sexta-feira, 15 de março de 2013

OS JESUÍTAS - / COMPANHIA DE JESUS NO BRASIL ATUALMENTE - - HÁ ATITUDES, VALORES E PADRÕES DE CONDUTA QUE, EM SEU CONJUNTO, CONSTITUEM O QUE PODEMOS CHAMAR DE CARACTERÍSTICAS DA VOCAÇÃO À COMPANHIA DE JESUS. ESTAS NASCERAM DA VIDA DE INÁCIO E DOS PRIMEIROS JESUÍTAS E DAS NECESSIDADES APOSTÓLICAS ENCONTRADAS -







COMPANHIA DE
JESUS NO BRASIL

O QUE DÁ IDENTIDADE À MISSÃO DOS JESUÍTAS É A FORMA COMO A REALIZAM. ESSE MODO DE CONCRETIZAR A MISSÃO ESTÁ FUNDADO NA EXPERIÊNCIA DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS. OS JESUÍTAS DISTRIBUEM-SE EM MAIS DE CEM PAÍSES. MAIS DA METADE DOS JESUÍTAS EM FORMAÇÃO PERTENCEM AOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

Muitos jesuítas atuam no apostolado espiritual, orientando Exercícios Espirituais.
Outros atuam em paróquias confiadas à Companhia de Jesus e na formação de lideranças para uma missão mais comprometida com a sociedade no campo da política, da economia e da cultura, contribuindo, assim, para a transformação da realidade.
É bastante considerável o apostolado da Companhia de Jesus junto aos jovens das mais diversas realidades.

PODEMOS DIZER DE NOSSA MISSÃO ATUAL: A FÉ QUE BUSCA A JUSTIÇA É A MESMA FÉ QUE DIALOGA COM OUTRAS TRADIÇÕES E QUE EVANGELIZA A CULTURA.


CARACTERÍSTICAS DA VOCAÇÃO À COMPANHIA DE JESUS




TODA VOCAÇÃO CRISTÃ É, ANTES DE MAIS NADA, UMA VOCAÇÃO AO SEGUIMENTO DE JESUS. NO ENTANTO, HÁ DIVERSAS FORMAS DE SEGUI-LO E SERVI-LO, O QUE SE CHAMA CARISMA.
O carisma da Companhia de Jesus é o serviço da fé, do qual a promoção da justiça, o diálogo inter-religioso e o contato com a cultura moderna são partes integrantes

HÁ ATITUDES, VALORES E PADRÕES DE CONDUTA QUE, EM SEU CONJUNTO, CONSTITUEM O QUE PODEMOS CHAMAR DE CARACTERÍSTICAS DA VOCAÇÃO À COMPANHIA DE JESUS. ESTAS NASCERAM DA VIDA DE INÁCIO E DOS PRIMEIROS JESUÍTAS E DAS NECESSIDADES APOSTÓLICAS ENCONTRADAS. ESSAS CARACTERÍSTICAS HOJE SÃO AS SEGUINTES :


1. PROFUNDO AMOR PESSOAL A JESUS CRISTO. O jesuíta é alguém que, embora pecador, se sente chamado a ser companheiro de Jesus, ele dá de graça o que de graça recebeu: o dom do amor redentor de Cristo. Hoje, como sempre, é a profunda identificação pessoal com Jesus a principal característica da vocação à Companhia.
2. CONTEMPLATIVOS NA AÇÃO. O jesuíta se sente unido ao Deus que trabalha continuamente pela salvação de todos. Deus trabalha nos acontecimentos e nas pessoas aqui e agora e é por meio do discernimento que o jesuíta assume a responsabilidade de suas decisões apostólicas no mundo de hoje e participa da missão do Senhor.
3. UM CORPO APOSTÓLICO NA IGREJA. Em seu serviço, o jesuíta está ligado à Igreja e ao Papa, para que este os envie para onde houver maior necessidade. E os membros da Companhia de Jesus permanecem unidos uns ao outros, pois cultivam a "amizade no Senhor".
4. EM SOLIDARIEDADE COM OS MAIS NECESSITADOS. Os jesuítas fazem-se solidários com os pobres, os marginalizados e os sem voz, para que possam participar nos processos que modelam a sociedade em que todos vivem e trabalham. Os pobres, por sua vez, ensinam a viver o voto de pobreza como nenhum documento poderia fazê-lo.
5. PARCERIA COM OUTROS. Preparar nosso mundo complexo e dividido para a vinda do Reino requer uma pluralidade de dons, perspectivas e experiências, tanto internacionais como multiculturais. Por isso, os jesuítas desenvolvem uma ampla rede de parceria e colaboração com outros, cumprindo a oração sacerdotal de Cristo: "que todos sejam um" (Jo 17,20).
6. CHAMADOS A UM MINISTÉRIO INSTRUÍDO. O apostolado no mundo moderno requer toda erudição e inteligência, imaginação e perspicácia, estudos sólidos e análises rigorosas que os jesuítas possam acumular. É característica de sua vocação, superar ignorâncias e preconceitos mediante o estudo, o ensino e a reflexão teológica e fazer do Evangelho verdadeiramente uma "Boa Nova" num mundo desconcertante e inquieto.
7. HOMENS ENVIADOS, SEMPRE DISPONÍVEIS PARA NOVAS MISSÕES. O jesuíta é um homem para a missão, que a recebe, em última análise, de Jesus Cristo. Portanto, deve ser livre, aberto, pronto para adaptar-se e desejoso de ser enviado. Deve ser alguém consagrado à missão, livre de todo interesse mundano e livre para servir a todos os homens e mulheres.
8. SEMPRE EM BUSCA DO MAGIS. O jesuíta sente-se constantemente levado a descobrir onde está o maior serviço (magis). Para isso, é preciso que não se acomode com o já realizado e tenha uma audácia que o leve a novas fronteiras e a novos desafios. É a busca do magis que dá o dinamismo apostólico da Companhia de Jesus.

