobre o tema (narrando-o em forma de uma fábula e, portanto, de maneira breve e alegórica).

É certo que proceder dessa forma em relação a todos os conteúdos escolares é um absurdo. Entretanto, essa estratégia pode perfeitamente ser utilizada para alguns assuntos mais abrangentes, temas que se apresentam essenciais para a devida compreensão significativa de outros que a ele se encadeiam.

7- USO (EVENTUAL) DE RECURSOS MNEMÔNICOS

O maior inconveniente da utilização de uso de recursos mnemônicos (Que tem relação com a memória; que ajuda a memória) é que todas as outras alternativas propostas estão associadas à significação, enquanto esta é puramente mecânica.
É por esse motivo que o uso deles deve ser restrito e circunstancial, mas nem por isso deixa de ser válido em uma ou outra oportunidade. Quando decoramos "Prometa telefonar, Ana" para gravarmos na memória etapas da mitose biológica (prófase, telófase e anáfase) ,estamos, na verdade, valendo-nos de recursos mnemônicos válidos para esse ou aquele conteúdo que, por sua natureza, necessite apenas de um exercício mecânico para ser armazenado na memória.

8- VERBALIZAÇÃO CÊNICA DOS CONTEÚDOS A APRENDER

Uma forma extremamente interessante de fixar fatos na memória, ainda que mais significativa para alguns alunos que para outros, pois seu estilo de aprendizagem mostra-se mais cinestésico que visual, é, sempre que possível, ministrar uma aula diante do espelho sobre o tema que se deseja aprender.

 Quando um estudante, em casa, assim age, não está apenas impondo uma repetição à memória, mas, principalmente, associando a ela seus gestos, sua voz e sua ação, que, fotografados pelo cérebro, podem mostrar-se expressivos quando for necessário lembrar o conteúdo. Mais uma vez, reitero o que antes disse. Uma estratégia como essa nem sempre é possível e, se para todos os temas o aluno necessitasse se valer desse recurso, seu tempo, por certo, seria insuficiente. Mas é justamente essa limitação que faz aflorar a importância de que o estudante saiba como melhor administrar o tempo de estudo e, dessa forma, priorizar uma ou outra estratégia, valendo-se deste ou de outro procedimento.

Cabe, concluindo, repetir o que antes já foi destacado.


Não mais deve existir espaço em nossas escolas para professores que apenas dominem saberes, ainda que tenham limitações para transmiti-los. Essa capacidade de transferência não constitui talento genético que se pode buscar em um ou outro, mas, antes, um esforço sincero de mais intensamente aprender a conhecer o cérebro humano e de se valer de suas
ações para mais estimulá-lo.

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TEXTO : Xiiii, professora, deu um "branco" II ( com adaptações de Marizete Cajaiba)
Celso Antunes é professor e psicopedagogo
























como os católicos devem viver esse PERÍODO DE SÉ VACANTE : REZAR INTENSAMENTE PELA IGREJA / EM TODAS AS IGREJAS DA ARQUIDIOCESE SEJAM FEITAS CELEBRAÇÕES E ORAÇÕES ESPECIAIS PELA IGREJA, PEDINDO O AUMENTO DE NOSSA FÉ; PELO CONCLAVE E PELO QUE SERÁ ELEITO PAPA, PARA QUE TENHA TODA A ASSISTÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO NO DESEMPENHO DE SUA ÁRDUA MISSÃO À FRENTE DA IGREJA INTEIRA, COMO SUCESSOR DE PEDRO




COMO OS FIEIS DEVEM VIVER A EXPECTATIVA DA SUCESSÃO DE PEDRO
          Cardeal Odilo Pedro Scherer
                                                                           Arcebispo de São Paulo

Antes de tudo, convido-os a vivermos com intensa fé este momento raro na vida da Igreja.
Talvez nem todos vêem e compreendem  Igreja como nós a vemos e compreendemos, a partir da fé e da estima que nutrimos por ela; por sermos parte da mesma Igreja, conhecemos que ela é mais do que a soma de todos os membros e organizações visíveis que dela fazem parte.
A Igreja faz parte do “Mistério”, do desígnio salvador de Deus, que se serve da fragilidade humana para vir ao encontro dos homens, mostrar-lhes seu amor e para dar-lhes a plenitude da vida.
Na base da Igreja, no seu interior e à frente está sempre a ação providente da Trindade Santa.
Portanto, tenhamos coragem e fiquemos firmes na nossa fé, mesmo se as águas onde navega a barca de Pedro ficam agitadas. Lembremos sempre de que Jesus vai conosco na barca!
CONVIDO A REZAR INTENSAMENTE PELA IGREJA NESSES DIAS, PARA QUE ELA SEJA SEMPRE MAIS FIEL A CRISTO E À MISSÃO RECEBIDA;
QUE TODOS NÓS, CATÓLICOS, NOS CONVERTAMOS PROFUNDAMENTE À VERDADEIRA FÉ E À VIDA CRISTÃ AUTÊNTICA, OUVINDO OS APELOS DA PALAVRA DE DEUS NESTA QUARESMA E NO ANO DA FÉ.
REZEMOS E CONFIEMOS N’AQUELE QUE DISSE:
“TENDE CORAGEM! EU ESTAREI SEMPRE CONVOSCO!”.
SUGIRO QUE, DURANTE O PERÍODO DA “SEDE VACANTE”, ATÉ QUE SEJA ELEITO O NOVO PAPA,
EM TODAS AS IGREJAS DA ARQUIDIOCESE SEJAM FEITAS CELEBRAÇÕES E ORAÇÕES ESPECIAIS PELA IGREJA, PEDINDO O AUMENTO DE NOSSA FÉ;
PELO CONCLAVE E PELO QUE SERÁ ELEITO PAPA, PARA QUE TENHA TODA A ASSISTÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO NO DESEMPENHO DE SUA ÁRDUA MISSÃO À FRENTE DA IGREJA INTEIRA, COMO SUCESSOR DE PEDRO. PODERÃO SER FEITAS “HORAS SANTAS”, ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO,
ORAÇÃO DO ROSÁRIO E SANTAS MISSAS NESSAS MESMAS INTENÇÕES.
CONCLAMEMOS O POVO À ORAÇÃO NESTE MOMENTO IMPORTANTE DA VIDA DA IGREJA.
X-X-X-X-X-X-X 
Enfim, respondo a uma pergunta feita por vários sacerdotes: como se deve mencionar o nome do Papa na Oração Eucarística da Missa durante o período da sede vacante? 
A resposta simples é esta: não se menciona. E nem se substitui pelo “Papa que será eleito”, nem pelo “Cardeal Camerlengo”, nem pelo “Conclave”.
Simplesmente, omite-se a referência ao Papa durante o período da sede vacante.
Que o apóstolo São Paulo interceda por nós todos e nos ajude a ser fortes na fé, alegres na esperança e operosos na caridade! Que o exemplo de fé de Nossa Senhora nos ajude!
Aproveito a ocasião saudar a todos e para lhes desejar todo o bem. Deus abençoe a todos!
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo


( Antes de viajar a Roma para se despedir de Bento XVI e participar do Conclave o qual irá eleger o novo Papa, o arcebispo enviou a toda Arquidiocese de São Paulo essa mensagem acima)
http://blog.cancaonova.com/saopaulo/2013/03/04/como-viver-o-periodo-de-se-vacante/