sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MENSAGEM : O ANEL VALIOSO / O ANEL VALIOSO ESSA É A HISTÓRIA DE UM GAROTO QUE ESTAVA CANSADO DE SER DESPREZADO POR TODOS, SENTIA-SE UM DERROTADO, E FOI SE ACONSELHAR COM SEU PROFESSOR.... /conclusão : O SEU SUCESSO, NA ESCOLA DA VIDA, É RESULTADO DE TUDO QUE VOCÊ FAZ PARA MERECÊ-LO. Muitas vezes nos perguntamos: por que comigo, por que nada dá certo para mim?! Talvez a resposta você mesmo a tenha: Você não conseguiu por que não se preparou para tal. Se outro conseguiu é exatamente porque estava melhor preparado, porque soube aproveitar melhor as oportunidades ... E você , o que tem feito? Talvez tenha faltado desempenho, força de vontade, estratégia, ação e foco naquilo que desejas.










O ANEL VALIOSO

ESSA É A HISTÓRIA DE UM GAROTO  QUE ESTAVA CANSADO DE SER DESPREZADO POR TODOS, SENTIA-SE UM DERROTADO, E FOI SE ACONSELHAR COM SEU PROFESSOR:
 - Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem-me que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, sem olhá-lo, disse:
 - Sinto muito meu jovem, mas não posso te ajudar, devo primeiro resolver o meu problema. Talvez depois.
E fazendo uma pausa, falou:
 - Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa te ajudar.
 - C...claro, professor - gaguejou o jovem, que se sentiu outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e deu ao garoto e disse:
- Monte no cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível.
O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saíam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.
Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.
Depois de oferecer a joia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação e seu professor e assim podendo receber ajuda e conselhos. Entrou na casa e disse:
 - Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
 - Importante o que disse, meu jovem - contestou sorridente o mestre. - Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vendê-lo e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel.
O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou-o com uma lupa, pesou-o e disse:
 - Diga ao seu professor, se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
O jovem, surpreso, exclamou:
 - 58 MOEDAS DE OURO!!!
 - Sim, eu sei que com tempo poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente...
O jovem correu emocionado para a casa do professor para contar o que ocorreu.
 - Sente-se - disse o professor, e depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, disse:
 - Você é como esse anel, uma joia valiosa e única. Todos temos o nosso valor, as vezes nem mesmo nos damos conta disso , como aconteceu com essa joia... ninguém sabia o seu verdadeiro valor. Vá siga em frente, acredite no seu potencial, amplie cada vez mais as suas capacidades .
LEMBRE-SE :
HÁ UM TESOURO DENTRO DE VOCÊ , 
SÓ VOCÊ SABE O VALOR QUE TENS.
ACREDITE NISSO E AS PESSOAS TAMBÉM 
RECONHECERÃO O SEU VALOR.
                                     X-X-X-X-X-X-X
PARA REFLETIR :

O SEU SUCESSO, NA ESCOLA DA VIDA, É RESULTADO DE TUDO QUE VOCÊ FAZ PARA MERECÊ-LO. Muitas vezes nos perguntamos: por que comigo, por que nada dá certo para mim?! Talvez a resposta você mesmo a tenha: Você não conseguiu por que não se preparou para tal. Se outro conseguiu é exatamente porque estava melhor preparado, porque soube aproveitar melhor as oportunidades ... E você , o que tem feito?  Talvez tenha faltado desempenho, força de vontade,  estratégia, ação e foco naquilo que desejas.

MAS VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: 
O QUE EU TENHO QUE FAZER AGORA?
EU TE RESPONDO: 
TENHA ATITUDE DE VENCEDOR ! 
O SUCESSO ANDA LADO A LADO 
COM QUEM TEM ATITUDE. 
PESSOAS DE ATITUDE VENCEM 
NA VIDA E ALCANÇAM, MAIS RAPIDAMENTE, 
SEUS OBJETIVOS.


DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO AMOR - O Amor tem licença plena para manifestar-se livremente,independente de raça, credo ou religião. Ele é incondicionalmente livre para viver em seu habitat natural: o coração.






Considerando ser o Amor  o maior de todos os agentes de  Utilidade Pública,
PROCLAMA-SE O QUE SEGUE:

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO AMOR
Artigo 1º
O Amor pode apropriar-se de todo e qualquer coração, com ou sem anuência do dono.
Artigo 2º
Em presença de sentimentos inferiores, tais como a raiva, o ódio e o ressentimento, ao Amor é permitido julgá-los e extraditá-los sem direito a reconsideração da pena.
Artigo 3º
O Amor deve ser respeitado em todas
 as suas formas, sejam elas dirigidas a pessoas,  coisas, vegetais ou animais
Artigo 4º
Ao Amor é sempre permitida a companhia do perdão, pois que sem este  ele está falsificado.
Artigo 5º
O Amor tem o direito de ficar cego, surdo e mudo quando em presença de maledicências e pode apresentar-se como agente de paz diante de desarmonias e atos prejudiciais a todos os seres do planeta.
Artigo 6º
O Amor tem licença plena para manifestar-se livremente,independente de raça, credo ou religião.  Ele é incondicionalmente livre para viver em seu habitat natural: o coração.
Artigo 7º
O Amor é bússola que aponta o caminho para a felicidade e assim deve ser indiscutivelmente reconhecido.
Artigo 8º
A todo aquele que banir o Amor do seu coração será imputada a pena de solidão, isolamento e sofrimento perpétuos
Artigo 9º
O Amor nunca deverá ser responsabilizado por dores, perdas ou danos e tem amplos poderes para neutralizar todas as batalhas, sejam elas emocionais, familiares ou sociais
Artigo 10
Ao Amor não se aplicam Leis Trabalhistas:
Ele pode exercer suas funções 24hrs por dia durante todos os dias do ano.
Artigo 11
Quando o Amor entra em corações, deve ser bem recebido, bem tratado, bem nutrido e absolutamente livre para agir
em prol de todos os envolvidos por ele.
Artigo 12
Em nenhuma hipótese o Amor deverá ser álibi para atitudes de más intenções, tais como usá-lo como desculpa para enganar, iludir ou controlar corações. Também nunca poderá ser instrumento de brincadeira com o sentimento do homem ou da mulher.
Artigo 13
Toda e qualquer tentativa de matar o Amor será tratada pelo Universo como crime contra a vida do próprio mandante.
Artigo 14
O Amor é partidário da Lei de Causa e Efeito:
Ele pode partir em definitivo da vida daqueles que optam pelo sofrimento diante das adversidades, e também daqueles que se deixam  
cair em abandono.
Artigo 15
Ao Amor nada deve ser acrescentado
e dele também nada retirado, posto ser o mais perfeito de todos os sentimentos e manifestação absoluta de Deus.
PARÁGRAFO ÚNICO:
Os Direitos do Amor sempre protegerão os legítimos direitos de todos os seres.
REVOGUEM-SE TODAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO
(Autoria: Silvia Schmidt)
Mensagens de Amor, imagens, frases, recados de amor

dicas para estudar : Força de vontade / horário certo para estudar / Durma cedo ... Lembre-se que você vive um momento de sua vida em que estudar é o que você faz de mais importante. “Estudar é o seu trabalho, não é brincadeira não !!!




       Estudar não é brincadeira não!!!
                                                                                                                                     Marizete Cajaíba       
        Estudar vai exigir de você aluno ,esforço e determinação . Ter determinação é acima de tudo ter resistência para enfrentar obstáculos e transpor barreiras.Tomemos com exemplo uma corrida com obstáculos. No início o atleta cai em muitos deles e aos poucos vai conseguindo superar cada um, até que certo dia consegue competir a corrida inteira sem se deixar derrubar por nenhum dos obstáculos que foram postos na competição. Assim nos estudos durante o ano você precisará ter determinação para obter êxito  ao final de cada etapa .
            Mas, você está buscando algum resultado em seus estudos? O que você pretende fazer  para alcançá-los?
        Cada aluno é único e, em conseqüência, terá um modo seu e particular de estudar, porém só obterá  bons  resultado se  tiver determinação  e  estruturar bons hábitos de estudar. Mas há dicas que são gerais e atingem a todos, assim veremos algumas :

1-    Força de vontade  : afaste a preguiça ,o sono , a dor de cabeça, os  pretextos como :  “mais tarde”,  “amanhã eu estudo”,  “daqui a pouco”,  “estou cansado” ou” depois do filme” , etc  , a hora é agoooooora.
2-    Tenha um horário certo para estudar todos os dias, comece pontualmente, não espere ter vontade, assim com o tempo você  vai adquirir automaticamente este hábito.
3-    Quando não gostar de uma disciplina ou do professor,  tente superar e vencer este obstáculo, este pode ser o seu maior problema para alcançar bons resultados durante o ano. ( lembre-se da corrida de obstáculos)
4-    Seja organizado com seu material de estudo : livros, cadernos, textos, atividades... se faltar a aula, atualize a matéria com um colega ou consulte a professora.
5-    Durante as aulas, anote dicas do professor, faça rascunhos, pergunte, pois você não aprenderá se não se interessar. Sem interesse o estudo é uma tortura, que chato seria estudar a “América Latina” em Geografia ou a “Circulação sanguínea” em Ciências se você não tem interesse pelo assunto, de fato os 50 min. de aula seriam  uma tortura. Quanto maior o seu  interesse, maior será a satisfação com e o benefício para aprender o conteúdo
6-    Durma cedo, estabeleça um “horário limite” para ir  dormir . Programações em horários mais avançados da TV  e  internet deixe para os fins de semana. O preço de dormir tarde e acordar cedo é a falta de atenção durante as aulas , sonolência e desinteresse .... o preço é muito alto. Fique ligado : durma cedo.
7-    Tenha um local apropriado para os estudos, nunca estude deitado ou debruçado sobre a cama, nem em locais de pouca iluminação ou com muito barulho.
8-    Faça  suas tarefas e atividades com interesse  e responsabilidade ,pois será através delas que você terá maior oportunidade de reter o conhecimento e familiarizar-se com a matéria. Não deixe acumular atividades, não as faça somente para o professor dar visto, faça pelo benefício de apreender a matéria.
9-    As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas, depois recapitule as matérias dadas e coloque as outras atividades em dia. Nunca deixe acumular tarefas ou trabalhos que foram marcados com antecedência.
10- Conquistar algo requer determinação. Quanto mais determinado você for, mais espetaculares serão suas conquistas.

RESUMINDO esse decálogo em uma só dica: você deve querer estudar. Ter ideal, buscar bons resultados. Quanto mais você dedicar-se, maior será o seu progresso. Estudar  é uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais: você deve ter responsabilidade, seguir regras e cumprir horários .  Além de aprender, você estará  se preparando para sua vida de adulto.
Lembre-se que  você vive um momento de sua vida em que estudar é o que você faz de mais importante.
 “Estudar é o seu trabalho, não é brincadeira não!


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

IMPORTÂNCIA DE LER TODO O ENUNCIADO - DINÂMICA PARA MEDIR O GRAU DE ATENÇÃO - SERVE TAMBÉM PARA DESCONTRAÇÃO / EXPLICANDO A DINÂMICA/ OS ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS APRENDERÃO ESSA LIÇÃO : LER CALMAMENTE TODO O ENUNCIADO E PRESTANDO ATENÇÃO/ RELATO DA EXPERIÊNCIA AO PLICAR ESSA DINÂMICA/ CONCLUSÃO : DICAS - USE O ENUNCIADO A SEU FAVOR.


DINÂMICA PARA MEDIR O GRAU DE ATENÇÃO DE ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS

ATENÇÃO : ESSE TESTE NA VERDADE É UMA PEGADINHA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL , ENSINO MÉDIO, CURSINHO, FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS ETC 
______________________________________________________



ESTE É UM TESTE PARA MEDIR O SEU GRAU DE ATENÇÃO E RAPIDEZ. VENCERÁ OS QUE PRIMEIRAMENTE TERMINAREM.

SIGA OS SEGUINTES COMANDOS:  

1- PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO.
2- NÃO ESCREVA OU RASCUNHE NENHUMA QUESTÃO NESTA FOLHA DO TESTE..   
3- APÓS INICIAR O TESTE,  NADA PODERÁ  SER QUESTIONADO AO APLICADOR OU COLEGAS.( FEITO ISSO SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO.2-  NÃO ESCREVA OU RASCUNHE NENHUMA QUESTÃO NESTA FOLHA DO TESTE.
4-SOMENTE RESPONDA EM VOZ ALTA AQUILO QUE FOR SOLICITADO NO TESTE.
5-DESLIGUE OU GUARDE CELULARES OU OUTROS ELETRÔNICOS.

6- PRIMEIRAMENTE LEIA ATENTAMENTE  E SILENCIOSAMENTE TODAS AS 20 QUESTÕES ANTES DE COMEÇAR A RESPONDER O TESTE.

1)  Escreva o seu nome completo / data de nascimento e sua idade
2) Escreva seu endereço completo ( rua, bairro, cidade, estado) sem abreviar de palavras.
3) Faça um desenho que melhor represente você
4) Precisamos saber quem está mais adiantado ou atrasado, por isso bata palma três vezes.
5) você se lembra a ordem do seu horário de aulas hoje/ escreva-o.
6) O pai de Monica tem cinco filhas:
- Lele , Lala ,  Lulu ,  Lolo  e  ???? .  Qual o nome da quinta filha?
7) Fale alto o nome da professora que está na sua sala no momento.
8) Escreva  somente os números ímpares contidos de 1 a 20.
9) Escreva o nome de seis professoras(es) que dão  aula para você (sendo professoras(es) substitutas(os) ou não) e suas respectivas matérias.
10) Escreva o nome do time de futebol que você torce ou que é simpatizante  e para descontrair o ambiente pronuncie-o bem alto e com raça.
11)  Precisamos saber quem está mais adiantado ou atrasado, por isso mostre sua felicidade, dando uma gargalhada ( não se intimide , a gargalhada pode alta pra valer).
12) Escreva o nome de 2 programas de televisão que você mais gosta ( filmes, novelas, documentários, etc)
13) Cite o nome de 2 estados brasileiros que comecem com a letra A.
14)Bata a caneta ou lápis três vezes na sua carteira .
15) Escreva o nome de qualquer colega  seu e o pronuncie bem alto.
16)  Escreva o nome do seu ídolo ou de uma pessoa por quem sente extrema admiração( amigo, parente ).
17) RESPONDA por escrito : Você participa de uma competição. Você ultrapassa o segundo colocado. Em que posição você está agora?
18) você está quase lá : dê um gritinho de vitória tipo “UHUUUU”.
19) CALCULE : Pegue 1000. Adicione 40. Mais 1000. Mais 30. Mais uma vez 1000. Mais 20 , Mais 1000. E mais 10 . Qual é a soma?
20) ATENÇÃO : Agora que você leu primeiramente todas as questões, você já passou no teste de atenção:  PARABÉNS !!!.VOCÊ É RÁPIDO E ATENCIOSO.  Não precisa responder nenhuma questão ... APENAS LEVANTE O BRAÇO E DIGA PARA O APLICADOR BEM ALTO “TERMINEI” e permaneça em silêncio ( CASO CONTRÁRIO  SERÁ  DESCLASSIFICADO)

________________________________________________________________

EXPLICANDO A DINÂMICA:

ATENÇÃO PARA QUEM VAI APLICAR O "TESTE" VEJA O ENUNCIADO LOGO ABAIXO NO TESTE  : "SIGA OS SEGUINTES COMANDOS:" 

 VOCÊ REPAROU QUE NO 6º COMANDO ESTÁ PEDINDO  PARA LER TODAS AS QUESTÕES ANTES DE COMEÇAR  O TESTE ?! 

POIS BEM , A ULTIMA QUESTÃO DO TESTE É A SEGUINTE:

20) ATENÇÃO : Agora que você leu primeiramente todas as questões, você já passou no teste de atenção:  PARABÉNS !!!.  Não precisa responder nenhuma questão ... APENAS LEVANTE O BRAÇO E DIGA PARA A PROFESSORA BEM ALTO “TERMINEI” e permaneça em silêncio ( CASO CONTRÁRIO  SERÁ  DESCLASSIFICADO).

PORTANTO, QUEM ATENDEU  O 6º COMANDO DO ENUNCIADO, NÃO PRECISOU "PAGAR MICO"  , FICAR GRITANDO NOME DE TIME, BATENDO NA CARTEIRA, DANDO RISADA ... 

ASSIM , OS ALUNOS  OU FUNCIONÁRIOS APRENDERÃO ESSA LIÇÃO :  

LER CALMAMENTE TODO O ENUNCIADO E PRESTANDO ATENÇÃO.

QUANDO  OS   ALUNOS  OU ATÉ MESMO FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA SE DESCUIDAM, NÃO LENDO O ENUNCIADO TODO DE UMA QUESTÃO OU AVISO, DE DOCUMENTOS OU NÃO PRESTA ATENÇÃO AOS COMANDOS , PODENDO SER NO  ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO, FACULDADE,  VESTIBULAR, ENEM, OUTROS CONCURSOS , OU ATÉ MESMO EM ATIVIDADES IMPORTANTES DE UMA EMPRESA,SE  NÃO LEREM TOTALMENTE OS COMANDOS OU INFORMAÇÕES INICIAIS , PODEM NÃO SE DAR BEM. 

RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA AO PLICAR ESSA DINÂMICA: 

1- APENAS UMA MÉDIA DE 2% DAQUELES EM QUE FIZ ESSE TESTE LERAM ATÉ O FINAL E  TERMINARAM RAPIDAMENTE, ENQUANTO OS OUTROS FICAVAM SEM ENTENDER E FAZENDO DE TUDO PARA TERMINAR RÁPIDO;

2- POSSO  AFIRMAR : É HILÁRIO VER OS ESTUDANTES OU FUNCIONÁRIOS GRITANDO O NOME DO TIME, BATENDO PALMAS, DANDO GARGALHADAS... CRIA UM CLIMA DE DESCONTRAÇÃO AGRADÁVEL, POIS TODOS FARÃO TUDO PARA TERMINAR RÁPIDO;

3- ANOTE O NOME DOS QUE TERMINAREM PRIMEIRO- PROVAVELMENTE SÃO ELES QUE CUMPRIRAM O COMANDO E LERAM TODAS AS QUESTÕES, POR ISSO NÃO PAGARAM "MICO";


3- NÃO É NECESSÁRIO ESPERAR QUE TODOS TERMINEM.... CHEGA UM MOMENTO QUE VOCÊ PERCEBE QUE ALGUNS JÁ CHEGARAM AO FINAL E COMEÇAM A FICAR "COM RAIVA", PERPLEXOS POR TER PAGADO MICO, FEITO TUDO EM VÃO ( É MUITO ENGRAÇADO);

4-  NÃO SE ESQUEÇA: ESSE TESTE FAZ O MAIOR SUCESSO, POIS OS ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS SÃO COMPETITIVOS E QUEREM A TODO CUSTO VENCER, DEPOIS É A MAIOR ZOEIRA UNS COM OS OUTROS. TEM ALGUNS QUE FICARÃO SEM GRAÇA OU CHATEADOS POR NÃO TEREM LIDO, ETC. ANALISE CADA CASO.

6- VOCÊ QUE VAI APLICAR O "TESTE" PODE REELABORAR NOVAS QUESTÕES.


ENTÃO TRABALHE COM ELES SOBRE PRESTAR ATENÇÃO NAQUILO QUE ESTÁ SENDO SOLICITADO NUM ENUNCIADO DE QUESTÃO  DE PROVA, NUM AVISO DA ESCOLA,  NUM DOCUMENTO QUALQUER DA EMPRESA, ETC.



USE O ENUNCIADO A SEU FAVOR:
1- UMA COISA MUITO COMUM É NÃO PRESTAR ATENÇÃO AO COMANDO DE PROVAS , MAS ISSO TEM CONSEQUÊNCIAS... SE VOCÊ É APRESSADINHO, E TEM MEDO DE PERDER TEMPO LENDO TODO O ENUNCIADO , SAIBA QUE ISSO PODE SER UM PONTO NEGATIVO PARA SUA PONTUAÇÃO. É MESMO UMA ARMADILHA NÃO LÊ-LOS.
2- SE VOCÊ VÊ OS ENUNCIADOS   COM DESPREZO E NÃO PRESTA ATENÇÃO A ELE DA MANEIRA ADEQUADA., FIQUE SABENDO QUE  O TEXTO  DO ENUNCIADO CRIA CONEXÕES NA SUA MENTE PARA VOCÊ RELEMBRAR O ASSUNTO EM QUESTÃO. NÃO É À TOA QUE ELES EXISTEM.
3- LEMBRE-SE: MUITAS VEZES AS QUESTÕES SÃO VERDADEIRAS PEGADINHAS ... USE O ENUNCIADO A SEU FAVOR : FAZER O QUE O ENUNCIADO PEDE É FUNDAMENTAL. UM ENTENDIMENTO INADEQUADO, PODE GERAR CONFUSÃO E MESMO SABENDO A RESPOSTA  , MUITAS VEZES VOCÊ  ACABA ZERANDO A QUESTÃO... E O ARREPENDIMENTO DEPOIS?! E A CULPA?! POR QUE EU NÃO LI?! ERREI POR UMA COISA BOBA!!! LÁ SE VÃO PONTOS A MENOS NAS PROVAS...
4- POR ISSO , LEIA COM ATENÇÃO OS ENUNCIADOS, E ANOTE O QUE FOR  NECESSÁRIO PARA COMPREENDER A QUESTÃO ,RASCUNHE, RABISQUE, SUBLINHE, REFLITA , FAÇA OS CÁLCULOS,ETC. NÃO ENTENDEU? DEIXE A QUESTÃO DE LADO, PASSE PARA A PRÓXIMA E VOLTE DEPOIS. FIQUE CALMO,  VOCÊ TEM UM TEMPO DETERMINADO PARA RESOLVER CADA QUESTÃO; 

5- IDENTIFIQUE CLARAMENTE A SITUAÇÃO OU PROBLEMA PROPOSTO: O QUE É MESMO QUE A QUESTÃO ESTÁ SOLICITANDO ? PRESTE ATENÇÃO PARA O ENUNCIADO OU COMANDO: COMPARE, ANALISE, JUSTIFIQUE, CITE, EXEMPLIFIQUE, RETIRE DO TEXTO, EXCETO,ASSINALE A FALSA ,  ETC. 




         



O EXEMPLO DOS PAIS VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS- EDUCAÇÃO DOS FILHOS




                   O EXEMPLO DOS PAIS VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

TEXTO  ADAPTADO    POR  MARIZETE   CAJAIBA

Toda vez que você diz obrigado ao motorista que lhe deu passagem no trânsito, seu filho estará indiretamente incorporando a mensagem de agradecimento a seu vocabulário e comportamento.Aqueles 200 metros que você caminhou na rua para jogar o palito de sorvete na lata de lixo também não passaram despercebidos pelo pequeno. Mesmo sem se dar conta, ele teve uma aula de cidadania.
Noção de ética moral, bons modos, respeito ao próximo ou religiosidade, não importa. Quando se trata de educação infantil, os exemplos dos pais valem mil vezes mais  do que sermões ou aulas didáticas. Por isso, a psicopedagoga Elizabeth Monteiro, autora do livro Criando filhos em tempos difíceis,manda o recado. “Precisamos ser bons modelos para nossos filhos. A melhor maneira de educá-los é ser coerente com o que se fala”, aconselha.
Não adianta, por exemplo, gastar saliva com seu filho sobre a necessidade de respeitar os mais velhos se você costuma tratar com intolerância o aposentado na fila do banco. É a partir da vivência em família que as crianças vão adotando valores éticos. “Nesses casos, a teoria sem a prática não tem valor’, acrescenta Tânia Zagury em seu novo livro Direito dos Pais . Segundo ela, o melhor método para destruir  um valor é investir no velho ditado; “Faça o que eu digo. Mas não faça o que eu faço”.

COMO TRANSMITIR VALORES EM MEIO AO “CAOS SOCIAL”?

A família é a fonte geradora da ética. Pais honestos, justos, íntegros e responsáveis tendem a formar  indivíduos com as mesmas características. Porém, no mundo atual, com os valores de ponta a cabeça, tem muito pai que se pergunta: quais as razões para transmitir valores éticos aos filhos se a realidade dá mostras diárias de falta de civilidade e respeito? É foro do político corrupto (mas que sempre sai bem nas eleições) estampada na primeira página do jornal. É a justiça colocando em liberdade acusados de crimes de colarinho branco. Esses são apenas dois exemplos comuns de que nem sempre vence o melhor.
E tem mais: como convencer seu filho a respeitar esses valores se parte dos seus colegas quebram vidraças, destroem o mobiliário da escola, bebem em festas ou falsificam documentos para poder entrar nas baladas? De quebra, os pais ainda enfrentam questionamentos do tipo: “Por que não posso se todo mundo pode?” ou “Só você pensa assim”.
Não é à toa, portanto, que os pais atuais ainda sintam-se inseguros quanto à educação de seus filhos, chegando até a questionar a validade de conceitos até então transmitidos de geração em geração. “Será que meu filho não vai ser o bobão da turma por ser o único a entregar os trabalhos na data marcada?” Apesar de todas as dúvidas, a educadora Tânia Zagury faz um sério alerta: “É preciso voltar a agir de acordo com aquilo que cremos e não em função do que dizem ou fazem nossos vizinhos ou a sociedade”, ensina.


FORMAÇÃO DO CARÁTER : HOJE, RESGATAR A ÉTICA É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
Grande parte dos pais, porém, encontra dificuldades em remar contra a maré. Perseguidos pela insegurança, acabam fazendo vistas grossas a certas atitudes inadequadas  das crianças. O filho cola na prova e não é reprovado pelos adultos. A criança maltrata  o animal de estimação e fica o dito pelo não dito. De acordo com Tânia Zagury, os pais tem papel primordial  na estruturação do caráter de seus filhos. “Hoje, resgatar a ética é questão de sobrevivência”, complementa.
A tarefa é difícil, mas criar adultos dignos depende basicamente de como os pais vivem o dia-a-dia e da confiança que tem nos valores que guiam suas ações.


“ENSINE SEU FILHO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR , 
E  ATÉ QUANDO ENVELHECER NÃO SE DESVIARÁ DELE.”
(Provérbios 22,7)


VEJA ALGUNS PASSOS PARA EDUCAR 
E CONQUISTAR O SEU FILHO :
TENHA BOAS ATITUDES
Por menor que seja o favor que seu filho fez à você, agradeça. Sempre que for pedir algo a ele, use a expressão mágica “por favor”. Quando entrar em seu quarto ou for pegar algum objeto dele, peça licença. Não se trata de firulas, mas de ensinamento que seu filho vai devolver em boa educação.
Se ele não gosta que você vasculhe dele ou abra sua correspondência, respeite. É assim que ele aprende a respeitar o espaço dos outros. Mas, se você desconfia que seu filho esteja usando drogas , não hesite. Os pais tem direito a invadir secretamente o “ninho”para se certificar das desconfianças e poder agir.
NÃO JULGUE
“Os jovens tornam-se mais críticos quando convivem com pessoas muito severas no julgamento alheio e tendem a ser mais tolerantes quando os pais também o são “, garante Tânia. Por isso, evite criticar e julgar quem quer que seja, principalmente se seu filho estiver presente.
DIÁLOGO MODERNO : SE INTERESSE REALMENTE PELAS COISAS QUE SÃO DE INTERESSE DO FILHO
Dialogo é a base do entrosamento entre pais e filhos. Mas diálogo não é apenas perguntar como foi o dia dele, que nota tirou na escola ou com quem saiu. “DIALOGAR É SE INTERESSAR REALMENTE PELAS COISAS QUE SÃO DE INTERESSE DO FILHO”,  é querer saber como foi o filme que viu ,  ou, então sobre um tal “joguinho no seu game”  , curta “discretamente” um momento em que estão reunidos com o s amigos... Penetre no mundo adolescente, se você quiser ser amigo de seu filho ou de sua filha.  Aproveite todas as oportunidades para discutir princípios e valores com seu filho, mas  “sem aulas didáticas e nem sermões” , aquilo que eles dizem por ai “minha mãe não conversa, faz palestra” -  por exemplo,  se a família está assistindo a novelas avalie o comportamento da vilã da história e discutam o assunto, aproveite durante o jogo de futebol e reprove aquela atitude agressiva do jogador ... encontre meios de não ser chato na hora de educar.
SEJA FIEL.
Se você promete buscá-lo às duas da tarde para assistir seu jogo de futebol, compareça na hora marcada, por favor. Seus filhos vão ter uma péssima idéia do que é integridade se você não cumprir o prometido, explica Tânia Zagury. Se a falha for uma única vez, tudo bem. Afinal, ter flexibilidade e tolerância também são valores importantes para se aprender.  Mas não torne isso uma regra.
GENTILEZA GERA GENTILEZA
A mestre em Educação diz ainda que gentileza gera gentileza e aconselha.” Caso seu filho responda alguma coisa com rispidez, diga-lhe com muito carinho, mas com o olhar triste, que você não espera dele esse tipo de atitude. Se o  avô está doente, lembre-o de da um telefonema para saber como ela está. Gentileza significa, em outras palavras, que você se preocupa com o outro”-
Uma criança pode agradecer por mera formalidade, sem identificar no seu intimo o sentimento de gratidão por alguém que a tenha ajudado. De acordo com o psiquiatra Içami Tiba, em seu livro O executivo e sua família, para sentir gratidão, ela precisa perceber que necessita de ajuda. Se o auxilio vem na hora certa, a criança sente o prazer de saciar o desejo. Se os pais a ensinam a agradecer tal sociedade expressando sua própria gratidão, logo ela aprenderá a reconhecer esse sentimento dentro de si.
VALORIZE SEU FILHO
Filhos valorizados pelos pais tendem a desenvolver uma boa auto-estima. Você faz seus filhos sentirem-se valiosos, respeitáveis e seguros quando se mostra delicado com eles, quando acolhe seus sentimentos, escuta suas idéias e, mesmo quando não concorda com elas, diz: “Eu sei que é importante para você, então vamos conversar sobre isso”. Não fique achando que a tristeza de sua filha, simplesmente por que a sua amiguinha não está mais ligando para ela como antes , é bobagem, por que logo ela fará outra amizade ...nada disso , para sua filha,o sofrimento é forte e real, converse com ela e nunca diga que aquilo é uma bobagem e vai passar – sempre esgote o assunto até o fim. Deixe que a criança ou adolescente veja em você um amigo , uma companheira.Seja sábio, seja um aliado...
NUNCA DESISTA DO SEU FILHO

POR MAIS DIFÍCIL QUE POSSA PARECER, VOCES PAIS TEM UM GRANDE PODER SOBRE SEU FILHO. SE DE ALGUMA MANEIRA ISSO FOI PERDIDO , ESTÁ NA HORA MESMO DE DIZER : “ ONDE FOI QUE EU ERREI?” E RECOMEÇAR A LONGA CAMINHADA EM  TRAZER SEU FILHO DE VOLTA ... FAZER COM QUE ELE SINTA SEGURANÇA, CONFIANÇA EM VOCÊ , É UMA CONQUISTA. SUAS ARMAS  SERÃO DIFÍCEIS : PACIÊNCIA, TOLERÂNCIA, PERSEVERANÇA, REVER CONCEITOS, PRATICA UM GRANDE EXAME DE CONSCIÊNCIA E ANALISAR  A ATITUDE DO FILHO. COMO JÁ FOI DITO : A família é a fonte geradora da ética. Pais honestos, justos, íntegros e responsáveis tendem a formar  indivíduos com as mesmas características -  OUTRA FRASE PARA ANALISAR , QUANDO ALGO VAI ERRADO É :
ONDE FOI QUE EU ERREI?”  - DESCUBRA , VÁ A LUTA, DECIDA CRIAR UM AMIGO DENTRO DE CASA.  “SO SE TEM UM JARDIM, SE ALI VOCÊ CULTIVOU FLORES.” – ENTÃO : VOCÊ REALMENTE TEM SE EMPENHADO EM EDUCAR O SEU FILHO?
PENSE NISSO!
Consultoria: Elizabeth Monteiro, psicopedagoga e Tânia Zagury, mestre em educação e autora também do livro “Limites sem Trauma”. As duas consultoras são autoras de vários livros sobre educação infantil.

HISTÓRIA PARA    PENSAR...

Era uma vez uma carangueja orgulhosa, que punha
defeito em todos os animais.
Quantas vezes riu-se do jeitão do sapo e de
outros bichos desengonçados!
 Na sua presunção, julgava-se a mais elegante
 da bicharada.
Acontece que um dia ela teve uma cria.
E, ao ver seus filhotes darem os primeiros
passos, disse horrorizada:
- Deus do céu, criançada, isso é jeito de andar? 
Que coisa feia! Onde vocês aprenderam isso?
Então os caranguejinhos responderam:
- Mas como nós poderíamos ser 
diferentes de nossa família?

FILME PARA PENSAR :

PAIS , VEJAM  ESSE VÍDEO E DEPOIS REFLITA SOBRE 
OS EXEMPLOS QUE TEM DADO AOS FILHOS.

filhos : a imagem dos pais








sábado, 20 de outubro de 2012

‘A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS



           YES ,  NÓS VEMOS NOVELAS !!!






PEGANDO CARONA NO SUCESSO DA NOVELA AVENIDA BRASIL E O SEU FINAL COM AUDIÊNCIA E EXPECTATIVA  COMO SE O BRASIL EXiSTIVESSE DISPUTANDO UMA FINAL DE COPA DO MUNDO E REPERCUSSÃO EM TODO O MUNDO – RESOLVI PUBLICAR ALGUNS ARTIGOS SOBRE NOVELA  QUE NECONTREI NA NET ( NÃO SÃO DA MINHA AUTORIA)

FRASES INTERESSANTES SOBRE NOVELAS  ( SOBRETUDO A DAS 9 HORAS da rede GLOBO)

‘A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS
Por Fábio Brandt


“A TELENOVELA, COMO AS DEMAIS MENSAGENS DA TELEVISÃO, PODE SER  CONSIDERADA UM PRODUTO DA SOCIEDADE NA QUAL SE APRESENTA, POR SER PRODUZIDA POR ESTA SOCIEDADE.”


“A TELEVISÃO É UM FATOR DE IDENTIDADE CULTURAL E DE INTEGRAÇÃO NACIONAL, DEVIDO À DUPLA CONDIÇÃO DE SER UMA TELEVISÃO ASSISTIDA POR TODAS AS CLASSES SOCIAIS E DE SER UM ESPELHO DA IDENTIDADE NACIONAL”.

textos interessantes ( principalmente para você que tem vergonha de assumir que vê novela sim)


“A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS’

‘A NOVELA ESTÁ PARA O BRASIL ASSIM COMO O CINEMA ESTÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS’, diz professora da USP - Coordenadora do Centro de Estudos de Telenovelas da ECA-USP lembra também que a produção de telenovelas envolve uma grande geração de empregos de diversos tipos.

Além de ter contribuído para o aprimoramento das técnicas de produção televisivas, as novelas têm grande potencial econômico e de geração de empregos, afirma Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora da USP especialista nesse gênero audiovisual e coordenadora do Centro de Estudos de Telenovelas da universidade.

Inaugurado em 1992, o centro preenche uma lacuna do mundo acadêmico: análise crítica das telenovelas. “
Confira a entrevista que a professora concedeu ao GUIA:

GUIA DO ESTUDANTE - Qual é a importância da telenovela para a sociedade?
MVL - Ela é um objeto popular que sofreu e sofre discriminação quanto à sua importância. Devemos ver o que a novela representa no Brasil. Isso inclui sua importância econômica, que está na base do maior conglomerado midiático do Brasil, a Globo.

A gente aprendeu a falar de “padrão Globo de qualidade”. Isso significa que foram desenvolvidos desde recursos tecnológicos até a narrativa de autores. Além disso, a telenovela é um formato da ficção televisiva diferente de séries e minisséries porque é um produto único no mundo: uma narrativa longa e diária. São quase dois filmes e meio por semana, por oito meses. Imagine o grau da produção, de recursos humanos, a mão de obra especializada empregada em uma novela.



O IMPACTO DAS TELENOVELAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Essa  importantíssima pesquisa que permite avaliar com objetividade o peso sócio-político da TV e , em consequência, permite impulsionar a reivindicação pela efetiva regulamentação e democratização dos meios de comunicação no Brasil.
SEGUE ABAIXO A ENTREVISTA CONCEDIDA POR ALBERTO CHONG À REVISTA ÉPOCA.

De que forma as telenovelas influenciaram a sociedade brasileira?

Durante o período da ditadura, os autores já viam nas novelas a oportunidade de lutar contra o sistema, apresentando novas ideias e valores. Há, de forma recorrente, a crítica à religião, ao machismo e ao consumo de luxo e a ideia de que a riqueza e o poder não trazem felicidade.
 A família está no centro dessas transformações. As novelas são um instrumento muito poderoso na formação de um modelo bastante específico de família: branca, saudável, urbana, bonita, consumista – e pequena.

Vem daí a explicação para a influência das novelas na queda da taxa de fertilidade?

Sim. A família pequena é uma imposição da produção, que tem limitações de elenco. Para que a história aconteça, são necessários pelo menos cinco ou seis núcleos. Então nenhum pode ser grande demais. Por um tempo essa família tão reduzida era irreal. Com o tempo, porém, a repetida exposição desse perfil influenciou fortemente na preferência por menos filhos e pelo custo financeiro mais baixo dessa escolha. Ao longo dos anos, essa queda na taxa de fertilidade foi caindo mais em áreas alcançadas pela televisão do que em áreas que não recebiam o sinal.

As mulheres são o público principal das novelas. Elas são mais influenciáveis por esse tipo de conteúdo? 

Uma das ideias mais disseminadas pelas novelas, em todos os tempos, é, certamente, a emancipação feminina, junto com a entrada da mulher no mercado de trabalho. A busca do amor e do prazer pelas personagens femininas também é uma constante em qualquer trama – mesmo que ela tenha de cometer adultério, o que também é comum nas histórias.

No Brasil, de acordo com o IBGE, vem das mulheres a maior parte dos pedidos de divórcio. Quanto as novelas contribuem para isso?

Estudar o Brasil sob esse ponto de vista é interessante, porque os casos de divórcio aumentaram dramaticamente nas últimas três décadas. Estima-se que as taxas aumentaram de 3,3 em cada cem casamentos em 1984 para 17,7 em 2002, mais do que em qualquer outro país latino-americano.

Nosso estudo avança na hipótese de que os valores da televisão, mais precisamente das novelas, contribuíram de fato para esse aumento, principalmente a partir do momento em que no Brasil há um alcance desse tipo de programa como em nenhum outro país.
 A novela é, de longe, a maior atração da TV e é veiculada pela Rede Globo, que tem mantido um domínio quase absoluto do setor por cerca de três décadas.


Há algum período da história das novelas no Brasil em que essa influência no comportamento tenha sido mais ou menos forte?

Acredito que as novelas tenham tido um impacto mais poderoso quando começaram a ser veiculadas em massa. O que corresponde aos anos 70, principalmente, muito mais que nos anos 90 ou nos dias de hoje.
O público, aos poucos, vai se acostumando aos temas e à forma como a trama acontece.

A padronização dos valores, de comportamentos e ideais que a televisão introduz é negativa?É uma questão de perspectiva. As novelas, em especial da TV Globo, impõem um estilo de vida moderno e urbano que diminuiu as taxas de fertilidade e aumentou as de divórcio. Isso pode ser visto de forma positiva por um grupo e de forma negativa por outro.

O brasileiro é o povo mais influenciado por novelas na América Latina?
Não há evidências concretas em relação a isso, visto que não temos um estudo do impacto das novelas latinas como temos do caso brasileiro. Acredito que no México haja também certa influência, assim como em argentinos, peruanos ou venezuelanos.

Mas é indiscutível que no Brasil haja um fenômeno bastante particular não só nos valores e personagens que as telenovelas nacionais retratam, mas também na maneira com que elas são feitas – o ritmo, o tipo de diálogo, tudo é muito marcante e característico. A esse respeito, eu não ficaria surpreso se o impacto das novelas no Brasil fosse mais forte que em outros países.

Pode-se dizer que, no Brasil, a novela é o melhor canal para a difusão de ideias sociais?

Sim, acredito que seja o mais eficaz. Por isso esses estudos são tão importantes para os países em desenvolvimento. Nas sociedades em que a alfabetização é relativamente baixa e a leitura dos jornais é limitada, a televisão desempenha um papel crucial na circulação das ideias.

A televisão tem influência enorme em países como o Brasil, onde ainda há forte tradição oral. Nosso trabalho sugere que os programas orientados para a cultura da população local têm o potencial de atingir uma grande quantidade de pessoas com muito baixo custo e, portanto, poderiam ser usados por políticos para transmitir mensagens sociais e econômicas importantes — sobre aids, educação, direitos das minorias etc.

Estudos recentes feito por psicólogos sociais realçam o papel dos meios de comunicação, rádio e telenovelas em particular, como uma ferramenta para a prevenção de conflitos. A nossa investigação sugere que esse instrumento funciona na formação das mais variadas políticas de desenvolvimento e deve ser aproveitado.

TELENOVELAS E POLÍTICA :

Mauro P. Porto*
"A novela tem um pouco dessa obrigação. A gente consegue passar essa mensagem, subjetivamente, através de personagens caricatos, comediantes e críticos (...) . Dentro das novelas a gente pode dar cutucadas fantásticas (...)
          A televisão está transformando a política. Apesar de um consenso crescente na sociedade acerca da importância da mídia para a análise política, permanecem fortes resistências no meio acadêmico, principalmente na ciência política brasileira, ao reconhecimento dessa importância.
          Vários acadêmicos, entretanto, têm utilizado diferentes termos para ressaltar as mudanças na política suscitadas pela mídia: O "VÍDEO-PODER" ESTÁ TRANSFORMANDO O HOMO SAPIENS EM "HOMEM OCULAR",
          No Brasil poucos fenômenos sociais se caracterizam por um êxito tão marcante junto à população e um simultâneo descaso junto aos cientistas políticos como as telenovelas.
Milhões de brasileiros assistem diariamente a "novela das NOVE", o gênero da programação de maior sucesso e audiência.
         O espaço da programação da TV tradicionalmente reduzido à condição de lazer tem sido reconhecido cada vez mais como um locus importante da realização da política.

 Uma das tendências mais recentes e importantes nos estudos da comunicação política tem sido exatamente a "expansão" das categorias de mensagens que são consideradas "políticas".         

A TELENOVELA BRASILEIRA
 “A televisão é um fator de identidade cultural e de integração nacional, devido à dupla condição de ser uma televisão assistida por todas as classes sociais e de ser um espelho da identidade nacional”.
Programa símbolo da televisão, a telenovela consegue obter sucesso, desde seu surgimento, até os dias de hoje, por ser uma narrativa que além de se preocupar com a recepção, se alimenta dessa recepção e só existe enquanto satisfizer, em vários sentidos.
A telenovela tornou-se um objeto de estudo importante na observação de
como ela influencia as pessoas e, como se tornou o produto de maior prestígio da comunicação de massa.
 A telenovela é capaz de interferir sobre comportamentos, valores, hábitos e até mesmo a linguagem do telespectador. É produto de exportação que já levou a nossa cultura a mais de 80 países. E mesmo com mais de 40 anos de história, a telenovela se renova e continua no horário nobre da televisão brasileira conquistando altíssimos índices de audiência.
A telenovela, como as demais mensagens da televisão, pode ser
considerada um produto da sociedade na qual se apresenta, por ser produzida por esta sociedade. Sendo produto de uma determinada sociedade, traz em si a prática dessa sociedade, isto é, revela como esta sociedade se organiza, quais são seus  valores, quais são os seus costumes.