AS
DISCUSSÕES SOBRE O CONSUMO ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS SEGMENTOS, DESDE
ALIMENTOS ATÉ A MODA.
PARA AJUDAR NA TAREFA ANALISAREMOS ESTE TEXTO, COMO SINAL DE ALERTA PARA OS CONSUMIDORES
TEENS, NÃO CAÍREM
NAS ARMADILHAS DO “CONSUMISMO”.
SOU
CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!
Não dá
para negar que os produtos da moda e as marcas exercem influência constante em
nossas vidas. Impossível conceber um dia a dia sem os diversos produtos
destinados a saciar as várias necessidades e desejos. A própria sociedade se
incumbiu de preparar as arapucas para
aprisionar o consumidor inveterado : cartões de crédito, cheques pré-datados e
crediários. Somem-se a isto as facilidades: comprar sem dinheiro, pagar depois,
parcelar, dividir em inúmeras vezes, à perder de vista... Crédito pré-aprovado,
facilidades etc. Comprar, consumir, gastar... Quem, pelo menos uma vez na vida,
não caiu nesta armadilha?
EXISTEM
EXAGEROS, MAS , É NECESSÁRIO SEPARAR O
CONSUMISMO DO CONSUMO COTIDIANO SUSTENTADO PELO DESEJO HUMANO E SUAS
REAIS NECESSIDADES.
Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e
consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing
das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma
característica do capitalismo e da
sociedade moderna rotulada como “a
sociedade de consumo”.
Consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois o consumidor normal compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa.
O CONSUMISMO TEM ORIGENS EMOCIONAIS, SOCIAIS, FINANCEIRAS E PSICOLÓGICAS onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
O CONSUMISMO É UMA COMPULSÃO caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos. Na nossa sociedade criou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.
O CONSUMISMO É FORTEMENTE INDUZIDO PELA MÍDIA ATRAVÉS DO MARKETING que consegue atingir a fragilidade das pessoas tornando-as descontentes e buscando nas compras algo que as conforte.
As propagandas insinuam
que quem não possui determinados produtos estão ultrapassados .
Essa compulsão por consumir, leva as pessoas a desprezarem seus valores e
sua situação financeira e as mantêm em estado de fascínio e até de poder. Muitas pessoas destroem seu casamento ou perdem emprego e ainda se colocam em difíceis situações
devido às más condições financeiras provocadas por tal compulsão.
ATENÇÃO : É importante lembrar que nem todas as pessoas que consomem muito são consumistas. Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras , vivendo de acordo com o seu padrão, sem passar por dificuldades financeiras , não são consumistas compulsivas.
ATENÇÃO : É importante lembrar que nem todas as pessoas que consomem muito são consumistas. Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras , vivendo de acordo com o seu padrão, sem passar por dificuldades financeiras , não são consumistas compulsivas.
CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA -
O MERCADO ESTÁ DE OLHO NO ADOLESCENTE
Celulares, iPods, roupas ou tênis de grife, shoppings , filmes, livros, e milhares de
outros acessórios ... fazem parte do consumo entre adolescentes.
Juntos são 30 milhões de adolescentes no Brasil e movimentam
aproximadamente 40 bilhões de reais por ano, possuindo além do mais o poder de
influenciar os pais na hora das compras como : carros, roupas, aparelhos
eletrônicos. Cada um com sua expectativa e seu desejo mais íntimo. No
Brasil, este comportamento é identificado em grande parte dos jovens. Segundo
pesquisa elaborada pelo Instituto Akatu, com base em estudo realizado pela
Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com
jovens de 24 países dos cinco continentes, os jovens brasileiros estão no topo
dos mais consumistas, à frente de jovens franceses, japoneses, argentinos e
americanos.
O SIMPLES FATO DE GASTAR JÁ DEIXA FELIZ
UMA BOA PARCELA DESTES CONSUMIDORES “TEENS”.
Vivemos numa cultura de bens e valores descartáveis e de uma estética que privilegia a beleza como
instrumento para impressionar - as
pessoas querendo ou não se tornaram uma vitrine. Desta forma , para o adolescente
- e o adulto também - que se deixa influenciar pelos valores impostos pela mídia - o
consumo de produtos é determinante pela busca da felicidade, por necessidades
emocionais, sociais, culturais e pessoais.
POR QUE ISSO OCORRE? Os jovens adolescentes
ainda não sabem se definir, por isso passa a pertencer a um grupo onde ele se
identifica e que de certa forma. Este grupo ao qual pertence, passa a definir quem ele é. EM UM GRUPO É ASSIM: há um desejo e a
vontade de ter aquilo que os amigos possuem para não se sentir excluído. Há
relatos de casos de adolescentes que não atendem celulares perto da galera
porque a máquina esta ultrapassada e pode ser motivo de “zoação”, sacou ? Este
é mais um forte indício de como o grupo
influencia o comportamento adolescente.
O CONSUMO
NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo
social . Há uma grande preocupação em estar na moda , para conquistar o respeito e admiração das pessoas
dos grupos onde vive inserido.
Muitos adolescentes que não se encaixam nesse
processo, são excluídos por colegas de escola , da mesma rua, ou de qualquer
outro grupo social - sofrem preconceito “por não entrarem na nova onda, muitos
são vítimas de bullying – por serem “diferentes” ( não valorizarem o consumo
imposto pela mídia).
ESSA
QUESTÃO DE AUTO-AFIRMAÇÃO É MUITO PERIGOSA, porque, ao mesmo
tempo em que pode desencadear um comportamento de consumo desenfreado,
dependendo do tipo de grupo em que o jovem está inserido - pode levá-lo a desenvolver ações muito mais
prejudicais a sua saúde, como, por exemplo, o consumo de drogas e bebidas
alcoólicas. "Jovens suscetíveis têm muito mais chances de experimentar
álcool e drogas do que os jovens mais conscientes do que querem.
OS PAIS TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO
CONSUMO DE SEUS FILHOS.
As
crianças aprendem desde cedo a consumir supérfluos, mesmo porque são
completamente indefesas em relação à publicidade, pois ainda não contam com um
saudável espírito crítico.
Quantos adultos consumistas de hoje não são o
resultado de uma educação em que os pais
sempre deram tudo o que os filhos pediam.
É PRECISO, DESDE CEDO,
ACOSTUMAR AS CRIANÇAS COM AS PERGUNTAS: “É ESSENCIAL? É NECESSÁRIO?”
EVITAMOS O CONSUMISMO COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UMA VIDA
FINANCEIRA MAIS SAUDÁVEL E, NO FINAL DAS CONTAS, MAIS FELIZ. PORQUE, SER
ESCRAVO DO CONSUMO, POR MAIS DOCE QUE PAREÇA, NADA MAIS É DO QUE UMA FALTA DE
LIBERDADE DE ESCOLHA , POR CONSUMIR – MESMO SEM QUERER – SOMENTE PARA SER
ACEITO PELO GRUPO OU COMO SINAL DE PODER .
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