ACOMPANHAMENTO
VOCACIONAL
DA MESMA MANEIRA QUE JESUS CHAMOU PEDRO E OS APÓSTOLOS, HOJE ELE CONTINUA CHAMANDO AS PESSOAS DE BOA VONTADE PARA PROMOVEREM O REINO DE DEUS QUE ELE PREGOU COM ENTUSIASMO. Respeitando a peculiaridade de cada pessoa, o Senhor chama seus colaboradores segundo seus dons e capacidades.
ALGUNS SÃO CHAMADOS A SERVIR COMO LEIGOS NA IGREJA E NO MUNDO, OUTROS SÃO CHAMADOS A CONSAGRAREM-SE TOTALMENTE À IGREJA, SEJA PELO MINISTÉRIO PRESBITERAL, SEJA PELO INGRESSO EM ALGUMA ORDEM, CONGREGAÇÃO OU INSTITUTO RELIGIOSO. ESSE CHAMADO DO SENHOR NOMEIA-SE VOCAÇÃO.
 A COMPANHIA DE JESUS É UMA DESSAS VOCAÇÕES.
Para saber se o Senhor chama alguém para a Companhia, é necessário um processo de discernimento.
Isso é feito durante o acompanhamento vocacional.
O primeiro passo é procurar o nosso secretariado vocacional (secvoc@jesuitas.com.br), que encaminhará um jesuíta para ser o orientador vocacional. Esse jesuíta deve entrevistá-lo, orientá-lo espiritual e vocacionalmente.
O vocacionado poderá ser convidado a participar do Grupo de Aprofundamento Vocacional Inaciano (GAVI).
 NESSE GRUPO O JOVEM PERCORRERÁ UM CAMINHO QUE O AJUDARÁ A CONHECER A COMPANHIA DE JESUS E A QUESTIONAR SUAS MOTIVAÇÕES A PARTIR DA ESPIRITUALIDADE DE SANTO INÁCIO, DA CONVIVÊNCIA E DA PARTILHA DE VIDA.
 São reuniões que ocorrem uma vez ao mês e duram um dia inteiro. Durante o processo de acompanhamento, serão propostas algumas experiências: retiro inaciano, missões, convivências.
Não há um tempo específico para estar no grupo, porém, o vocacionado deverá ter participado o tempo suficiente para sentir clareza quanto ao passo seguinte, que será residir em nossa Comunidade Vocacional, que é a última etapa do acompanhamento vocacional e onde a vocação à Companhia poderá ser aprofundada e amadurecida.
SECRETARIADO VOCACIONAL DOS PADRES E IRMÃOS JESUÍTAS
Coordenador: Padre Alexandre Raimundo de Souza,sj
R. Apinagés, 2033 - Sumarezinho
01258-001 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3862-0342
secvoc@jesuitas.com.br
CAMPINAS (Interior de São Paulo)
Padre José Paulino Martins, sj
R. Ricardo Tim, 183 - Ponte Preta
13041-460 — Campinas - SP
Tel.: (19) 3234-7158
http://jesuitascv.blogspot.com.br/
comunidadevocacional@jesuitas.com.br
gavi.campinas@jesuitas.com.br
SÃO PAULO (Capital e Grande São Paulo)
Coordenador: Padre Alexandre Raimundo de Souza,sj
Padre Alexandre Raimundo de Souza, sj
R. Apinagés, 2033 - Sumarezinho
01258-001 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3862-0342
gavi.sp@jesuitas.com.br
RIO DE JANEIRO (Capital e Interior)
Irmão Davidson Braga Santos, sj
R. Bambina, 115 — Botafogo
22251-050 — Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2539-1622
gavi.rj@jesuitas.com.br
JUIZ DE FORA (Zona da Mata)
Padre Valdivino Teixeira de Carvalho, sj
Av. Independência, 1600 — Centro
36016-320 — Juiz de Fora - MG
Tel.: (32) 3211-5868
gavi.jf@jesuitas.com.br
BELO HORIZONTE (Capital e Interior)
Escolásticos Fernando Kotz, sj e Franclim Sobral, sj
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
31720-300 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3115-7000
gavi.bh@jesuitas.com.br
MONTES CLAROS (Norte de Minas)
Padre Itamar Carlos Gremon, sj
R. Vasco da Gama, 221 - Maracanã
39403-068 - Montes Claros - MG
Tel.: (38) 3216-2524
gavi.moc@jesuitas.com.br
GOIÂNIA (Capital e Interior)
Padre Jonas Carvalho de Moraes, sj
Caixa Postal 944
74001-970 — Goiânia - GO
Tel.: (62) 3218-7265
gavi.goiania@jesuitas.com.br
BRASÍLIA
Padre José Ramón F. de la Cigoña, sj
Caixa Postal 2373
70849-970 - Brasília - DF
Tel.: (61) 3426-0400
gavi.brasilia@jesuitas.com.br
http://padreramonsj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário