quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DICAS PARA FORMAR UM BOM GRUPO DE JOVENS NA PASTORAL DA JUVENTUDE / O GRUPO DE JOVENS É UM ESPAÇO DE CRESCIMENTO DO JOVEM NA FÉ E NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL. PARA SER UM BOM GRUPO É PRECISO CRIAR UM AMBIENTE ACOLHEDOR, EM QUE OS JOVENS POSSAM FAZER UMA CAMINHADA ORGANIZADA ATÉ ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS




DICAS PARA FORMAR UM BOM GRUPO DE JOVENS NA PASTORAL DA JUVENTUDE

O GRUPO DE JOVENS É UM ESPAÇO DE CRESCIMENTO DO JOVEM NA FÉ E NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL. PARA SER UM BOM GRUPO É PRECISO CRIAR UM AMBIENTE ACOLHEDOR, EM QUE OS JOVENS POSSAM FAZER UMA CAMINHADA ORGANIZADA ATÉ ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS. AS DINÂMICAS FACILITAM E TORNAM MAIS ALEGRE ESTE PROCESSO.
APRESENTAMOS AQUI 10 DICAS PARA
FORMAR  UM BOM GRUPO DE JOVENS
1. É bom que seja um grupo pequeno (10-15 jovens), para que todos possam se conhecer bem, ser amigos e participar de tudo.
2. Que todos vivam no mesmo bairro, participem da mesma comunidade ou, então, que vivam uma mesma situação e atuem no mesmo meio (colégio, igreja, zona rural etc.) ou interesse (teatro, movimento popular...)
3. Que seja um grupo fixo, de jovens que queiram fazer uma caminhada de crescimento em conjunto (evitando a entrada e saída de gente). Que seja um grupo acolhedor, alegre, unido, para que todos se sintam bem.
4. Que tenha uma organização míniima, com planejamento de sua caminhada, preparação das reuniões e outras atividades, divisão de tarefas entre todos, garantindo a participação democrática.
5. Que esteja disposto a refletir a vida à luz do Evangelho, aprofundando o conhecimento e vivência da fé, na Igreja, e a atuar de modo transformador na sua realidade.
6. Que na sua vida de grupo e na sua caminhada de formação procure desenvolver de forma equilibrada todas as dimensões da formação integral do jovem: pessoal, social, política, espiritual e técnica. E que equilibre reflexão, ação, oração e lazer.
7. Que esteja ligado aos demais grupos e à organização de pastoral da juventude de sua paróquia e diocese, levando e recebendo informações e experiências, participando das atividades comuns...
8. Que acompanhe a caminhada da Pastoral da Juventude do Brasil, adquirindo os subsídios para grupos e para o Dia Nacional da Juventude.
9. Que esteja bem plantado na sua realidade, descobrindo as necessidades e oportunidades de ação e atuando na sua comunidade ou ambiente, junto com outros.
10. Que esteja preocupado com a evangelização de outros jovens, sendo testemunho e fermento no meio deles, promovendo atividades que os desperte e motive para a vivência comunitária. E que esteja disposto a apoiar o nascimento de outros grupos. 

Florisvaldo Orlando
Artigo publicado na edição 276, jornal Mundo Jovem
http://www.mundojovem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário