MAIS GENTE , MENOS MÁQUINAS
INTERNET, IPOD, IPED, TV, GAMES, CELULARES :
SEQUESTRARAM O TEMPO DE CONVÍVIO FAMILIAR
Nossos filhos estão crescendo num mundo virtual. Através da rede de computadores, eles estudam, pesquisam, se comunicam, fazem compras, estabelecem vínculos e muito mais. Estão tão acostumadas com a internet para as mais simples tarefas do seu dia a dia ; por menor que seja uma falha de conexão, já se sentem irritados, perdidos , sentem um vazio, não sabem o que fazer ...mesmo com outras pessoas dentro da casa.
É isso mesmo que acontece, se deixarmos, vamos perdendo os laços familiares, o calor humano, a graça de um simples bate-papo , fazer coisas comuns: como andar de bicicleta, ir para a cozinha fazer um lanche, comentar sobre determinada música ou simplesmente não fazer nada , “mas juntos”.
A tecnologia tem roubado um bom tempo do convivo familiar:
Perceba o que faz a sua família para passar o tempo : um pendurado no celular, outro na internet, outro na TV, outro se acabando em games ... Sua filha passa a tarde toda com os amigos virtuais, mas não se relaciona bem com o irmão?! Você passa horas no face, acompanhando o twitter com as novidades, mas nem conversa direito com o marido?! Seu marido fica horas na internet, mas não tem tempo para acompanhar a tarefa do filho?!
ALERTA : Sem estes eletrônicos fica um vazio? Não se sabe o que fazer?! Está na hora de mudar isso... Precisamos buscar alternativas para ocupar aquele tempo que foi sequestrado pelos eletrônicos.
Uma opção é redescobrir a simplicidade de costumes interessantes , que eram sinônimo de interatividade no tempo em que éramos crianças.
Por exemplo : você pode passar o tempo com os filhos sentados na varanda ou na sala , apenas ficar perto da criança e interagir enquanto ela brinca , ler para a criança fazendo as vozes dos personagens, colocá-la para ler também, fazer uma sessão de cinema em casa, com os amigos do filho , com direito a pipoca e guaraná, chutar bola, brincar de boneca, ouvir música, dançar engraçado, jogar Adedonha ( lembra-se?), dominó, xadrez, dama ... passear na pracinha do bairro ou fazer uma caminhada...
São atitudes simples que favorecem oportunidades de estreitar os laços . Precisamos diminuir os novos hábitos, gerados por uma dependência adquirida na era da informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário