segunda-feira, 4 de março de 2013

O que faz um Papa? - VESTIMENTAS - FUNÇÕES




O que faz um Papa?

Renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo na manhã desta segunda-feira, e assunto foi destaque nas redes sociais Foto: Franco Origlia / Getty Images


Papa é o título dado ao Bispo e Patriarca de Roma, supremo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana e também chefe do Estado do Vaticano (estado independente), situado dentro da cidade italiana de Roma. 

De acordo com a doutrina e crença católica, o papa é o sucessor de São Pedro, o “pai” da Igreja Católica e primeiro papa. Em função dessa consideração, os seguidores do catolicismo tratam o papa por “Sua Santidade”.


A eleição de um Papa
é feita através de votação (secreta desde 1274) dos cardeais com menos de 80 anos e reunidos num conclave. 
Em teoria, qualquer homem batizado pode ser eleito para Papa, embora se escolha sempre um dos Cardeais. O cargo é vitalício. 

O Papa é auxiliado
pela Cúria Romana no governo da Igreja Católica
O último Papa foi o polaco Karol Wojtyla (João Paulo II), eleito em 1978, falecido em 2 de abril de 2005, sendo o segundo pontificado
 mais longo da história. 

No dia 19 de Abril de 2005 Bento XVI foi eleito o novo papa .
( A renúncia do papa Bento XVI, de 85 anos  foi oficializada 
dia 28 de fevereiro de 2013).

O PRIMEIRO PAPA

O PRIMEIRO CHEFE DA IGREJA CATÓLICA, O PRIMEIRO PAPA,
 FOI SÃO PEDRO, A QUEM, JESUS CRISTO DISSE: “TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA” (MATEUS 26,18-19).

O evangelho reflete a vontade de Jesus Cristo de que os seus discípulos permanecessem unidos sob a direção de Pedro
, a quem Cristo deu o nome num momento solene, levando os seus apóstolos a uma cidade edificada junto a uma falésia, Cesareia de Filipo: "TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA, EDIFICAREI A MINHA IGREJA. A TI DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS; E TUDO O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS, E TUDO O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS" (Mateus, 16, 13-20).

O MAIS IMPORTANTE É O CASO DE SÃO PEDRO, de quem propriamente se considera que sucedem os outros 264 Papas. 

VAMOS SABER UM POUCO 

MAIS SOBRE O PAPA

Existem alguns  "empregos únicos"  no mundo, mas talvez o "mais único" de todos seja o cargo de Papa.



Para quem não sabe, o Papa é o funcionário número um da Igreja Católica, o único que tem autorização para andar todo de branco e vestir aquele chapéu enorme e pontudo. 


ANEL DO PESCADOR :

Ele também é a única pessoa no mundo que usa o anel do pescador, que tem desenhado uma imagem do apóstolo Pedro pescando com uma rede, o anel usado pelo papa no dedo anular da mão direita.
COM A RENÚNCIA O ANEL SERÁ DESTRUÍDO.
O Anel do Pescador, usado pelo Papa – e que lembra o momento em que Jesus diz a Pedro que ele seria um pescador de almas e no qual está gravado o nome do Pontífice , é também conhecido como Anulus Piscatoris, é um símbolo oficial do Papa, o sucessor de Pedro, que era um pescador. 

O anel de ouro apresenta um baixo-relevo de Pedro pescando em um barco, símbolo que deriva da tradição que os apóstolos eram pescadores de homens.

Um novo anel é fundido com o ouro do último anel do papa anterior para o novo  papa. 

Ao redor da imagem está escrito, em alto relevo, o nome do respectivo Papa em latim. Durante a missa de início solene de seu pontificado, o Decano do Colégio de Cardeais coloca o anel no quarto dedo da mão direita do novo Papa.

O primeiro registro do uso do Anel do Pescador remonta ao Papa Clemente IV, em 1265, quando o utilizou como um selo na carta para seu sobrinho Pedro Grossi. O Anel era pressionado no lacre de cera vermelha derretida em um envelope, para fechar toda a correspondência privada.
A utilização do Anel do Pescador foi alterada durante o século XV, quando foi usada para selar documentos oficiais. Essa prática foi abolida em 1842, quando a cera para a impressão do anel foi substituída por um carimbo com tinta vermelha.

