CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS
A OUSADIA DOS JOVENS PARA CONSTRUIR O NOVO
entrevista
com Priscila Casale, publicada na edição nº 433, para fevereiro de 2013.
Mais
uma vez a juventude é destacada como tema da Campanha da Fraternidade, como já
havia sido em 1992. Desde aquela
Campanha, talvez o que mais chame a atenção é a diversidade de jovens ou dos
diferentes modos de ser jovem na contemporaneidade. Mas, se no início dos
anos 1990, os “caras pintadas” saíam às ruas para se manifestar por ética e
justiça na política, hoje a compreensão da juventude como sujeito de direitos é
uma realidade que se afirma. É o que se conclui após a realização da 2ª
Conferência Nacional de Juventude, conforme relata Priscila Casale, da União
Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), São Paulo.
·
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS?
As
características da juventude sempre foram, e continuam sendo, de TRANSFORMAR,
DE FAZER REVOLUÇÃO, DE APRESENTAR NOVAS OPINIÕES E, EM ESPECIAL, DE SE
MOBILIZAR E MOBILIZAR TODO O POVO EM TORNO DE UMA CAUSA.
PRIMEIRO, POR UMA
CARACTERÍSTICA QUASE QUE FISIOLÓGICA, O JOVEM VIVE
UM PERÍODO BASTANTE COMPLICADO DA VIDA.
É UM
MOMENTO EM QUE COMEÇAMOS A TER AS NOSSAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS :
Há o conflito da transição da infância para a vida
adulta, é quando nos deparamos com os nossos principais desafios; quando
começamos a ter uma relação mais profunda com o mundo. É o momento em que
conseguimos aprofundar nossa relação com o mundo e entender quem somos, quais
são os nossos passos e qual é o nosso dever.
· QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS
DIFICULDADES E OS DESAFIOS DA JUVENTUDE?
POR
CONTA DAS CARACTERÍSTICAS DA JUVENTUDE, É UM PERÍODO DA VIDA BASTANTE
COMPLICADO, MAS TAMBÉM MARAVILHOSO: é
quando começamos a contraditar a ordem das coisas, das regras da sociedade. Eu
acredito que para o desenvolvimento do indivíduo na sua plenitude, e para o
mundo, para os desafios que o mundo tem, para a história da humanidade como um
todo, a juventude cumpre um papel fundamental. Quanto aos problemas que a
juventude sofre, acho que são os mesmos que a sociedade no geral sofre. Porém
acredito que na juventude os problemas têm mais peso. Infelizmente, por
exemplo, o jovem ainda tem mais dificuldade de conseguir trabalho decente, em
especial quando se trata de uma jovem mulher ou de um jovem negro, um jovem da
periferia.
· O QUE MUDOU NO BRASIL EM
RELAÇÃO AOS DIREITOS E ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS JOVENS?
SE
A PESSOA IDOSA, A CRIANÇA E O ADOLESCENTE TÊM OS SEUS DIREITOS, AGORA ESTAMOS
RECONHECENDO QUE A JUVENTUDE É TAMBÉM UM SER DE DIREITOS E TEM QUE BUSCAR ESSES
DIREITOS. E são direitos com a finalidade de que a juventude
consiga sua autonomia, sua emancipação, que ela não fique sempre dependente de
uma ação tutelada do Estado, mas que consiga vivenciar plenamente sua condição
juvenil e se colocar no mundo. Além disso, avançamos no que se refere às
políticas públicas para a juventude. Desde as conferências livres, nos estados
e municípios, foi oportunizado à juventude falar, mandar seus relatórios e
opinar na construção dessas políticas públicas. Nisso há um avanço muito grande
de incluir o jovem, porque ouvimos o jovem, sabendo o que ele quer.
· O QUE REPRESENTA A EDUCAÇÃO
PARA OS JOVENS?
A
EDUCAÇÃO É A BANDEIRA CENTRAL DA JUVENTUDE. Sempre foi. Desde o
Ensino Fundamental, o acesso à universidade, até a conclusão do Ensino
Superior. No Brasil, hoje, vemos avanços consideráveis, mas infelizmente a
educação no nosso país ainda não corresponde às necessidades que tem a
juventude e muito menos às necessidades que tem o Brasil. A juventude, nesse
contexto todo, sofre bastante. Mas acredito que, mobilizada como está e
participando das conferências em todos em níveis, podemos dar passos largos para
que a juventude tenha mais direitos e participe do desenvolvimento do país.
Este inclusive foi o lema da Conferência Nacional de Juventude, realizada em
dezembro de 2011. Acredito que não tem como conquistar direitos se não for a
partir do desenvolvimento do país.
· O QUE AINDA FALTA NA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA?
POR
UM LADO, FOI UNIVERSALIZADO O ACESSO NOS PRIMEIROS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO. NÃO
VEMOS PROBLEMAS DE VAGAS. MAS EXISTE O PROBLEMA DE ACESSO A UMA EDUCAÇÃO
PÚBLICA DE QUALIDADE, PORQUE NÃO EXISTE. SÃO RARAS AS EXCEÇÕES.
Os
institutos federais de educação e as escolas privadas desenvolvem a educação
para o indivíduo de fato como deve ser, com uma estrutura adequada, com
biblioteca, laboratório, levando em consideração os avanços tecnológicos, com
computador, enfim, com tudo que precisamos para nos relacionarmos com o mundo e
o que precisamos de fato para aprender. Até porque na escola não é só a nossa
vida acadêmica que está em questão, mas é a nossa formação enquanto cidadãos.
Passamos muitos anos da nossa vida dentro da escola. É onde aprendemos a
respeitar o nosso próximo, a nos relacionar com o outro, enfim, onde a gente
cresce e se desenvolve! A família cumpre um papel muito importante, mas a
escola é fundamental.
· ENTÃO A ESCOLA NÃO ATENDE ÀS
NECESSIDADES DOS JOVENS?
PENSO
QUE A ESCOLA NÃO ATENDE ÀS NECESSIDADES DO PROCESSO ACADÊMICO, QUE É ENSINAR O
ESTUDANTE DE VERDADE, DE ELE SAIR DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MAIS BEM
PREPARADO. E TAMBÉM NÃO ATENDE ÀS OUTRAS NECESSIDADES.
Vemos a imprensa noticiando crimes cometidos nas
escolas, como tráfico de drogas e a violência. O espaço da escola não deve
abrigar esse tipo de coisa. Precisa ser completamente diferente. Se a educação
não cumpre o papel que precisa cumprir, é óbvio que deixa espaço para que aconteçam
essas outras coisas que não deveriam acontecer nas escolas. Então é necessário
investimento em educação e é necessário que a educação cumpra de fato o papel,
que é de dar a possibilidade para que a gente cresça, se desenvolva. O ensino
básico deve ser a porta de entrada para o mundo do trabalho e, em especial,
para o acesso à universidade. Não dá para as coisas continuarem desse jeito. O
espaço que existe entre o ensino básico e a universidade é um abismo enorme. No
Brasil, os estudantes, hoje, concluem o terceiro ano sem condições. Existem
casos, inclusive, de estudantes concluírem o terceiro ano do Ensino Médio sem
saber ler e escrever. Dados recentes do Ministério da Educação relatam que mais
de 50% deles ficam abaixo da nota mínima, por exemplo, em Matemática. Mas a
juventude está disposta a lutar, a somar forças junto ao poder público para
mudar essa situação.
· QUE IMPORTÂNCIA TÊM OS JOVENS
PARA A SOCIEDADE?
NA
HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS, A JUVENTUDE SEMPRE FOI PROTAGONISTA DOS MOVIMENTOS QUE
LUTARAM PARA CONQUISTAR ALGUMA COISA. NÃO SÓ PARA A JUVENTUDE, MAS PARA O POVO
BRASILEIRO COMO UM TODO.
Alguns exemplos disso são o direito à exploração do
petróleo no nosso país, o papel que cumpriu para a redemocratização do Brasil
na época da ditadura militar, o voto direto, o impeachment de um presidente da
República corrupto, as lutas recentes contra as privatizações do governo
Fernando Henrique, a luta pelo acesso à universidade. Como fruto dessas lutas
conquistamos o Prouni, o Reuni etc. Então, concretamente no Brasil, a juventude
cumpre um papel fundamental e tem se mobilizado bastante através das entidades
estudantis, a UNE, a UBES e todas as outras entidades dos municípios, dos
estados. Nos últimos anos, cumpriram um papel muito importante, especificamente
em relação a essa questão da educação.
· E QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS
PARA O FUTURO?
A
LUTA AINDA É FERRENHA PARA QUE A GENTE CONSIGA AS CONQUISTAS EM TODAS AS
INSTÂNCIAS, MUNICÍPIOS, ESTADOS E NO BRASIL.
Temos que garantir mais investimento e, a partir
daí, contribuir para melhorar todo o processo pedagógico, o currículo e o que a
escola deve ser. Concretamente, a juventude tem se mobilizado, em especial
pelas entidades estudantis. Mas há também jovens participando ativamente em
partidos políticos. É muito importante a juventude se envolver, tomar partido
sobre as questões da sociedade. A Conferência Nacional de Juventude é o ponto
de encontro de todas essas lutas da juventude em todo o país. Além do resultado
concreto, o que mobilizou de jovens desde as conferências municipais foi muito
expressivo. No município de São Paulo, por exemplo, existe a demanda do
transporte. É um assunto que se debate numa conferência e a juventude vai se
reunindo através de suas organizações para concretizar essa demanda. Assim,
outras necessidades são levantadas em cada recanto do país. Outro exemplo é o
Estatuto da Juventude, que aponta e garante direitos e conquistas para toda a
juventude brasileira. E foi um debate que surgiu a partir da organização dos
jovens brasileiros.
JOVEM, ESPERANÇA E
COMPROMISSO
A
participação da juventude, especialmente neste século 21, se faz importante
pelas novas tendências que o mundo apresenta: as grandes transformações, as
questões ambientais, as dificuldades do planeta com a economia. E isso traz
muitas consequências para os jovens.
Por isso, a juventude precisa lutar, porque só
ela pode transformar esse tempo novo que se apresenta;
a
juventude precisa assumir o protagonismo desse século 21 e transformar a
sociedade para que possamos responder às novas questões.
É uma juventude que tem sede de um país mais justo, do fim da corrupção, sede de um meio ambiente mais bem cuidado.
É uma juventude que tem sede de um país mais justo, do fim da corrupção, sede de um meio ambiente mais bem cuidado.
Ao
mesmo tempo, é uma juventude que não tem voz, que não tem uma formação
política, como outras gerações tiveram.
Mas é
uma juventude sedenta e que busca a todo momento encontrar um espaço para poder
transformar, ainda que isso seja muito difícil.
As
escolhas principais da juventude devem ser com relação à vida, à defesa da
vida. Eu, como jovem cristão e participante da Pastoral da Juventude, ACREDITO QUE A PROPOSTA DE JESUS É UMA
PROPOSTA DE VIDA. Mas, independentemente do credo, da religião, essa
proposta em defesa da vida, em defesa dos direitos humanos é a proposta central
de uma juventude participante e ativa, que transforma a história.
ACHO QUE A GRANDE DIFICULDADE DE SER JOVEM HOJE É UM SISTEMA ECONÔMICO CADA VEZ MAIS OPRESSOR, QUE NÃO PRIORIZA A DEMOCRACIA. E ESSAS DIFICULDADES SÃO DIFERENTES EM CADA LUGAR. MAS A GRANDE DIFICULDADE É EXATAMENTE A DESIGUALDADE, A POBREZA, QUE NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER. A FOME, A VIOLÊNCIA E, ESPECIALMENTE HOJE, A QUESTÃO DA DROGAS, QUE TEM DESTRUÍDO MUITOS SONHOS DA JUVENTUDE POR AUSÊNCIA DO ESTADO, DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
POR OUTRO LADO, A GRANDE RIQUEZA DE SER JOVEM É A ESPERANÇA.
ACHO QUE A GRANDE DIFICULDADE DE SER JOVEM HOJE É UM SISTEMA ECONÔMICO CADA VEZ MAIS OPRESSOR, QUE NÃO PRIORIZA A DEMOCRACIA. E ESSAS DIFICULDADES SÃO DIFERENTES EM CADA LUGAR. MAS A GRANDE DIFICULDADE É EXATAMENTE A DESIGUALDADE, A POBREZA, QUE NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER. A FOME, A VIOLÊNCIA E, ESPECIALMENTE HOJE, A QUESTÃO DA DROGAS, QUE TEM DESTRUÍDO MUITOS SONHOS DA JUVENTUDE POR AUSÊNCIA DO ESTADO, DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
POR OUTRO LADO, A GRANDE RIQUEZA DE SER JOVEM É A ESPERANÇA.
O JOVEM TEM ESPERANÇA, TEM
COMPROMISSO, E O JOVEM QUER TRANSFORMAR A SOCIEDADE. MESMO QUE NÃO TENHAMOS
MUITOS RESULTADOS, TEMOS JOVENS QUE GRITAM. E HOJE É ESPECIALMENTE NAS REDES
SOCIAIS ONDE ESSA JUVENTUDE TEM MOSTRADO A CARA COM MAIS ÊNFASE. MESMO QUE OS
GRANDES MEIOS SEJAM TÃO RESTRITOS A PEQUENOS GRUPOS, AS REDES SOCIAIS APARECEM
COMO UM MEIO QUE O JOVEM USA PARA MOSTRAR SUA VOZ, SUA RIQUEZA, SUA DIVERSIDADE
CULTURAL.
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