OS PAPAS PODEM USAR TRÊS TIPOS DE ROUPA, E CADA UMA TRAZ SIGNIFICADOS DIFERENTES:


1. TRAJE COMUM
É a roupa que ele usa no dia-a-dia. É uma espécie de bata, toda branca.

 Com esse traje, ele calça sempre um sapato vermelho, que simboliza o sangue de todos que morreram por Cristo. 


2. TRAJE ORDINÁRIO
Esse traje é usado em cerimônias oficiais, encontros políticos e outras atividades ordinárias. A bata usada nesse traje também é branca, mas possui 33 botões, que simbolizam a idade com que Jesus foi crucificado.
3. TRAJE SOLENE
Essa é a roupa menos usada pelo Papa. Ela só é tirada do guarda-roupa para eventos importantíssimos, como missas solenes e beatificações. A bata branca fica escondida embaixo da "casula", que é um manto longo e dourado com uma grande cruz bordada nas costas. Ele usa também três acessórios: uma estola branca com símbolos litúrgicos; um cajado, chamado de "báculo", que simboliza o cajado de um pastor que guia seus fiéis; e um chapéu conhecido como "mitra". Esse chapéu é o símbolo máximo do poder papal. O mitra aponta para Deus: ele é pontudo e bordado com fios de ouro.

Mas além das roupas e adereços, o que será que faz um Papa?

Uma boa maneira de explicar é comparar o cargo de Papa com o de presidente de uma empresa ou país, o que quer dizer que ele é eleito e está acima de todos os demais funcionários.

Mas diferente de qualquer presidente, o Papa só deixa o cargo quando morre - por isso dizem que é um cargo vitalício, que vale para a vida toda. As vezes pode ocorrer a renúncia ( fatos raros) como ocorreu atualmente com O Papa Bento XVI.

Outra diferença entre o Papa e um presidente é que ele é eleito  cardeais da Igreja Católica, pois só eles podem votar.
 E ao contrário das urnas eletrônicas, eles se trancam numa sala e fazem uma reunião chamada conclave.

Agora a principal semelhança entre o Papa e um presidente é que o Papa, além de chefe da Igreja Católica, é também o chefe do Estado do Vaticano,que é um país muito pequeno, que fica dentro da Itália. Então, de certa forma, o Papa é um presidente.

O Papa é conhecido por vários títulos, mas o principal deles é Sumo Pontífice, que quer dizer a autoridade suprema da Igreja. 
Outros nomes também utilizados são Vigário de Cristo, Bispo de Roma e, é claro, o nome que ele escolheu quando assumiu o cargo. No caso o último papa que renunciou em fevereiro de 2013, o nome que ele escolheu é Bento XVI.

Porém,  ninguém pode chamá-lo diretamente  de Bento XVI ou de " Papa". A regra diz que para falar com o Papa você deve chamá-lo de"Sua Santidade" 

O papel do  Papa : Além de cuidar do país dele - o Vaticano - o Papa precisa administrar a Igreja Católica de todo mundo. 

 O Papa trabalha com uma equipe principal chamada de Cúria Romana, que é formada por tribunais, conselhos, congregações e secretarias. E com essa ajuda ele coordena tudo o que acontece - da mesma forma que o presidente de uma empresa com seus gerentes.



Nos dias de hoje, o papel político do Papa traduz-se no exercício de um cargo cerimonial, religioso e diplomático de grande importância.
O Papa costuma visitar os países com o objetivo de levar para as pessoas as crenças católicas. 
Transmite também mensagens e princípios do cristianismo como, por exemplo, paz entre os povos, caridade, harmonia e respeito. 
Ele costuma fazer discursos contra as guerras e situações que envolvem práticas violentas.

O Papa dispõe, para os católicos, de autoridade religiosa em matéria de  e moral. É igualmente quem aprova e preside às cerimônias de beatificação ou canonização, e à nomeação de Cardeais.
O Papa é a única pessoa que pode transformar uma pessoa que já morreu em santo ( canonização). E é apenas ele quem pode nomear bispos pelo mundo.
O Concílio do Vaticano I de 1869-1870 definiu o dogma da "Infalibilidade Papal", pelo qual os pronunciamentos oficiais do Papa a respeito da fé e moral não apresentam possibilidade de erro.

O poder do papa passa para outro quando ele morre ou sua doença o incapacita para a função. Nestes casos, ocorre uma reunião de cardeais, conhecida como conclave, que escolhe, através de uma votação, o novo papa.


- É COMEMORADO EM 29 DE JUNHO O DIA DO PAPA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário